ExercíciosGeografia

Os 8 Melhores Exercícios Sobre Extrativismo Mineral, Vegetal e Animal com Gabarito

Exercícios Sobre Extrativismo Mineral Vegetal e AnimalExercícios Sobre Extrativismo Mineral Vegetal e Animal
Sala do Saber - melhor cursinho online

O extrativismo é uma atividade econômica baseada na extração de recursos direto da natureza. Há três tipos de extrativismo: mineral, vegetal e animal. Revise o conteúdo com nosso resumo e teste seus conhecimentos sobre ele com os exercícios que separamos.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de resolver os exercícios sobre extrativismo mineral, vegetal e animal, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é extrativismo?

Quando a humanidade surgiu, ainda não havia vida civilizada, nem atividades econômicas complexas, como a agricultura e a domesticação e criação de animais.

As pessoas tinham de buscar seus alimentos em meio à vegetação, colhendo frutos, ou caçando.

Somente tempos depois é que elas desenvolveram técnicas de plantio e colheita, dominando a terra. Também desenvolveram a criação de animais. Isso aconteceu quando o ser humano se tornou sedentário.

Contudo, até hoje a extração de recursos da natureza é uma atividade econômica presente e necessária para a manutenção de famílias inteiras. Essa atividade é conhecida como extrativismo e pode ser realizada no mundo vegetal, animal ou mineral.

O que é extrativismo mineral?

O extrativismo mineral é a extração de recursos minerais do subsolo, indo desde a água mineral ao petróleo. Ele se caracteriza pela intervenção drástica na área em que é realizado.

Está dividido em duas formas: direta e indireta.

  • Direta: é quando o recurso é extraído do subsolo e é utilizado na sua forma natural, como a água.
  • Indireta: quando o recurso é extraído, mas precisa passar por outros procedimentos para ser utilizado, como o petróleo.

O extrativismo mineral é uma das atividades econômicas mais importantes do mundo, sendo, em parte, responsável pelo bem-estar e progresso atingidos atualmente.

Eletrônicos, combustíveis, estradas, dentre tantas outras coisas conhecidas por nós, são dependentes deste tipo de extrativismo.

O que é extrativismo vegetal?

O extrativismo vegetal é a retirada de frutos, madeira e raízes da natureza realizada pelo ser humano. É também característico do extrativismo vegetal a exploração de seivas, como látex, usado na produção de borracha.

O extrativismo vegetal não deve ser confundido com a agricultura. Isto porque as plantas exploradas não são fruto de cultivo humano, mas crescem de forma espontânea.

Um exemplo de produto que chega para nós por meio do extrativismo é o açaí.

O que é extrativismo animal?

O extrativismo animal é a atividade em que há captura de animais como a caça e a pesca. Esse tipo de extrativismo é realizado de maneira regulada, respeitando a época de reprodução dos animais e a legislação que trata do assunto.

No Brasil, por exemplo, a caça é proibida, exceto em casos como de comunidades indígenas tradicionais, ou como medida sanitária. Neste último caso, somente a caça de javalis é permitida, pois é animal exótico e danoso à fauna e flora brasileiras.

Agora que você já revisou os tipos de extrativismo, responda os exercícios sobre extrativismo mineral, vegetal e animal que separamos.

Exercícios sobre extrativismo mineral, vegetal e animal

Questão 1 –  (FAMERP 2020) Um novo estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) na população indígena Yanomami constatou a presença de mercúrio nas amostras de cabelo de 56% das mulheres e crianças da região de Maturacá, no Amazonas, em níveis acima do tolerado pela Organização Mundial da Saúde. “O mercúrio é disseminado pelas águas dos rios e a contaminação de seres humanos se dá, especialmente, por meio da ingestão de peixes contaminados”, afirmou o coordenador da pesquisa, Paulo Basta.

(Filipe Leonel. “Contaminação por mercúrio se alastra na população Yanomami”. www.ensp.fiocruz.br, 16.08.2019. Adaptado.) 

A contaminação por mercúrio apresentada no excerto está associada

a) à calagem para eliminar a acidez do solo.   

b) ao terraceamento sem o controle de erosão.   

c) ao garimpo ilegal para a extração de ouro.   

d) à laterização para a extração da canga.   

e) a aterros sanitários sem a impermeabilização do terreno.   

Questão 2 –  (UNICAMP 2020) O petróleo continua sendo a fonte de energia mais importante do mundo. A posse de reservas, o transporte e a capacidade de refino figuram como elementos de soberania nacional e estratégicos em um mundo extremamente competitivo. Em relação ao petróleo no Brasil, é correto afirmar:

a) As descobertas das reservas nacionais ocorreram a partir dos anos 1980 e a Bacia de Campos (RJ) é hoje a principal produtora do país.   

b) A extração nacional é cada dia maior, mas a inexistência de oleodutos exige que o transporte seja realizado por meio rodoviário.   

c) A maior produção em terra provém do Estado do Rio Grande do Norte e, em mar, do pré-sal situado entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.   

d) Apesar de possuir grandes reservas, especialmente com as descobertas do pré-sal, não há refino no país, por isso os derivados são importados.   

Questão 3 – (UFRGS 2020) Leia os segmentos abaixo.

No caso de Brumadinho, o lodo invadiu o ribeirão Ferro-Carvão, e dali já seguiu para o [rio] Paraopeba. O ribeirão, devido à sua topografia, acabou retendo em seu vale boa parte dos rejeitos. Isso significa que as chuvas que estão caindo hoje e que vão cair nos próximos anos vão carrear esses rejeitos continuamente para o [rio] Paraopeba.

Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/02/

lama-toxica-poluicao-barragem-fundao-samarco-mariana-abrolhos>. Acesso em: 21 mar. 2019.

Pesquisadores confirmaram que a lama do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), percorreu cerca de 660 km do rio Doce e depois chegou ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/lamaavanca-por-rio-e-moradores-deixam-casas.shtml>. Acesso em: 21 mar. 2019.

Considere as afirmações abaixo, sobre os problemas ambientais associados ao rompimento de barragens de mineração.

I. Os danos ambientais do rompimento das barragens de rejeitos de mineração reportados envolvem biota, microclima, solos, recursos hídricos (drenagem superficial e subterrânea), população, dinâmica sedimentar e processos de formação do relevo.

II. Os impactos ambientais acontecem a montante e a jusante de onde ocorreu o evento, pois o entendimento da extensão dos danos envolve o conceito de bacia hidrográfica.

III. O impacto do rompimento da barragem da Samarco, no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, está relacionado à ação da corrente oceânica de Humboldt.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.   

b) Apenas II.   

c) Apenas III.   

d) Apenas I e II.   

e) I, II e III.   

Questão 4 –  (Cftmg 2012) “As atividades extrativistas que ocupam a maioria da população da região de mata da ilha de Marajó apresentam como fundamental característica a sazonalidade, isto é, dependem da estação do ano em que se tornam economicamente viáveis, seja pelo período de amadurecimento dos frutos da(o) ___________, seja pelas condições climáticas que permitem o acesso mais fácil às zonas de extração da____________ ou que propiciam a produção da(o) ____________”. 

BRASIL, Marília Carvalho. As estratégias de sobrevivência da população ribeirinha da Ilha do Marajó. In: TORRES, Haroldo. et al (Org.). População e meio ambiente: debates e desafios. São Paulo: Senac, 2000. p. 113. (Adaptado) 

Relacionando as condições socioambientais e as atividades econômicas desenvolvidas na região amazônica, a sequência correta que completa as lacunas é 

a) açaí, madeira, seringa. 

b) mamona, soja, algodão. 

c) cacau, canaúba, mineral. 

d) babaçu, cana de açúcar, palmito. 

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre extrativismo mineral, vegetal e animal. Continue fazendo o restante.

Questão 5 –  (UDESC 2010) Sobre a pesca da baleia no litoral catarinense, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

(   ) O óleo da baleia era usado na iluminação pública e particular; partes da baleia também eram aproveitadas em curtumes, estaleiros e construções como liga de argamassa.

(   ) A pesca da baleia constitui hoje umas das principais atividades turísticas do litoral catarinense, principalmente nas cidades de Garopaba e Imbituba.

(   ) O afastamento do cetáceo mais para o extremo sul; a substituição do óleo de baleia na iluminação pública e particular pela querosene, a partir do carvão ou do petróleo; e a concorrência com baleeiros norte americanos estão entre os motivos do declínio da pesca para fins comerciais ainda no século XIX.

(   ) O nome “Armação”, que se refere hoje a alguns locais do litoral catarinense, é herança da instalação de unidades produtivas ou simplesmente da realização da pesca da baleia naquele local.

(   ) A pesca da baleia constituiu-se importante atividade econômica no período colonial, a partir do século XVIII, e entrou em declínio no século XIX.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – V – V – V

b) F – V – V – F – V

c) V – F – F – V – V

d) V – F – V – V – V

e) V – V – F – V – F

Questão 6 – (Ufg 2012) Os elementos terras raras (ETR) são utilizados na produção do que há de mais moderno na fabricação de produtos tecnologicamente sofisticados, como computadores, celulares, tablets, painéis solares, telas de led etc. Eles são 17 elementos químicos muito parecidos, agrupados em uma mesma família na tabela periódica. O Brasil possui grandes reservas desses elementos, apesar de pouco exploradas. O estado de Goiás pode tornar-se um dos estados mais beneficiados pela exploração desses minérios no Brasil, tendo em vista o fato de possuir também uma das maiores reservas de fosfato, que apresenta em seus rejeitos minérios terras raras. Um desses elementos considerados como terras raras e o município goiano, onde ocorre essa extração de fosfato, são, respectivamente: 

a) fósforo – Catalão. 

b) lantânio – Barro Alto. 

c) antimônio – Americano do Brasil. 

d) lantânio – Catalão. 

e) tecnécio – Americano do Brasil. 

Questão 7 – (ENEM – adaptada) A atividade pesqueira é antes de tudo extrativista, o que causa impactos ambientais. Muitas espécies já apresentam sério comprometimento em seus estoques e, para diminuir esse impacto, várias espécies vêm sendo cultivadas. No Brasil, o cultivo de algas, mexilhões, ostras, peixes e camarões, vem sendo realizado há alguns anos, com grande sucesso, graças ao estudo minucioso da biologia dessas espécies.

Os crustáceos decápodes, por exemplo, apresentam durante seu desenvolvimento larvário, várias etapas com mudança radical de sua forma.

Não só a sua forma muda, mas também a sua alimentação e habitat. Isso faz com que os criadores estejam atentos a essas mudanças, porque a alimentação ministrada tem de mudar a cada fase.

Se para o criador, essas mudanças são um problema para a espécie em questão, essa metamorfose apresenta uma vantagem importante para sua sobrevivência, pois

a)aumenta a predação entre os indivíduos

b) aumenta o ritmo de crescimento.

c) diminui a competição entre os indivíduos da mesma espécie.

d) diminui a quantidade de nichos ecológicos ocupados pela espécie.

e) mantém a uniformidade da espécie.

Questão 8 – (Pucrs 2012) A antiguidade geológica do território brasileiro, associada aos diferentes tipos de rochas e terrenos que se formaram ao longo de mais de dois bilhões de anos, possibilita ao país uma atividade econômica importante na exploração de produtos minerais. 

Atualmente, a exploração de ________________ ocorre _____________, e a de ______________ ocorre _____________. 

a) carvão mineral – no Amazonas; manganês – no Piauí. 

b) bauxita – na Bahia; potássio – em Sergipe. 

c) ferro – no Pará; bauxita – no Maranhão. 

d) ferro – no Maranhão; bauxita – em Tocantins. 

e) potássio – em Sergipe; níquel – no Ceará. 

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre extrativismo mineral, vegetal e animal. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre extrativismo mineral, vegetal e animal

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra c) ao garimpo ilegal para a extração de ouro.   

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra c) A maior produção em terra provém do Estado do Rio Grande do Norte e, em mar, do pré-sal situado entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.    

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra d) Apenas I e II.      

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) açaí, madeira, seringa. 

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra d) V – F – V – V – V

Exercício Resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra d) lantânio – Catalão. 

Exercício Resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra c) diminui a competição entre os indivíduos da mesma espécie.

Exercício Resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra c) ferro – no Pará; bauxita – no Maranhão. 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre extrativismo mineral, vegetal e animal? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.