Fies

Quer ter uma vaga na faculdade financiada pelo Fies em 2023? Vamos te mostrar como conseguir uma

Quer-ter-uma-faculdade-financiada-pelo-Fiesfaculdade financiada pelo Fies
Instagram Beduka

Entrar na faculdade é o sonho de muitas pessoas, mas ela podem acabar esbarrando nas poucas vagas na rede pública e nas mensalidades da rede privada.

Sabemos o quanto é difícil desembolsar um dinheiro extra para estudar, por isso vamos te explicar tudo sobre o Fies, o famoso Fundo de Financiamento Estudantil.

Quer ter uma faculdade financiada pelo Fies? Vamos te contar todos os pré-requisitos e o passo a passo de como se inscrever.

Neste texto, para você que quer ter uma vaga na faculdade financiada pelo Fies em 2023, vamos te informar tudo que é preciso saber. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

Se você chegou a esse artigo para saber como vamos à faculdade financiada pelo Fies, é porque pretende fazer uma graduação em 2023! Mas já sabe em qual área seu perfil se encaixa melhor? Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é Fies?

O Fies é um programa governamental desenvolvido para financiar o estudo universitário daqueles alunos que não têm condições de pagar. É o chamado Fundo de Financiamento Estudantil, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Ele se responsabiliza por arcar com parte do valor da mensalidade. É muito semelhante a outros financiamentos bancários, só que por ser governamental, tem um caráter mais democrático (alcança aqueles com baixas condições financeiras). 

Quer uma vaga em uma  faculdade financiada pelo Fies 2023? Fique atento aos pré-requisitos fundamentais para participar.

Os três primeiros são: 

  • O curso precisa ser presencial; 
  • O curso deve ser devidamente regularizado;
  • O curso deve ter uma avaliação positiva do MEC. 

Porém, não é só isso. Há outros critérios exigidos aos inscritos. Vamos te contar quais são nesse artigo feito para você que quer uma vaga em uma  faculdade financiada pelo Fies.

Para você saber mais sobre o Fies, leia os artigos abaixo em que falamos exclusivamente do programa:

Quais são as modalidades do Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil foi dividido em duas modalidades e se vamos conquistar uma vaga em faculdade financiada pelo Fies é bom conhecê-las. Afinal, é preciso saber se você se enquadra em uma delas.

Modalidade Fies

Essa modalidade determina que os candidatos que querem uma vaga em faculdade financiada pelo Fies, estejam enquadrados no seguinte perfil: possuir renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Fora isso, as prestações não devem ultrapassar 10% da renda familiar. Isso é estipulado para não impactar nas demais necessidades das famílias.

A taxa de juros é zero nessa modalidade.

Modalidade P-Fies

Essa segunda modalidade era destinada aos candidatos que possuem renda per capita de até 5 salários mínimos. Contudo, desde 2020 não existe mais limite de renda.

Diferente do Fies, ela é algo ligada diretamente aos bancos e às faculdades, com cobrança de juros. Eles podem ser de 3% com correção monetária. As prestações também não podem representar mais do que 10% da renda familiar. 

O programa sofreu alterações ao longo do tempo, mas não precisa ficar preocupado. Basta ler os artigos abaixo para se informar de tudo. 

O que é necessário para estudar em uma universidade financiada pelo Fies 2023? 

Os dois primeiros requisitos básicos para participar do Fies são: estar matriculado em uma faculdade particular e que o curso escolhido seja presencial. Porém, não é só isso! 

Há outros pré-requisitos para se cadastrar no Fies, são eles:

  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), qualquer edição realizada a partir de 2010.
  • Além de ter feito o Enem, o candidato precisa de uma nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
  • Possuir uma renda familiar de até 3 salários mínimos.

Quer estudar em uma faculdade financiada pelo Fies? Conheça o passo a passo

1 –  Acesse o site do Fies 2023 disponibilizado pelo Mec e realize a inscrição. Basta clicar em:

É importante ficar atento, pois as inscrições ocorrem duas vezes ao ano. Sempre antes do início de cada semestre. Outro fator importante, é que você vai precisar de uma conta gov.br para poder acessar o portal.

Em 2023 as datas do período de inscrição serão de 04 a 07 de julho.

Caso você ainda não tenha essa conta, pode criar uma agora mesmo clicando no link abaixo:

2 –  Confira o resultado da pré-seleção

O resultado é disponibilizado no site do Fies. Logo, basta prestar atenção às datas de divulgação. Lembrando que elas são informadas no edital.

O resultado estará disponível tanto no site quanto nas faculdades financiadas pelo Fies que você escolheu. Então, é só recorrer a um deles para descobrir.

3 – Foi aprovado na pré-seleção? Parabéns, basta concluir o cadastro!

Depois de ter sido selecionado, o resto é bem simples, Você terá um cadastro para complementar. Para fazer isso basta acessar o link abaixo:

Cronograma de estudos

4 – Não foi selecionado? Ainda tem uma segunda chance para estudar em uma faculdade financiada pelo Fies em 2023

Caso seu nome não tenha aparecido na lista de convocação do Fies, deve ter batido um desespero. Tudo porque você precisa muito entrar em uma faculdade financiada pelo Fies. Nós entendemos, mas mantenha a calma!

Há uma espécie de segunda chamada, na qual as vagas não preenchidas são disponibilizadas novamente. São as chamadas vagas remanescentes do Fies.

E o mais importante: não é necessário uma nova inscrição. 

O processo é justamente para aqueles alunos que já estavam cadastrados, mas não foram selecionados.

Funciona assim: os inscritos não contemplados são colocados em uma lista de espera de forma automática, bem semelhante à de outros vestibulares. Então, basta aguardar.

Nós conectamos você à faculdade!

Caso seu nome não tenha aparecido na lista de convocação do Financiamento Estudantil, aposto que bateu o desespero. Não é à toa, afinal você viu o sonho de ter uma faculdade financiada pelo Fies chegar ao fim.

Calma! Nem tudo está perdido!

Hoje existem muitas excelentes oportunidades de cursar um nível superior. E eu vou te contar uma que é totalmente desvinculada do Enem (não é preciso ter realizado as provas e nem se preocupar com as vagas do Fies) 

É uma oportunidade imperdível que o Beduka vai te dar!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Acesse o Beduka Bolsas e economize seu dinheiro

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Espero que nosso artigo, para você que estudar em uma faculdade financiada pelo Fies, tenha te ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.