Enem

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade Federal? Saiba tudo!

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade FederalComo usar a nota do Enem para entrar na faculdade Federal
Cronograma do que estudar

Os vestibulares convencionais das universidades federais e estaduais já não são mais tão essenciais. Tudo isso porque o Exame Nacional do Ensino Médio tem sido utilizado por diversas instituições e programas. Quer saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade federal? Vamos te explicar todos os detalhes aqui.

Neste texto, para você que quer saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade Federal, vamos te informar tudo que é preciso saber. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade federal?
  2. Como entrar na faculdade federal por meio do Sisu?
  3. Como entrar na Universidade Federal através do vestibular convencional? 
  4. Estude em faculdades privadas com bolsa de 100%

Se você chegou a esse artigo querendo saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade Federal, é porque pretende fazer uma graduação! Então, vou te contar como fazer isso sem fazer provas e sem exigências: com o Beduka Bolsas! Ele te dá uma bolsa de 65% em importantes faculdades do país.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade federal?

Existem muitas formas de ter acesso ao ensino superior, mas muita gente ainda prefere e sonha com as universidades federais. Se esse é o seu caso, saiba que é possível fazer isso por meio do Enem.

Porém, só vale a edição realizada antes do ano que você concorrerá à vaga e não pode ter zerado a redação. Todo esse processo é possível através do Sisu, você entenderá melhor sobre no próximo tópico.

Como entrar na faculdade federal por meio do Sisu?

Se você quiser saber  como usar a nota do Enem para entrar na faculdade federal, saiba que isso ocorre por meio do Sisu.

Trata-se do Sistema de Seleção Unificada, uma plataforma criada pelo MEC que disponibiliza vagas em universidades estaduais e federais.

Ele funciona como um substituto dos vestibulares tradicionais aplicados pelas próprias instituições. Só que há um porém, para concorrer a uma vaga através do Sisu é preciso ter participado da última edição do Enem.

Outra informação importante é que o Sisu abre inscrições duas vezes por ano. As notas de cortes, dependendo do curso escolhido, podem ser bem elevadas. Isso porque pessoas de todo país, que cursaram escolas particulares e públicas, concorrem às vagas.

Quer entender melhor o Sisu? Leia nossos melhores artigos sobre o programa:

Lembre-se que não poderá concorrer se zerar a redação!

Como entrar na universidade Federal através do vestibular convencional?

Caso você não tenha feito o Enem, não adianta saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade Federal. Nesse caso, será preciso recorrer aos vestibulares convencionais.

Funciona assim: o candidato deverá fazer a inscrição através da própria instituição e o  vestibular também será elaborado por ela. Então, basta você acessar o site da universidade para ter acesso às informações.

Lembrando que cada uma terá um processo, datas de inscrição e realização diferente.

Conheça outros meios de estudar de graça em faculdades privadas

1- Fies

Entendemos que se você chegou a esse artigo sobre como usar a nota do Enem para entrar na faculdade federal, é porque seu interesse principal são as universidades federais. Porém, é bom conhecer outras oportunidades. 

Vamos começar te contando sobre o Fies.

Ele é um programa governamental desenvolvido para financiar o estudo universitário daqueles alunos que não têm condições de pagar. É o chamado Fundo de Financiamento Estudantil, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).

É um empréstimo bancário, só que com juros muito mais baixos, facilidades de pagamento e sem precisar ter rendas elevadas, muito pelo contrário. Ele vai arcar com parte do valor das suas mensalidades.

É uma boa alternativa para não contar só com como usar a nota do Enem para entrar na faculdade Federal. No entanto, é preciso ficar atento aos pré-requisitos fundamentais para participar.

Cronograma de estudos

São eles: 

  • O curso precisa ser presencial; 
  • O curso deve ser devidamente regularizado;
  • O curso deve ter uma avaliação positiva do MEC;
  • Possuir renda familiar de até três a cinco salários mínimos por pessoa;
  • Ter feito o Enem

Porém, não é só isso. Há outras informações super relevantes que você deve saber. Para descobrir mais sobre o Fies, leia os artigos abaixo em que falamos exclusivamente do programa:

2- Prouni

Temos mais uma alternativa para você não depender só de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade Federal. Estamos nos referindo ao Prouni.

Trata-se de um programa do governo. O significado da sigla já nos diz a que ele se refere: Programa Universidade para Todos. Por meio dele, você utiliza a sua pontuação do Enem para conseguir bolsa em universidades particulares.

Há alguns pré-requisitos para concorrer a essas bolsas, como ter renda familiar de até três salários mínimos. Caso você queira descobrir mais sobre ele, temos vários artigos exclusivos sobre o assunto, basta acessar os links abaixo:

3- Ingresso Direto

Sabemos que às vezes não basta saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade Federal, é preciso outros meios e oportunidades. O ingresso direto é um deles.

Mais fácil e com menos  burocracia, (aquele monte de critérios, inscrições, espera de vaga) o inscrito irá tratar tudo direto com as instituições.

Já há muitas faculdades que tratam a questão da bolsa de estudos diretamente com o aluno. Nesse caso, não será necessário um outro vestibular, nem se inscrever em programas governamentais. 

No entanto, ainda que o processo seja bem mais fácil e prático, é importante saber que para não ter que prestar o vestibular da instituição e garantir sua bolsa você vai precisar da nota do Enem!

Também é possível o ingresso direto em universidades federais. Porém, nesse caso, o Enem não é válido e você terá que fazer o vestibular tradicional elaborado por elas.

4- Beduka Bolsas

Caso você não queira depender só de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade Federal, o Beduka tem a oportunidade perfeita para você!

Estou falando do Beduka Bolsas! Ele te dá uma bolsa de 65% em importantes faculdades do país.

O melhor de tudo é que para ganhar sua bolsa não é preciso fazer nenhum tipo de prova.

Além disso, não há nenhum tipo de exigência e o início é imediato.

Espero que nosso artigo sobre como usar a nota do Enem para entrar na faculdade Federal tenha te ajudado!

Seguiremos criando conteúdos exclusivos e fáceis de entender. Tudo feito pensando em você. Sucesso e bons estudos!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.