Profissões

O que se estuda em jornalismo? Entenda como se inicia os bastidores da notícia

O que se estuda em jornalismoO que se estuda em jornalismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Nem só de holofotes vive um jornalista; muito pelo contrário. O mundo dos noticiários têm diferentes campos de atuação e é preciso conhecê-los na hora de decidir em qual deles se empregar. Por isso, vamos te contar o que se estuda em jornalismo, como é o mercado de trabalho,  quais são os diferentes setores pelos quais a notícia passa até ficar pronta e muito mais!

Preparamos este artigo incrível para você que deseja saber  o que se estuda em jornalismo. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é e como funciona o curso de jornalismo?
  2. O que se estuda em jornalismo?
  3. Qual a grade curricular do curso de jornalismo?
  4. Como é o mercado de trabalho para os profissionais do jornalismo?
  5. Estude jornalismo com até 70% de desconto?

Você já tem certeza do que deseja fazer pelo resto da sua vida? Se a resposta for não, temos algo que pode te ajudar muito: o Raio X do Beduka. Ele é mais que um teste vocacional, pois seu método te permite conhecer suas habilidades naturais também!

O que é e como funciona o curso de jornalismo?

O jornalismo é o ramo profissional diretamente ligado à notícia. Ele coleta, averigua, prepara e transmite uma mensagem informativa. 

Todas as informações, referentes ao nosso país e ao mundo, chegam até nós por meio do trabalho de milhares de profissionais que fazem parte dos bastidores dos veículos de comunicação.

Para se tornar um jornalista, é preciso ingressar em uma universidade . O curso dura 4 anos. Durante esse período, além das matérias que compõem a grade curricular, o aluno deverá realizar um estágio obrigatório.

Por fim, o estudante precisará apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Após isso, estará pronto para se inserir no mercado de trabalho.

Desde 2009, o curso de jornalismo deixou de ser obrigatório. No entanto, todas as empresas relacionadas ao setor ainda dão preferência por trabalhadores que sejam formados na área.

O que se estuda em jornalismo?

As bases de estudo do jornalismo são as ciências humanas, a teoria da comunicação e a prática em jornalismo. 

A primeira é a mais abrangente, pois envolve um universo de assuntos sociais, econômicos, culturais entre outros. É a parte que forma um profissional apto a entender as diferentes questões ligadas à notícia. 

A teoria da comunicação, como o próprio nome já diz, é responsável por dar ao universitário um conhecimento teórico e histórico relacionado a como esse processo surgiu, como evoluiu e como se desenvolve e funciona atualmente .

Já a prática em jornalismo promove o desenvolvimento das habilidades que serão necessárias no momento de atuar em campo. 

Por sinal, é muito comum as universidades terem estúdios próprios, jornal de circulação local e outros informativos que servem como um laboratório de experiência para seus alunos de jornalismo.

Independente da base de estudo, o curso costuma produzir debates frequentes sobre os mais variados assuntos.

Afinal, para lidar com notícias é preciso conhecê-las, ler bastante, estar informado, ter boa oratória e saber argumentar de forma eficiente.

E apesar de um dos princípios do jornalismo ser a imparcialidade, os alunos devem estar preparados para debater sobre assuntos polêmicos. 

Qual a grade curricular do curso de jornalismo?

Agora é a hora de conhecer as matérias que fazem parte das áreas do que se estuda em jornalismo. Elas podem variar um pouco de instituição para instituição. 

Às vezes a mudança é apenas no nome. No geral, apesar dessas alterações, as grades curriculares das universidades costumam ser bem parecidas, pois seguem as diretrizes educacionais estabelecidas pelo  Ministério da Educação (MEC).

A seguir, veja o que costuma ser abordado pelas faculdades de todo o país:

O que se estuda em jornalismo: Ciências Humanas

  • Antropologia: estudo de tudo que envolve o homem (cultura, religião, política, natureza etc).
  • Ciência Política: estudo de tudo que envolve questões políticas a níveis governamentais nacionais e mundiais.
  • Cultura Brasileira: estudo da diversidade, história, costumes e identidade de todos os povos do território brasileiro.
  • Direitos Humanos: conceituação, responsabilidade, discussão e teorias relacionadas aos direitos básicos do indivíduo.
  • Filosofia: estudo de questões relacionadas à mente e a existência, por meio de teóricos e correntes filosóficas. 
  • Semiótica: estudo de como se desenvolve a construção de significados no processo comunicativo. 
  • Sociologia: estudo científico do funcionamento da sociedade.

O que se estuda em jornalismo: Teoria da Comunicação

  • Audiovisual: fundamentos, história e transformações do jornalismo audiovisual. 
  • Comunicação Comparada: estudo que envolve a abordagem e a comparação entre os diversos meios de comunicação existentes.
  • Ética Jornalística: estudo dos valores que envolvem a prática jornalística.
  • Fundamentos do Jornalismo: estudo da transformação, do interesse, de como se desenvolve, dos gêneros entre outros.
  • História da Comunicação: estudo do surgimento, transformação e desenvolvimento do Jornalismo no decorrer dos séculos e seus respectivos acontecimentos históricos.
  • Planejamento Estratégico em Comunicação: estudo do público que deseja ser alcançado para que o modo de se produzir a notícia resulte em uma comunicação eficiente. 
  • Teoria da Comunicação: estudo das correntes teóricas e linhas de pensamento do Jornalismo na atualidade.

O que se estuda em jornalismo: Prática em Jornalismo

  • Telejornalismo: prática relacionada a produção de textos com características específicas ao meio de comunicação que serão veiculados, e prática relacionada a gravação e edição de programas jornalísticos para TV.
  • Radiojornalismo: prática relacionada às habilidades necessárias para a produção de jornalismo para rádio, como locução, entrevistas e reportagens.
  • Redação Jornalística: prática relacionada a produção de textos para notícias, como lide e pirâmide.
  • Fotojornalismo: prática relacionada à produção e edição de imagens e fotografias relacionadas a notícias, documentários e outras produções que envolvem o jornalismo.
  • Técnicas de Apuração e Entrevista: prática relacionada a pesquisa, a averiguação de fatos e fontes, à elaboração de pautas , a técnicas de entrevista etc.
  • Editoração: prática relacionada principalmente a finalização do produto, ou seja, a como ele será apresentado. Envolve revisão de textos, edição de imagens, planejamento e execução de acordo com o meio no qual a notícia será veiculada.
  • Jornalismo Digital: prática relacionada a criação de conteúdos para meios digitais,como blogs e redes sociais.
  • Jornalismo Impresso: prática relacionada a produção de notícias, reportagens e entrevistas para veículos impressos, como jornais e revistas.

Como é o mercado de trabalho para quem se formou em jornalismo?

O mercado de trabalho para quem se formou em jornalismo é bastante diversificado. Com as evoluções tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, isso se tornou ainda mais evidente.

Se antigamente as notícias eram veiculadas apenas por jornais impressos, rádio e televisão, hoje, elas também fazem parte de um vasto universo virtual. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

São milhares de sites, blogs e redes sociais. E isso é só o início de uma evolução que ainda está em curso. A tendência é continuar surgindo novos meios de comunicação.

Para aqueles profissionais que desejam ou que já estão inseridos nesse novo contexto, o home office já é uma realidade. Cada vez mais empresas têm optado por ter seus funcionários trabalhando dessa forma.

Nesse caso, os horários costumam ser mais flexíveis, a rotina mais dinâmica e as cobranças serem relacionadas à demanda. Para quem ama escrever, essa é a chance perfeita!

Quem optar pelo jornalismo produzido para a televisão, não necessariamente vai ficar em um estúdio ou em frente a um computador. Pois há pessoas que trabalham em campo, averiguando fatos, fazendo pesquisas, reportagens e por aí vai.

Fazer a cobertura de shows, eventos e mostras culturais também é uma alternativa. Por sinal, excelente para quem não gosta de ficar parado.

Ainda há a forma clássica: ser redator de jornais impressos! Ela ainda funciona e representa o sonho de muita gente.

Enfim, é um mercado de trabalho muito vasto. Há áreas para todos os gostos. 

Geralmente, o estudante de jornalismo descobre onde deseja atuar durante os 4 anos de faculdade. Por contemplar a prática em jornalismo, a grade curricular do curso facilita muito nesse processo de descoberta. 

É muito semelhante ao que ocorre com os estudantes de medicina, que acabam se identificando com determinada área (cardiologia, pediatria…) apenas no decorrer do curso.

Onde é possível estudar jornalismo? O Beduka pode te conectar à faculdade!

Você já sabe  o que se estuda em jornalismo. Agora é o momento de escolher uma faculdade!

E se eu te disser que é possível fazer isso sem participar do Enem e nem de qualquer outro tipo de vestibular?

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 70% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. 

E sabe o que é melhor? As faculdades disponíveis pelo Beduka possuem ótimo conceito no mercado de trabalho.

A Carta Matrícula pode ser gerada em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre  o que se estuda em jornalismo tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Tudo bem, Perfeito seu artigo, Tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse Software é um agregador de sites de classificados, no aplicativo tem mais de 340 sites de classificados onde você pode anunciar grátis, usando o Software você pode divulgar seu produto automaticamente nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, ele agiliza muito o trabalho. Sempre uso esse programa para fazer anuncios. Fica ai a sugestão… Seu texto foi muito útil. Bom dia:).