DicasEnem

Como escrever a Melhor Redação? Aprenda nesse Guia Completo

Aprenda a escrever a melhor RedaçãoAprenda a escrever a Melhor Redação

Escrever uma redação perfeita está longe de ser impossível. Conhecendo os gêneros e técnicas desse guia você conseguirá tecer ótimos textos sempre que quiser. Leia e entenda todos os tipos de redações e veja dicas para desenvolvê-las da melhor forma possível. 

Quando você terminar esse Guia sobre Redação, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. 

O que é redação? 

Redação é o processo de escrita de um texto através da correlação entre palavras e outros elementos da língua portuguesa. Ele normalmente está transmitindo o pensamento de alguém. 

Para que ela faça sentido, é necessário usar conectivos, acentuação, seguir normas, entre outras práticas. 

Atualmente, muitas pessoas têm a redação como sua principal forma de trabalho, no entanto ela está presente no nosso dia-a-dia. Por exemplo:  

  • quando você está resumindo a matéria da escola;
  • quando você está respondendo uma questão de prova;
  • quando você está escrevendo uma thread no Twitter;
  • quando você está fazendo um texto no Facebook 

Você está escrevendo uma redação em todos esses momentos. Além disso, se você quiser entrar em uma universidade, precisará fazer uma redação. Então, essa é uma prática muito importante para a sua vida.   

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

Quais as características de uma redação? 

As características dependem do gênero, porque diferentes tipos de textos servem a diferentes propósitos. Os gêneros serão tratados mais à frente, mas tenha em mente que todos os textos precisam apresentar coesão e continuidade em cada uma de suas partes. 

Uma redação contraditória confunde o leitor, portanto, uma característica que todo texto deve ter é a coesão e coerência para transmitir sua mensagem. 

Para que serve uma redação? 

Depende do objetivo de seu autor e de qual gênero está sendo produzido. Uma receita não tem o mesmo objetivo que uma carta, que por sua vez não possui o mesmo objetivo de um texto dissertativo-argumentativo. 

É por isso que antes de começar a sua produção você deve setar um objetivo e um gênero para ela. Dessa forma, conseguirá estruturá-la para impactar o seu leitor com maior eficácia. 

Por que fazer boas redações é importante? 

1- Melhora a comunicação

Escrever uma redação envolve um grande trabalho analítico para escolher palavras, pensar em ideias e conectar os pontos para convencer seu leitor. Isso irá impactar na sua comunicação verbal de forma enriquecedora. 

Você melhorará cada vez mais a sua capacidade de expressão e conseguirá articular melhor as suas ideias.    

2- Aumenta suas chances em vestibulares e concursos

Você já deve saber que no Enem, por exemplo, a nota da redação conta por 20% da sua pontuação final. Ou seja, saber escrever um texto coerente e coeso é fundamental para se sair bem nos vestibulares. 

3- Ajuda a desenvolver bons trabalhos

Escrever bem é essencial para que você possa argumentar e esclarecer seus pontos e isso serve para qualquer área do conhecimento. 

Isso torna muito mais fácil a tarefa de mostrar ao seu professor ou seu chefe o caminho que levou você à conclusão que está sendo apresentada. Assim, você conseguirá defender seus projetos com muito mais confiança e habilidade. 

4- Melhora a argumentação

Qualquer profissional precisa saber argumentar e todas as pessoas devem conseguir defender suas ideias. Não adianta ter argumentos e não saber organizá-los. A redação ajuda nesse processo.  

5- Melhora a oratória

Sabendo conectar melhor seu discurso escrito ajudará também no seu discurso falado, pois o exercício de pensar suas ideias e conectá-las será constante. 

Como as redações são classificadas? 

Tipos de Texto

  • Descritivo: Descreve alguma coisa colocando suas características. Nesse tipo de texto o autor pode apenas retratar o que ele está vendo (objetivo) ou colocar suas percepções sobre a cena, objeto, pessoa, etc. 
  • Narrativo: Esse é aquele tipo de livro que apresenta uma sequência de fatos com personagens, espaço, tempo, ou seja, conta uma história. 
  • Argumentativo: Apresenta várias ideias de forma coesa com o objetivo de defender determinado ponto de vista.  
  • Injunção: Tenta orientar o leitor para que ele tome alguma ação. Manuais de instruções, por exemplo. 

Gêneros textuais

  • Resumo: São sínteses de textos, filmes, aulas ou quaisquer conteúdos mais extensos. Para fazê-lo, absorva todo o conteúdo, coloque os pontos principais com suas palavras.
  • Resenha: É uma descrição de forma mais sintetizada do conteúdo sobre o qual o autor está falando. Ela acrescenta uma crítica sobre o conteúdo exposto e convida o leitor a consumir a obra original.  
  • Editorial: São textos que têm o objetivo de relatar um fato ou uma opinião da mídia sobre o que ela está cobrindo. Normalmente eles não são assinados, justamente por exporem a opinião do veículo como um todo.  
  • Crônica: É um texto curto com características de narrativa. Ela trata de acontecimentos do cotidiano relacionados com o contexto histórico em que são produzidas. 
  • Carta: Cartas possuem remetente e destinatário e são divididas em: 

– cabeçalho;

– vocativo;

– texto;

– despedida e assinatura.

Como se estrutura uma redação?

A estrutura pode variar dependendo do gênero, mas como a maioria dos vestibulares pede a redação dissertativa-argumentativa, vamos dar enfoque a ela. 

A redação dissertativa-argumentativa é dividida em 3 partes: 

  • Introdução 
  • Desenvolvimento
  • Conclusão 

Essa divisão é feita para que o texto não se torne confuso e transmita a mensagem da melhor forma possível. 

Como fazer a introdução da redação? 

Esse é o momento de você apresentar o que será discutido e defendido no seu texto. Dê ao leitor uma visão geral da redação para que ele tenha vontade de lê-la. 

Você pode fazer isso através de uma citação, definição, com um exemplo, uma alusão histórica, entre aspas. 

Como fazer o desenvolvimento de uma redação? 

O desenvolvimento normalmente é dividido em dois parágrafos que apresentam seus argumentos. 

O ideal é desenvolver um argumento por parágrafo. Escolha os argumentos que você domina melhor e dedique-se a eles. Afinal, não adianta ter vários argumentos e nenhum deles se conectar. Veja algumas formas de defender sua tese: 

Dados

Dados fortalecem sua argumentação e os corretores costumam aprovar bastante essa estratégia

Sabemos que memorizar dados não é fácil, ainda mais sem saber qual vai ser o tema. Contudo, fica mais fácil decorar pelo menos os que falam sobre eixos mais amplos como saúde e educação, por exemplo. 

Os textos de apoio também podem te ajudar com isso, mas se você se certificar de estar em dia com os assuntos atuais, provavelmente conseguirá se dar bem.   

Citações

Essa estratégia ajuda a mostrar seu conhecimento e capacidade de articular ideias. Claro que você precisa fazer da forma correta para não cair em contradição, por isso é importante manter um vasto repertório sociocultural. 

Alusões históricas

Alusão histórica é quando você usa um acontecimento ou momento histórico que se relacione ao tema e prove o seu ponto

Para isso, você precisa contextualizar bem o momento e nessa hora que o conhecimento acerca de diferentes áreas vêm à tona na redação.

Como concluir uma redação?

Chegou o momento de finalizar sua redação com uma proposta de intervenção. Ou seja, você deve concluir propondo alguma forma de solucionar ou amenizar o problema

Como estudar redação?

Leitura

Leitura é necessária para aumentar o repertório sociocultural, melhorar sua gramática e criatividade. 

Treino

Escreva, no mínimo, dois textos por dia. Já ouviu a expressão: “a prática leva à perfeição”? Ela serve também para a redação.  

Correção

Para saber quais pontos você precisa melhorar é indispensável que você tenha alguém que consiga avaliar sua redação baseando-se nas 5 competências do Enem. Você também pode tentar corrigir os próprios textos, mas o melhor é que alguém corrija para você. 

Quais os principais erros de redação? 

Dentre os erros mais cometidos por candidatos na redação podemos citar: 

  • ausência ou uso errado da vírgula;
  • erros ortográficos;
  • ausência ou repetição de conectivos;
  • falta de detalhamento e de modo/meio na proposta de intervenção;
  • falta de profundidade nos argumentos e da utilização de dados;
  • erros de acentuação.

O que não fazer na redação? 

Plágio 

Plágio é crime previsto em lei pelo artigo 184 do Código Penal com pena de multa ou detenção de 3 meses a 1 ano

Além disso, a autoria é um aspecto valorizado pelos corretores. Seu texto deve refletir o seu próprio pensamento, ainda que ele seja inspirado em outros pensadores. Portanto, se for citar um deles, dê os devidos créditos.  

Generalizações

Você não pode comprovar uma generalização, por isso elas enfraquecem os argumentos. Em uma redação o que conta são argumentos válidos que podem ser provados.  

Por mais que esteja implícito que você sabe que existem exceções e só está generalizando para reforçar seu ponto, isso é uma estratégia que deve ser evitada.  

Achismos

Na redação, não basta ter uma opinião, é preciso defendê-la e achismos não são a melhor forma de fazer isso. Falamos de várias formas sólidas com as quais você consegue defender sua posição, portanto não precisa mais se prender no “eu acho”.  

Como desenvolver uma boa redação?

Como escrever uma boa Redação?
Como escrever uma boa Redação?

Leia bastante

Já explicamos como a leitura impacta positivamente na organização, criatividade, norma culta e consistência. Com leitura você consegue; 

  • aumentar seu repertório sociocultural;
  • absorver melhor o conhecimento;
  • melhorar os argumentos;
  • estruturar diferentes textos de todos os tipos;
  • ampliar a criatividade;
  • adquirir novas citações e muito mais!

Use os textos motivadores

Quando dizemos para usar não é para copiar! E sim para direcionar sua escrita a partir deles. Aproprie-se das informações deles e explore-as ao máximo. Some-as ao seu conhecimento e faça argumentos com isso. 

Faça um esqueleto do texto

Antes de escrever, defina os tópicos a serem abordados. Isso ajuda a produzir o texto mais rapidamente sem esquecer de nada. O esqueleto ganha tempo para você e ainda lhe dá uma visão ampla sobre o que você está escrevendo.  

Seja objetivo

Seja conciso naquilo que realmente importa para o seu ponto de vista. As pessoas não gostam de textos super rebuscados e cheios de divagações e informações desnecessárias. Isso pode te levar a tangenciar o tema e ultrapassar o número de linhas. 

Pelo contrário! O que conquista a atenção do leitor são textos simples e que vão direto ao que querem dizer. 

Releia

Revise a versão final do texto. Acredite, você cometeu um erro ou outro que passou despercebido. Pode ter certeza disso. 

Você pode consertar erros de gramática ou outras coisas relacionadas à norma culta, como também melhorar alguns trechos mal escritos ou mal conectados.

É recomendável que você faça a revisão após tomar uma água ou tirar alguns minutos de descanso.    

Pratique bastante

Você precisa praticar para conhecer seu processo, seus pontos fortes e fracos e evoluir como escritor

O treino fica ainda mais eficiente se tiver uma boa correção de acordo com os critérios. Você saberá desenvolver sua escrita até chegar perto da nota 1000.  

Gostou do nosso guia sobre Redação? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador