Português

O que é metáfora? Tipos, características, como utilizá-las e exemplos.

O que é metáfora Tipos características como utilizá-las e exemplosO que é metáfora Tipos características como utilizá-las e exemplos

Metáfora é uma figura de linguagem. Ela gera comparações, porém menos diretas e, muitas vezes, de forma poética. Seus dois tipos são as puras e as impuras. Neste artigo sobre o que é metáfora, você aprenderá  como elas são produzidas, os tipos, um modo fácil de identificá-las e exemplos.

Neste texto sobre o que é metáfora, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é metáfora?
  2. O que é metáfora impura?
  3. O que é metáfora pura?
  4. 3 exemplos famosos de metáforas.
  • Após estudar sobre o que é metáfora, você pode praticar com o Simulado Beduka! O melhor simulado enem do Brasil!

O que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem que origina comparações sutis, e demandam mais sensibilidade para serem identificadas. Isso ocorre porque não há conjunção ou locução conjuntiva no modo como são produzidas.

Elas têm um caráter marcadamente poético por não representarem comparações usuais como “ Ele é mais alto do que seu primo”. Então, nascem analogias que muitas vezes simbolizam reflexões sobre a vida.

Sendo assim, responder na prática sobre o que é metáfora perpassa por um caminho mais complexo de entendimento.

Um ótimo exemplo é o visto no livro e filme homônimo A Culpa é das Estrelas, uma produção bem interessante. Caso você tenha um tempo, vale a pena dar uma conferida.

Nessa obra, um dos protagonistas utiliza constantemente um cigarro apagado, ou seja, ele fuma um cigarro não aceso. Ao ser indagado sobre isso, simplesmente responde:

 “É uma metáfora! Eu coloco o cigarro na boca, mas não dou a ele o poder de me matar”. 

Trata-se de uma comparação implícita (fica subentendida). Ela é mais difícil de ser elaborada e identificada. Portanto, para entender o que é metáfora, é importante analisarmos a ideia que o autor quis transmitir. Vamos lá?

A comparação subentendida é feita por meio da utilização de um objeto físico com diversas propriedades nocivas ao organismo, mas que acaba perdendo esse poder ao não ser aceso pelo personagem.

Certo, mas é só isso? Não! Precisamos “pescar” aquilo que quis ser transmitido, não no sentido literal, mas no figurado. Seria muito simples se fosse apenas relacionado a não prejudicar fisicamente o organismo.

É necessário destrinchar a indagação “o que é metáfora?” para saber, de fato, a que ela se refere.

Sendo assim, a metáfora do filme é a respeito das circunstâncias ou adversidades da vida, sobre as quais podemos decidir ter domínio ou as deixarmos ascender sobre nós. Bastante poético, não acha?

As metáforas são divididas em dois tipos, nós iremos tratar sobre eles nos próximos tópicos deste artigo sobre o que é metáfora. 

O que é metáfora impura?

As metáforas impuras não possuem conjunções e locuções conjuntivas, mas apresentam um outro elemento comparativo, geralmente um verbo. Isso acaba deixando evidente que há uma interligação (comparação).

É importante destacar, que essas semelhanças continuarão sendo vinculadas de forma inusitada. Nunca esqueça deste detalhe na hora de pensar sobre o que é metáfora. 

Podemos vizualizar esses fatores no trecho da música “Amor e Sexo” de Rita Lee. Observe a presença do verbo como elemento comparativo.

“Amor é um livro

Sexo é esporte

Sexo é escolha

Amor é sorte…”

Outra condição relevante sobre o que é metáfora, é que ela nos deixa uma espécie de pulga atrás da orelha… Por que o amor é um livro? Bem louco não?

O que é metáfora pura?

O exemplo citado no primeiro tópico é um excelente representante de uma metáfora pura. Ela nos deixa refletindo e muitas vezes confusos, caso não tenhamos domínio a respeito da indagação sobre o que é metáfora.

Requer um esforço muito maior na hora de identificar e no que se refere à interpretação. Pois nesse caso a comparação será totalmente implícita.

Dessa maneira, aquilo que o autor produziu conversará com a experiência daquele que está recebendo a mensagem. Assim, há uma dependência entre autor e leitor em relação ao entendimento final. 

Agora que você já sabe o que é metáfora, veja alguns exemplos significativos no próximo tópico.

3 exemplos famosos da literatura para entender o que é metáfora

1- Trecho do soneto Amor é fogo que arde sem ver, de Luís de Camões

Amor é fogo que arde sem se ver,

é ferida que dói, e não se sente;

é um contentamento descontente,

é dor que desatina sem doer.

Nesse trecho verificamos metáforas impuras, pois há um elemento comparativo representado pelo verbo ser. O amor é fogo, é ferida , é dor. Porém, o caráter inusitado e reflexivo permanece marcante. Isso arremata a ideia sobre o que é metáfora.

2- Trecho do poema Coração de Pedra, de Cecília Meireles

“Oh, quanto me pesa

este coração, que é de pedra!

Este coração que era de asas

de música e tempo de lágrimas.

Nesse poema temos mais uma metáfora impura, também com a presença de um elemento comparativo representado por um verbo. O coração é pedra…

Não esqueça que os exemplos são fundamentais para entender na prática o que é metáfora. Leia-os com atenção!

3- Trecho do poema Rosa de Hiroshima, de Vinicius de Moraes

…Mas, oh, não se esqueçam da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa…”

Aqui temos uma metáfora pura, pois não há nenhum elemento comparativo. O poeta, em vez de utilizar a palavra bomba, insere a palavra rosa. 

Como já conversamos, a considerada pura é mais difícil de dominar. Agora, que você já a conhece, nunca mais errará o que é metáfora.

Gostou do nosso artigo sobre o que é metáfora? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! 

Você já tem certeza da profissão que quer seguir pelo resto da vida? É muito tempo, né? O  Raio X do Beduka pode te ajudar a escolher o caminho certo, sem perder tempo! É mais que um teste vocacional, através dele você vai poder se conhecer e se planejar melhor. Isso fará toda a diferença!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador