Enem

Treineiro ENEM 2021 – O que preciso saber?

Treineiro no EnemTreineiro no Enem

Neste artigo explicamos o que é o treineiro e tudo sobre a sua vida de preparação para o Enem 2021. Se você é treineiro saberá o que pode fazer e o que não, as datas e valores também. Não deixe de conferir e compartilhar com quem também vai prestar o Exame nas mesmas condições!

Neste artigo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que significa ser treineiro?
  2. Como é a inscrição no Enem para quem é treineiro? (sobre a taxa)
  3. Como é a prova do Enem para os treineiros?
  4. O treineiro está submetido às mesmas regras que os outros? (resultados)
  5. O treineiro pode usar a nota para entrar na universidade?
  6. Por que fazer o Enem como treineiro?
  7. E a redação?
  • Nós também te ajudamos a treinar com o Simulado ENEM gratuito! Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser.

O que significa ser treineiro no Enem 2021?

O Inep define como “treineiro” no Enem o participante que:

a) concluirá o Ensino Médio após o ano de realização do Enem;

b) não concluiu o Ensino Médio e não o esteja cursando.

Em outras palavras, estamos falando daquelas pessoas que estão apenas treinando, vendo como é a prova na prática.

Elas fazem a prova e recebem o resultado normalmente, mas não podem usá-lo para entrar em uma faculdade ou concluir o Ensino Médio (desde 2017).

Como se inscrever no Enem 2021 como treineiro?

As inscrições para o ENEM 2021 ainda não foram abertas, mas já foram divulgadas as datas em que isso ocorrerá. Você pode acompanhar as datas já disponíveis no nosso artigo sobre isso.

Quando o período de inscrições (30 de junho a 14 de julho) for aberto, basta se cadastrar normalmente pelo site do Inep, na página do participante.

Você pode conferir TODOS os detalhes de como se inscrever no Enem, datas, o passo-a-passo da inscrição, documentos necessários e muito mais no nosso Guia do Enem.

Além disso, foi publicado um novo edital pelo Inep apresentando diretrizes e procedimentos que deverão ser tomados em virtude do COVID-19.

Dentre as medidas estão: o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento entre as pessoas e protocolos de proteção em procedimentos, como vistorias de materiais e lanches e idas ao banheiro. O não cumprimento das medidas estabelecidas resultará na eliminação do candidato.

Você pode acompanhar as informações nos portais oficiais do MEC e Inep, assim como em suas redes sociais. Em caso de dúvidas, recorra ao “Fale Conosco” do instituto, autoatendimento on-line ou 0800 616161 (apenas telefone fixo).

Quem faz Enem 2021 como treineiro tem que pagar taxa de inscrição?

Sim. Os custos são os mesmos. As provas têm de ser impressas, organizadas e corrigidas como todas as outras. Por isso, o treineiro Enem paga a taxa normalmente. A não ser que declare carência socioeconômica.

Neste caso, deve atender ao seguintes requisitos:

  • Encontrar-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido;
  • Ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Nós também te ensinamos como pedir a isenção de taxa no Enem!

Como é a prova do Enem para treineiros?

A prova dos treinos é idêntica à prova que todos farão.

Isso significa que todos farão a prova nos mesmos dias (que serão dois domingos) e horários, com as mesmas regras de aplicação e com o mesmo conteúdo.

Segundo o horário oficial de Brasília:

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h às 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas no primeiro dia
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia

Não deixe de adaptar para os horários da sua região!

Você já pode saber quais são os conteúdos que mais caem no Enem e ir se preparando!

O participante treineiro do Enem 2021 está submetido às mesmas regras que os outros participantes?

As regras são as mesmas para os treineiros e para os demais participantes.

Só há uma exceção: a divulgação dos resultados das provas é diferente.

Os participantes “pra valer” (não treineiros) têm prioridade na correção e suas notas serão divulgadas primeiro. Isso porque eles ainda terão que acessar o Sisu e realizar as matrículas caso sejam aprovados.

Depois que as notas deles são divulgadas é que começam as correções dos treineiros e sua posterior divulgação.

Quando são divulgadas as notas dos Treineiros Enem?

Elas são divulgadas 60 dias após o resultado do Exame. Então, em cada ano, basta contar os sessenta dias após a divulgação das notas dos participantes não treineiros para saber quando será a dos treineiros.

Os resultados dos treineiros também são divulgados publicamente?

O Inep encaminhará os dados e os resultados dos participantes do Enem à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e às instituições de educação superior públicas, privadas ou estrangeiras.

O participante do Enem 2021 que é treineiro, pode usar sua nota para ingressar em alguma universidade?

Não. Um dos requisitos para se cursar o Ensino Superior nas universidades é já ter o diploma de conclusão do Ensino Médio e este não é o caso do treineiro.

Por isso, ele não pode entrar em nenhuma faculdade com sua nota.

Na linguagem oficial do Edital do Enem, a nota do treineiro não serve como “mecanismo único, alternativo ou complementar” para acessar a Faculdade.

Somente os alunos com o Ensino Médio concluído podem usar a nota do Enem como forma de acesso ao curso superior, especialmente as Federais.

Se o treineiro não pode usar a nota em vestibulares e no Sisu, também NÃO pode usá-la no ProUni ou no Fies.

Então, por que fazer o Enem como treineiro?

Realizar a prova, mesmo não podendo ingressar na faculdade por meio dela, serve como autoavaliação de conhecimentos. Inclusive, ao se inscrever, o participante treineiro declara estar ciente disso.

O melhor é mesmo aprender com a prática, pois é preciso disciplina e uma dose de realidade!

Então, se você é treineiro, fará a prova como treino mesmo, só pra descobrir se já está sabendo (ou não) a matéria. Pra você, ela será um indicativo que vai te mostrar onde estão seus pontos fracos e fortes.

  • Por isso, nós queremos te ajudar com este Plano de Estudos Gratuito. Assim fica mais fácil estudar, se organizar e focar em quais assuntos você precisa melhorar na hora do “pra valer”!

E a redação do participante treineiro?

A redação do treineiro Enem também serve somente para fins pedagógicos, ou seja, para sua autoavaliação em escrita. As datas em que os espelhos das redações dos treineiros são reveladas posteriormente. Basta ficar atento ao site do Inep.

As notas das provas e da redação também poderão servir para fins de publicidade ou premiação. Isso quer dizer que você pode se destacar na internet, na escola, no cursinhos e afins, como alguém que sabe o que faz e promete!

Quer aprender a fazer uma boa redação? De preferência uma que receba nota 1000? Podemos te ajudar com isso:

Aprenda muito mais com o Beduka

Siga o Beduka no Instagram para não perder as novidades, nós postamos mais de 200 resumos para te ajudar!

Aqui no nosso blog, você ainda pode buscar por artigos com os resumos de cada assunto por matéria, exercícios com gabarito e dicas valiosas! Basta explorar a barra de ferramentas azul, logo acima da página.

Gostou do nosso artigo sobre como é ser treineiro do Enem do Enem 2021? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

18 Comentários

  • Fiz a prova como treineiro em 2018 e me formo esse ano, posso usar minha nota de 2018 para me inscrever em uma faculdade particular e conseguir bolsa em 2020?

    • Oi Lucas, algumas faculdades aceitam notas do Enem de anos anteriores, mas não são todas. Você precisará perguntar na instituição que você escolher.

  • Fiz Enem treineiro em 2019, formei no ensino médio, porém como esse ano não decidiram ainda como será, queria saber se posso usar a nota treineiro de 2019 para pro uni, sisu e fies?

    • Oi, Ana! Ainda precisamos esperar os editais para ter respostas específicas, uma vez que tudo está mudado. Contudo, pela experiência que temos com os anos anteriores podemos dizer que provavelmente você não poderá fazer isso. Terá de esperar e fazer o ENEM 2020 mesmo, ainda que ele aconteça ano que vem.

  • Eu fiz o enem em 2019 mas como ainda tava cursando o segundo ano do ensino médio eu coloquei como treineiro mas por motivos pessoais fiz um provão e terminei o meu ensino médio posso colocar minha nota no sisu já que terminei o ensino médio?

  • Oi, fiz Enem 2019, e na ocasião estava no segundo ano, porém na inscrição do Enem eu não marquei como treineira. Já tenho mais de 18 anos, e a minha nota do Enem 2019 dá para eu entrar pela lista de espera….será que poderei fazer a matrícula ou a universidade poderá negar?

    • Oi, Helena! Não basta ter a idade de 18 anos, para entrar na faculdade você precisa do certificado de conclusão do ensino médio. Sem isso a faculdade nega sim.

  • Oi! Fiz o ENEM como treineiro em 2018 mas agora já me formei e já tenho meu certificado de conclusão do ensino médio. Fiz a inscrição para uma faculdade particular usando a nota desse ENEM que fiz como treineiro, pois como visto no edital, eles aceitaram notas de anos anteriores. Se caso eu passar, será que terei algum problema pelo fato da nota ter sido como treineiro?

    • Se você ainda não tivesse concluído o Ensino Médio, provavelmente teria problemas. Porém, como você já possui o certificado e realmente o ENEM considera notas anteriores, provavelmente ficará tudo bem.
      Como cuidado extra, pesquise a política da faculdade para a qual fez vestibular e veja como ela costuma agir nesses casos.

  • É possível ingressar a faculdade antes do terceiro ano do ensino médio? Já vi muitas notícias de pessoas que passaram com EM incompleto.

    • Sim. Entretanto, a conclusão do ensino médio ainda deverá ser realizada, ainda que por meio de outra instituição (usualmente chamada de “supletivo”), pois um dos documentos necessários para realizar a inscrição na Universidade é a declaração de conclusão do Ensino Médio.

  • Na minha inscrição coloquei que estava cursando o ensino médio, mas não o terceiro ano, porém eu faço Eja e termino esse ano. Será que eu consigo me inscrever no Sisu com a nota do Enem 2020?

    • Oi, Mayara! Para se inscrever é preciso ter o Ensino Médio completo. Se conseguir provar isto até a data de inscrição, tudo bem.

  • Olá!
    Estou no primeiro ano do ensino médio e me inscrevi para o enem treineiro. Mas meus pais são do grupo de risco da covid e estou com medo de fazer a prova. Tem jeito de cancelar a inscrição??

    • Oi, Elisa! Você pode faltar se quiser. Porém, antes do próximo Enem terá que justificar sua falta caso precise de isenção de taxa de matrícula.

  • Eu coloquei errado como treinero Ja terminei o ensino medio Mas minha nota nao saiu porque consta como treinero Como posso reverter isdo?

    • Ei, Claudia. Essa questão só pode ser respondida pelo Ministério da Educação (MEC). Ligue diretamente para eles: 0800-616161. Boa sorte!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador