X

O que é o Insper? Saiba tudo sobre uma das melhores faculdades do Brasil

O que é o Insper?

O Insper foi fundado como um instituto de pesquisas na área de Economia ligado à bolsa de valores. Com o tempo, passou a desenvolver cursos de graduação e pós-graduação com a missão de formar líderes inovadores. Neste artigo, te explicaremos o que é o Insper, sua história e as formas de ingresso nesta que é uma das melhores faculdades do Brasil.

Se você quiser ir direto para alguma parte do texto, é só clicar em um dos tópicos abaixo:

Está em dúvidas sobre melhor profissão para você? Faça o Raio-x do Beduka e descubra qual profissão é a sua cara. É gratuito!

O que é o Insper?

O Insper é um instituto de ensino e pesquisa voltado principalmente para as áreas de Economia, Engenharias e Administração. O seu objetivo, desde a fundação, é agregar valor à sociedade por meio da formação de líderes que saibam resolver os problemas do ambiente em que atuam. 

Nem sempre ele foi uma instituição de graduação, contando apenas com uma pós-graduação inicialmente. Vamos conhecer mais dessa história para saber melhor o que é o Insper.

Qual é a história do Insper?

O Insper foi fundado em 1987, na cidade de São Paulo, como uma derivação do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). O IBMEC era uma instituição sem fins lucrativos, criada para realizar pesquisas na área de negócios.

Seu primeiro curso foi um MBA em finanças. Por mais de 10 anos esta foi a situação da instituição, que só abriu outra pós-graduação em 1998: o MBA Executivo. Em seguida, veio o programa Lato Sensu em Direito, em 1999.

A expansão na grade de cursos não ficou por aí. Ainda em 1999 são abertos os cursos de graduação em Administração e Economia. Em 2014 foi a vez dos cursos de engenharia mecânica, mecatrônica e computação.

O Ministério da Educação aprovou em 2015 o doutorado em Economia e Negócios, além do curso de Direito em 2021 e de Ciência da Computação em 2022.

Quais são os cursos do Insper?

Como vimos, os cursos oferecidos pelo Insper têm o objetivo de formar líderes para transformar a realidade do Brasil. Eles se dividem em cursos de graduação e de pós-graduação.

Cursos de graduação do Insper

Quando se pesquisa sobre o que é o Insper, os resultados falam muito em negócios. E esse é o carro-chefe da instituição, mas não é a única área. Os cursos de graduação do Insper são:

  • Administração;
  • Ciência da Computação;
  • Direito;
  • Engenharia Mecatrônica;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia Mecânica;
  • Economia

Você pesquisou o que é o insper por que quer ser administrador? Saiba tudo sobre a formação deste profissional como nosso texto sobre como é o curso de Administração.

Cursos de pós-graduação do Insper

Os cursos de pós-graduação são como tudo começou e o que fazem o Insper ser o que é. Alguns são oferecidos como certificates, ou seja, pós-graduação Lato Sensu, que prepara o estudante para enfrentar problemas e tomar decisões. São eles:

  • Administração;
  • Direito;
  • Economia e Negócios
  • Finanças;
  • Gestão de negócios;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de projetos de negócios;
  • Gestão de saúde
  • Marketing;
  • MBA Executivo
  • MBA Executivo Online
  • MBA Executivo em Finanças
  • MBA Executivo em Finanças Online
  • MBA Executivo Internacional
  • Master em Gestão Pública
  • Políticas Públicas.

Como estudar no Insper?

As turmas de graduação do Insper têm duas dinâmicas. As de Administração, Direito, Economia e Engenharias são abertas por semestre, enquanto as de Ciência da Computação anualmente. Existem duas formas de ingresso: o vestibular tradicional e a seleção via Enem.

O processo seletivo é composto de duas fases:

  • 1ª fase: os candidatos inscritos no vestibular farão a prova elaborada pelo instituto. Já quem se inscreveu pelo Enem utilizará as notas do exame, a nota mínima é de 600.
  • 2ª fase: desafio de design, dinâmica em grupo e arguição oral. Quem se inscreveu pelo Enem terá de fazer uma redação também.

Como conseguir uma bolsa no Insper?

Gostando de saber o que é o Insper? Saiba que ele mantém dois programas de bolsa de estudos: Bolsa Integral e Bolsa Parcial. A solicitação deve ser feita no momento da inscrição. Elas são concedidas a todos os cursos da graduação.

Somente os alunos oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares podem ter acesso à bolsa integral. Além disso, é necessário comprovar renda familiar de até 1.5 salário mínimo por pessoa e não ter estudado quatro semestres ou mais de alguma graduação.

A bolsa parcial concede de 30% a 80% de desconto nas mensalidades. Ela é concedida aos alunos recém-aprovados com renda de até 6 salários mínimos por pessoa e que não fizeram quatro semestres ou mais de alguma graduação.

O percentual concedido é conforme a renda familiar e a prioridade é para os convocados na primeira chamada.

O Beduka te conecta à faculdade

Agora você já sabe o que é o Insper, uma das principais faculdades de economia do Brasil.

Você tem desejo de estudar algo na área de negócios e pagando pouco? O Beduka te ajuda!

Quando as palavras desconto e faculdade estão na mesma frase, quem está falando é o Beduka.

E temos um programa para te conceder descontos nas mensalidades de diversos cursos em faculdades de renome de todo o país. E é muito fácil conseguir!

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

E já que estamos falando de gestão, saiba que comprando uma bolsa, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Obrigado por ter lido até aqui!

Categorias: Faculdades
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.