Profissões

Você sabe o que faz um jornalista? Descubra o salário, o mercado de trabalho e muito mais

Você sabe o que faz um jornalista?Você sabe o que faz um jornalista?
Kit Aprovação Enem 2022

Quando você pensa no que faz um jornalista, o que vem a sua mente? Se a resposta for glamour, saiba que essa parte até existe, mas é para poucos. A maioria vai ficar nos bastidores, que costumam ser bastantes diversificados. Vamos te contar não só o que faz um jornalista, mas em quais campos pode atuar, o salário médio e o mercado de trabalho. 

Preparamos este artigo incrível para você que deseja saber o que faz um jornalista. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é e o que faz um jornalista?
  2. Como se tornar um jornalista? 
  3. O que se estuda em jornalismo?
  4. Qual o campo de atuação de um jornalista?
  5. Qual o salário médio de um jornalista?
  6. Onde é possível estudar jornalismo? O Beduka pode te conectar à faculdade

Você já tem certeza do que deseja fazer pelo resto da sua vida? Se a resposta for não, temos algo que pode te ajudar muito: o Raio X do Beduka. Ele é mais que um teste vocacional, pois seu método te permite  conhecer suas habilidades naturais também!

O que é e o que faz um jornalista?

Jornalista é o profissional que participa de alguma parte do processo que envolve a notícia. Ele pode atuar nos mais variados campos. 

Fazer coleta de informações, apurar dados, produzir reportagens, ser redator, ser revisor, criar pautas ou ainda se tornar âncora.

Como a notícia chega pronta até nós, acabamos achando que o trabalho do jornalista é rápido e fácil. Mas não é assim que funciona. 

É um processo em cadeia, em que se uma peça (função) for tirada do lugar, o resultado final dará errado. Quer um bom exemplo disso?

Recentemente, um importante veículo de comunicação divulgou a morte da rainha Elizabeth II. Se fosse mais um post circulando pelo instagram, nem iriamos ligar. Afinal já estamos mais que acostumados a lidar com fake news. 

Mas não, era uma fonte confiável, dessas que usamos para verificar a veracidade das notícias que recebemos por whatsapp. Resultado, muita gente levou um susto!

Até rolou várias brincadeiras nos comentários, uma delas foi: “um estagiário foi demitido”.

A publicação ou postagem, como preferirem chamar, é uma das últimas etapas desse encadeamento (sequência), que, como já dissemos, passa por diversos estágios. 

Quando pensar sobre o que faz um jornalista, tenha em mente a seguinte sequência: coleta de fatos, apuração, produção de imagens e redação, revisão e, por fim, publicação ou transmissão.

Ela costuma funcionar para todos os veículos de comunicação (televisão, rádio, jornal impresso, sites e blogs).

Como se tornar um jornalista?

Para se tornar um jornalista, é importante que você faça uma graduação na área. O curso dura 4 anos, mas desde de 2009 deixou de ser obrigatório.

Sendo assim, mesmo que você não seja graduado em jornalismo, poderá ser contratado para atuar como um. Porém, muitas empresas relacionadas ao setor ainda preferem contratar pessoas com formação na área.

Até porque, o curso de jornalismo dá ao futuro profissional uma bagagem teórica e prática fundamental. 

É na faculdade que o estudante começa a experimentar o que faz um jornalista: coleta, averiguação, preparo e transmissão de uma mensagem informativa. 

Por esses motivos, fazer uma faculdade de jornalismo ainda é o melhor caminho para se tornar um. Durante os 4 anos de curso, além das matérias que compõem a grade curricular, o aluno deverá realizar um estágio obrigatório.

Por fim, precisará apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Após isso, estará pronto para se inserir no mercado de trabalho.

O que se estuda em jornalismo?

Matérias relacionadas a escrita, a história do jornalismo, a prática em rádio e TV são alguns exemplos do que se estuda neste curso.

Afinal, jornalista é o profissional que vai lidar com os diversos lados da notícia. Suas funções podem ir desde de escrever sobre política ou sobre literatura até dirigir os bastidores de um telejornal.

Por esse motivo, a grade curricular está de acordo com tudo que esse profissional vai precisar saber para atuar nesse mercado de trabalho, que é tão diversificado. 

Abaixo, veja algumas das disciplinas que fazem parte do curso de jornalismo. Elas vão te dar uma direção a respeito de como é ser estudante de jornalismo.

  • História da Comunicação;
  • Introdução a fotografia;
  • Fotojornalismo;
  • Narrativas Contemporâneas;
  • Telejornalismo;
  • Mídia Online;
  • Jornalismo Literário, Cultural e Social;
  • Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa;
  • Redação Jornalística;
  • Filosofia e ética.

Qual o campo de atuação de um jornalista? Mercado de Trabalho

Como já conversamos no primeiro tópico deste artigo sobre o que faz um jornalista, o profissional da área pode atuar nas mais variadas vertentes.

E, com as evoluções tecnológicas, isso se intensificou ainda mais nas duas últimas décadas. Assim, surgiram outras frentes de trabalho. Todas ligadas ao universo virtual: sites, blogs e redes sociais. 

Nesse contexto, o home office se tornou uma possibilidade. Muitas empresas têm optado por ter seus funcionários trabalhando dessa forma.

Beduka Bolsas Direito

Nesse caso, as cobranças são relacionadas a demanda e os horários apresentam mais flexibilidade. Para produção de textos, é algo que costuma funcionar bem.

Apesar de todas essas mudanças e mesmo que uma boa parte da população esteja consumindo mais informações por meio digital, os veículos tradicionais de comunicação ainda permanecem com um peso significativo no meio jornalístico. 

Devido a isso, eles acabam oferecendo muitas vagas no mercado de trabalho. E é em um desses veículos que você pode trabalhar, se quiser ser um jornalista:

  • jornal impresso;
  • revista;
  • televisão;
  • rádio.

Quais as funções que um jornalista pode exercer?

Um jornalista pode atuar em diversas funções. Redator, repórter, criador de pautas, editor e âncora são algumas delas.

Para aqueles que trabalham no jornalismo televisivo, não necessariamente será preciso viver dentro de um estúdio ou em frente a um computador. A transmissão é a parte final. 

Para que ela aconteça, é necessário profissionais que trabalhem em campo: averiguando fatos, fazendo pesquisas, reportagens e por aí vai.

Os jornalistas que curtem uma vida mais agitada geralmente optam por fazer a cobertura de shows, eventos e mostras culturais.

Também há aqueles que escolhem o clássico: redação de jornais impressos! Além disso, é possível assessorar pessoas públicas (políticos, famosos etc).

Pesquisar, coletar, escrever, revisar, fotografar, apresentar, entrevistar estão entre muitas outras funções que permeiam os bastidores do jornalismo brasileiro.

Qual o salário médio de um jornalista?

Agora que já sabe o que faz um jornalista, é hora de saber quanto se ganha para realizar a profissão. Um jornalista costuma receber em torno de R$2.568,00, mas esse é o salário médio. Na prática, ele costuma variar bastante.

Isso acontece porque, como já conversamos, há uma infinidade de funções nas quais o profissional formado pode atuar. 

Fora isso, vai depender muito da empresa para qual se vai trabalhar. Algumas estão iniciando no mercado, outras já estão estabelecidas. 

Ainda há aquelas que já são consagradas e possuem uma autoridade inquestionável, como: Folha de São Paulo, O Globo e BBC News.

O importante mesmo é o profissional se aperfeiçoar naquilo que faz e manter o ritmo de estudo e prática. Uma colocação será consequência, ainda que leve algum tempo.

Onde é possível estudar jornalismo? O Beduka pode te conectar à faculdade! 

Você já sabe o que faz um jornalista. Agora é o momento de escolher uma faculdade!

E se eu te disser que é possível fazer isso sem participar do Enem e nem de qualquer outro tipo de vestibular?

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 70% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. 

E sabe o que é melhor? As faculdades disponíveis pelo Beduka possuem ótimo conceito no mercado de trabalho.

A Carta Matrícula pode ser gerada em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre o que faz um jornalista tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Instagram do Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador