Literatura

Quais as principais características do Barroco? Descubra isso e muito mais

Quais as principais características do BarrocoQuais as principais características do Barroco
Simulado Beduka

O Barroco pode ser considerado o período da oposição de ideias e da riqueza de detalhes. Nesse artigo, sobre quais as principais características do Barroco, você vai conhecer e entender todas elas, além de aprender sobre os escritores e artistas que marcaram essa época. 

Neste texto, você descobrirá as principais características do Barroco. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que foi o Barroco?
  2. Quais as principais características do Barroco?
  3. O que é cultismo e conceptismo? Estilos do Barroco
  4. Quais são os principais autores e obras do Barroco?
  5. Qual o contexto histórico do barroco?
  6. Lista com os principais nomes do Barroco no Brasil e no Mundo
  7. Entre na faculdade com o Beduka!

Você está se preparando para o Enem? Se a resposta for sim, saiba que acabamos de lançar o Plano de Estudo Beduka 2022. Ele está maravilhoso e vai te ajudar demais nessa jornada! 

O que foi o barroco?

O Barroco foi um movimento artístico que envolveu tanto a literatura quanto a pintura e a arquitetura. Teve início na Europa, por volta do final do século XVI e perdurou até o início do século XVIII.

Já no Brasil, iniciou-se no século XVII. Foi um período marcado por detalhes arquitetônicos luxuosos e uma escrita extremamente rebuscada. 

Além disso, foi a primeira vez que tivemos autores e artistas brasileiros, pois, o período que o antecedeu, aquele que chamamos de quinhentismo, foi marcado por produções sobre o Brasil, mas feitas por portugueses. 

A obra que inaugurou esse movimento em nosso país foi “Prosopopéia”, de Bento Teixeira.  Porém, os nomes que mais se destacaram, foram: Padre Antônio Vieira, Gregório de Matos e Aleijadinho.

Quais as principais características do Barroco?

O Barroco possui várias características, mas se pudéssemos resumi-las em apenas duas, seriam o dualismo e a riqueza de detalhes. 

O dualismo é caracterizado pelo conflito de ideias. De forma simples, as produções desse período são marcadas pela angústia do indivíduo que se vê entre o profano e o sagrado, ou seja, entre os desejos e a divindade.

Em relação à riqueza de detalhes, o Barroco se contrapôs à simplicidade do Renascimento. Para que você compreenda de uma forma fácil e eficaz, imagine-se entrando nesse patrimônio arquitetônico erguido durante esse período:

Igreja de São Francisco em Salvador
Igreja de São Francisco em Salvador

Tão luxuoso que provoca tontura. Isso acontece porque não é uma arte enxuta, pelo contrário, há milhares de detalhes que a tornam exuberante. 

Não representa leveza, mas impacto. Exatamente o objetivo do Barroco, expressar a inquietação presente naquela época. Isso também é visto e sentido na literatura por meio do que chamamos de cultismo (explicaremos melhor no próximo tópico).

Todas as demais características do Barroco envolvem, de alguma forma, tudo que foi explicado acima. Mas colocamos tudo organizado numa forma de lista para você consultar sempre:

Principais características do Barroco: Lista Completa 

  • Uso de figuras de linguagem e figuras de sintaxe: antítese, paradoxo, hipérbole, hipérbato, sinestesia, comparação, metáfora;
  • Linguagem Rebuscada;
  • Cultismo: jogo de palavras; 
  • Conceptismo: jogo de ideias;
  • Feísmo: imagens exageradas, grotescas, trágicas;
  • Fusionismo: a fusão de idéias contrárias, de modo igualmente relevante;
  • Pessimismo.

O que é Cultismo e Conceptismo? Estilos do Barroco

É impossível falarmos sobre quais as principais características do barroco sem citar o cultismo e o conceptismo. A importância de ambos, para esse contexto, é tão significante que muitos estudiosos os classificam como estilos.

O cultismo é o jogo de palavras identificado nas criações literárias desse período. Nesse caso, o autor não utilizava o vocabulário apenas para transmitir aquilo que pensava e sentia, ele também fazia isso de forma ornamental, rebuscada, como quem enfeita.

Ultrapassava o principal objetivo da escrita, a comunicação, para usar palavras difíceis, bastantes rebuscadas, além de muitas figuras de linguagem (metáfora, sinestesia, comparações etc) e figuras de sintaxe (hipérbato, anáfora entre outras). 

Já o conceptismo trabalhava com o jogo de ideias. Para isso, utilizava a razão, a reflexão sobre o significado, a essência e a origem das coisas, dos assuntos abordados. 

Não é à toa a presença marcante de antíteses e paradoxos, figuras de pensamento diretamente ligadas aos conflitos de ideias.

Quais as principais características do Barroco: Contexto Histórico

A arte também é um reflexo do período histórico vivenciado por escritores e demais artistas. Não foi diferente com o Barroco, se pararmos para pensar, a principal característica do período é o duelo entre o profano e o sagrado. 

Pois bem, nessa época surgiu a reforma protestante. Em contrapartida, a igreja católica lançou a contrarreforma. Para  saber todos os detalhes sobre a reforma e a contrarreforma, basta acessar o artigo exclusivo que temos sobre elas:

A reforma protestante trazia diversas críticas aos dogmas da igreja católica, todas produzidas por Martinho Lutero, um monge agostiniano.

Já a contrarreforma tentou restabelecer o poder da igreja por meio de mudanças internas. Até aí, tudo bem!  O problema é que não tardou a surgir outras medidas.

As medidas de expansão foram bem mais tranquilas, foi o caso da Companhia de Jesus que, no Brasil, ficou responsável pela catequização dos povos indígenas. 

Agora, as medidas de perseguição trouxeram a parte mais sombria desse período:a inquisição. Logo, aqueles que iam contra o catolicismo poderiam acabar sendo julgados pelo Tribunal do Santo Ofício.

Tudo isso explica o contraste entre luz e sombra, o uso de paradoxos e antíteses e todos os aspectos que demonstram quais as principais características do barroco. 

Além disso, as artes plásticas foram responsáveis por evidenciar o poderio católico por meio de catedrais super luxuosas, com criações repletas de ouro, esculturas de santos e pinturas  em seus tetos e paredes. 

Beduka Bolsas Direito

Quais são os principais autores e obras do Barroco?

Os nomes brasileiros mais importantes desse momento, que marcou principalmente a arquitetura, a pintura e a literatura, são: Gregório de Matos, Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Quem foi Gregório de Matos?

Gregório foi o primeiro nome importante da literatura brasileira. Antes disso, o mundo viveu um momento ideológico e artístico denominado Renascentista. 

No Brasil, esse período compreende a chegada dos portugueses e consequentemente os primeiros registros sobre as terras e os habitantes do nosso país, o quinhentismo. 

Logo, todo o legado literário que antecede o Barroco foi escrito por portugueses. 

Já Gregório foi um autor brasileiro! Ele nasceu na Bahia e ficou conhecido como Boca do Inferno, por não poupar críticas nem ao clero da época. Escreveu poesia sacra, satírica e lírica.

Outros importantes nomes desse cenário literário no Brasil são: Padre Antônio Vieira e Bento Teixeira, ambos portugueses.

Por falar em Bento Teixeira, ele é o autor de “Prosopopéia”, obra que inaugurou o barroco por aqui. 

Voltando a Gregório, temos dois artigos exclusivos sobre ele. Neles, tem tudo que você precisa saber, além de vários trechos de suas obras que podem te ajudar a entender quais as principais características do barroco:

Quem foi Aleijadinho?

Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, foi um importante escultor, arquiteto e entalhador do período Barroco.  

Nasceu em Minas Gerais, onde, ainda hoje, é possível visitar e conhecer suas obras que estão presentes em diversas cidades do estado: Ouro Preto (antiga Vila Rica), Tiradentes, São João Del-Rei, Mariana, Sabará, Morro Grande e Congonhas do Campo.

Por ser mestiço, Aleijadinho demorou a ter reconhecimento. Quando isso finalmente aconteceu, uma doença não especificada acabou deformando seus pés e mãos.

Porém, nada disso foi suficiente para o parar. Aleijadinho passou a pedir ajuda para amarrar as ferramentas em seus punhos e, assim, continuou a sua produção.

Os doze profetas no Santuário de Bom Jesus de Matozinhos
Os doze profetas no Santuário de Bom Jesus de Matozinhos

Quem foi o Mestre Ataíde?

Manuel da Costa Ataíde, conhecido como Mestre Ataíde, destacou-se como um importante pintor brasileiro do período barroco. 

Suas pinturas retratavam anjos e santos e, em algumas delas, deu a eles características mestiças. Isso fez com que ele passasse a ser considerado um dos precursores da arte tipicamente brasileira.

Nasceu e viveu em Minas Gerais. Lá, pintou forros, painéis e altares de importantes igrejas, como:

  • Forro da sacristia e pano de porta da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Mariana;
  • Forro da nave da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto;
  • Teto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana;
  • Painéis na Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro;

Conhecer um pouco sobre esses autores e obras é fundamental para compreender sobre quais as principais características do barroco. Por isso, fizemos questão de te contar mais a respeito disso.

Lista com os principais nomes do barroco no Brasil e no Mundo

O barroco surgiu na Europa e chegou ao Brasil por meio dos colonizadores, principalmente, os integrantes da Companhia de Jesus. Sendo assim, há muitos nomes que devem ser citados, tanto do cenário europeu quanto do brasileiro: 

  • Pintura: Caravaggio (Itália), Giovanni Baglione (Itália), Mattia Preti (Itália), Diego Velásquez (Espanha), Rubens (Alemanha), Frans Hals (Holanda), Jan Vermeer (Holanda), Antoon van Dyck (Bélgica), Manuel de Jesus Pinto (Brasil), José Teófilo de Jesus (Brasil), Mestre Ataíde (Brasil), Eusébio de Matos e Guerra (Brasil), José Joaquim da Rocha (Brasil), Jesuíno do Monte Carmelo (Brasil).
  • Arquitetura: Francesco Borromini (Itália), Pietro de Cortona (Itália).
  • Escultura: Bernini (Itália), Aleijadinho (Brasil), Agostinho de Jesus (Brasil), Francisco das Chagas (Brasil).
  • Literatura: Padre Antônio Vieira (Portugal), Bento Teixeira (Brasil), Gregório de Matos (Brasil).
  • Música: Vivaldi (Itália).

Faça faculdade com o Beduka

Esperamos que esse artigo sobre quais as principais características do barroco possa ter te ajudado! Para ajudar mais ainda, vamos te contar uma coisa.

O Beduka tem um jeito muito fácil de entrar em uma universidade, sem provas e totalmente desvinculado do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 70% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui! Espero que nosso artigo, sobre quais as principais características do barroco, tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador