Literatura

Resumo de A Relíquia de Eça de Queiroz e lista de personagens

RESUMO-DE-A-RELÍQUIA-DE-EÇA-DE-QUEIROZ,-ANÁLISE-DA-OBRA-E-EXERCÍCIOS-VESTIBULAR-FUVEST-2020Resumo do livro A Relíquia de Eça de Queiroz

Neste artigo apresentamos o resumo de A Relíquia de Eça de Queiroz. A Relíquia é um romance realista publicado em 1887,sendo uma das obras cobradas pela FUVEST, vestibular da Universidade de São Paulo (USP).

Preparamos um resumo de A Relíquia (1887) de Eça de Queiroz (1845 – 1900) para você! Por muitos anos a FUVEST cobrava uma outra obra deste autor, chamada A Cidade e as Serras. Confira também o resumo dela.

Ao ler “A Relíquia” – Resumo, você compreenderá importantes características de Eça de Queiroz em sua fase pessimista. A obra é sarcástica e também é um relato memorialista, onde conta-se memórias vividas.

Ela foi publicada no Brasil pelo jornal Gazeta de Notícias em formato de folhetim entre 1875 e 1942, ou seja, publicada no jornal e separada por capítulos como episódios de novelas.

Neste artigo você verá:

  1. Resumo de A Relíquia de Eça de Queiroz
  2. Análise literária de A Relíquia
  3. Exercícios de vestibular sobre essa obra

Não sabe quais são as outras leituras obrigatórias para o vestibular FUVEST? Saiba quais são os 9 livros aqui. Eles podem aparecer tanto na primeira fase, nas questões fechadas, quanto na segunda fase, em questões abertas.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito

Personagens de A Relíquia

  • Teodorico Raposo: Protagonista, homem de duas faces, uma de malandro e outra de beato (santinho). Também conhecido como Raposão, é ele que narra a história. Este personagem é capaz do melhor e do pior.
  • Dona Maria do Patrocínio: Tia de Teodorico, rica, católica e muito severa. Criou o sobrinho seguindo os ensinamentos de um amigo padre. Sempre incentivava o sobrinho aos estudos e à religiosidade.
  • Crispim: Melhor amigo de Teodorico desde os tempos da escola. No futuro será também cunhado do amigo.
  • Adélia: Primeira paixão de Teodorico Raposo, mas que o abandona, pois ele a deixa para obedecer a tia e estudar Direito em Coimbra.
  • Topsius: Outro amigo do Raposão. Este é um estudioso e historiador que estava em Alexandria quando Teodorico se encaminhava para Jerusalém. Este estudioso escreveu um livro e inclusive colocou Teodorico como um dos personagens.
  • Miss Mary: Mulher inglesa e amante do nosso protagonista. Vivem noites de volúpia e entrega a ele como presente sua camisola para que guarde de lembrança.

A Relíquia – Resumo

Infância e adolescência de Teodorico

Decidi compor, nos vagares deste verão, na minha quinta do Mosteiro (antigo solar dos condes de Lindoso), as memórias da minha vida – que neste século, tão consumindo pelas incertezas da inteligência e tão angustiado pelos tormentos do dinheiro, encerra, penso eu e pensa meu cunhado Crispim, uma lição lúcida e forte.

O protagonista da obra é Teodorico Raposo, uma menino que nasceu numa Sexta Feira da Paixão e que perdeu sua mãe no dia seguinte. 7 anos depois seu pai também morreu, deixando o menino órfão.

Por isso ele foi levado para os cuidados de uma tia por parte de mãe: Dona Patrocínio das Neves. Tratava-se de uma tia muito religiosa e muito rica, sempre envolvida com a Igreja. No livro, ela é descrita como uma beata, que repudia as relações sexuais.

Ela ficou com a guarda de Teodorico e ele teve de respeitá-la, pois era uma senhora muito severa. Com 9 anos ela o enviou para um internato e o via poucas vezes por mês.

Na sequência do nosso resumo de A Relíquia passamos a conhecer um novo personagem: Crispim. Ele se tornou o melhor amigo de Teodorico, até o idolatrava! Eles eram muito próximos e isso gerava algumas gozações.

Certa vez Teodorico foi chamado de “lambisgóia” e revidou com agressividade, se impondo. Depois desse evento ficou sendo temido e até começou a fumar.

Ele já começava a demonstrar uma personalidade de esbórnia, era mulherengo. Mas, aos domingos, quando visitava Titi ( a dona Patrocínio), ele fingia ser um santo. Simulava ser um bom católico na frente dela.

Um dia enfim cheguei a Lisboa, com as minhas cartas de doutor metidas num canudo de lata. A Titi examinou-as reverente, achando um sabor eclesiástico As linhas em latim, às paramentosas fitas vermelhas, e ao selo dentro do seu relicário.
– Está bom, – disse ela – estás doutor. A Deus Nosso Senhor o deves; vê não lhe faltes…
Corri logo ao oratório, com o canudo na mão, agradecer ao Cristo de ouro o meu glorioso grau de bacharel.

Vida na Faculdade

Terminado os estudos no internato, foi cursar Direito em Coimbra. Lá ele mais vadiava do que estudava, importando-se somente com bebidas e mulheres. Se envolvia com prostitutas, mulheres casadas e até mesmo tinha mais de um caso ao mesmo tempo.

Nesse meio tempo, continuava com sua imagem de bom menino enviando cartas para Titi.

Chegamos ao momento do resumo de A Relíquia em que conhecemos uma grande paixão de Teodorico: Adélia.

Ele a conheceu em um de seus passeios e mesmo gostando dela, como sabia que Titi não aprovaria a relação (nem mesmo poderia saber), voltou para Coimbra para terminar os estudos.

Ele conseguiu se formar, voltou para Titi sendo um doutor (advogado) e até ganhou de presente um cavalo, roupas novas e mesada. Por falar em dinheiro, este era o grande interesse de Teodorico, a herança da sua tia.

Refletindo sobre a herança, descobriu que tinha um rival, que era Jesus. Ele corria o risco de perder a herança de Titi para a Igreja. Frente à essa possibilidade começou a participar mais das missas, a se dedicar à vida religiosa e até ficou sem tempo para ver Adélia.

A consequência? Ela o trocou, arrumou outro amante. Esse acontecimento o deprimiu bastante.

A viagem à Jerusalém – ponto chave do resumo de A Relíquia

Resumo e Análise de A Relíquia de Eça de Queiroz

Dando sequência no nosso resumo de A Relíquia, nos deparamos com mais um dilema na vida de Teodorico. Ele queria viajar para Paris, mas sua tia não permitiu, por lá ser um lugar de muitas depravações.

Junto ao padre ela teve a ideia de enviá-lo em viagem à Jerusalém. Ele recebeu uma missão muito importante: Titi o pediu que lhe trouxesse uma relíquia, ou seja, um item que foi de algum santo ou do próprio Jesus.

No início Teodorico não gostou nem um pouco, mas depois animou-se pensando nas paradas que faria antes de chegar à Jerusalém e como aproveitaria cada uma delas.

No meio da viagem conheceu um historiador alemão tido como um sábio (mas que não era nem um pouco sábio), chamado doutor Topsius. Ele buscava por informações para sua pesquisa. Em Alexandria, num hotel pirâmide, conheceram um inglesa que tinha uma lojinha. Seu nome era Mary e logo Teodorico se apaixonou.

Porém, como tinha que seguir viagem teve de se despedir dela. Antes de partir para Jerusalém ela o deu de presente UMA CAMISOLA, como recordação do que viveram juntos.

Ele guardou o presente e partiu.

Todorico Raposo viaja até Jerusalém em A relíquia

Foi embora e no rio Jordão tomou banho e bebeu cerveja. Como RELÍQUIA, pegou um galho de uma árvore que tinha espinhos e torceu para entregar à Titi dizendo que se tratava da coroa de espinhos de Jesus.

Em um momento adormeceu e sonhou que estava acompanhando a crucificação de Cristo, e que tinham mudado o corpo de Cristo de lugar de madrugada. Considerou que a ressurreição era uma mentira, tanta religiosidade o estressava.           

Teodorico retorna com a “relíquia” de Titi

Teodorico Raposo engana Titi em A relíquia

Terminando o nosso resumo de A Relíquia acompanhamos o retorno de Teodorico à Lisboa. Ele entrega a relíquia à sua tia e conhece o padre Negrão, o mais próximo dela. Houve então uma grande cerimônia, com muita gente importante, muitos padres. Todos queriam ver a relíquia.

Chega o momento em que vão desfazer o embrulho para ver… e o que acontece? Lá está a camisola de Mary!!!

Teodorico foi expulso da casa de Titi, sem direito à herança. E mesmo depois de tudo isso ele continuou na pilantragem. Começou a vender falsas relíquias para se sustentar. Felizmente isso não durou, a consciência pesou e ele começou uma vida justa.

Entrou na firma de Crispim e casou-se com a irmã dele. Mas no fundo continuava a pensar que se soubesse mentir melhor, estaria rico com a herança de Titi.

Análise de A Relíquia

Esta obra é da segunda fase do autor Eça de Queiroz, na qual ele segue o REALISMO.

Seus personagens são uma alegoria de determinados tipos de pessoas em Portugal. Por exemplo, ele faz um retrato da burguesia e da hipocrisia.

A narrativa está em primeira pessoa, o próprio Teodorico é quem nos conta sua vida.

Realismo português

O século XIX é tido como o século das máscaras. Eça, por meio do realismo critica a futilidade francesa, as máscaras que os falsos católicos usam, os valores de Lisboa e sempre tenta buscar explicações plausíveis para as coisas, não buscando nenhuma razão no mundo místico.

Trata-se da fase pessimista de Eça de Queiroz.

Teodorico não é como um personagem romântico: bom ou mal. Ele tem múltiplas facetas, um lado devasso e outro beato interesseiro.

Outra característica marcante é o detalhamento minucioso que ele faz dos lugares, dos objetos e dos vestuários.

Foco da narração

O romance se dá em primeira pessoa com Teodorico contando sua história. Ele conta as memórias de sua vida.

“Esta jornada à terra do Egito e à Palestina permanecerá sempre como a glória superior da minha carreira; e bem desejaria que dela ficasse nas letras, para a posteridade, um “monumento airoso e maciço”.

Tempo e espaço na análise de A Relíquia

As memórias são contadas progressivamente, de forma linear. Há um tempo também psicológico, pois em alguns momentos há um retorno às memórias da infância em várias e tapas: com o pai, órfão na adolescência e sob o cuidados de sua tia, na faculdade de Direito e, por fim, na Terra Santa.

Ultrapassar o romantismo

Essa era uma das vontades de Eça de Queiroz, confira nas palavras dele:

O homem é um resultado, uma conclusão e um procedimento das circunstâncias que o envolvem. Abaixo os heróis! (…) O Realismo é uma reação contra o Romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento: – o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.

Gostou da análise e do resumo de A Relíquia? Deixe nos comentários.

Beduka é um buscador de faculdades GRATUITO! Nele você busca por um curso e encontra todas as faculdades da sua região e do Brasil. Lá você confere os diferenciais das faculdades, as avaliações dos alunos, os salários dos profissionais e muito mais.

Confira ainda:

Exercícios sobre o livro A Relíquia

(UNICAMP 2000) Em A Relíquia, de Eça de Queirós, várias são as mulheres com quem Teodorico Raposo, o herói e narrador, se vê envolvido. Dentre elas, podemos citar Mary, Adélia, Titi, Jesuína, Cíbele.

a) uma dessas personagens é importantíssima para a trama do romance, já que acompanha o narrador desde a infância, e deve-se a ela a origem de todos os seus infortúnios posteriores. Quem é e o que fez ela para que o plano de Raposo não desse certo?

b) a qual delas Raposo se refere como “Tinha trinta e dois anos e era zarolha”? Que relações tem essa personagem com Crispim, a quem o narrador denomina como “a firma”?

(UNICAMP 1999) O trecho que segue relata um diálogo entre o narrador-personagem de A RELÍQUIA e o DOUTOR MARGARIDE, e contém referências básicas para o desenvolvimento do romance:

Eu arrisquei outra palavra tímida.

– A titi, é verdade, tem-me amizade…

– A titi tem-lhe amizade – atalhou com a boca cheia o magistrado – a você é o seu único parente.. Mas a questão é outra, Teodorico. É que você tem um rival – Rebento-o! – gritei eu, irresistivelmente, com os olhos em chamas, esmurrando o mármore da mesa. O moço triste, lá ao fundo, ergueu a face de cima do seu capilé. E o Dr. Margaride reprovou com severidade a minha violência.

– Essa expressão é imprópria de um cavalheiro, e de um moço comedido. Em geral não se rebenta ninguém… E além disso o seu rival não é outro, Teodorico, senão Jesus Cristo!

Nosso Senhor Jesus Cristo? E só compreendi quando o esclarecido jurisconsulto, já mais calmo, me revelou que a titi, ainda no último ano da minha formatura, tencionava deixar a sua fortuna, terras e prédios, a irmandades da sua simpatia e a padres da sua devoção.

a) Localize no trecho ao menos uma dessas referências e explique qual a sua relevância para a trama central.

b) O trecho fala da importância da figura de Jesus Cristo para a personagem denominada “titi”. Descreva essa personagem, segundo o prisma do próprio narrador, Teodorico Raposo, e tente demonstrar como o mesmo trata sarcasticamente o seu “rival” de herança.

Depois de ter lido a análise e o resumo de A Relíquia, foi fácil pensar as respostas, certo? Confira agora os modelos esperados.

RESPOSTA (UNICAMP 2000):

a) Entre as diversas personagens femininas citadas no enunciado da questão, apenas uma acompanhou Teodorico Raposo desde a infância. Trata-se de Titi, sua tia, a cuja herança ele teria direito, caso se comportasse como um perfeito católico (na acepção de sua tia). Como tal não aconteceu e, tendo sido descoberto o engodo que Raposo lhe preparava, Titi deserdou-o.

b) Jesuína é a referida personagem. O candidato deveria ter observado que é finalmente com ela que Teodorico se casa. Trata-se da irmã de Crispim, o próspero amigo, herdeiro da firma Crispim & Cia. Não sem ironia, Teodoria o chama de “a firma” para sugerir que a identidade do amigo se sustentava mais no valor financeiro do que no afetivo.

RESPOSTA (UNICAMP 1999):

a) Teodorico, em sua peregrinação, desejava chegar ao Egito, à Palestina e á Terra Santa. Com essa viagem visava a se reabilitar junto à Titi, Dona Maria do Patrocínio.

b) Titi criara Teodorico desde pequeno. É uma velha alta, solteira a virgem. O narrador espera por sua morte para tornar-se o herdeiro.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

3 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador