Literatura

Contexto histórico do barroco na Europa: Aprenda tudo o que precisa para o Enem e grandes vestibulares

contexto histórico do barroco na europacontexto histórico do barroco na europa
Sala do Saber - melhor cursinho online

O barroco surgiu em meio a uma crise relacionada à igreja católica. Logo, as pessoas e os artistas do período se viram em um profundo dilema. Isso deu início a arte barroca, repleta de dúvidas sobre o divino e o profano. Nesse artigo, vamos te explicar tudo sobre o contexto histórico do barroco na Europa. Pois, o assunto costuma ser muito cobrado no Enem

Preparamos este artigo incrível para você que deseja aprender sobre o contexto histórico do barroco na europa. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o barroco?
  2. Qual o contexto histórico do barroco na Europa?
  3. Quais as principais características do barroco na Europa?
  4. Quais os principais artistas do barroco europeu?
  5. 6 obras barrocas que você precisa conhecer para fazer o Enem
  6. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

É importante, após ler sobre as características do barroco europeu, fazer exercícios de fixação. Então, faça isso com o Simulado Beduka. Ele vai te ajudar a se preparar e ganhar agilidade para o Enem. E o melhor: é 100% gratuito.

O que é o barroco?

O barroco foi estilo artístico que teve origem na Itália, e não tardou a se espalhar pelo resto da Europa. Ele teve como base a existência de um conflito humano entre o sagrado e o profano.

As características que o guiaram foram regidas pelo contexto histórico do barroco na Europa. Tudo que estava acontecendo acabou atingindo de forma marcante os artistas da época.

E é natural que, na maioria das vezes, uma mente inquieta gere produções bastantes exageradas. Foi exatamente isso que aconteceu com a arte barroca. 

Logo, o barroco foi o período marcado pelo exagero, pelo luxo, pelo dualismo e pela riqueza de detalhes. Esse movimento envolveu tanto literatura, quanto pintura,  arquitetura e música. 

Para ter acesso a ainda mais detalhes sobre esse assunto bastante cobrado no Enem, acesse nossos artigos abaixo:

Qual o contexto histórico do barroco na Europa?

O barroco surgiu em meio a uma crise relacionada à hegemonia da igreja católica. Esse cenário foi desencadeado pela Reforma Protestante, movimento que questionou muitas práticas do catolicismo.

A proporção que a Reforma Protestante alcançou foi muito significativa. Desse modo, demonstrou-se necessária uma ação católica rápida e eficaz para combatê-la. 

Assim, surgiu a Contrarreforma, uma série de medidas para retomar o prestígio e poder atingidos pelos ideais protestantes. Essas informações nos revelam o modo como o contexto histórico do barroco na Europa foi conflitante.

Consequentemente, tudo que estava acontecendo impactou o sentimento e a criação artística. E isso não resultou apenas no dualismo (conflito entre ideias), mas também no aproveitamento da arte pela igreja.

Logo, o legado barroco marca presença em igrejas e catedrais. E o luxo presente no interior das mesmas pode ser considerado uma representação da tentativa de poder, o mesmo que a igreja tentava retomar. 

Quais são as principais características do barroco na Europa?

O barroco europeu foi marcado principalmente pelo dualismo e a riqueza de detalhes. O dualismo representado pelo conflito entre céu e inferno, a santidade e os desejos, o profano e o sagrado.

A riqueza de detalhes era representada pela exuberância presente nas construções arquitetônicas e na pintura. Também havia um jogo de cores: o contraste entre luz e sombras. Assim como você pode observar na imagem abaixo: 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Davi com a cabeça de Golias, Caravaggio 

Na obra acima, você pode observar como cada característica da arte barroca nos leva a uma inquietação, e era exatamente esse o objetivo: nos fazer vivenciar tudo aquilo que estava sendo sentido naquele período

Em relação a produção literária, o barroco apresentava uma linguagem rebuscada, representada também pelo conceptismo (jogo de ideias) e o cultismo (jogo de palavras). Os escritos eram repletos de figuras de linguagens, entre elas a metáfora.

Quais os principais artistas do barroco europeu? 

O contexto do barroco na Europa também possibilitou o surgimento de artistas que são consagrados até hoje. Veja os principais:

  • Caravaggio : importante pintor italiano;
  • Rembrandt: importante pintor holandês;
  • Johannes Vermeer: importante pintor holandês;
  • Peter Paul Rubens: importante pintor flamengo;
  • Lorenzo Bernini: importante escultor italiano;
  • Irmãos Carracci: importantes pintores, estudiosos e criadores de uma escola artística barroca.

Quais são as principais obras do barroco na Europa?

Das obras  produzidas em meio ao contexto histórico do barroco na europa, as que merecem destaque são:

  • A Ceia de Emaús (1601), de Caravaggio;
  • O Êxtase de Santa Teresa (1647-1652), de Bernini;
  • Sant’ivo alla Sapienza (1642-1660), de Borromini;
  • Falsa Cúpula de São Francisco de Xavier (1676), de Andrea Pozzo;
  • As Meninas (1656), de Diego Velásquez;
  • Sagrada Família (1664), de Josefa de Óbidos.

O Beduka pode te conectar a faculdade

Agora que você já sabe tudo sobre o contexto histórico do barroco na Europa, vou te contar um segredo maravilhoso!

Dá para entrar na faculdade sem fazer provas, sem desespero e sem ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre o contexto histórico do barroco na Europa  tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.