MatériasRedação

Como construir um bom texto? Aprenda em 7 passos fáceis

Como construir um textoComo construir um texto

Você tem dúvidas sobre como construir um bom texto? Existem muitas dicas e técnicas que podem facilitar e te ajudar a escrever um texto incrível, não importando o gênero. Leia até o final para pegar todas as 7 dicas e estar apto para construir um excelente texto. 

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Conheça o tipo de texto exigido 
  2. Pesquise e conheça o tema abordado
  3. Faça um brainstorm 
  4. Faça o texto na estrutura adequada
  5. Tome cuidado na ortografia
  6. Dê atenção à coesão e coerência 
  7. Revise o seu texto 

Está sem tempo para fazer redações? Organize seu tempo com o Plano de Estudos Intensivo para o Enem 2021. É gratuito!

Agora, sem mais delongas, vamos às 7 dicas para construir um bom texto:

1- Conheça o tipo de texto exigido 

Para a construção de um bom texto, é muito importante saber o gênero textual que precisa ser produzido. 

Cada gênero e tipo possuem suas particularidades, como intenção, público, estilo, entre outros. 

Por isso, é fundamental ter conhecimento sobre todos os gêneros, de forma que quando for necessário escrever para um deles, você consiga desenvolver um texto dentro do gênero adequado. 

Para te ajudar nesta tarefa, separamos os 5 tipos de textos que você precisa conhecer. São eles: 

  1. Texto Narrativo: conta fatos e acontecimentos que se dão com personagens em tempos e espaços específicos. Exemplos: crônicas, fábulas, novelas, romances, etc. 
  2. Texto Dissertativo: defende um ponto de vista, emite argumentos e opiniões. Exemplos: artigos, resenhas, ensaios, monografias, etc. 
  3. Texto Descritivo: descreve pessoas, objetos, lugares ou situações. Exemplos: diários, relatos, biografias, currículos, etc. 
  4. Texto Injuntivo: textos que dão instruções. Exemplos: receitas, bula de remédio, manual de instruções, propagandas, etc. 
  5. Texto Expositivo: apresenta e desenvolve um tema, uma ideia ou um conceito. Exemplo: seminários, palestras, enciclopédias, etc. 

Além disso, já escrevemos sobre os tipos textuais com mais detalhes. Esse assunto será de grande importância para construir um bom texto. Ademais, você também pode fazer exercícios sobre tipos textuais para treinar os seus conhecimentos.

  • O Beduka também está no Instagram. Lá, nós te avisamos sobre as principais datas de cada programa universitário, postamos mais de 200 resumos e ainda tem os stories para conferir. Segue a gente lá!

2- Pesquise e conheça o tema abordado 

Para construir um bom texto, é fundamental que você conheça o tema abordado. Para isso, faça uma pesquisa antes da escrita. Você tem à sua disposição livros, internet, vídeos, resumos, e muito mais. Um bom texto é sempre aquele que possui um conteúdo rico e relevante. 

No momento de sua pesquisa, priorize os aspectos principais e que você sabe que serão importantes. Você também pode anotar as informações principais para nortear sua escrita. 

3- Faça um brainstorm 

“Brainstorm” é um termo usado entre os produtores de textos que significa “tempestade de ideias”. Após reunir muitas informações, você irá colocar no papel o que realmente será importante no seu texto. É nessa etapa que você decide o que fica no texto e o que vai embora. 

Sendo assim, esse processo, que é uma espécie de rascunho, é muito importante para você não se perder no seu texto. Com isso, conseguirá evitar a fuga do tema ou o uso de informações não tão relevantes para a temática.

4- Faça o texto na estrutura adequada

Todos os tipos de textos possuem uma estrutura própria, mas existe uma que é comum a todos: Introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Além disso, você precisa identificar o tema e elaborar um título para o seu texto. Esses dois elementos não são iguais. Veremos cada parte do texto com mais detalhes: 

Tema: o assunto abordado

Título: o nome que você dará ao texto

Introdução 

Nesta parte, o seu objetivo é fazer com que o leitor se interesse pelo seu texto e pelo assunto abordado. Você deve apresentar o conteúdo e cativar o leitor. Em alguns tipos de texto, esse também é o momento de inserir a sua tese, isto é, o seu ponto de vista. 

Desenvolvimento 

Neste momento, o autor do texto deve desenvolver de forma clara as suas ideias e os seus argumentos (se necessário). O autor pode apresentar dados, informações, desenvolver a narrativa ou até mesmo colocar mais detalhes sobre o tema. 

Conclusão 

Aqui o autor deve concluir suas ideias e finalizar o texto. Essa parte é tão importante quanto as outras, pois uma boa conclusão passa uma impressão muito positiva sobre o seu texto. 

Você pode ser criativo, reafirmar as suas ideias e argumentos desenvolvidos no texto ou apresentar uma solução. Tudo depende do tipo textual! O importante é que finalize o texto de uma maneira satisfatória e não adicione novas informações

Quer saber também como escrever melhor ou como fazer um texto dissertativo argumentativo? O Beduka te ajuda!

5- Tome cuidado na ortografia 

A ortografia é o uso das regras e normas estabelecidas pela gramática da língua portuguesa. 

A fim de construir um bom texto é imprescindível que o autor se atente ao uso da língua portuguesa na melhor forma possível. Nesse sentido, deve-se prestar atenção na escrita das palavras, parágrafos, acentuação e pontuação. 

O autor também deverá estar de acordo com os padrões do novo acordo ortográfico. Precisa evitar coloquialismos e linguagem de baixo calão. Dessa forma, o seu texto terá mais possibilidades de ser considerado um excelente texto.

6- Atente-se para coesão e coerência 

É muito importante fazer com o que o seu texto esteja coerente e coeso, a fim de assegurar que ele fique objetivo e claro. 

Vejamos o que significam esses dois termos e como eles farão parte do seu texto: 

A coerência tem relação com o contexto. Ou seja, a relação lógica entre as ideias expressadas e a realidade. O seu texto precisa fazer sentido dentro daquele contexto e as ideias devem estar dispostas de forma harmônica.

A coesão, por outro lado, está relacionada à gramática e o uso dos conectivos para fazer com que o texto fique  interligado. 

Exemplos de conectivos: conjunções, preposições, advérbios e pronomes

Leia nosso artigo completo sobre  elementos de ligação. Esse é um recurso muito importante para construir um bom texto. 

7- Revise o seu texto 

Por mais que você tenha escrito o texto de forma cautelosa, ainda assim é possível que tenha ficado alguns erros para trás. Exatamente por isso, a revisão é extremamente importante.

Quando você tiver terminado de escrever, leia o seu texto todo novamente. É importante que você faça isso como se você fosse uma outra pessoa que nunca leu esse texto e que também não entende do assunto. 

Quando você encontrar um erro, corrija-o. Se uma frase não estiver muito clara, troque por uma que você tem certeza que o seu leitor entenderá. Assegure-se de que o seu texto ficou claro e compreensível.Pronto! Você construiu um excelente texto, agora você pode mostrar para o mundo! 

É essencial fazer exercícios daquilo que se estuda. Isso ajuda a fixar melhor o assunto. Por isso, faça nosso Simulado Enem Gratuito. Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser!

Gostou de conhecer mais sobre como construir um texto? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador