História

Exercícios sobre Revolução Francesa com gabarito

Exercícios sobre Revolução FrancesaExercícios sobre Revolução Francesa

A Revolução Francesa foi um momento histórico revolucionário que ocorreu no final do século XVIII, devido a grande insatisfação popular. Esse momento marcou o fim do absolutismo e teve grande influência das ideias iluministas. Para dominar toda essa matéria faça nossos exercícios sobre revolução francesa.

A Revolução Francesa foi um marco histórico importante. Por esse motivo, o ENEM coloca frequentemente essa matéria na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, então revisar e fazer questões vai te preparar ainda mais.

São questões de vestibular sobre a Revolução Francesa e ajudam os alunos do ensino médio. Porém, eles são ótimos para os alunos do ensino fundamental treinarem. Servem para alunos do 8º ano e 9º ano também.

Além dos exercícios sobre Revolução Francesa, temos também outros exercícios de história:

Resumo da Revolução Francesa

A Revolução Francesa teve seu início no ano de 1789 no dia 17 de junho, motivada pela burguesia e com uma participação importante dos camponeses e trabalhadores.

No dia 14 de julho de 1789, Paris sofreu mudanças marcantes no governo francês, após a massa urbana tomar a prisão da Bastilha.

Contexto Histórico

Para responder aos exercícios sobre Revolução Francesa é importante saber qual era o contexto histórico da França no final do século XVIII.

 França no final do século XVIII.

A França era considerado um país agrário, inspirado na produção do modelo feudal. O governo era absolutista, ou seja, o poder da economia, da justiça, da política, da religião era designada ao rei.

Naquela época o rei da França era Luís XVI, sendo acusado pela burguesia e por uma parte da nobreza de arruinar a economia francesa. Por conta de tanta insatisfação, o povo queria acabar com o seu poder.

A Inglaterra era considerada uma grande inimiga da França. Isso que causou ainda mais insatisfação para a população francesa, uma vez que a Inglaterra estava passando por um momento histórico: a Revolução Industrial.

A Revolução Francesa pode ser dividida em três partes:

  • Monarquia Constitucional (1789-1792);
  • Convenção (1792-1794);
  • Diretório (1794-1799).

A causa da Revolução Francesa foi, principalmente, a insatisfação com a economia. A burguesia estava preocupada com o desenvolvimento da indústria, queriam mais liberdade de comércio internacional, desejando a implementação do liberalismo econômico e outras exigências. Lembre-se disso ao responder as questões sobre a revolução francesa.

sociedade francesa

A sociedade francesa era hierarquizada. O clero estava posicionado no topa da pirâmide, ou seja, o primeiro estado. A seguir, a nobreza, formada pelo rei e sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres. Eles formavam o segundo estado.

Já a base era constituída pelo terceiro estado, formado pelos trabalhadores, camponeses e a burguesia. O terceiro estado sustentava toda a sociedade francesa, com trabalho e pagamentos de impostos.

A Revolução Francesa espalhou no mundo os ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade (Esse lema é o mais famoso dentre as questões sobre Revolução Francesa). Porém, foram aproximadamente 18.000 assassinatos em 10 anos e as decapitações eram realizadas em praça pública, sem nenhum mistério.

Quer saber mais sobre a Revolução Francesa e o que foi a Queda da Bastilha, os Girondinos, os Jacobinos? Então leia o nosso artigo COMPLETO sobre a Revolução Francesa.

Agora que você já leu o nosso artigo, chegou a hora de colocar em prática o que foi aprendido. Faça os exercícios sobre Revolução Francesa e depois confira no gabarito.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet. É importante também não fazer os exercícios sobre a Revolução Francesa sem antes ler a matéria. Estude primeiro e faça depois. Estão logo abaixo.

Exercícios sobre Revolução Francesa

As questões abaixo ajudam alunos desde o 8º e 9º ano, até os de todas as séries do Ensino Médio.

1 – (UFRGS) Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.

a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.

b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.

c) o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.

d) o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.

e) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

2 – (Fuvest) Nas Revoluções Francesa (1789), Mexicana (1910), Russa (1917) e Chinesa (1949), há um elemento comum a todas. Trata-se da

a) presença imperialista

b) ideologia socialista

c) ideologia liberal

d) participação do operariado

e) participação do campesinato

3 – (FaZU) Foram decisões do Congresso de Viena, exceto:

a) restabelecer o absolutismo na Europa

b) acabar com o sistema de colonização

c) refazer o mapa-mundi

d) bloquear o avanço do liberalismo

e) a defesa do Princípio da Legitimidade

4 – (FGV)“Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:

a) pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembléia Nacional.

b) pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.

c) pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.

d) pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês

e) pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.

5 – (Fuvest)Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas

a) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo

b) geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.

c) puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado

d) efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.

e) foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.

6 – (UFSCar) A queda na produção de cereais, às vésperas da Revolução Francesa de 1789, desencadeou uma crise econômica e social, que se manifestou

a) na alta dos preços dos gêneros alimentícios, na redução do mercado consumidor de manufaturados e no aumento do desemprego.

b) no aumento da exploração francesa sobre o seu império colonial, na reação da elite colonial e no início do movimento de independência.

c) no abrandamento da exploração senhorial sobre os servos, na divisão das terras dos nobres emigrados e na suspensão dos direitos constitucionais

d) na decretação, pelo rei absolutista, da lei do preço máximo dos cereais, na expansão territorial francesa e nas guerras entre países europeus.

e) na intensificação do comércio exterior francês e no aumento da exportação de tecidos para a Inglaterra, que foi compensada pela compra de vinhos ingleses.

7 – (Fuvest)A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembléia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava

a) romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão

b) recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna

c) estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social.

d) assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa

e) pôr em prática o princípio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

8 – (UNIUBE MG/2016) Um dos fatores que contribuiu para a eclosão da Revolução Francesa foi o aprofundamento dos conflitos de classes, fazendo surgir novos grupos no cenário político. Do ponto de vista social, podemos afirmar que a Revolução Francesa:

I. Traduziu o desejo do Terceiro Estado em suprimir a ordem social baseada no privilégio aristocrático e na sociedade estamental.

II. Propiciou o retorno dos privilégios sociopolíticos do Antigo Regime, apesar de implantar medidas extremas como o terror e a violência.

III. Promoveu uma sociedade igualitária com o estabelecimento do sufrágio universal, o direito à propriedade e a igualdade de direitos políticos entre as classes.

IV. Engendrou mudanças sociopolíticas que permitiram à França inserir-se no contexto capitalista, beneficiando a classe burguesa, que se apropriou dos efeitos da Revolução.

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:

a) I e II, apenas

b) I e IV, apenas

c) III e IV, apenas

d) I, II e III, apenas

e) II e III, apenas

9 – (UNIFOR CE/2018)

Exercícios sobre Revolução Francesa

Fonte: https://www.google.com.br/search%5B/caption%5D

Queda da Bastilha

A imagem acima ilustra um dos símbolos da Revolução Francesa, ocorrida no século XVIII e movida por diversos interesses. A respeito da Revolução Francesa, avalie as afirmações a seguir.

I. A Revolução Francesa ocorreu entre 1789 e 1799, em um contexto de crise econômica da França, marcada pelo absolutismo.

II. A Revolução Francesa foi movida por interesses diversos. Entre o povo predominava o sentimento de injustiça social; entre os burgueses o interesse pelo liberalismo.

III. Ideias iluministas (movimento filosófico, político, social e cultural) eram predominantes no período da Revolução Francesa entre a burguesia.

IV. A Revolução Francesa passou pelas fases a seguir: Assembleia Nacional, Monarquia Constitucional, Convenção Nacional e Diretório.

A respeito do tema, estão corretas apenas as alternativas:

a) II, III e IV.

b) I, II, III e IV.

c) I, II e III.

d) I, II e IV.

e) I e II.

10 – (PUC RJ/2015)A Revolução Francesa foi vivenciada, por muitos dos atores envolvidos, como uma ruptura com o Antigo Regime. O próprio conceito de Antigo Regime era utilizado pelos revolucionários para nomear a organização social e política anterior a 1789. As alternativas abaixo apresentam transformações que representavam uma ruptura com essa organização. Assinale a alternativa INCORRETA:

a) A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito inviolável e sagrado.

b) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamando a igualdade de todos os cidadãos perante a lei.

c) A supressão da Monarquia absoluta e a defesa do princípio da soberania do povo.

d) A sanção da Constituição Civil do Clero, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em funcionários públicos.

e) A eliminação do feudalismo, suprimindo os privilégios dos senhores feudais.

11- (UNIME BA/2016) Durante a Revolução Francesa, em 1789, foi aprovada a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.

No contexto histórico da época, esse documento

a) criou novas relações político-ideológicas que permitiram o triunfo do socialismo.

b) estabeleceu novas condições de produção, tornando mais justa a relação entre capital e trabalho.

c) demonstrou ambiguidade, ao não reconhecer o direito de liberdade aos escravos das colônias.

d) promoveu o direito de igualdade de gênero, estendendo o direito de voto às mulheres.

e) fortalecia a imagem paternal da realeza, ao considerar caber ao Estado promover o bem-estar social.

12 –(UNIFOR CE/2016) A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que teve como ideais a liberdade, a igualdade e a fraternidade, marcou o advento de um novo paradigma estatal.

Sobre o assunto, pode-se afirmar que

a) trata-se do advento do Estado Absolutista, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.

b) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.

c) trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta às opressões vividas pelos operários, que não eram os donos do capital.

d) trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.

e) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.

13 – (Unemat MT/2016) A Revolução Francesa foi, de fato, um conjunto de acontecimentos suficientemente poderoso e universal em seu impacto para ter transformado o mundo permanentemente (…). Metade dos sistemas legais do mundo está baseada na codificação legal que a Revolução implantou. (…) A Revolução Francesa deu aos povos a noção de que a história pode ser mudada por sua ação. Deu-lhes também o que até hoje permanece como a mais poderosa divisa jamais formulada para a política da democracia e das pessoas comuns que ela inaugurou: “liberdade, igualdade, fraternidade”.

(HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 124-5)

Que país latino-americano teve sua independência influenciada pela Revolução Francesa?

a) Austrália.

b) Estados Unidos.

c) Haiti.

d) Brasil.

e) Espanha.

14 – (UNITAU SP/2016)Sobre a Revolução Francesa, é CORRETO afirmar:

a) A concessão de honras e privilégios em função do nascimento deveria ser mantida.

b) A crise que motivou a Revolução foi restrita ao aspecto político.

c) O poder do povo foi amplamente e efetivamente reconhecido.

d) Apesar de a Revolução ter englobado o regicídio, a monarquia deveria ser restabelecida.

e) A Constituição estabeleceu o sufrágio censitário, com a distinção entre cidadãos.

15 – (UFV) Durante o período Napoleônico (1799 – 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:

a) Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Bando da França, em 1800.

b) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.

c) Promulgação, em 1804, do Código Civil, que incorporou definitivamente à legislação francesa os princípios liberais burgueses.

d) Expansão territorial da França, graças à incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado “Império Napoleônico”.

e) Criação do franco como novo padrão monetário.

16 – (UNIRIO)“Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça encontrem um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo.” (Napoleão Bonaparte)

Sobre o Período Napoleônico (1799 – 1815), podemos afirmar que:

a) consolidou a revolução burguesa na França, através da contenção dos monarquistas e jacobinos;

b) manteve as perseguições religiosas e confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa;

c) enfrentou a oposição do Exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses;

d) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados;

e) anulou diversas conquistas do período revolucionário, tais como a igualdade entre os indivíduos e o direito

de propriedade.

17 – (UNAERP) Abolição da escravidão; fim dos privilégios; limite aos preços dos gêneros alimentícios; criação do ensino gratuito obrigatório; concessão de terras aos camponeses.

Estas foram medidas tomadas pelo:

a) adepto da escola econômica fisiocrática, o francês Turgot;

b) jovem general, recém-chegado do Egito, Napoleão Bonaparte;

c) líder jacobino, Robespierre, conhecido como “o Incorruptível”;

d) primeiro-ministro francês, cardeal de Richelieu, a concluídas por seu sucessor, cardeal Mazarino;

e) “Rei-Sol”, Luís XIV, juntamente com seu ministro Colbert.

18 – (MACK) Sobre a Revolução Francesa, é incorreto afirmar que:

a) os dois clubes mais importantes foram o Clube dos Cordeliers e o Clube dos Jacobinos;

b) a convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime;

c) ela representou uma ruptura estrutural, pois a burguesia, até então marginalizada em relação ao poder político, sublevou-se, tornando-se senhora do Estado;

d) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi a síntese da concepção burguesa da sociedade;

e) a Bastilha, antiga prisão do estado, foi tomada de assalto por artesãos, operários, pequenos comerciantes, lavadeiras e costureiras.

19 – (UFMG)Marx, em A Sagrada Família, afirmou que o Golpe de 18 Brumário de 1799 instaurou um regime que “concluiu o Terror, pondo no lugar da revolução permanente, a guerra permanente”. Todas as alternativas contêm referências corretas relativas à afirmação acima, exceto:

a) A concentração de um poder ditatorial nas mãos de Napoleão Bonaparte.

b) A repressão interna desencadeada pelo novo regime sobre os opositores do golpe.

c) As constantes campanhas militares empreendidas por Napoleão.

d) As proibições impostas à burguesia no campo associativo.

e) As severas interdições que limitaram a liberdade da imprensa francesa.

Você também pode testar os seus conhecimentos no nosso simulado. É grátis! É claro que temos aqui o gabarito dos exercícios sobre Revolução Francesa. Assim você irá muito bem na prova de história.

Respostas dos Exercícios sobre Revolução Francesa

O gabarito das questões de Revolução Francesa está logo abaixo. Tomara que você tenha ido muito bem!

Exercício resolvido da questão 1

d) o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.

Exercício resolvido da questão 2

e) participação do campesinato

Exercício resolvido da questão 3

b) acabar com o sistema de colonização

Exercício resolvido da questão 4

e) pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.

Exercício resolvido da questão 5

e) foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.

Exercício resolvido da questão 6

a) na alta dos preços dos gêneros alimentícios, na redução do mercado consumidor de manufaturados e no aumento do desemprego.

Exercício resolvido da questão 7

d) assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa

Exercício resolvido da questão 8

b) I e IV, apenas

Exercício resolvido da questão 9

b) I, II, III e IV.

Exercício resolvido da questão 10

a) A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito inviolável e sagrado.

Exercício resolvido da questão 11

c) demonstrou ambiguidade, ao não reconhecer o direito de liberdade aos escravos das colônias.

Exercício resolvido da questão 12

e) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.

Exercício resolvido da questão 13

c) Haiti.

Exercício resolvido da questão 14

e) A Constituição estabeleceu o sufrágio censitário, com a distinção entre cidadãos.

Exercício resolvido da questão 15

b) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.

Exercício resolvido da questão 16

a) consolidou a revolução burguesa na França, através da contenção dos monarquistas e jacobinos;

Exercício resolvido da questão 17

c) líder jacobino, Robespierre, conhecido como “o Incorruptível”

Exercício resolvido da questão 18

b) a convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime;

Exercício resolvido da questão 19

d) As proibições impostas à burguesia no campo associativo.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de fazer exercícios sobre revolução francesa, já falamos sobre outros assuntos que caem no ENEM em outros vestibulares. Veja aqui qual a definição de efeito estufa, aprenda sobre fontes de energia renováveis e faça exercícios sobre gêneros literários.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.

Gostou do nosso artigo com exercícios sobre a Revolução Francesa? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador