X

Boleto do Fies 2024: tire todas as dúvidas sobre emissão, prazos, pagamentos e mais!

Entenda como funciona o boleto do Fies: como gerar, imprimir, pagar...

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado para ajudar aqueles que alunos que querem ingressar em uma faculdade particular mas não tem condições de pagar. Assim, ele arca com parte ou 100% da mensalidade e o estudante só começa a devolver o valor após formado.

É uma ótima saída para mudar de vida, mas é preciso se enquadrar em uma série de pré-requisitos. Entre eles, renda familiar e nota mínima no Enem. Os juros também não é igual para todo mundo, além de ser necessário ficar atento a prazos de inscrição e entrega de documentos.

Ufa! Muita coisa, né? Por isso, preparamos esse guia te contando tudo que é preciso saber sobre o boleto do Fies e como garantir sua vaga com esse benefício. Continue lendo e confira agora mesmo as principais regras sobre o pagamento e seus procedimentos. Vamos lá?

Há bastante conteúdo pela frente. Se quiser, clique em um dos temas abaixo para ir diretamente ao seu que deseja saber:

  1. Como funciona o pagamento do Fies 2023?
  2. Onde entra o boleto do Fies 2023?
  3. Como gerar ou emitir um boleto do Fies 2023?
  4. Como faço para imprimir o boleto?
  5. Onde posso pagar o boleto do Fies?
  6. Sobre segunda via: emissão e pagamento com atraso
  7. Quais são as consequências para quem está inadimplente?
  8. Nós conectamos você à faculdade!

Ter um financiamento como o do Fies para pagar a faculdade é muito bom, mas em algum momento você vai ter que devolver o valor total. Já com o Beduka Bolsa, uma plataforma que te garante bolsas de estudo de até 65% de desconto, você termina a graduação sem dívidas e pronto para uma nova vida. Aproveite!

Como funciona o pagamento do Fies?

A essa altura, você já deve saber que o Fies funciona “emprestando” o dinheiro durante os estudos para que você pague depois. Ainda assim, durante o curso é preciso arcar com algumas taxas que fazem parte das regras de funcionamento do programa. 

Vamos te falar sobre elas no próximo tópico! Neste momento só estamos querendo te passar a visão de como é a estrutura de pagamento e a quais gastos os boletos do Fies podem se referir.

Além de tudo isso, é bom lembrar que algumas regrinhas mudaram a partir de 2018 e aí temos o Novo Fies. Também já vamos colocar as informações atualizadas ao longo do artigo.

Agora que você já sabe com o que está lidando, vamos às informações técnicas e objetivas:

Devo fazer algum pagamento durante o curso?

Sim, deverá! Mas não se preocupe, eles não tem a ver com a mensalidade ou algo assim. Na verdade, eles se referem a gastos naturais para a participação do programa. 

São eles:

  • Taxas bancárias;
  • Seguro de vida.

É importante deixar claro que estamos falando somente do Fies (participantes com renda até 3 salários mínimos per capita). Existe outro programa, o P-Fies, que não é tratado aqui.

Desde 2020, o Fies e o P-Fies possuem regras independentes, então passaram a não ter mais ligação com o MEC e seus critérios são estipulados pelas instituições privadas envolvidas no processo.

Caso sua renda familiar seja superior a esses 3 salários, confira as 18 dúvidas mais comuns sobre os dois programas (Fies e P-Fies).

Quais são as fases do pagamento mensal após a formatura?

Existem algumas fases que é preciso cumprir e ir gerenciando para conseguir quitar o pagamento. Vamos entendê-las:

  • 1° Utilização: sem querer, já falamos dessa primeira fase no tópico anterior. Ela diz respeito àqueles dois gastos que temos no curso: a taxa bancária e o seguro de vida.
  • 2° Carência: o Novo Fies não conta mais com o período de carência. Antes, você poderia esperar até 18 meses para iniciar o pagamento. Agora, a fase de amortização começa logo após a conclusão do curso. (Prepare-se já durante o curso, não deixe para pensar depois!)
  • 3° Amortização: é o pagamento mensal que você terá depois de formado para quitar de vez a dívida. Ele pode acontecer de duas formas, dependendo da sua situação.

Assim que o estudante termina a graduação, ele pode abrir seu próprio negócio ou ser contratado. Caso isso aconteça, o desconto será realizado diretamente na fonte de renda, baseado em um cálculo feito pelo Governo Federal.

Se o formado não conseguir um emprego, nem iniciar a carreira como proprietário de uma empresa, deverá quitar o financiamento em prestações mensais.

Seja qual for a forma de amortização, ela sempre será realizada diretamente para a instituição que financiou o curso e o seguro de vida! Tudo isso deve ser feito, no máximo, em um prazo de 14 anos.

Após a formatura não há possibilidade de escapar dos pagamentos mensais! Mais pra frente vamos entender o por que de ser tão importante não se tornar inadimplente… Mas agora você deve estar se perguntando:

Como funciona o Boleto do Fies?

Todos os pagamentos do Fies são feitos diretamente para a instituição financeira contratada, normalmente ela é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal.

Como dissemos no tópico anterior, as taxas e as parcelas do financiamento serão descontadas diretamente da renda de quem já começou a trabalhar após o curso. Mas há muitos casos de pessoas que não conseguem, então é aí que entra o boleto. 

O boleto do Fies costuma ser enviado trimestralmente para a residência do estudante próximo à data de seu vencimento. Mas se você preferir, pode acessar no ambiente online do banco intermediador. 

Como gerar ou emitir um boleto do Fies em 2023?

Se você é do tipo de pessoa que prefere acessar o boleto antes para se programar com as datas, saiba que é simples. Basta seguir os passos:

  • Acesse o site do banco que você firmou contrato (BB ou Caixa);
  • Procure pela opção Fies e clique;
  • Procure pela opção Boleto e clique;
  • Na tela aberta, digite os dados que forem pedidos (CPF ou nº do Contrato, data de nascimento e código de verificação);
  • Clique em Iniciar Operação.

Tranquilo né? Depois disso o boleto será automaticamente gerado. Mas pode ter surgido outra dúvida na sua cabeça:

Como faço para imprimir o boleto do Fies em 2024?

Aqui é mais tranquilo ainda. Alguns sites já aparecem com a opção imprimir logo depois que ele é gerado. Aí é só conectar seu aparelho a uma impressora e clicar nessa opção.

Porém, se você quer levar para uma gráfica ou não tiver a opção imprimir, aí você deve salvar o boleto no seu computador. Ele se tornará um documento como outro qualquer e você poderá enviá-lo por email, colocar em um pendrive ou imprimir normalmente.

Não adianta saber tudo isso se você não consegue pagar o boleto, né? Então vamos ver onde você pode pagá-lo:

Como pagar o boleto do Fies em 2024?

Bom, existem várias maneiras de se pagar o Boleto do Fies. Seja para você que é todo tecnológico ou para quem é mais tradicional. Veja as opções:

  • Online, pelo site ou app do banco;
  • Nas casas lotéricas;
  • Nas agências dos bancos;
  • Em caixas eletrônicos de autoatendimento;
  • Correios;
  • Unidades do Banco Postal.

Para tudo isso ser possível, ele precisa estar dentro da data de vencimento!

É importante lembrar que, se for um banco privado, as regras podem variar um pouco.

E se eu quiser tirar a segunda via do boleto do Fies em 2024?

Para tirar a segunda via do Fies, você pode fazer o mesmo procedimento que ensinamos aí em cima no tópico sobre emissão do boleto. É só emitir um novo e prontinho!

Outra opção é entrar em contato com a Central de Atendimento do seu banco. 

Para pagar é bem tranquilo:

Como pagar o boleto do Fies se ele for de segunda via e com atraso em 2024?

O boleto do Fies não é muito diferente de várias outras contas com as quais já estamos acostumados. Sendo assim:

  • A segunda via dentro do prazo pode ser paga em qualquer banco, inclusive pelo internet banking;
  • A segunda via fora do prazo deve ser atualizada para incluir as multas sobre o atraso e só pode ser paga no banco responsável pelo financiamento. Ou seja, mesmo que o boleto seja emitido online, você precisará comparecer a uma agência bancária para realizar o pagamento.

É essencial fazer o pagamento dentro do prazo, porque a multa diária pode chegar a R$ 50,00. 

Se o atraso ocorrer por erro dos Correios, a responsabilidade continua sendo do estudante. Em outras palavras, nada funciona como desculpa para o não pagamento nas datas estipuladas. 

Por isso, sempre se organize para realizar os pagamentos em dia e nunca deixe para última hora, pois qualquer probleminha pode te gerar uma dor de cabeça!

O pior é que você pode deixar acumular tanto, que vão te considerar inadimplente… E ninguém quer isso. Entenda porquê:

Quais são as consequências para quem está inadimplente?

Durante o período de estudos, as pessoas costumam levar os pagamentos muito a sério, porque sabem que a inadimplência (não pagamento, calote) pode inviabilizar sua formatura.

Depois que o curso for concluído, o pagamento pontual também continua sendo importante. 

Se você chegar a essa situação, pode perder o direito de usar o benefício outra vez e passa a ter uma dívida regida pelas regras normais. Isso significa que você não terá o subsídio do governo e a dívida é muito maior do que a contratada originalmente.

Portanto, procure manter-se atento aos prazos e pagamentos, para evitar maiores problemas!

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Ganhe uma bolsa de até 65% de desconto no curso dos seus sonhos

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso que você almeja: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas, uma plataforma onde você ganha uma bolsa de estudos de até 65% de desconto em universidades conceituadas do país!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 instituições parceiras. 

Garanta agora mesmo sua bolsa de estudo e economize seu dinheiro!

Agora, caso também queira receber conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares, siga-nos no Pinterest e no Instagram. Estamos sempre prontos para ajudar você.

Sucesso e bons estudos!

Categorias: Boleto Fies
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.