Fies

Entenda tudo sobre as vagas remanescentes do Fies: inscrição, como funciona e critérios

Entenda tudo sobre as vagas remanescentes do FiesEntenda tudo sobre as vagas remanescentes do Fies

Se você estava esperando o resultado da pré-seleção do Fundo de Financiamento Estudantil e seu nome não saiu, não se preocupe! Ainda há as vagas remanescentes do Fies. Elas nada mais são que uma segunda chamada. Vamos te fornecer todas as informações necessárias, então leia até o final.

Neste texto, você vai descobrir tudo sobre as vagas remanescentes do Fies. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é Fies?
  2. O que é exigido para inscrição no Fies? 
  3. Como funcionam as vagas remanescentes do Fies? 
  4. Conheça outros meios de estudar em faculdades particulares sem precisar pagar

Se você chegou a esse texto sobre as vagas remanescentes do Fies, é porque quer fazer uma faculdade! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é Fies?

O Fies é um programa governamental que ajuda o aluno a pagar parte da mensalidade. É o chamado Fundo de Financiamento Estudantil, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Ele é destinado justamente aqueles que não têm condições de arcar com as mensalidades cobradas em graduações particulares. É muito semelhante a outros financiamentos, só que por ser governamental, tem um caráter mais democrático (alcança aqueles que não podem pagar). 

Para se inscrever é necessário que o curso seja presencial, devidamente regularizado e com avaliação positiva pelo MEC. Porém, vale destacar que há outros critérios exigidos aos inscritos.

Ele possui duas chamadas, a primeira e a denominada vagas remanescentes do Fies.

Para você saber mais sobre o Fies, leia os artigos abaixo em que falamos exclusivamente do programa:

O que é necessário para se inscrever no Fies?

Os dois primeiros requisitos básicos para participar do Fies são: estar matriculado em uma faculdade particular e que o curso escolhido seja presencial. Porém, não é só isso! 

Há outros pré-requisitos para se cadastrar no Fies, são eles:

1- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), qualquer edição realizada a partir de 2010.

2-  Além de ter feito o Enem, o candidato precisa de uma  nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

3 – Possuir uma renda familiar de até 3 salários mínimos.

Como funcionam as vagas remanescentes do Fies? 

As vagas remanescentes são uma espécie de segunda chamada. Há uma primeira abertura de inscrições e, consequentemente, um primeiro resultado de pré-seleção. 

Depois desse processo inicial, aqueles que não foram selecionados ganham uma nova oportunidade: são as chamadas vagas remanescentes do Fies. Não é necessário uma nova inscrição.

Como conseguir uma vaga remanescente do Fies?

Você já sabe que as vagas remanescentes do Fies são uma segunda chamada. Digamos que são aquelas que “sobraram”. 

Mesmo com a quantidade de inscritos, nem sempre todas as vagas ofertadas são preenchidas.  Logo, as que não foram, são disponibilizadas novamente.

Importante! Não é preciso se inscrever novamente. Pois o processo é justamente para aqueles alunos que já estavam cadastrados mas não foram selecionados.

Funciona assim: os inscritos não contemplados são colocados em uma lista de espera de forma automática, bem semelhante a de outros vestibulares. Então, basta aguardar.

Não esqueça de ficar atento, pois quando sair o resultado dos candidatos pré-selecionados para as vagas remanescentes do Fies, será a hora de correr e se atentar aos prazos! Elas durarão apenas 3 dias úteis.

Antes que esse prazo termine, é preciso acessar o FiesSeleção e preencher os dados solicitados para a efetivação do financiamento. Se perder a data, perderá também a vaga.

Vamos deixar o link para que você o acesse facilmente daqui mesmo:

  • Acesse o FiesSeleção

Estude em faculdades que dão bolsa de 100% com ajuda do Beduka

Hoje existem excelentes oportunidades de cursar um nível superior: Fies, Prouni e por aí vai. A maioria exige que você tenha realizado o Enem.

Apesar de tudo isso parecer bastante acessível, entendemos que nem sempre é tão simples assim. O ano de 2021 foi bastante complicado, inclusive em relação à cobrança da taxa de inscrição do Enem.

Diante de todos esses entraves que podem ter atravessado o seu caminho, o Beduka preparou a oportunidade perfeita para você! Totalmente desvinculada do Enem (não é preciso ter realizado as provas e nem se preocupar com as vagas remanescentes do Fies) 

Estou falando do Vale Bolsa Beduka! Nesse evento, você tem chance de ganhar bolsas de 75% ou 100% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta realizar sua inscrição (que é gratuita) e fazer uma prova de 100 questões na data anunciada. O conteúdo segue a mesma base do Enem, então você pode aproveitar o que já estudou durante o ano. 

Temos até um canal no Telegram para quem quer receber conteúdo diário e se preparar melhor para conquistar a bolsa!

Quer saber sobre algum assunto ou vestibular? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo sobre as vagas remanescentes do Fies tenha te ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador