ExercíciosGeografia

Os 10 Melhores Exercícios Sobre a Região Sudeste com Gabarito

Exercícios Sobre a Região SudesteExercícios Sobre a Região Sudeste

A Região Sudeste concentra a maior parte do Produto Interno Bruto brasileiro, com uma economia bastante diversificada. Ela é baseada em indústrias, extrativismo mineral e serviços. Leia o resumo que fizemos e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre a Região Sudeste separados para você.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder os exercícios sobre a Região Sudeste, que tal colocar seus conhecimentos em prática no Melhor Simulado Enem do Brasil?

Aspectos gerais e história da Região Sudeste do Brasil

É comum que os exercícios sobre a Região Sudeste cobrem a história da região. Por isso, vamos começar apresentando esse conteúdo.

O Brasil é dividido em unidades federativas, conhecidas como estados. Estes, por sua vez, a fim de melhorar a interação entre si e facilitar a criação de políticas federais, são agrupados em cinco regiões.

Dentre as regiões, temos o Sudeste. Ele é composto por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Esse agrupamento aconteceu em 1970, durante o regime militar.

É a região mais rica do país. O estado de São Paulo, por exemplo, detém 33% do PIB brasileiro. O Rio de Janeiro, segundo estado mais rico, contribui com 11%, menos da metade da contribuição dos paulistas, o que revela a disparidade econômica dentro do Brasil.

Os primeiros habitantes da região foram índios de diversas nações, dentre as quais a nação dos tamoios. Eles ocupavam a faixa litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Os primeiros europeus a chegarem ao sudeste do Brasil foram os portugueses. Em 1534 o rei D. João III dividiu a colônia em capitanias hereditárias, entre as quais estava a de São Vicente, que abrangia a região e tinha capital na vila de São Vicente, no litoral do atual estado de São Paulo.

O processo de interiorização do sudeste se iniciou com a fundação do colégio jesuíta de São Paulo do Piratininga. Desta região saíram as bandeiras, que eram colunas militares.

Os bandeirantes entravam no interior do Brasil (conhecido como sertão na época) para procurar especiarias (drogas do sertão) e metais preciosos. Além disso, eles capturavam índios para serem vendidos como escravos para outras capitanias.

É neste processo que são fundadas muitas cidades, como as de Minas Gerais. A população desses lugares aumentou quando o ouro foi descoberto na região. Isso levou à mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, que ficava mais perto da riqueza das minas.

O desenvolvimento do sudeste foi potencializado com a transferência da corte de Lisboa para o Rio, em 1808, e com a independência em 1822.

No século XIX, São Paulo se tornou a maior economia da nação. Isso se deu por causa da produção cafeeira, que se tornou o principal produto de exportação brasileiro.

Resumo da economia da Região Sudeste do Brasil

A economia é um dos aspectos que mais aparecem nos exercícios sobre a Região Sudeste. Preste bastante atenção neste tópico!

O sudeste concentra a maior parte das indústrias nacionais. Elas estão presentes, principalmente, na região metropolitana de São Paulo. Cerca de 80% dos operários do Brasil trabalham em alguma empresa localizada no sudeste.

Contudo, a economia da região sudeste é bastante diversificada. Minas Gerais é responsável, por exemplo, pela maior quantidade de produtos resultantes do extrativismo mineral do país, como o ferro e o ouro.

No Rio de Janeiro se encontram reservas de petróleo, extraído do pré-sal da sua região litorânea.

A pecuária também é uma atividade de destaque na região. Seu gado bovino é o segundo maior do país.

Na agricultura, o café tem perdido espaço, sendo seu cultivo intercalado com o de outras culturas. As que mais se destacam são a de cana-de-açúcar, soja e laranja.

Outro fator importante é o turismo. Cidades como Rio de Janeiro recebem pessoas de diversos locais do mundo para conhecer suas belezas naturais.

Clima e vegetação da Região Sudeste

O Clima é um dos aspectos de uma região mais presentes nos exercícios sobre ela, por isso dê atenção a como é o do sudeste.

A região sudeste está localizada entre os trópicos e assim apresenta um clima tropical. Contudo, isso não se dá de forma homogênea, visto que existem muitos fatores que determinam o clima, como a altitude e a maritimidade.

Cidades litorâneas como Santos e Rio de Janeiro apresentam um índice pluviométrico superior ao de Belo Horizonte. Esta última cidade não sofre influência do oceano e está a 852 m acima do nível do mar.

Contudo, devido à altitude, Belo Horizonte apresenta um índice de temperatura média inferior ao das outras cidades.

Os climas encontrados na região são:

  • tropical, 
  • tropical de altitude, 
  • subtropical e 
  • litorâneo úmido

A vegetação de um lugar é determinada principalmente pelo seu clima. Porém, como ela é a primeira paisagem que o ser humano altera na sua relação com a natureza, nem sempre ela permanece igual.

No caso do sudeste, ele é a região em que existe mais diferença entre a vegetação atual e a nativa. Isso se deve principalmente pela alta industrialização e urbanização pelas quais a região passou.

Os principais tipos de vegetação que encontramos são quatro:

  • Caatinga: comum no vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais.
  • Cerrado: é encontrado em São Paulo e em grande parte de Minas Gerais.
  • Mata Atlântica: é encontrada nos quatro estados da região e possui uma rica biodiversidade.
  • Manguezais e restingas: presente no litoral. Ela é muito afetada pela especulação imobiliária, o que interfere no seu ecossistema.

Depois de responder os exercícios sobre a Região Sudeste, veja também as questões sobre clima e vegetação.

Resumo do relevo e da hidrografia da Região Sudeste

O relevo da região sudeste é um assunto muito presente nos exercícios sobre ela. Ele é acidentado e formado basicamente por três grandes unidades geomorfológicas, com a predominância dos planaltos.

As unidades são:

  • a planície litorânea, na região costeira;
  • o planalto atlântico, que marca o limite entre o litoral e o interior da região;
  • o planalto Meridiano, que fica no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

As depressões ficam em São Paulo, entre os planaltos. Foi nessa área que se desenvolveu a cultura do café, devido à fertilidade do seu solo, conhecido como terra roxa.

Graças à predominância dos planaltos, a hidrografia da região sudeste apresenta os rios de planalto como tipo característico, que são naturalmente encachoeirados.

Existem diversas bacias hidrográficas na região, com destaque para:

  • Bacia do Paraná
  • Bacia do São Francisco
  • Bacia do Leste
  • Bacia do Sudeste-Sul.

Exercícios sobre a Região Sudeste

Esperamos que o nosso resumo tenha ajudado você a lembrar as principais características deste assunto. Vamos agora aos exercícios sobre a Região Sudeste!

Questão 1- (URCA) O texto abaixo descreve um dos domínios morfoclimáticos do Brasil. Leia com atenção e assinale a opção que o indica corretamente:

“Esse domínio paisagístico localiza-se na porção litorânea do país, desde o Nordeste até o Sul, penetrando mais para o interior no Sudeste, particularmente em São Paulo. Corresponde à unidade de relevo denominada planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste. Têm origem em serras erodidas principalmente pelas chuvas, e isso ocorre porque esse domínio se localiza sobre terrenos cristalinos onde predominam os granitos e gnaisses. Pelo fato de se localizar relativamente próximo ao litoral, essa paisagem natural vem sendo intensamente ocupada desde a época colonial, razão pela qual abriga hoje as maiores densidades demográficas do país, sediando grandes metrópoles.”

a) Domínio das Pradarias;

b) Domínio da Araucária;

c) Domínio dos Mares de Morros;

d) Domínio da Caatinga;

e) Domínio do Agreste. 

Questão 2 – (UFMG) Considerando-se a organização espacial da indústria na região Sudeste brasileira, é INCORRETO afirmar que:

a) a concentração geográfica da indústria no espaço intrarregional foi responsável, em décadas recentes, pelos processos de deseconomia de aglomeração na região.

b) o transporte ferroviário constituiu a principal via de integração do espaço oriental brasileiro, viabilizando a expansão do mercado interno da produção industrial do Sudeste.

c) a moderna industrialização do campo foi introduzida nessa região, de forma pioneira no país, com o desenvolvimento da agroindústria de soja e de laranja em São Paulo.

d) o processo de industrialização, ainda em sua etapa inicial, recebeu suporte do Governo pela implantação de empresas estatais no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Questão 3-  (Faap) Maior concentração industrial, no Brasil, acha-se na região Sudeste. Uma das fortes razões para isso é:

a) a chegada dos imigrantes japoneses à região em meados deste século.

b) o patrimônio adquirido com a venda de produtos minerais como ferro, manganês e carvão.

c) o aumento das exportações de produtos agrícolas bem diversificados após a crise do café.

d) a reforma agrária processada no Governo de Carvalho Pinto.

e) o acúmulo de capitais obtidos com a lavoura do café e aplicados às atividades industriais.

Questão 4- (Ufpe) O grande polo industrial do Brasil situa-se no triângulo São Paulo – Rio – Belo Horizonte. É uma área que abrange o leste do Estado de São Paulo, o Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo.

Sobre esse assunto, podemos afirmar que:

a) a cidade de São Paulo transformou-se no principal polo industrial do país, já no século XVIII.

b) a economia cafeeira de exportação, apesar de ter gerado um notável crescimento do PIB brasileiro no início do século XX, não gerou recursos necessários para o processo de industrialização do Sudeste.

c) o principal fator de localização das indústrias no Sudeste foram as grandes reservas de carvão existentes na região, particularmente em São Paulo.

d) as primeiras áreas industriais do Rio de Janeiro situaram-se afastadas dos eixos ferroviários e próximas à Baía de Guanabara.

e) após a Revolução de 30, com a finalização da chamada “política do café-com-leite”, as elites econômicas de Minas Gerais voltaram a atenção para o desenvolvimento industrial do Estado.

Questão 5 – (UNICENTRO) Sobre a distribuição regional das indústrias, no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) Ainda se observa uma nítida concentração industrial na região Sudeste, sendo este um reflexo das desigualdades sociais e econômicas que marcaram a evolução política e econômica do País.

b) Os ciclos do ouro e da cana-de-açúcar desencadearam, respectivamente, os processos de industrialização das regiões Sudeste e Nordeste.

c) A liberação da mão de obra escrava, no estado de São Paulo, foi importante para o desenvolvimento da indústria local, pois os negros livres engajaram-se no processo industrial, constituindo a mão de obra principal do setor secundário.

d) A região Centro-Oeste destaca-se pela indústria pesada, ligada à construção de barragens e pela indústria aeronáutica, sediada em Brasília.

e) Por razões históricas, a indústria nordestina desenvolveu- se principalmente no sertão semiárido, pois o litoral úmido manteve o perfil da economia agrária agroexportadora de cana-de-açúcar.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre a região Sudeste. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (UNESP) A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio, indicando preocupação com o transbordamento de suas margens: “miserável estado em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fixos, sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela planície”.

O ESTADO DE S. PAULO, 24 jan. 2010 (Adaptação).

A partir da leitura do texto, identifique os problemas estruturais, que poderiam acentuar as enchentes.

I. Despejo desordenado do lixo urbano.

II. Impermeabilização do solo urbano.

III. Ampliação de áreas verdes.

IV. Crescimento de loteamentos junto aos cursos fluviais.

V. Expansão da rede de circulação viária em avenidas de fundo de vale.

Assinale a alternativa que indica todos os reais problemas estruturais apresentados que acentuam as enchentes da cidade de São Paulo no século XXI:

a) I, IV e V.

b) II, III, IV e V.

c) I, II, IV e V.

d) II, III e IV.

e) I, III e V.

Questão 7- (Unirio) “Fábio de Souza, 19, teve mais sorte que seu pai. Na década de 80, Antônio de Souza se cansou da vida dura de pequeno agricultor em Sobral, no Ceará, e migrou para São Paulo.

Analfabeto, Antônio não prosperou e teve de voltar para o Ceará. Seu filho não vai precisar se esforçar tanto para buscar emprego numa fábrica. A indústria está chegando ao sertão.”

(“Folha de S. Paulo” 19/09/99.)

As histórias de Antônio e Fábio de Souza mostram duas fases da organização da atividade industrial no território brasileiro. São elas, respectivamente, a:

a) centralização industrial na região sudeste e a dispersão da atividade industrial para regiões de custos mais baixos.

b) descentralização do parque industrial sulista e o aumento da industrialização nordestina.

c) concentração industrial em São Paulo e a transferência da indústria de alta tecnologia para o nordeste.

d) concentração da indústria de base no sudeste e a dispersão da indústria da construção civil.

e) dispersão da atividade industrial, durante o milagre brasileiro, e a centralização de unidades produtivas no período Collor.

Questão 8- (Mackenzie) Destacam-se na expansão industrial de São Paulo 4 grandes eixos viários, EXCETO o:

a) eixo Dutra, ao longo do Vale do Paraíba.

b) eixo Anhangüera-Bandeirantes onde destacam-se Campinas e Ribeirão Preto.

c) eixo Castelo Branco que tem como destaque Sorocaba.

d) eixo Régis Bittencourt que abrange o Vale do Ribeira.

e) eixo Imigrantes-Anchieta que inclui o ABCD e a Baixada Santista.

  • Ufa! Faltam só dois exercícios sobre a Região Sudeste. Avante!

Questão 9-   (IBMEC-2006) O rio Tietê desempenhou, ao longo da história da cidade de São Paulo, um papel importante sob vários aspectos. Sobre suas características e história leia as seguintes afirmativas:

I. O rio Tietê nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, e segue em direção ao interior do estado de São Paulo, desaguando no lago formado pela barragem de Jupiá no rio

Paraná.

II. Ao longo do rio Tietê foram construídas muitas barragens para aproveitamento hidrelétrico. A Light construiu sua primeira usina hidrelétrica no rio, na altura da cidade de Santana do Parnaíba, em 1901.

III. Em várias barragens, ao longo do rio Tietê, foram implementados sistemas de eclusas. A hidrovia Tietê-Paraná permite a navegação desde a cidade de Santana do Parnaíba até a barragem de Jupiá.

a) As afirmativas I e III estão corretas.

b) Nenhuma das afirmativas está correta.

c) Todas as afirmativas estão corretas.

d) As afirmativas I e II estão corretas.

e) As afirmativas II e III estão corretas.

Questão 10 –  (UFMG-2005) Considerando-se a posição geopolítica e econômica do Estado de Minas Gerais no Brasil, é INCORRETO afirmar que

a) a grande extensão territorial, a população numerosa e a economia dinâmica são fatores tradicionais que favorecem a relevância política do Estado no cenário nacional.

b) a posição de zona de transição, pelo contato com vários ecossistemas brasileiros, confere ao território mineiro uma aptidão agropastoril diversificada.

c) a produção de café e de leite tem revelado, nas últimas décadas, uma expressiva queda, o que coloca o Estado em desvantagem no cenário nacional.

d) a produção e a exportação de matérias-primas minerais e de bens da indústria de base – como o ferro-gusa e o aço – constituem, ainda, pilares da economia estadual.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre a Região Sudeste. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre a Região Sudeste

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra c) Domínio dos Mares de Morros;

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra b) o transporte ferroviário constituiu a principal via de integração do espaço oriental brasileiro, viabilizando a expansão do mercado interno da produção industrial do Sudeste.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra e) o acúmulo de capitais obtidos com a lavoura do café e aplicados às atividades industriais.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra e) após a Revolução de 30, com a finalização da chamada “política do café-com-leite”, as elites econômicas de Minas Gerais voltaram a atenção para o desenvolvimento industrial do Estado.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra a) Ainda se observa uma nítida concentração industrial na região Sudeste, sendo este um reflexo das desigualdades sociais e econômicas que marcaram a evolução política e econômica do País.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra c) I, II, IV e V.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra a) centralização industrial na região sudeste e a dispersão da atividade industrial para regiões de custos mais baixos.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra d) eixo Régis Bittencourt que abrange o Vale do Ribeira.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra c) Todas as afirmativas estão corretas.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra  c) a produção de café e de leite tem revelado, nas últimas décadas, uma expressiva queda, o que coloca o Estado em desvantagem no cenário nacional.

Está com dificuldades para descobrir qual profissão se encaixa melhor na sua personalidade? Resolva isso com o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional da internet!

Gostou dos nossos exercícios sobre a Região Sudeste? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador