X

Exercícios de Velocidade Média

Exercícios de Velocidade Média

A velocidade média é responsável por indicar o tempo gasto por um objeto para se deslocar em um intervalo de tempo médio. Leia o resumo e faça os exercícios de velocidade média.

Os Exercícios de Velocidade Média podem ser cobrados na área de física da prova do  ENEM, no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Então que tal reler a matéria e praticar os seus conhecimentos com os exercícios sobre a matéria?

Velocidade Média

A velocidade é uma grandeza física que identifica qual foi o deslocamento de um corpo dentro de determinado tempo. Sendo assim, a velocidade média (Vm) é o tempo médio gasto por um corpo para se deslocar.

Qual a fórmula da Velocidade média?

A velocidade média (Vm) é calculada por meio da seguinte expressão:

Vm = ΔS (Sfinal-Sinicial) / ΔT (Tfinal-Tinicial)

Sendo,

Vm: Velocidade média

ΔS: O intervalo de deslocamento (localização final menos a localização inicial);

ΔT: O intervalo de tempo (tempo final menos o tempo inicial).

Unidade de Medida

O Sistema Internacional de Unidades (SI) definiu que a velocidade será dada em metros por segundo, ou seja, m/s. Importante ressaltar que a velocidade também pode ser medida em quilômetros por hora, Km/h.

Caso precise fazer a conversão de m/s para Km/h é necessário que você multiplique por 3,6. Se você quiser converter Km/h para m/s é necessário dividir por 3,6

Exercícios de Velocidade Média

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (Fuvest) –  Após chover na cidade de São Paulo, as águas da chuva descerão o rio Tietê até o rio Paraná, percorrendo cerca de 1.000km. Sendo de 4km/h a velocidade média das águas, o percurso mencionado será cumprido pelas águas da chuva em aproximadamente:

a) 30 dias

b) 10 dias

c) 25 dias

d) 2 dias

e) 4 dias

2 – (UEL)Um carro percorreu a metade de uma estrada viajando a 30km/h e a outra metade da estrada a 60km/h. Sua velocidade média no percurso total foi, em km/h, de

a) 60

b) 54

c) 48

d) 40

e) 30

3 – (U. F. Juiz de Fora-MG)O motorista de um caminhão pretende fazer uma viagem de Juiz de Fora a Belo Horizonte, passando por Barbacena (cidade situada a 100 Km de Juiz de Fora e a 180 Km de Belo Horizonte). A velocidade máxima no trecho que vai de Juiz de Fora a Barbacena é de 80 km/h e de Barbacena a Belo Horizonte é de 90 km/h. Determine qual o tempo mínimo, em horas, de viagem de Juiz de Fora a Belo Horizonte, respeitando-se os limites de velocidades:

a) 4,25h

b) 3,25h

c) 2,25h

d) 3,50h

e) 4,50h 

4 – (U.F.São Carlos – SP)Um trem carregado de combustível, de 120m de comprimento, faz o percurso de Campinas até Marília, com velocidade constante de 50 Km/h. Esse trem gasta 15s para atravessar completamente a ponte sobre o rio Tietê. O comprimento da ponte é:

a) 100m

b) 88,5m

c) 80m

d) 75,5m

e) 70m

5 – (Vunesp)Ao passar pelo marco “km 200” de uma rodovia, um motorista vê um anúncio com a inscrição: “ABASTECIMENTO E RESTAURANTE A 30 MINUTOS”. Considerando que esse posto de serviço se encontra junto ao marco “km 245” dessa rodovia, pode-se concluir que o anunciante prevê, para os carros que trafegam nesse trecho, uma velocidade média, em km/h, de:

a) 80

b) 90

c) 100

d) 110

e) 120

6 – (Enem 2014)A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo testou em 2013 novos radares que permitem o cálculo da velocidade média desenvolvida por um veículo em um trecho da via.

As medições de velocidade deixariam de ocorrer de maneira instantânea, ao se passar pelo radar, e seriam feitas a partir da velocidade média no trecho, considerando o tempo gasto no percurso entre um radar e outro. Sabe-se que a velocidade média é calculada como sendo a razão entre a distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la.

O teste realizado mostrou que o tempo que permite uma condução segura de deslocamento no percurso entre os dois radares deveria ser de, no mínimo, 1 minuto e 24 segundos. Com isso, a CET precisa instalar uma placa antes do primeiro radar informando a velocidade média máxima permitida nesse trecho da via. O valor a ser exibido na placa deve ser o maior possível, entre os que atendem às condições de condução segura observadas.

Disponível em: www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: 11 jan 2014.

A placa de sinalização que informa a velocidade que atende a essas condições é

a) 25 km/h

b) 69 km/h

c) 90 km/h

d) 102 km/h

e) 110 km/h

7 – (Enem 2012)Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o  trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h.

Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?

a) 0,7

b) 1,4

c) 1,5

d) 2,0

e) 3,0

Respostas dos Exercícios de Velocidade Média

Exercício resolvido da questão 1 –

b) 10 dias

Exercício resolvido da questão 2 –

d) 40

Exercício resolvido da questão 3 –

b) 3,25h

Exercício resolvido da questão 4 –

b) 88,5m

Exercício resolvido da questão 5 –

b) 90

Exercício resolvido da questão 6 –

c) 90 km/h

Exercício resolvido da questão 7 –

c) 1,5

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios de Velocidade Média? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Física
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (6)

  • a questão esta corrigida de forma incorreta pois o delta de tempo e 25 pois ,1000=deslocamento 4km/h=velocidade media para descobrir o tempo dividimos o deslocamento pela velocidade media que dará 1000/4= a 250 mas dentre as respostas possíveis seria a mais próxima do real resultado é 25 a letra b

    • A questão está correta, Arthur. Acontece que você esqueceu que como um dia tem 24 horas, você precisa dividir 250 por 24.