DicasSisu

Como se inscrever no Sisu? Descubra em 5 passos fáceis!

Como se inscrever no Sisu Descubra em 5 passos fáceisComo se inscrever no Sisu? Descubra em 5 passos fáceis!

Fazer cadastros quase sempre é uma dor de cabeça… Mas não precisa ser assim! Você quer saber como se inscrever no Sisu de maneira rápida e fácil? Então confira o nosso passo a passo explicando quais são as 5 etapas que você precisa seguir! Além disso, trouxemos informações que podem sanar possíveis dúvidas desse processo.

Neste resumo, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é o Sisu?
  2. Quem pode participar do Sisu?
  3. Como funciona o Sisu?
  4. Calendário do Sisu 2021!
  5. Passo a passo para saber como se inscrever no Sisu!
  6. Quanto custa para se inscrever no Sisu?
  7. O que acontece depois da inscrição?
  8. Quais são os documentos para fazer a matrícula?
  9. Não consigo me inscrever no Sisu, e agora?

Nós acabamos de lançar um Plano de Estudos Intensivo para o Enem 2021. Vem cá se preparar com a gente. É gratuito!

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo que foi criado para facilitar o acesso aos cursos superiores. Em outras palavras, ele é o meio pelo qual os estudantes entram em uma faculdade pública.

Você já deve ter ouvido que o vestibular é a prova que se faz para entrar em uma universidade. Antes, cada aluno deveria fazer uma prova de cada curso em cada instituição, mas nem todos tinham os recursos para isso (pagar taxas, transporte, tempo, etc).

Por isso, o Sisu foi criado! Hoje, os estudantes fazem apenas uma prova e já estão concorrendo a todas as vagas de faculdades públicas disponíveis no Brasil. 

Não acredita? Já vamos te explicar como esse sistema funciona. Vamos só esclarecer uma coisinha antes:

Quem pode participar do Sisu?

Todas as pessoas que realizaram a última edição do Enem e que não tenham tirado zero na redação podem participar do Sisu.

Inclusive, neste programa não há uma nota mínima para realizar a inscrição e participar do processo. Porém, algumas instituições podem definir notas mínimas para você selecionar um curso.

Se você estiver abaixo da nota que uma faculdade colocou para um curso, será impedido de concorrer a essa vaga. Ainda assim, continuará no Sisu concorrendo às outras.

  • O Beduka também está no Instagram. Lá, nós te avisamos sobre as principais datas de cada programa e postamos mais de 200 resumos!

Como funciona o Sisu?

O Sisu é uma plataforma online, conectada a todas as universidades públicas que ofertam vagas. Afinal, uma das facilidades da internet é encurtar distâncias!

Funciona assim: o estudante só precisa fazer a prova do Enem e receber seu resultado online. Então, deve abrir o site do Sisu e se cadastrar lá usando os mesmos dados. Automaticamente, você poderá escolher as vagas pelo Brasil inteiro!

O processo seletivo do Sisu ocorre duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo. A inscrição é online e deve ser feita dentro do prazo! No próximo tópico mostraremos as datas.

Quais são as datas do Sisu 2021?

Já te explicamos que são duas seleções no ano, portanto, há duas datas de inscrição. Cada uma no começo de cada semestre. Para o ano de 2021, o prazo de inscrição das duas já se encerrou. Agora é só ano que vem (2022).

Ainda assim, sugerimos que você dê uma olhada no cronograma. Primeiro que se você se inscreveu precisa saber o que acontecerá. Se não se inscreveu, é bom ter noção de como as coisas funcionam para ir se programando para o ano que vem!

Vamos ver o cronograma do Sisu 2021/2:

  • Período de inscrição: 3 de agosto de 2021 a 6 de agosto de 2021 (horário oficial de Brasília-DF).
  • Divulgação do resultado: no dia 10 de agosto de 2021.
  • Período de matrícula nas instituições: de 11 a 16 de agosto de 2021, devendo observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
  • Período para entrar na lista de espera: de 10 de agosto de 2021 até as 23 horas e 59 minutos do dia 16 de agosto de 2021.
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: 19 de agosto.

Afinal, como se inscrever no Sisu? 5 passos simples!

Para realizar o cadastro na plataforma é só seguir os 5 passos:

1° Acesse o site oficial do Sisu

As inscrições são realizadas por meio do site oficial do Sisu, exclusivamente pela internet. Por isso, é importante que o estudante tenha acesso à internet durante o período de inscrições.

2° Faça o login

Após ter acessado o site do Sisu, antigamente só era preciso o número de inscrição e senha do Enem. Mas houve uma alteração:

Hoje, é preciso efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br caso seja o seu primeiro acesso nessa plataforma. Se já tiver a conta, basta inserir o seu número de CPF e senha.

Após realizar o procedimento, o candidato será retornado ao endereço eletrônico do Sisu para continuar sua inscrição. Aí você preenche os campos com os seus dados e terá acesso ao Sisu.

3° Selecione o curso

Acesse a janela “minha inscrição” e, finalmente, escolha quais são os cursos de seu interesse para a 1ª e a 2ª opções. Você deve escolher os cursos por prioridade, ou seja, o primeiro e segundo que você tem mais interesse. 

Para cada um deles, terá que colocar também a instituição, a unidade e o turno.

4° Selecione a modalidade de concorrência (cotas ou não)

Existem quatro modalidades de concorrência para quem quer se candidatar a uma vaga através do Sisu:

  • Ampla concorrência (sem cotas);
  • Alunos de escola pública;
  • Pessoas de baixa renda;
  • Cotas por ações afirmativas (cor). 

Selecione a modalidade que se enquadra ao seu perfil e não minta! Se selecionado, você precisará comprovar as características que te levaram a usar a cota.

5° Confirmação

Para concluir a sua inscrição, você deve confirmar os dados na tela de confirmação clicando em “Confirmar minha inscrição”. Agora é só acompanhar as inscrições e aguardar o resultado. Esteja sempre de olho na nota de corte parcial e no cronograma!

Quanto custa para se inscrever no Sisu?

Para a nossa alegria, a inscrição do Sisu é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação! Você não paga nadica de nada.

  • Já falamos que o Sisu usa a nota do Enem? Pois é, e o Beduka já disponibilizou um Simulado Gratuito para te ajudar a se preparar para a prova!

O que acontece depois da inscrição?

Durante o período de inscrição (que dura três dias), é possível alterar as opções de curso. Mas fique atento: para a seleção oficial só será considerada a última preferência confirmada no sistema.

Quando o prazo de inscrição acaba, o sistema automaticamente seleciona os candidatos mais bem colocados em cada opção, de acordo com o número de vagas disponíveis.

Saiba que:

  • Se você for aprovado na primeira opção, a sua segunda será automaticamente descartada.
  • Se não for aprovado na primeira, poderá ser aprovado na segunda.
  • Quem não foi aprovado em nenhuma das duas opções, poderá participar da lista de espera para apenas uma delas.

Os selecionados serão informados do prazo para entregar a documentação necessária para fazer a matrícula. 

Se houver empate nas últimas vagas os candidatos serão convocados e o desempate ocorrerá no momento da matrícula, seguindo os critérios do Edital Sisu 2021.

Quais são os documentos necessários para a matrícula?

Foi selecionado para uma vaga? Parabéns! Agora chegou a hora de se apresentar na instituição de ensino em que você foi aprovado e realizar a sua matrícula.

Isso porque conquistar a bolsa não a garante. Se você perder o prazo da matrícula, ela será repassada para outra pessoa. Portanto: foco na matrícula!

Há alguns documentos que devem ser sempre apresentados durante esse processo. De modo geral são eles:

  • CPF;
  • Documento de Identificação com foto;
  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio;
  • Histórico do Ensino Médio;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Foto 3×4 recente.

Vale lembrar que essa é uma lista dos documentos mais pedidos, mas as instituições de ensino podem solicitar outros documentos também.

Além disso, se você se inscreveu com alguma cota, é necessário comprovar a condição econômica na qual foi aceito.

Não consigo me inscrever no Sisu, e agora?

Alguns estudantes realmente encontram dificuldades na hora de acessar o site para realizar a inscrição do Sisu. Isso é normal, pois milhares de estudantes acessam a plataforma ao mesmo tempo, podendo ocorrer um congestionamento do sistema.

Quando o sistema começa a apresentar alguns problemas, pode acontecer de o estudante não conseguir finalizar a inscrição ou que as páginas do site comecem a não carregar.

Por isso, se você tiver algum problema, sugerimos que siga o passo a passo a seguir:

  1. Certifique-se que você tem uma boa conexão de internet;
  2. Troque de navegador e tente a inscrição novamente;
  3. Tente realizar a inscrição através de um dispositivo diferente;
  4. Tente realizar sua inscrição eu um horário diferente (dê preferência para madrugadas);
  5. Em último caso, entre em contato com o MEC pelo telefone: 0800-616161

Se você encontrou problemas para se inscrever no Sisu por conta de sua senha, você só precisa acessar a página do participante do Enem. Insira os dados solicitados e recupere a senha através de seu e-mail ou telefone cadastrados.

Gostou de saber mais sobre como se inscrever no Sisu? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador