Enem

Treineiro Enem: Guia completo sobre esse tipo de participante

Treineiro no EnemTreineiro no Enem
Cronograma do que estudar

Todos os anos milhões de estudantes no Brasil todo fazem o Enem, entre eles está um tipo especial: o treineiro. No caso, aquele estudante que vai fazer a prova apenas para se familiarizar com ela.

Muitos que estão nessa condição ficam com muitas dúvidas, principalmente sobre datas de inscrição, realização e entrega do exame. Além dos valores de participação.

Neste artigo explicamos o que é o treineiro e tudo sobre a sua vida de preparação para o Enem 2023. Se você é treineiro saberá o que pode fazer e o que não, as datas e os valores também. Não deixe de conferir e compartilhar com quem também vai prestar o Exame nas mesmas condições!

Neste artigo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Nós também te ajudamos a treinar com o Simulado ENEM gratuito! Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser.

O que significa ser treineiro no Enem 2023?

O Inep define como “treineiro” no Enem o participante que:

a) concluirá o Ensino Médio após o ano de realização do Enem;

b) não concluiu o Ensino Médio e não o esteja cursando.

Em outras palavras, estamos falando daquelas pessoas que estão apenas treinando, vendo como é a prova na prática.

Elas fazem a prova e recebem o resultado normalmente, mas não podem usá-lo para entrar em uma faculdade ou concluir o Ensino Médio. Desde 2017, a prova que se faz para concluir o ensino médio é o exame do Encceja.

Como se inscrever no Enem 2023 como treineiro?

O treineiro se inscreve para o Enem como qualquer participante. Você pode acompanhar as datas já disponíveis no nosso artigo com o cronograma completo.

Então, durante o período de inscrições (05 a 16 de junho), basta se cadastrar normalmente pelo site do Inep, na página do participante.

Você pode conferir TODOS os detalhes de como se inscrever no Enem, datas, o passo-a-passo da inscrição, documentos necessários e muito mais no nosso Guia do Enem.

Além disso, foi publicado um novo edital pelo Inep apresentando diretrizes e procedimentos que deverão ser tomados para a próxima edição.

Você pode acompanhar as informações nos portais oficiais do MEC e Inep, assim como em suas redes sociais. Em caso de dúvidas, recorra ao “Fale Conosco” do instituto, autoatendimento on-line ou 0800 616161 (apenas telefone fixo).

Quem faz Enem 2023 como treineiro tem que pagar taxa de inscrição?

Sim. Os custos são os mesmos. As provas têm de ser impressas, organizadas e corrigidas como todas as outras. Por isso, o treineiro Enem paga a taxa normalmente. A não ser que declare carência socioeconômica.

Neste caso, deve atender ao seguintes requisitos:

  • Encontrar-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido;
  • Ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Nós também te ensinamos como pedir a isenção de taxa no Enem!

Como é a prova do Enem para treineiros?

A prova dos treinos é idêntica à prova que todos farão.

Isso significa que todos farão a prova nos mesmos dias (que serão dois domingos) e horários, com as mesmas regras de aplicação e com o mesmo conteúdo.

Segundo o horário oficial de Brasília:

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h às 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas no primeiro dia
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia

Não deixe de adaptar para os horários da sua região!

Você já pode saber quais são os conteúdos que mais caem no Enem e ir se preparando!

As regras para o treineiro Enem são as mesmas para outros participantes?

As regras são as mesmas para os treineiros e para os demais participantes. sso inclui saber o que é permitido levar no dia da prova.

Só há uma exceção: a divulgação dos resultados das provas é diferente.

Os participantes padrão (não treineiros) têm prioridade na correção e suas notas serão divulgadas primeiro. Isso porque eles ainda terão que acessar o Sisu e outros meios de entrar na unviersidade e realizar as matrículas caso sejam aprovados.

Depois que as notas deles são divulgadas é que começam as correções dos treineiros e sua posterior divulgação.

Quando são divulgadas as notas dos Treineiros Enem?

Elas são divulgadas 60 dias após o resultado do Exame. Então, em cada ano, basta contar os sessenta dias após a divulgação das notas dos participantes não treineiros para saber quando será a dos treineiros.

Cronograma de estudos

O espelho da redação demora mais tempo ainda, sendo uma das últimas coisas que aparecem!

Para você ter uma ideia, o resultado do Enem 2022 impresso dos participantes treineiros só ficou disponível no 10 de abril de 2023.

Saiba quando sai o resultado do Enem para treineiros.

Os resultados dos treineiros também são divulgados publicamente?

O Inep encaminhará os dados e os resultados dos participantes do Enem à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e às instituições de educação superior públicas, privadas ou estrangeiras.

O participante do Enem 2023 que é treineiro, pode usar sua nota para ingressar em alguma universidade?

Não. Um dos requisitos para se cursar o Ensino Superior nas universidades é já ter o diploma de conclusão do Ensino Médio e este não é o caso do treineiro.

Por isso, ele não pode entrar em nenhuma faculdade com sua nota.

Na linguagem oficial do Edital do Enem, a nota do treineiro não serve como “mecanismo único, alternativo ou complementar” para acessar a Faculdade.

Somente os alunos com o Ensino Médio concluído podem usar a nota do Enem como forma de acesso ao curso superior, especialmente as Federais.

Se o treineiro não pode usar a nota em vestibulares e no Sisu, também NÃO pode usá-la no ProUni ou no Fies.

Algumas faculdades e cursos podem até aceitar notas antigas, mas você precisa ver com a instituição se é o caso. Então, se o João fez o Enem 2023 como treineiro e no ano seguinte concluiu o Ensino Médio, pode ser que alguma faculdade deixe-o entrar usando essa nota.Porém, a nossa dica é que você busque sempre fazer o Enem todos os anos. Afinal, você não tem garantia que a faculdade que você quer aceitará o Enem antigo. Tendo ele atualizado, suas chances e opções são muito maiores!Se “não serve pra nada”, você deve estar se perguntando:

Então, por que fazer o Enem como treineiro?

Realizar a prova, mesmo não podendo ingressar na faculdade por meio dela, serve como autoavaliação de conhecimentos. Inclusive, ao se inscrever, o participante treineiro declara estar ciente disso.

O melhor é mesmo aprender com a prática, pois é preciso disciplina e uma dose de realidade!

Então, se você é treineiro, fará a prova como treino mesmo, só pra descobrir se já está sabendo (ou não) a matéria. Pra você, ela será um indicativo que vai te mostrar onde estão seus pontos fracos e fortes.

Por isso, nós queremos te ajudar com este Plano de Estudos. Assim fica mais fácil estudar, se organizar e focar em quais assuntos você precisa melhorar na hora que estiver valendo!

E a redação do participante treineiro?

A redação do treineiro Enem também serve somente para fins pedagógicos, ou seja, para sua autoavaliação na escrita. As datas em que os espelhos das redações dos treineiros são reveladas posteriormente. Basta ficar atento ao site do Inep.

As notas das provas e da redação também poderão servir para fins de publicidade ou premiação. Isso quer dizer que você pode se destacar na internet, na escola, no cursinhos e afins, como alguém que sabe o que faz!

Quer aprender a fazer uma boa redação? De preferência uma que receba nota 1000? Podemos te ajudar com isso:

Como fazer redações perfeitas no Enem?

Qual é a data do Enem 2023?

As datas de realização do Enem 2023 já foram divulgadas. Confira quando será:

  • Inscrições: de 5 a 16 de junho de 2023;
  • Aplicação da prova: 05 e 12 de novembro de 2023;
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023;
  • Divulgação do resultado: 16 de janeiro de 2024

Aprenda muito mais com o Beduka

Você pode testar seus conhecimentos para o Enem com o Simulado do Beduka. As questões são de edições passadas do Enem e ele utiliza o método TRI para a correção, o mesmo do Enem. Ou seja, a nota que você tirar no simulado seria a que você tiraria na prova, caso ela fosse hoje.  Ele é personalizável e gratuito.

Acesse agora:

Simulado Enem do Beduka. 

Ele também é atualizado mensalmente! Então, tem um cronograma especial para você que quer começar a estudar esse mês. 

Obrigado por ler até o fim nosso artigo sobre Enem para treineiro. Bons estudos!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

20 Comentários

  • Fiz a prova como treineiro em 2018 e me formo esse ano, posso usar minha nota de 2018 para me inscrever em uma faculdade particular e conseguir bolsa em 2020?

    • Oi Lucas, algumas faculdades aceitam notas do Enem de anos anteriores, mas não são todas. Você precisará perguntar na instituição que você escolher.

  • Fiz Enem treineiro em 2019, formei no ensino médio, porém como esse ano não decidiram ainda como será, queria saber se posso usar a nota treineiro de 2019 para pro uni, sisu e fies?

    • Oi, Ana! Ainda precisamos esperar os editais para ter respostas específicas, uma vez que tudo está mudado. Contudo, pela experiência que temos com os anos anteriores podemos dizer que provavelmente você não poderá fazer isso. Terá de esperar e fazer o ENEM 2020 mesmo, ainda que ele aconteça ano que vem.

  • Eu fiz o enem em 2019 mas como ainda tava cursando o segundo ano do ensino médio eu coloquei como treineiro mas por motivos pessoais fiz um provão e terminei o meu ensino médio posso colocar minha nota no sisu já que terminei o ensino médio?

  • Oi, fiz Enem 2019, e na ocasião estava no segundo ano, porém na inscrição do Enem eu não marquei como treineira. Já tenho mais de 18 anos, e a minha nota do Enem 2019 dá para eu entrar pela lista de espera….será que poderei fazer a matrícula ou a universidade poderá negar?

    • Oi, Helena! Não basta ter a idade de 18 anos, para entrar na faculdade você precisa do certificado de conclusão do ensino médio. Sem isso a faculdade nega sim.

  • Oi! Fiz o ENEM como treineiro em 2018 mas agora já me formei e já tenho meu certificado de conclusão do ensino médio. Fiz a inscrição para uma faculdade particular usando a nota desse ENEM que fiz como treineiro, pois como visto no edital, eles aceitaram notas de anos anteriores. Se caso eu passar, será que terei algum problema pelo fato da nota ter sido como treineiro?

    • Se você ainda não tivesse concluído o Ensino Médio, provavelmente teria problemas. Porém, como você já possui o certificado e realmente o ENEM considera notas anteriores, provavelmente ficará tudo bem.
      Como cuidado extra, pesquise a política da faculdade para a qual fez vestibular e veja como ela costuma agir nesses casos.

  • É possível ingressar a faculdade antes do terceiro ano do ensino médio? Já vi muitas notícias de pessoas que passaram com EM incompleto.

    • Sim. Entretanto, a conclusão do ensino médio ainda deverá ser realizada, ainda que por meio de outra instituição (usualmente chamada de “supletivo”), pois um dos documentos necessários para realizar a inscrição na Universidade é a declaração de conclusão do Ensino Médio.

  • Na minha inscrição coloquei que estava cursando o ensino médio, mas não o terceiro ano, porém eu faço Eja e termino esse ano. Será que eu consigo me inscrever no Sisu com a nota do Enem 2020?

    • Oi, Mayara! Para se inscrever é preciso ter o Ensino Médio completo. Se conseguir provar isto até a data de inscrição, tudo bem.

  • Olá!
    Estou no primeiro ano do ensino médio e me inscrevi para o enem treineiro. Mas meus pais são do grupo de risco da covid e estou com medo de fazer a prova. Tem jeito de cancelar a inscrição??

    • Oi, Elisa! Você pode faltar se quiser. Porém, antes do próximo Enem terá que justificar sua falta caso precise de isenção de taxa de matrícula.

  • Eu coloquei errado como treinero Ja terminei o ensino medio Mas minha nota nao saiu porque consta como treinero Como posso reverter isdo?

    • Ei, Claudia. Essa questão só pode ser respondida pelo Ministério da Educação (MEC). Ligue diretamente para eles: 0800-616161. Boa sorte!

  • Oii, eu faço 18 anos em outubro e estou no 3° ano do ensino médio, eu ainda posso fazer o Enem como treineiro ??

    • Samara, você pode fazer o Enem sem nenhum problema. A única coisa que muda é que o treineiro não pode usar a nota para entrar na faculdade, você poderá. Mas se quiser não entrar esse ano, também não é obrigada. Pode esperar ano que vem.