Enem

Será que você pode ser um treineiro Enem? Veja as respostas para as 9 dúvidas mais comuns!

Será que você pode ser um treineiro Enem? vem ver o que é isso, o que muda e como se inscrever!Será que você pode ser um treineiro Enem? vem ver o que é isso, o que muda e como se inscrever!

Como se não bastasse o nível de dificuldade da prova do Enem, você já deve ter ouvido falar nas diferentes modalidades de inscrição. Hoje nós vamos te explicar o que é um treineiro Enem, o que ele faz, no que isso pode afetar a sua prova… Tudo atualizado para 2021. Vem ver as respostas para as 9 principais dúvidas sobre os treineiros do Enem!

Esse artigo sobre o treineiro Enem é tão completo que dividimos em tópicos! Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que significa ser treineiro Enem? Quem pode ser treineiro?
  2. Como funciona a inscrição no Enem para quem é treineiro?
  3. O treineiro Enem tem que pagar a taxa de inscrição?
  4. Como é a prova do Enem para os treineiros?
  5. O treineiro está submetido às mesmas regras que os outros?
  6. Quando são divulgados os resultados dos treineiros Enem?
  7. O treineiro pode usar a nota para entrar na universidade?
  8. Por que fazer o Enem como treineiro?
  9. E a redação do treineiro Enem?

Você ainda tem dúvidas sobre qual profissão escolher? O Raio-X do Beduka te ajuda! Ele é um teste super legal que aponta os traços da sua personalidade e, com base nisso, te dá sugestões de profissões.

O que significa ser treineiro no Enem 2021? Quem pode ser?

Essa pergunta é bem simples e sua resposta mais ainda! O Inep define como “treineiro” Enem o participante que:

  • Concluirá o Ensino Médio após o ano de realização do Enem;
  • Não concluiu o Ensino Médio e não o esteja cursando.

Em outras palavras, estamos falando daquelas pessoas que estão apenas treinando, vendo como é a prova na prática. É a galera que ainda está cursando o 1° ou o 2° ano, ou que não tem nada a ver com os objetivos da prova e só quer fazer para ver como é.

Elas fazem a prova e recebem o resultado normalmente, mas não podem usá-lo para entrar em uma faculdade (por que não têm o certificado de conclusão do Ensino Médio).

Desde 2017, a prova do Enem não pode mais ser usada para concluir o Ensino Médio. A prova que se faz para concluir o ensino médio é o exame do Encceja.

Como se inscrever no Enem como treineiro?

Quem tenta entrar como treineiro, tem que fazer o mesmo processo que qualquer outro participante. É muito importante conferir os detalhes de como se inscrever no Enem, como o passo-a-passo e os documentos necessários para não passar aperto na hora!

As duas únicas diferenças são:

  • Você precisa marcar a opção “treineiro” quando ela aparecer na sua tela;
  • O treineiro só pode fazer a versão impressa da prova, não a digital.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo vestibulístico? É só seguir o Instagram do Beduka! Lá, nós postamos diariamente sobre as notícias mais urgentes e os resumos dos conteúdos que mais caem na prova.

O treineiro Enem tem que pagar a taxa de inscrição?

Sim. Os custos são os mesmos. As provas têm de ser impressas, organizadas e corrigidas como todas as outras. Por isso, o treineiro Enem paga a taxa normalmente. 

Só que os participantes em vulnerabilidade socioeconômica podem pedir a isenção. E isso inclui os treineiros Enem que estiverem nessas condições!

Como é a prova do Enem para treineiros?

A prova dos treineiros é a mesma que os outros participantes farão. 

Isso significa que todos farão a prova nos mesmos dias (que serão dois domingos) e nos mesmos horários, com as mesmas regras de aplicação e com o mesmo conteúdo.

Lembre-se que o horário oficial da prova é lançado segundo o fuso-horário de Brasília. Então, você precisa adaptá-lo ao da sua região se morar em outro fuso!

Ah, você não está sabendo? Vem ver logo quais são os conteúdos que mais caem no Enem! É muito importante você ir se preparando ao longo do ano, porque é muita coisa para estudar.

As regras para o treineiro Enem são as mesmas para outros participantes?

As regras são as mesmas para os treineiros e para os demais participantes. Isso inclui a obediência aos protocolos de segurança da Pandemia da Covid-19 e o que é permitido levar no dia da prova.

Só há uma exceção: a divulgação dos resultados das provas é diferente.

Os participantes “pra valer” (não treineiros) têm prioridade na correção e suas notas serão divulgadas primeiro. Isso porque eles ainda terão que acessar o Sisu e realizar as matrículas caso sejam aprovados em universidades. Tudo isso tem prazos!

Depois que as notas deles são divulgadas é que começam as correções dos treineiros e sua posterior divulgação.

Quando são divulgadas as notas dos Treineiros Enem?

Normalmente, as notas dos treineiros são divulgadas 2 meses após a disponibilização dos resultados dos não treineiros. Ou seja, costuma demorar até 6 meses após o dia em que o treineiro fez a prova. 

O espelho da redação demora mais tempo ainda, sendo uma das últimas coisas que aparecem!

Para você ter uma ideia, o resultado do Enem 2020 impresso dos participantes treineiros só ficou disponível no dia 28 de maio de 2021.

O participante do Enem que é treineiro, pode usar sua nota para ingressar em alguma universidade?

Não mesmo. Lembra que falamos sobre isso no primeiro tópico do texto? 

Um dos requisitos para se cursar o Ensino Superior nas universidades é já ter o diploma de conclusão do Ensino Médio e este não é o caso do treineiro. Por isso, ele não pode entrar em nenhuma faculdade com sua nota.

Somente os alunos com o Ensino Médio concluído podem usar a nota do Enem como forma de acesso ao curso superior. E se o treineiro não pode usar a nota em vestibulares e no Sisu, também NÃO pode usá-la no ProUni ou no Fies

Algumas faculdades e cursos podem até aceitar notas antigas, mas você precisa ver com a instituição se é o caso. Então, se o João fez o Enem 2021 como treineiro e no ano seguinte concluiu o Ensino Médio, pode ser que alguma faculdade deixe-o entrar usando essa nota.

Porém, a nossa dica é que você busque sempre fazer o Enem todos os anos. Afinal, você não tem garantia que a faculdade que você quer aceitará o Enem antigo. Tendo ele atualizado, suas chances e opções são muito maiores!

Se “não serve pra nada”, você deve estar se perguntando:

Então, por que é bom fazer o Enem como treineiro?

Realizar a prova, mesmo não podendo ingressar na faculdade por meio dela, serve como autoavaliação de conhecimentos. Inclusive, ao se inscrever, o participante treineiro declara estar ciente disso.

O melhor é mesmo aprender com a prática, pois é preciso disciplina e uma dose de realidade!

Então, se você é treineiro, fará a prova como treino mesmo, só para descobrir se já está sabendo (ou não) a matéria. Para você, ela será um indicativo que vai te mostrar onde estão seus pontos fracos e fortes.

Outra maneira de já experimentar qual é o gostinho da prova do Enem é fazendo simulados. Por isso, o Beduka já disponibilizou um simulado online e gratuito com a mesma correção TRI do Enem!

E como fica a redação do treineiro Enem?

A redação do treineiro Enem também serve para sua autoavaliação. Como dissemos aí em cima, as datas em que os espelhos das redações são reveladas é bem depois. Basta ficar atento ao site do Inep que eles informarão!

As notas das provas e da redação também poderão servir para fins de publicidade ou premiação. Isso quer dizer que você pode se destacar na internet, na escola, nos cursinhos e afins, como alguém que sabe o que faz e promete!

Quer aprender a fazer uma boa redação? Podemos te ajudar com isso, é só ler o artigo Redação nota 1000 que escrevemos para te ajudar. Lembre-se que treinando desde agora você terá mais chances de se dar bem quando for pra valer!

Curtiu aprender mais sobre o treineiro Enem? Conta aqui embaixo se esse artigo te ajudou! E lembre-se de mandar para algum amigo que esteja na mesma condição que você, quem sabe ele não tem uma dúvida que foi respondida aqui.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador