BiologiaExercícios

Os 5 melhores exercícios sobre Algas [com Gabarito]

os 5 melhores exercicios sobre algasExercícios sobre algas

Desde a Alga do Sushi até aquela traiçoeira que quando você está no mar aparece só para te assustar! Algas são organismos super interessantes e com uma grande importância no nosso dia-a-dia. Neste artigo você aprenderá sobre esses organismos e poderá treinar o que aprendeu com os melhores exercícios sobre Algas!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Você precisa de ajuda para organizar seus estudos? Acabamos de lançar o Plano de Estudos Intensivo para o Enem 2021! 

Introdução: como funciona a classificação dos seres vivos?

A ciência que estuda a classificação dos seres vivos é denominada Taxonomia. Através dela os seres vivos são agrupados de acordo com suas características morfológicas, fisiológicas e pelas relações filogenéticas existentes entre os seres vivos.

Para que essa classificação flua bem, os grupos de seres vivos recebem nomes (táxons) e são distribuídos dentro de níveis, seguindo a seguinte hierarquia: 

  • Reino
  • Filo
  • Classe 
  • Ordem
  • Família
  • Gênero 
  • Espécie

O agrupamento Reino é o mais abrangente e isso vai diminuindo ao longo da classificação até chegar ao nível de Espécie. Vamos aprender com um exemplo? Veja a classificação completa da Panthera onca, a onça-pintada:

Reino → Animalia; 

Filo → Chordata; 

Classe → Mammalia; 

Ordem → Carnivora; 

Família → Felídeos, 

Gênero → Panthera 

Espécie → Onca → Panthera onca (pela classificação binominal de Lineu, os nomes científicos são a junção do Gênero + Espécie)

É extremamente importante que você entenda a seguinte dinâmica:

O Gênero “Panthera” está  inserido na Família “Felídeos” e, consequentemente, dentro da Ordem “Carnivora”, seguindo esse processo sucessivamente.

Agora que você já entendeu como os seres vivos são classificados, você está apto para entender o são as algas!

O que são Algas?

Algas são organismos protistas. 

“Ahn? Como assim protistas?”

Pela classificação, as Algas estão agrupadas no Reino Protista, por isso, são consideradas organismos protistas. Por mais estranho que possa parecer, algas não são plantas.

Durante muito tempo considerou-se que as Algas eram sim representantes do Reino Plantae (reino das plantas), mas com o avanço da ciência e com novas descobertas, foi necessário alterar essa classificação e colocar as Algas dentro de outro Reino.

Esse grupo de animais possui uma gigantesca importância ecológica ligada à liberação de oxigênio nos ecossistemas aquáticos e na atmosfera. 

Possuem papel essencial para a quantidade de oxigênio disponível na água para os outros seres vivos aquáticos, além de serem produtores primários desses ambientes.

Estima-se que ao todo, a produção de oxigênio pelas algas seja superior a quantidade produzida pela Floresta Amazônica. Desse modo, é o grupo das algas que cumpre o papel de ser “o pulmão do mundo”, termo comumente utilizado.

Quais as características gerais das Algas?

De uma maneira geral, o grupo das Algas possuem as seguintes características:

  • Eucariontes: nas células desses indivíduos, o núcleo celular está envolto de uma membrana nuclear que abriga o material genético, fazendo com que ele não fique disperso no citoplasma.
  • Autotróficos: são seres capazes de produzir o seu próprio alimento. No caso das Algas, a produção ocorre por meio da fotossíntese, fazendo com que o grupo tenha extrema importância na produção de oxigênio e captação de gás carbônico.
  • Vivem na água: são seres vivos aquáticos que podem ser encontrados dispersos na coluna d’água ou de forma séssil, aderidos ao substrato. Além disso, elas existem nos ambientes de água doce e água salgada.

Quais os principais Filos das Algas?

Como vimos anteriormente, existem os Filos dentro de um Reino. Desse modo, o grande grupo das Algas está dividido nos seguintes Filos:

  • Filo Chlorophyta: São as algas verdes. Este grupo possui grande importância evolutiva, pois acredita-se que as plantas evoluíram a partir dos ancestrais comuns deste táxon. Isso se deve ao fato que as algas desse grupo apresentam clorofila alfa e beta, além de terem a molécula de amido como sua reserva energética.
  • Filo Phaeophyta:  São as algas pardas. São espécies exclusivamente marinhas e que possuem uma estrutura corporal mais complexa, possuindo vasos condutores e outros anexos que lembram caules e folhas.
  • Filo Rhodophyta: São as algas avermelhadas. Essa coloração está relacionada à presença do pigmento ficobilina, característica exclusiva do grupo.
  • Filo Bacillariophyta: São as algas diatomáceas. Os representantes do grupo em geral são unicelulares e possuem como características exclusivas a presença de uma estrutura protetora feita de sílica.
  • Filo Chrysophyta:  São as algas douradas. Essa coloração está relacionada à presença do pigmento fucoxantina, característica exclusiva do grupo.
  • Filo Euglenophyta: São organismos protistas flagelados (organismo que se movimentam através do batimento do flagelo, um apêndice locomotor que funciona como cauda) que, diferentemente das outras algas, alimentam-se de partículas orgânicas e, por isso, são considerados heterotróficos. Esses organismos são encontrados principalmente em ambientes de água doce.
  • Filo Dinophyta: São os organismos conhecidos como dinoflagelados. São pequenos organismos unicelulares que possuem dois flagelos e são encontrados principalmente em ambientes de água doce.

O que são Cianobactérias?

Aqui mora uma grande confusão. 

Cianobactérias, como o nome já diz, são bactérias. Algumas pessoas acabam confundindo as Cianobactérias com as Algas, porque popularmente acostumou-se a chamar as cianobactérias de algas azuis.  

As Cianobactérias são organismos procariontes, ao contrário das algas que são eucariontes. Por outro lado, ambas são seres vivos fotossintetizantes, estabelecendo uma grande ligação com a produção de oxigênio no ecossistema.

De todo modo, esses grupos possuem sim uma grande relação. 

Algas e Cianobactérias estão relacionadas ao processo de eutrofização dos ecossistemas aquáticos. O desequilíbrio ambiental relacionado a proliferação exagerada desses organismos tem grande chance de aparecer no vestibular! Fique ligado!

  • Esperamos que o resumo tenha te ajudado! Teste agora seus conhecimentos e confira as respostas no Gabarito. Lembre-se: o Beduka está aqui para te ajudar a alcançar o sonho da vaga no Ensino Superior!

Exercícios sobre Algas

Questão 1- (UFC) O reino Protista inclui as algas e os protozoários. Esses organismos, nas classificações mais antigas, eram considerados como pertencentes aos reinos vegetal e animal, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para a inclusão desses diferentes protistas no mesmo reino.

a) Ambos são simples, unicelulares, apresentam células eucarióticas e nutrição heterotrófica.

b) Ambos são simples na organização morfológica em comparação com plantas e animais, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

c) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células eucarióticas.

d) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células procarióticas.

e) Ambos são pluricelulares, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

Questão 2- (Unesp) “Maré vermelha deixa litoral em alerta.”

Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como “maré vermelha”, cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião […] e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados.

(Jornal “Vale Paraibano”, 01.02.2003.)

A maré vermelha é causada por

a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha.

b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha.

c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.

d) proliferação de líquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.

e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.

Questão 3- (Enem/2011) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-se durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

SORIANO, E.M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje, V.37, nº 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

a) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.

b) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.

c) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.

d) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

e) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para a atmosfera.

Questão 4- (UECE/2016.2) Analise as afirmações abaixo.

I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas do mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae.

II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.

III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações.

Está correto o que se afirma em

a) I e II apenas.

b) II e III apenas.

c) I e III apenas.

d) I, II e III.

Questão 5- (PUC-RS) Responder à questão com base nas afirmações abaixo, sobre as algas verdes do grupo Chlorophyta: 

I. São organismos autotróficos que possuem clorofila a e b. 

II. A substância de reserva é o amido. 

III. A maioria é aquática. 

IV. Todas são unicelulares. 

V. As algas marrons e vermelhas não são os seus parentes mais próximos. 

Estão corretas todas as afirmações, EXCETO a: 

a) I. 

b) II. 

c) III. 

d) IV. 

e) V.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Algas. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Algas

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) Ambos são simples na organização morfológica em comparação com plantas e animais, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: d) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: b) II e III apenas.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) IV. 

Gostou do nosso artigo sobre Algas? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.


Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador