Redação

Como construir um parágrafo impecável? Aprenda agora mesmo!

Como construir um parágrafo impecávelComo construir um parágrafo impecável
Sala do Saber - melhor cursinho online

É muito importante saber como construir parágrafos para que surja um ótimo texto. Justamente por isso, vamos te ajudar a entender como construir um parágrafo excelente. Existem aspectos implícitos em um bom parágrafo e você entenderá cada um deles. 

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é um parágrafo?
  2. Tipos de parágrafos
  3. Como é a estrutura de um parágrafo 
  4. As 5 dicas para você construir um parágrafo impecável 

Está sem tempo para fazer redações? Organize seu tempo com o Plano de Estudos para o Enem. Definição de parágrafo

O que é um parágrafo? 

O parágrafo é o agrupamento de frases que expressam uma ideia ou um pensamento. É uma unidade textual que apresenta uma ideia principal e outras ideias secundárias relacionadas de forma que tenham sentido e lógica.

Principais Tipos de parágrafos 

É comum vermos a expressão ‘parágrafo-padrão’ e chamamos assim porque não importa o texto, o parágrafo tende a seguir sempre a mesma estrutura.

Os tipos de parágrafos são: 

Descritivo: faz detalhamentos e comparações. Exemplo: Manuais. 

Narrativo: Contém variados diálogos e acontecimentos sucessivos. Exemplo: textos literários.

Dissertativo: Objetiva defender uma tese, um ponto de vista e apresentar argumentos. Exemplos: redação dissertativa

Os tipos de parágrafos também são divididos em tamanho: 

Curtos: mais usados em propagandas, textos infantis e publicidades. 

Médios: comumente usados em jornais e revistas e possuem a função de informar.

Longos: usados em textos acadêmicos como monografias, teses, etc.

Como é a estrutura de um parágrafo?

É fundamental entender a estrutura do parágrafo para a construção do mesmo. Veja:

Introdução: aqui é contextualizado o assunto a ser tratado.

Tópico frasal: coloca-se a ideia-núcleo, aquela que irá nortear o seu parágrafo.

Desenvolvimento: esse é o lugar das ideias secundárias e argumentações.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Conclusão: não é obrigatório, mas esse é momento de reafirmar o tópico frasal para concluir a ideia do parágrafo.

5 Dicas para construir um parágrafo impecável

1. Selecione a ideia núcleo do seu parágrafo antes de iniciá-lo

É muito importante saber qual será a sua ideia principal antes de começar o parágrafo. Dessa forma, você consegue se planejar melhor em todo o restante do parágrafo e desenvolver as ideias secundárias que deverão ter ligação direta com a ideia principal. 

2. Coloque somente uma ideia-núcleo em cada parágrafo 

Os parágrafos de um texto são usados para separar um assunto do outro, ou um argumento do outro. Por isso, não coloque mais de uma ideia principal no mesmo parágrafo

Em um parágrafo você deve desenvolver apenas a ideia principal e suas ideias secundárias. Quando você notar que o seu parágrafo já está falando sobre outro assunto, você deve começar um novo parágrafo com uma nova ideia-núcleo.

3. Lembre-se da estrutura padrão 

A estrutura padrão é muito importante na organização dos parágrafos, principalmente nos textos dissertativo-argumentativos. 

Vale a pena seguir a ordem de: Introdução (contextualização), tópico frasal (ideia-núcleo), desenvolvimento (ideias secundárias) e conclusão (mais usada em parágrafos mais longos).

4. Não se preocupe muito com o tamanho

Não se preocupe em fazer um texto com um tamanho X de linhas. Isso dependerá muito do tipo e gênero textual, bem como da quantidade total de linhas disponíveis e a quantidade de informações que você tem para compartilhar

Mesmo assim, se você tiver dificuldades de encontrar um tamanho ideal, três frases é um número satisfatório. É importante tomar cuidado para também não fazer parágrafos muito longos e deixar o autor perdido nas ideias ou misturar mais de uma ideia-núcleo. 

5. Revise depois 

Sempre revise todo o parágrafo e o seu texto depois de escrito. Dessa forma, você poderá encontrar algumas falhas que talvez você não tenha visto antes e consertá-las. 

Procure problemas relacionados à grafia, coerência, coesão, e outras falhas. Além disso, você pode perceber que uma frase poderia ser melhor escrita de uma outra forma, nesse caso, escreva da melhor forma. 

Assim, o leitor poderá aproveitar ao máximo o seu texto e as informações trazidas.

Dica extra: Esteja constantemente lendo para aprimorar o seu vocabulário e melhorar na escrita. Com isso, você também ganha bagagem cultural e entende melhor o funcionamento da nossa língua. 

Agora você já está pronto para construir um parágrafo impecável. Veja outras dicas sobre como construir um bom texto.

É essencial fazer exercícios daquilo que se estuda. Isso ajuda a fixar melhor o assunto. Por isso, faça nosso Simulado Enem Gratuito. Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser!

Gostou de conhecer mais sobre como construir um parágrafo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.