História

Os 25 Melhores Exercícios Sobre a Revolução Francesa com Gabarito

Exercícios sobre Revolução FrancesaExercícios sobre Revolução Francesa
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Revolução Francesa foi um momento histórico revolucionário que ocorreu no final do século XVIII, devido a grande insatisfação popular. Esse momento marcou o fim do absolutismo e teve grande influência das ideias iluministas. Para dominar toda essa matéria faça nossos exercícios sobre a revolução francesa.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em qualquer dos itens abaixo:

Quando você terminar os Exercícios sobre a Revolução Francesa, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

A Revolução Francesa foi um marco histórico importante. Por esse motivo, o ENEM coloca frequentemente essa matéria na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, então revisar e fazer questões vai te preparar ainda mais.

São exercícios de vestibular sobre a Revolução Francesa e ajudam os alunos do ensino médio.

Porém, eles são ótimos para os alunos do ensino fundamental treinarem. Servem para alunos do 8º ano e 9º ano também.

Além dos exercícios sobre a Revolução Francesa, temos também outros exercícios de história:

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

O que foi a Revolução Francesa?

A Revolução Francesa teve seu início no ano de 1789, no dia 17 de junho, motivada pela burguesia e com uma participação importante dos camponeses e trabalhadores.

No dia 14 de julho de 1789, Paris sofreu mudanças marcantes no governo francês, após a massa urbana tomar a prisão da Bastilha.

Qual foi o contexto histórico da Revolução Francesa?

Para responder aos exercícios sobre a Revolução Francesa é importante saber qual era o contexto histórico da França no final do século XVIII.

A França era considerado um país agrário, inspirado na produção do modelo feudal. O governo era absolutista, ou seja, o poder da economia, da justiça, da política, da religião era designada ao rei.

Naquela época o rei da França era Luís XVI, sendo acusado pela burguesia e por uma parte da nobreza de arruinar a economia francesa. Por conta de tanta insatisfação, o povo queria acabar com o seu poder.

A Inglaterra era considerada uma grande inimiga da França. Isso causou ainda mais insatisfação para a população francesa, uma vez que a Inglaterra estava passando por um momento histórico: a Revolução Industrial.

A Revolução Francesa pode ser dividida em três partes:

  • Monarquia Constitucional (1789-1792);
  • Convenção (1792-1794);
  • Diretório (1794-1799).

A causa da Revolução Francesa foi, principalmente, a insatisfação com a economia. A burguesia estava preocupada com o desenvolvimento da indústria, queria mais liberdade de comércio internacional, desejando a implementação do liberalismo econômico e outras exigências. Lembre-se disso ao responder as questões sobre a revolução francesa.

sociedade francesa antes da revolução francesa

A sociedade francesa era hierarquizada. O clero estava posicionado no topo da pirâmide, ou seja, o primeiro estado.

A seguir, a nobreza, formada pelo rei e sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres. Eles formavam o segundo estado.

Já a base era constituída pelo terceiro estado, formado pelos trabalhadores, camponeses e a burguesia.

O terceiro estado sustentava toda a sociedade francesa, com trabalho e pagamentos de impostos.

A Revolução Francesa espalhou no mundo os ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade (Esse lema é o mais famoso dentre as questões sobre Revolução Francesa).

Porém, foram aproximadamente 18.000 assassinatos em 10 anos e as decapitações eram realizadas em praça pública, sem nenhum mistério.

Quer saber ainda mais sobre a Revolução Francesa? Então leia o nosso artigo COMPLETO sobre a Revolução Francesa.

Exercícios sobre a Revolução Francesa

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (UFRGS) Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.

a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.

b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.

c) o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.

d) o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.

e) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

Questão 2 – (Fuvest) Nas Revoluções Francesa (1789), Mexicana (1910), Russa (1917) e Chinesa (1949), há um elemento comum a todas. Trata-se da

a) presença imperialista

b) ideologia socialista

c) ideologia liberal

d) participação do operariado

e) participação do campesinato

Questão 3 – (FaZU) Foram decisões do Congresso de Viena, exceto:

a) restabelecer o absolutismo na Europa

b) acabar com o sistema de colonização

c) refazer o mapa-mundi

d) bloquear o avanço do liberalismo

e) a defesa do Princípio da Legitimidade

Questão 4 – (FGV)“Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:

a) pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembléia Nacional.

b) pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.

c) pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.

d) pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês

e) pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.

Questão 5 – (Fuvest)Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas

a) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo

b) geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.

c) puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado

d) efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.

e) foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.

Questão 6 – (UFSCar) A queda na produção de cereais, às vésperas da Revolução Francesa de 1789, desencadeou uma crise econômica e social, que se manifestou

a) na alta dos preços dos gêneros alimentícios, na redução do mercado consumidor de manufaturados e no aumento do desemprego.

b) no aumento da exploração francesa sobre o seu império colonial, na reação da elite colonial e no início do movimento de independência.

c) no abrandamento da exploração senhorial sobre os servos, na divisão das terras dos nobres emigrados e na suspensão dos direitos constitucionais

d) na decretação, pelo rei absolutista, da lei do preço máximo dos cereais, na expansão territorial francesa e nas guerras entre países europeus.

e) na intensificação do comércio exterior francês e no aumento da exportação de tecidos para a Inglaterra, que foi compensada pela compra de vinhos ingleses.

  • Muito bem! Você chegou a 25% dos Exercícios sobre a Revolução Francesa. Continue fazendo o restante.

Questão 7 – (Fuvest)A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembléia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava

a) romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão

b) recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna

c) estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social.

d) assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa

e) pôr em prática o princípio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

Questão 8 – (UNIUBE MG/2016) Um dos fatores que contribuiu para a eclosão da Revolução Francesa foi o aprofundamento dos conflitos de classes, fazendo surgir novos grupos no cenário político. Do ponto de vista social, podemos afirmar que a Revolução Francesa:

I. Traduziu o desejo do Terceiro Estado em suprimir a ordem social baseada no privilégio aristocrático e na sociedade estamental.

II. Propiciou o retorno dos privilégios sociopolíticos do Antigo Regime, apesar de implantar medidas extremas como o terror e a violência.

III. Promoveu uma sociedade igualitária com o estabelecimento do sufrágio universal, o direito à propriedade e a igualdade de direitos políticos entre as classes.

IV. Engendrou mudanças sociopolíticas que permitiram à França inserir-se no contexto capitalista, beneficiando a classe burguesa, que se apropriou dos efeitos da Revolução.

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:

a) I e II, apenas

b) I e IV, apenas

c) III e IV, apenas

d) I, II e III, apenas

e) II e III, apenas

Questão 9 – (UNIFOR CE/2018)

Exercícios sobre Revolução Francesa

Fonte: https://www.google.com.br/search%5B/caption%5D

Queda da Bastilha

A imagem acima ilustra um dos símbolos da Revolução Francesa, ocorrida no século XVIII e movida por diversos interesses. A respeito da Revolução Francesa, avalie as afirmações a seguir.

I. A Revolução Francesa ocorreu entre 1789 e 1799, em um contexto de crise econômica da França, marcada pelo absolutismo.

II. A Revolução Francesa foi movida por interesses diversos. Entre o povo predominava o sentimento de injustiça social; entre os burgueses o interesse pelo liberalismo.

III. Ideias iluministas (movimento filosófico, político, social e cultural) eram predominantes no período da Revolução Francesa entre a burguesia.

IV. A Revolução Francesa passou pelas fases a seguir: Assembleia Nacional, Monarquia Constitucional, Convenção Nacional e Diretório.

A respeito do tema, estão corretas apenas as alternativas:

a) II, III e IV.

b) I, II, III e IV.

c) I, II e III.

d) I, II e IV.

e) I e II.

Questão 10 – (PUC RJ/2015)A Revolução Francesa foi vivenciada, por muitos dos atores envolvidos, como uma ruptura com o Antigo Regime. O próprio conceito de Antigo Regime era utilizado pelos revolucionários para nomear a organização social e política anterior a 1789. As alternativas abaixo apresentam transformações que representavam uma ruptura com essa organização. Assinale a alternativa INCORRETA:

a) A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito inviolável e sagrado.

b) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamando a igualdade de todos os cidadãos perante a lei.

c) A supressão da Monarquia absoluta e a defesa do princípio da soberania do povo.

d) A sanção da Constituição Civil do Clero, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em funcionários públicos.

e) A eliminação do feudalismo, suprimindo os privilégios dos senhores feudais.

Questão 11- (UNIME BA/2016) Durante a Revolução Francesa, em 1789, foi aprovada a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.

No contexto histórico da época, esse documento

a) criou novas relações político-ideológicas que permitiram o triunfo do socialismo.

b) estabeleceu novas condições de produção, tornando mais justa a relação entre capital e trabalho.

c) demonstrou ambiguidade, ao não reconhecer o direito de liberdade aos escravos das colônias.

d) promoveu o direito de igualdade de gênero, estendendo o direito de voto às mulheres.

e) fortalecia a imagem paternal da realeza, ao considerar caber ao Estado promover o bem-estar social.

Questão 12 –(UNIFOR CE/2016) A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que teve como ideais a liberdade, a igualdade e a fraternidade, marcou o advento de um novo paradigma estatal.

Sobre o assunto, pode-se afirmar que

a) trata-se do advento do Estado Absolutista, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.

b) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.

c) trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta às opressões vividas pelos operários, que não eram os donos do capital.

d) trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.

e) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.

  • Boa! Já estamos na metade dos exercícios sobre Revolução Francesa. Continue!

Questão 13 – (Unemat MT/2016) A Revolução Francesa foi, de fato, um conjunto de acontecimentos suficientemente poderoso e universal em seu impacto para ter transformado o mundo permanentemente (…). Metade dos sistemas legais do mundo está baseada na codificação legal que a Revolução implantou. (…) A Revolução Francesa deu aos povos a noção de que a história pode ser mudada por sua ação. Deu-lhes também o que até hoje permanece como a mais poderosa divisa jamais formulada para a política da democracia e das pessoas comuns que ela inaugurou: “liberdade, igualdade, fraternidade”.

(HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 124-5)

Que país latino-americano teve sua independência influenciada pela Revolução Francesa?

a) Austrália.

b) Estados Unidos.

c) Haiti.

d) Brasil.

e) Espanha.

Questão 14 – (UNITAU SP/2016)Sobre a Revolução Francesa, é CORRETO afirmar:

a) A concessão de honras e privilégios em função do nascimento deveria ser mantida.

b) A crise que motivou a Revolução foi restrita ao aspecto político.

c) O poder do povo foi amplamente e efetivamente reconhecido.

d) Apesar de a Revolução ter englobado o regicídio, a monarquia deveria ser restabelecida.

e) A Constituição estabeleceu o sufrágio censitário, com a distinção entre cidadãos.

Questão 15 – (UFV) Durante o período Napoleônico (1799 – 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:

a) Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Bando da França, em 1800.

b) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.

c) Promulgação, em 1804, do Código Civil, que incorporou definitivamente à legislação francesa os princípios liberais burgueses.

d) Expansão territorial da França, graças à incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado “Império Napoleônico”.

e) Criação do franco como novo padrão monetário.

Questão 16 – (UNIRIO)“Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça encontrem um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo.” (Napoleão Bonaparte)

Sobre o Período Napoleônico (1799 – 1815), podemos afirmar que:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) consolidou a revolução burguesa na França, através da contenção dos monarquistas e jacobinos;

b) manteve as perseguições religiosas e confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa;

c) enfrentou a oposição do Exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses;

d) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados;

e) anulou diversas conquistas do período revolucionário, tais como a igualdade entre os indivíduos e o direito de propriedade.

Questão 17 – (UNAERP) Abolição da escravidão; fim dos privilégios; limite aos preços dos gêneros alimentícios; criação do ensino gratuito obrigatório; concessão de terras aos camponeses.

Estas foram medidas tomadas pelo:

a) adepto da escola econômica fisiocrática, o francês Turgot;

b) jovem general, recém-chegado do Egito, Napoleão Bonaparte;

c) líder jacobino, Robespierre, conhecido como “o Incorruptível”;

d) primeiro-ministro francês, cardeal de Richelieu, a concluídas por seu sucessor, cardeal Mazarino;

e) “Rei-Sol”, Luís XIV, juntamente com seu ministro Colbert.

Questão 18 – (MACK) Sobre a Revolução Francesa, é incorreto afirmar que:

a) os dois clubes mais importantes foram o Clube dos Cordeliers e o Clube dos Jacobinos;

b) a convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime;

c) ela representou uma ruptura estrutural, pois a burguesia, até então marginalizada em relação ao poder político, sublevou-se, tornando-se senhora do Estado;

d) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi a síntese da concepção burguesa da sociedade;

e) a Bastilha, antiga prisão do estado, foi tomada de assalto por artesãos, operários, pequenos comerciantes, lavadeiras e costureiras.

Questão 19 – (UFMG)Marx, em A Sagrada Família, afirmou que o Golpe de 18 Brumário de 1799 instaurou um regime que “concluiu o Terror, pondo no lugar da revolução permanente, a guerra permanente”. Todas as alternativas contêm referências corretas relativas à afirmação acima, exceto:

a) A concentração de um poder ditatorial nas mãos de Napoleão Bonaparte.

b) A repressão interna desencadeada pelo novo regime sobre os opositores do golpe.

c) As constantes campanhas militares empreendidas por Napoleão.

d) As proibições impostas à burguesia no campo associativo.

e) As severas interdições que limitaram a liberdade da imprensa francesa.

Questão 20 – (Cásper Líbero) Sobre a Revolução Francesa, iniciada em 1789, é correto afirmar que:

a) foi longamente preparada pelo ciclo revolucionário ocorrido na Inglaterra no século XVII, o que explica o apoio que esse país prestou aos revoltosos franceses.

b) tratou-se, principalmente, de uma revolução cultural, ápice do desenvolvimento do chamado iluminismo.

c) não foi devidamente percebida como um movimento relevante por seus contemporâneos, ganhando importância apenas retrospectivamente, com o início da Revolução de 1848.

d) não implicou mudanças significativas na ordem societária dominante no mundo ocidental.

e) apresentou diferentes fases, desembocando em um contexto monárquico, antirrevolucionário e reacionário, representado pelo Congresso de Viena.

Questão 21 – (PUC-RJ) Estendendo-se entre 1789 e 1799, a Revolução Francesa foi um período de intensa experimentação política e social que transformou de maneira irreversível as ideias e práticas anteriores, estabelecendo, assim, um marco de ruptura na história do mundo ocidental. Sobre esse período, considere as afirmativas abaixo:

I. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão proclamou a liberdade e igualdade naturais dos homens.

II. A Assembleia Nacional Constituinte aboliu o sistema feudal, eliminando antigos privilégios da nobreza.

III. A sanção da Constituição Civil do Clero subordinou a igreja e seus sacerdotes ao Estado.

IV. Durante a Convenção, a escravidão foi abolida nas colônias francesas.

ASSINALE:

a) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

b) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

c) Se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

d) Se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

e) Se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

Questão 22 – (Unicentro)  “Para o historiador, todos os acontecimentos, mesmo os remotos, têm atualidade e vida. Mas isso é ainda mais verdadeiro no caso da Revolução Francesa de 1789, que transformou o modo de vida até daqueles que pouco souberam ou sabem sobre ela, até hoje em dia. Não será exagero dizer que ela ajudou a dar forma ao mundo ocidental contemporâneo, moldando as instituições e os ideais que nos animam e que consideramos universais.” (GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2003. p. 9.)

Sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar.

a) A Revolução Francesa ocorreu em meio a uma crise econômica e foi produto de revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos.

b) A Revolução Francesa é considerada a primeira Revolução Comunista, pois, até hoje, esse sistema molda as instituições no mundo ocidental.

c) Foi uma revolução comandada por Napoleão Bonaparte, que, influenciado pelo Iluminismo, organizou um golpe de estado contra Luiz XVI.

d) A Revolução Francesa foi um movimento caracterizado pelo terror, organizado pelo revolucionário Robespierre, em apoio ao absolutismo de Luiz XVI.

e) Trata-se de uma revolução burguesa, inspirada no iluminismo e comandada por Robespierre, na qual o Czar Nicolau II foi executado na guilhotina.

  • Ufa, estamos quase lá. Faça os 3 últimos exercícios de Revolução Francesa.

Questão 23 – (Enem) Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo.

FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

a) modernização da educação escolar.

b) atualização da disciplina moral cristã.

c) divulgação de costumes aristocráticos.

d) socialização do conhecimento científico.

e) universalização do princípio da igualdade civil. 

Questão 24 – (Ufpa 2016) Norman Hampson, autor de História Social de la Revolución Francesa, aborda as tensões na sociedade francesa do século XVIII:

A França do ancien régime… era uma sociedade extremamente complexa, caracterizada por grandes variações locais em todos os níveis. Por uma série de razões – políticas, econômicas, sociais e religiosas – as tensões foram se tornando cada vez maiores durante a segunda metade do século XVIII (…).

Apud MARQUES, Adhemar et al. História Contemporânea

através de textos.

São Paulo: Contexto, 2008. p. 18.

Considerando o que diz Hampson, essa realidade da sociedade francesa daquele século se expressa nas tensões decorrentes da

a) alta dos tributos implementados durante o reinado de Luís XVI, que atingiu, sobretudo, os servos que viviam em glebas fora dos muros da cidade e que eram arrendadas pelos aristocratas do 2º Estado.

b) tomada de consciência da classe trabalhadora que vivia no campo, ao reconhecer que era explorada pela Corte, a qual tinha como única função nomear, convocar ou demitir ministros, impedindo o rei de governar.

c) luta de classes que se estabeleceu entre burgueses e camponeses, representantes das então recentes forças produtivas que se estabeleceram na França após a superação do feudalismo e do clericalismo.

d) sobrecarga de taxas sobre o campesinato enquanto as ordens privilegiadas (nobreza e clero) ocupavam os lugares honoríficos e lucrativos, ao mesmo tempo em que a burguesia ficava fora do poder.

e) dependência em que vivia a burguesia em relação à nobreza, que tudo controlava desde os impostos até a produção de alimentos, como forma de evitar a revolução no campo.

Questão 25 – (Espcex) Leia as afirmações abaixo referentes à Revolução Francesa.

I. Sua principal função social era defender a nação.

II. Fase da Revolução Francesa que durou de 1794 até 1799.

III. Revoltas camponesas comuns na França na década de 1780.

IV. Defendiam um governo central forte, o voto universal e a participação popular na direção do processo revolucionário.

Os fragmentos I, II, III e IV referem-se, respectivamente, ao/à(s)

a) jacobinos, diretório, nobreza, jaqueries.

b) nobreza, diretório, jaqueries, jacobinos.

c) diretório, jaqueries, jacobinos, nobreza.

d) nobreza, jaqueries, diretório, jacobinos.

e) jaqueries, jacobinos, nobreza, diretório. 

  • Parabéns, você fez todos os Exercícios sobre a Revolução Francesa , Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre a Revolução Francesa

O gabarito das questões de Revolução Francesa está logo abaixo. Tomara que você tenha ido muito bem!

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta: letra d) o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta: letra e) participação do campesinato

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta: letra b) acabar com o sistema de colonização

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta: letra e) pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta: letra e) foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.

Exercício resolvido da questão 6

Alternativa correta: letra a) na alta dos preços dos gêneros alimentícios, na redução do mercado consumidor de manufaturados e no aumento do desemprego.

Exercício resolvido da questão 7

Alternativa correta: letra d) assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa

Exercício resolvido da questão 8

Alternativa correta: letra b) I e IV, apenas

Exercício resolvido da questão 9

Alternativa correta: letra b) I, II, III e IV.

Exercício resolvido da questão 10

Alternativa correta: letra a) A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito inviolável e sagrado.

Exercício resolvido da questão 11

Alternativa correta: letra c) demonstrou ambiguidade, ao não reconhecer o direito de liberdade aos escravos das colônias.

Exercício resolvido da questão 12

Alternativa correta: letra e) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.

Exercício resolvido da questão 13

Alternativa correta: letra c) Haiti.

Exercício resolvido da questão 14

Alternativa correta: letra e) A Constituição estabeleceu o sufrágio censitário, com a distinção entre cidadãos.

Exercício resolvido da questão 15

Alternativa correta: letra b) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.

Exercício resolvido da questão 16

Alternativa correta: letra a) consolidou a revolução burguesa na França, através da contenção dos monarquistas e jacobinos;

Exercício resolvido da questão 17

Alternativa correta: letra c) líder jacobino, Robespierre, conhecido como “o Incorruptível”

Exercício resolvido da questão 18

Alternativa correta: letra b) a convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime;

Exercício resolvido da questão 19

Alternativa correta: letra d) As proibições impostas à burguesia no campo associativo.

Exercício resolvido da questão 20

Alternativa correta: letra e) apresentou diferentes fases, desembocando em um contexto monárquico, antirrevolucionário e reacionário, representado pelo Congresso de Viena.

Exercício resolvido da questão 21

Alternativa correta: letra a) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

Exercício resolvido da questão 22

Alternativa correta: letra a) A Revolução Francesa ocorreu em meio a uma crise econômica e foi produto de revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos.

Exercício resolvido da questão 23

Alternativa correta: letra e) universalização do princípio da igualdade civil. 

Exercício resolvido da questão 24

Alternativa correta: letra d) sobrecarga de taxas sobre o campesinato enquanto as ordens privilegiadas (nobreza e clero) ocupavam os lugares honoríficos e lucrativos, ao mesmo tempo em que a burguesia ficava fora do poder.

Exercício resolvido da questão 25

Alternativa correta: letra b) nobreza, diretório, jaqueries, jacobinos.

Gostou dos nossos exercícios sobre Revolução Francesa? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários