X

Resumo da Guerra do Paraguai e Exercícios

Resumo da Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito da história da América do Sul, que ocorreu entre 1864 e 1870 e teve como causa a luta de interesses entre os países e a tentativa do Paraguai em conquistar a região da Bacia da Prata. Faça os exercícios e leia o Resumo da Guerra do Paraguai para ficar por dentro de toda a matéria.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Ei, você está estudando para o Enem? Se ainda não tiver certeza do curso que quer fazer, descubra com o Raio-X Beduka! Ele é o melhor teste vocacional gratuito da internet!

O resumo da Guerra do Paraguai é bastante cobrado nos principais vestibulares, um exemplo é o ENEM, no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Aproveite e faça os exercícios sobre a Guerra do Paraguai para entender melhor sobre a matéria.

Resumo da Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi um conflito armado internacional que ocorreu no século XIX na América do Sul. O conflito foi provocado pelo surgimento de Estados nacionais e pelas rivalidades na região do Rio da Prata, fazendo com que a economia e a população paraguaias fossem destruídas.

Essa guerra também possui o nome de Guerra da Tríplice Aliança na Argentina e no Uruguai. Já no Paraguai é nomeada de Guerra Grande. O conflito durou cerca de seis anos, iniciando em dezembro de 1864 até o fim do ano de 1870, após o falecimento de Francisco Solano López, ditador do Paraguai.

Quais foram as causas da Guerra do Paraguai?

A região Platina é composta por três rios bastante importantes: Paraguai, Paraná e Uruguai, que formam a Bacia do Rio da Prata. Eles comunicam entre si, permitindo a existência de uma intensa vida comercial.

O comércio era realizado principalmente nesses rios. Nos tempos coloniais, toda prata que era extraída do Peru e da Bolívia era comercializada por meio deles, sendo o principal meio de exportação do Paraguai.

Em 1862, Solano López assumiu a presidência e foi um ditador que permaneceu com a política econômica nacionalista iniciada pelos seus antecessores.

Ele entendia que o Brasil e a Argentina estavam desequilibrando os poderes na região do Prata e desejava também projetar seu país como uma potência local. Por isso, em 1864 começou a se mobilizar para a uma possível guerra.

Em novembro de 1864, Solano López aprisionou Marquês de Olinda, um navio brasileiro que passava pelo Paraguai para chegar ao Mato Grosso. O ditador tomou essa atitude pois desconfiava que existiam armas escondidas dentro do porão.

Após o ocorrido, as tropas paraguaias passaram pelo território argentino sem a permissão das autoridades locais e conquistaram o Rio Grande do Sul. Pouco tempo depois, na Batalha do Riachuelo, o território foi reconquistado.

A principal causa da guerra foi o fato do ditador Francisco Solano tentar conquistar as terras na região da Bacia da Prata, com o objetivo de ter uma saída do território do Paraguai para o Oceano Atlântico.

Resumo do desenvolvimento da Guerra do Paraguai

  • Início em novembro de 1864, após o navio brasileiro ser apreendido pelos paraguaios;
  • Invasão do Mato Grosso pelo Paraguai, no ano de 1864;
  • Em 1865 as tropas paraguaias entraram na Argentina e posteriormente no Rio Grande do Sul;
  • Brasil, Argentina e Uruguai, em 1865 selam um acordo para que juntos lutassem contra o Paraguai;
  • Em 1865 ocorreu a Batalha de Riachuelo, que foi um dos maiores conflitos da guerra. O Paraguai foi derrotado;
  • Houve uma invasão no Paraguai em 1866 e, em 1869, os militares brasileiros comandados por Duque de Caxias chegaram em Assunção;
  • Fim da da Guerra em 1870 com a morte de Francisco Solano em Cerro Corá.

Quais foram as consequências da Guerra do Paraguai?

A Guerra do Paraguai foi o conflito mais sangrento da história da América Latina. No século XIX, só ficou atrás da Guerra na Crimeia no quesito violência e mortes.

  • Houve várias mortes e feridos, cerca de 300 mil pessoas, entre eles civis e militares;
  • Em média, 20% da população que habitava no Paraguai foi morta durante a Guerra;
  • Destruição de várias indústrias paraguaias e enfraquecimento da economia;
  • A economia brasileira, por causa dos investimentos feitos durante a guerra, também foi afetada;
  • Aumento da influência da Inglaterra;
  • Fortalecimento do exército brasileiro como entidade política, que influenciaria nos rumos do país no final do Império.

Agora que você leu o resumo da Guerra do Paraguai, faça os exercícios e confira no gabarito as respostas.

Exercícios sobre a Guerra do Paraguai

1 – (Vunesp) “A Guerra chegara ao fim. As cidades, as vilas, as aldeias estavam despovoadas. Sobrevivera um quarto da população – cerca de duzentas mil pessoas – noventa por cento do sexo feminino. Dos vinte mil homens ainda com vida, setenta e cinco por cento eram velhos acima de sessenta anos ou garotos menores de dez anos. Os próprios aliados ficaram abismados com a enormidade da catástrofe, a maior sucedida num país americano” – Mânlio Gancogni e Ivan Boris.

O texto refere-se ao conflito externo em que se envolveu o Império Brasileiro, conhecido como a Guerra:

a) da Cisplatina.

b) do Chaco.

c) de Canudos.

d) do Paraguai.

e) dos Farrapos.

Questão 2 – (UFU-MG)A Guerra do Paraguai, encerrada em 1870, foi um acontecimento com profundas implicações para os Estados que nela se envolveram militarmente. Considerando seus efeitos sobre o Império Brasileiro, podemos afirmar que:

I. o fortalecimento do exército, a participação de escravos na luta, o endividamento do Brasil e o abalo da opinião pública levaram a uma crise do Império, tendo como efeitos mais imediatos a criação do “Partido Republicano” e a aprovação da “Lei do Ventre Livre”.

II. a vitória brasileira possibilitou a reanexação da Cisplatina ao território do Império, repercutindo favoravelmente na opinião pública nacional e internacional.

III. o Brasil, com a vitória, conseguiu anexar parte do território do norte do Paraguai, obtendo acesso livre à navegação dos rios Paraná e Paraguai, fundamental à comunicação com o Mato Grosso.

IV. a vitória brasileira não satisfez a Inglaterra, que temia a afirmação do Brasil como uma grande potência econômica e militar na América do Sul. Assim, os ingleses buscaram atingir o Brasil com uma nova campanha contra a escravidão, levando à aprovação da “Lei do Ventre Livre”.

Assinale a alternativa correta:

a) II e III são corretas.

b) I e II são corretas.

c) I e III são corretas.

d) II e IV são corretas.

Questão 3 – (Enem-2010) Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.

CHIAVENATTO, J. J. Genocídio Americano: a Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado)

O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.

DORATIOTO, F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia das Letras, 2002 (adaptado).

Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre

a) a carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.

b) o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.

c) o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.

d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.

e) o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Questão 4 – (UFES)A Guerra do Paraguai, considerada o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar disso, a guerra foi um “bom negócio” para:

a) os paraguaios, que conquistaram territórios estratégicos para seu desenvolvimento na Bacia do Prata;

b) os argentinos, que conquistaram vastas porções do território paraguaio e anexaram áreas do Rio Grande do Sul;

c) os norte-americanos, que aumentaram a sua exportação de açúcar e trigo para o Uruguai e para o Brasil;

d) os brasileiros, que não tiveram grandes prejuízos com a guerra e conquistaram parte do território argentino e paraguaio;

e) os ingleses, que emprestaram milhões de libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus bancos.

Questão 5 – (UNEAL) O final da Guerra do Paraguai acarretou para o Brasil alguns efeitos internos; dentre eles, é incorreto afirmar:

a) crise financeira acarretada pelos empréstimos e dívidas.

b) formação do Exército Nacional Brasileiro como corpo disciplinado e profissional.

c) liberdade aos escravos que participaram da guerra.

d) redução considerável da dívida externa com a Inglaterra, afinal o Brasil saiu vitorioso da guerra.

e) estímulo ao abolicionismo e ao republicanismo pelo contato com regimes políticos diversos.

Questão 6 – (ESA) Em resposta ao ataque paraguaio à província de Corrientes, em 1865, foi assinado um tratado que deu origem à Tríplice Aliança. Os países que fizeram parte desta Tríplice Aliança foram: 

a) Argentina, Brasil e Chile. 

b) Argentina, Brasil e Uruguai. 

c) Brasil, Uruguai e Paraguai. 

d) Brasil, Argentina e Chile. 

e) Paraguai, Chile e Argentina.

Questão 7 – (ESA)Entre as causas da Guerra da Tríplice Aliança temos a (o): 

a) disputa pela livre navegação na Bacia do Prata. 

b) controle sobre as exportações de prata e estanho vindos da Bolívia. 

c) interesse da Inglaterra em dominar o mercado de exportação de erva-mate. 

d) desejo do presidente Solano Lopez em anexar o Uruguai. 

e) apresamento do Navio Marquês de Olinda, que levava o presidente da província de São Paulo

Questão 8 – (EsPCEx) Leia atentamente os itens abaixo. 

I – Transformação do Paraguai na nação mais rica e industrializada da América do Sul. 

II – Fortalecimento e modernização do Exército Brasileiro. 

III – Transformação da instituição militar brasileira num instrumento de contestação ao império escravista.

IV – Adoção, pelos integrantes da instituição militar brasileira, de postura favorável à manutenção da monarquia. 

V – Diminuição da dívida externa brasileira. 

Assinale a única alternativa em que todos os itens listam consequências da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. 

a) I, IV 

b) I, II 

c) II e III 

d) IV e V 

e) II e V

  • Muito bem. Você fez todos os exercícios sobre a Guerra do Paraguai. Agora confira o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre a Guerra do Paraguai

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra d) do Paraguai.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra c) I e III são corretas.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra e) os ingleses, que emprestaram milhões de libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus bancos.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra d) redução considerável da dívida externa com a Inglaterra, afinal o Brasil saiu vitorioso da guerra.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra b) Argentina, Brasil e Uruguai. 

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra a) disputa pela livre navegação na Bacia do Prata. 

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra c) II e III 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou do nosso Resumo da Guerra do Paraguai e dos Exercícios? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (6)