X

Questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial com gabarito

Questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945 e envolveu a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências, organizadas em duas alianças militares opostas.

Os eventos vivenciados nela e suas consequências estão entre os temas de História mais frequentes no Enem. Mais de 10% das questões dessa disciplina pedem respostas sobre as batalhas, os motivos e efeitos da guerra. Então é bom ter atenção para ela.

Neste texto, selecionamos algumas questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial para você já entender como ela é cobrada na prova e testar seus conhecimentos. Assim você fica preparado para o grande dia do exame!

Se você quiser ir para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Estude com o Simulado Enem do Beduka. É gratuito!

O que foi a Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial teve início em 1939 e durou até 1945. Os principais motivos que levaram a este grande conflito têm origem no fim da Primeira Guerra. A assinatura do Tratado de Versalhes em 1919 encerrou a guerra, mas deixou a Alemanha totalmente arrasada.

Os termos do acordo fizeram a Alemanha perder parte do seu território e também todas as colônias, além da perda de exército e obrigação de indenizar os demais países por causa dos prejuízos dos conflitos.

A população alemã começou a nutrir ressentimentos pelas outras nações, por entender que houve uma injustiça nos acordos. Quando uma crise econômica se agravou na década de 1930, os sentimentos negativos aumentaram e despertaram um nacionalismo que facilitou a ascensão nazista, liderada por Adolf Hitler.

Os nazistas tinham uma explicação simplista e conspiracionista para os problemas da Alemanha: judeus capitalistas estavam sugando as energias de seu povo e enriquecendo a suas custas. Por outro lado, também entendiam que os alemães eram uma raça superior e deveriam dominar o mundo.

Assim, eles iniciaram campanhas militares de conquista de territórios no leste europeu, anexaram a Áustria e a Tchecoslováquia e perseguiram os judeus. Essas medidas seriam toleradas pelas nações ocidentais, que deram um ultimato a Hitler. Se houvesse mais uma invasão, haveria guerra.

Em 1939, Hitler ordenou a invasão à Polônia. Em seguida, vieram as declarações de guerra de Inglaterra e França. Tinha-se dado início à Segunda Guerra Mundial.

A Liga das Nações, organização criada em 1919 e que contava com a participação de diversos países, não conseguiu credibilidade para assegurar a paz mundial.

Algumas das imposições do Tratado de Versalhes

Como vimos, boa parte da responsabilidade na guerra se deve às cláusulas do Tratado de Versalhes, assinado em 1919. Ao dar fim à Primeira Guerra Mundial de maneira oficial, o acordo impôs sanções à Alemanha, única responsabilizada pelo conflito, que foram consideradas injustas.

Para os alemães, o acordo era mais uma vingança que qualquer outra coisa. Veja alguns artigos que foram utilizados para dar base para esse ponto de vista e podem cair em algumas questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial:

  • Art. 45 – determinava que a Alemanha cederia o território do Sarre, rico em minas de carvão, por um prazo de quinze anos à França
  • Art. 51 – estabelecia que a Alsácia e a Lorena voltariam à posse dos franceses
  • Art. 102 – determinava que a cidade de Dantzig era considerada cidade livre e administrada pela Liga das Nações
  • Art.119  – determinava que todas as colônias alemãs passariam às mãos dos aliados
  • Art. 160 – estabelecia a quantidade máxima de tropas que a Alemanha poderia manter. No geral, só poderia ter 100 mil soldados voluntários

Na Alemanha, o período de assinatura do tratado ficou conhecido como a República de Weimar. Antes, ela era um império vigoroso, mas o imperador abdicou do trono e fugiu para a Inglaterra após o fim da Primeira Grande Guerra.

Com a população alemã se sentindo humilhada e obrigada a pagar um total de 33 milhões de dólares aos aliados e diante de uma crise política, econômica e social, em 1933 República de Weimar caiu e abriu-se a porta para a política militarista de Hitler. Isso gerou todos os eventos que falamos mais acima.

A soma destes fatores que apresentamos é o que levou ao conflito armado mais potente da história do nosso planeta. Aconselhamos você a ver documentários e também ler os livros que detalham o conflito, isso vai te ajudar a se preparar para responder às questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial.

Veja também outros testes que preparamos para você:

Questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial com gabarito

Separe um caderno, lápis, borracha e caneta para responder às questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial. No final, você poderá conferir as respostas para avaliar os seus acertos. Vamos lá?!

01 – Questão do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial – 2015 – A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político…”. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:

a) Comunismo / rejeição da democracia liberal

b) Capitalismo / devastação do ambiente natural

c) Fascismo / adoção do determinismo biológico

d) Socialismo / planificação da economia nacional

e) Colonialismo / imposição da missão civilizatória

2 – Questão do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial – 2012 – Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se

Foto de Jovens em protesto contra a Guerra do Vietnã. Disponível em: http://goldenyears66to69.blogspot.com. Acesso em: 10 out. 2011.

a) à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais

b) à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado

c) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo

d) à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.

e) ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes

03 – Questão do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial – 2012 – A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br.
Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

a) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial

b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial

c) o poder soviético, durante a Guerra Fria

d) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã

e) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001

  • Você já fez a metade das questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial. Continue com o bom trabalho!

04 – Questão do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial – 2009 – O ataque japonês a Pearl Harbore a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”.

A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coréia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937.

Sobre a expansão japonesa, infere-se que:

a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe

b) o Japão buscou promover a prosperidade da Coréia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam

c) o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia

d) a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria entre os dois

e) a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a guerra entre os dois países

05 – Questão do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial – 2008 – Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política:

“Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”

Internet: (com adaptações)

Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que

a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos

b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia

c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’

d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas

e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia

  • UFA! Faltam apenas duas questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundia. Você está indo muito bem!

06 – Questão do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial – 2018 – Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1997 (adaptado).

Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque

a) teve-se ciência de lugares outrora ignorados.

b) foram modificadas fronteiras e relações interestatais.

c) utilizaram mapas estratégicos os exércitos nela envolvidos.

d) tratou-se de um acontecimento que afetou a economia global.

e) tornou o continente europeu o centro das relações internacionais.

07 – Questão do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial – 2015

Voz do sangue 

Palpitam-me

os sons do batuque

e os ritmos melancólicos do blue.

Ó negro esfarrapado

do Harlem

ó dançarino de Chicago

ó negro servidor do South

Ó negro da África

negros de todo o mundo

Eu junto

ao vosso magnífico canto

a minha pobre voz

os meus humildes ritmos.

Eu vos acompanho

pelas emaranhadas áfricas

do nosso Rumo.

Eu vos sinto

negros de todo o mundo

eu vivo a nossa história

meus irmãos.

Disponível em: www.agostinhoneto.org. Acesso em: 30 jun. 2015.

Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o objetivo de

a) incitar a luta por políticas de ações afirmativas na América e na África.

b) reconhecer as desigualdades sociais entre os negros de Angola e dos Estados Unidos.

c) descrever o quadro de pobreza após os processos de independência no continente africano.

d) solicitar o engajamento dos negros estadunidenses na luta armada pela independência em Angola.

e) conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência.

Gabarito das questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial

Agora que você já fez a lista de exercícios confira o quanto acertou.

Exercício resolvido da questão 1

c) Fascismo / adoção do determinismo biológico

Exercício resolvido da questão 2

c) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo

Exercício resolvido da questão 3

b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial

Exercício resolvido da questão 4

a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe

Exercício resolvido da questão 5

a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos

Exercício resolvido da questão 6 –

a) teve-se ciência de lugares outrora ignorados.

Exercício resolvido da questão 7 –

e) conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência.

Neste artigo apresentamos algumas questões de Enem sobre a Segunda Guerra Mundial que apareceram em provas passadas. Compreender o contexto deste grande evento mundial é importante para a realização do Exame e também para a vida.

O que achou das perguntas, foi fácil encontrar as respostas corretas das questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial?

  • Baixe o plano de estudos para o Enem do Beduka e fique ainda mais preparado para a prova com o poder da organização!

Aprenda muito mais com o Beduka

Estamos muito preocupados com a sua preparação para os vestibulares e o Enem. Temos aqui no Beduka uma série de questões que você pode responder para testar os seus conhecimentos. Por exemplo:

Se preferir, use o nosso simulado do Enem gratuito com todas as questões. Você pode montar seu próprio caderno de perguntas ou segmentar por área do conhecimento. Assim você investe mais tempo nas áreas que tem mais dificuldade.

Você acabou de conferir uma série de questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial, aproveite para ver também uma relação com as melhores faculdades de Fortaleza e o que faz um engenheiro florestal.

Assim como fizemos aqui com estas sete questões do Enem sobre a Segunda Guerra Mundial, sempre preparamos materiais inéditos para você.

Quer sempre receber nossos conteúdos? Acesse e siga nossa página no Instagram.

Obrigado por acessar essa lista de exercícios da Segunda Guerra Mundial. Bons estudos!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.