X

O que são verbos irregulares em inglês? Aprenda a identificá-los e conheça os mais importantes

o que são verbos irregulares em inglês

A Língua Inglesa é composta por verbos regulares e irregulares, os primeiros seguem uma regrinha simples na hora de mudar para o passado ou particípio. Já os irregulares não obedecem às regras.

Por isso o nome “irregular”, pois não há nada que ajude o estudante na hora de mudar o tempo verbal. A única saída é se habituar a eles e memorizar através da prática no dia a dia. 

Parece difícil, mas tem algo que pode facilitar muito a sua vida: uma lista dos mais usados tanto pelos nativos quanto por quem está aprendendo ou estudando para o vestibular. Leia até o final para descobrir o que são verbos irregulares em inglês e ter acesso a uma lista completa deles.

Este artigo vai te ajudar a entender o que são verbos irregulares em inglês. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que são verbos irregulares em inglês?
  2. Qual diferença entre verbos irregulares e regulares em inglês?
  3. Os verbos irregulares em inglês são escritos da mesma forma no Past Participle e no Simple Past?
  4. 3 formas fáceis de aprender os verbos irregulares em inglês
  5. Lista de verbos irregulares em inglês
  6. Mude de vida com o  Beduka! (Descontos de até 65%)

Quer entrar na faculdade e não sabe como? Com o Beduka Bolsas você ganha uma bolsa de 65% para entrar no curso dos seus sonhos. Não tem provas e nem exigências. O início é imediatamente no semestre seguinte!

O são verbos irregulares em inglês?

Também chamados de “irregular verbs”, os verbos irregulares em inglês são aqueles que não seguem regras. Logo, você não tem nada que te ajude a se guiar na hora da fala ou escrita.

Eles simplesmente mudam a forma (a escrita) e cada verbo pertencente a esse grupo difere um do outro. Por esse motivo, eles costumam ser o terror de quem está aprendendo o idioma ou de quem vai fazer algum tipo de prova, como vestibulares.

Não vamos iludir você, a melhor forma de aprendê-los é lendo, relendo e colocando em prática cada verbo irregular da Língua Inglesa. Mas isso não quer dizer que seja difícil.

No decorrer deste artigo sobre o que são verbos irregulares em inglês, você vai ver algumas dicas para memorizá-los sem ter que fazer igual como quem decora tabuada.

Temos outros artigos que podem te ajudar a entender melhor a Língua Inglesa e se preparar para o vestibular, acesse:

Qual a diferença entre verbos regulares e irregulares em inglês?

Os verbos regulares em inglês seguem algumas regras, ou seja, é possível se guiar por elas. Por exemplo, todos que terminam em “e” serão acrescidos de uma letra “-d”: 

  • arrive/arrived,
  • love/loved,
  • like/liked.

Observe como os três verbos foram para o passado apenas aplicando a regra. É assim com todos os verbos regulares, ou seja, há mudança apenas no final deles de acordo com a letra que terminam.

Já os verbos irregulares não se parecem uns com os outros, não seguem regras e têm a escrita modificada. Podem até permanecer da mesma forma em todos os tempos verbais, é o caso do verbo cortar, que fica cut/cut/cut (present, past, and participle).

Então, quando se trata do que são verbos irregulares em inglês, a principal coisa que você deve ter em mente é que cada um deles tem sua própria escrita e pronúncia, além de não serem regidos por regras.

Os verbos irregulares em inglês são escritos da mesma forma no Past Participle e no Simple Past?

Depende! Mas antes de continuarmos, você sabe o que são past participle e o simple past? São dois tempos verbais, igual aos que temos em Português

O participle é utilizado em situações bem específicas: em orações na voz passiva e em orações compostas por verbos modais (que acompanham outro verbo e dão um sentido extra ao que está sendo dito). 

Ele também serve para indicar algo que você tem feito, como em “We had talked” (nós temos conversado). Já o past simple é o passado comum, e tem o uso igual ao do português: eu fui, eu comprei, eu comi.

Voltando  à questão sobre serem ou não escritos da mesma forma: lembra do caso do cut (verbo cortar em inglês)? Ele permanece igual, mas não será assim com todos. É preciso lembrar que esses verbos foram denominados de “irregulares” justamente por não seguirem um padrão. 

Então, em quase 99% dos casos relacionados a esses verbos, a resposta é não! Eles não são escritos da mesma forma. O jeito é ir aprendendo aos poucos as mudanças e para isso não tem outro jeito: você terá que praticar!

3 formas de aprender os verbos irregulares em inglês

Você pode tentar o mesmo que todo mundo (reler mil vezes a tabela de verbos) para aprender o que são verbos irregulares em inglês, mas é bem provável que esqueça tudo bem rápido. Ou pode seguir nossas dicas e ter melhores resultados!

Vamos lá?

1 – Insira esses verbos na sua rotina

Talvez você esteja só estudando para o vestibular e pense que vai ser muito mais fácil decorar logo a lista e pronto. Pode até ser, mas também pode ser um tiro no pé.

Quem decora, inevitavelmente esquece. Já quem se habitua as palavras, acaba gerando uma memória de longa duração. Se você aliar isso às emoções, melhor ainda. Dificilmente esquecemos aquilo que sentimos.

Para isso, é possível escutar uma série de músicas que apresentam verbos irregulares escrever bilhetes, ou até mesmo tentar aplicá-los durante suas falas em português. Quem sabe, assim, você até se interesse pelo idioma e acabe se tornando bilíngue. 

Veja algumas músicas que podem te ajudar a não só entender o que são verbos irregulares em inglês, como também a inseri-los na sua vida:

  • Pink – Who Knew.
  • Taylor Swift – Love Story.
  • Pearl Jam – Last Kiss..
  • Justin Timberlake – Cry Me A River.

Elas também vão te ajudar com os verbos regulares!

2 – Faça exercícios

Se seu objetivo ao estudar o que são verbos irregulares em inglês é uma prova de concurso ou vestibular, você deve focar em fazer exercícios. Eles vão te ajudar a entender como esses verbos são inseridos na escrita e como costumam ser cobrados.

Os verbos irregulares costumam aparecer nas questões não só no passado simples, como também no particípio. O segundo caso costuma ser mais difícil de entender, então a única saída é praticar muito. 

3 – Mantenha contato com o idioma

Eu sei que já conversamos sobre isso, mas bater nesta tecla é inevitável: você pode aprender o que são verbos irregulares em inglês do jeito mais fácil ou do jeito mais difícil, o mais complicado é aquele que utiliza a decoreba.

Acredite! Decorar pode parecer um caminho mais rápido, mas o fim dele é o esquecimento.

Fora que é super chato ficar lendo e relendo uma tabela dezenas de vezes. Então, o melhor e mais eficaz é você manter um contato com o idioma: 

  • assistir séries e tentar identificar os verbos;
  • escrever recados e colocá-los em prática;
  • ouvir músicas;
  • estudá-los de vez em quando.

Lista de verbos irregulares em inglês

Como você deve ter percebido, somos muito contra o uso de decoreba para aprender o que são verbos irregulares em inglês, mas sabemos que a primeira coisa que você vai fazer ao sair desse texto é procurar uma lista deles. Então já vamos deixar uma tabela com os principais verbos:

Exercícios sobre verbos irregulares em inglês (com gabarito comentado)

Talvez você tenha chegado a este artigo sobre o que são verbos irregulares em inglês porque está estudando para o vestibular, nesse caso, nada melhor que resolver exercícios para aprender como eles são cobrados. Depois, é só conferir o gabarito comentado.

Questão 1 – (Vunesp

Leia os quadrinhos para responder à questão.

A lacuna numerada no quarto quadrinho deve ser preenchida por

a) is writing

b) have written

c) used to write

d) might write

e) could have written

Questão 2 – (Unesp/1997)

John __________ me some money last week.

a) sends

b) send

c) sent

d) sending

e) to send

Gabarito comentado

Resolver uma questão de Língua Inglesa é um pouco complicado se você não tiver habilidade de usar o conhecimento sobre o que são verbos irregulares em inglês para desvendar a resposta correta. Abaixo, veja como fazer isso através das explicações detalhadas sobre como chegamos a alternativa certa:

Exercício resolvido da questão 1 – e) could have written.

A frase na qual aparece a numeração no quadrinho, ou seja, a frase onde consta o espaço que se deve completar, refere-se ou ao passado ou ao particípio. Nela, temos a expressão “last 30 seconds” (últimos 30 segundos). Logo, você deve identificar a alternativa que apresenta o verbo irregular escrito corretamente em um desses tempos.

Com essa primeira leitura da questão, é possível descartar a letra “a”, pois o verbo está no Present Continuous (algo que está sendo feito no momento), a letra “c” e a letra “d” pois em ambos o verbo está no Simple Present. 

Tanto na alternativa “b” quanto na “e”, temos “ written”, que, se você verificar na tabela, verá que está no particípio. Os verbos no particípio em inglês possuem algumas funções, uma delas é a de falar sobre um passado próximo, algo que foi concluído recentemente.

A letra “b”, apesar de apresentar o verbo irregular escrito corretamente no particípio, possui dois erros que a impedem de ser a alternativa correta. O primeiro é que a frase se refere a “alguém” (terceira pessoa do singular) e na terceira pessoa do singular utiliza-se o “has” e não o “have”. 

O segundo erro é que a alternativa deixaria o sentido da oração incompleto: “alguém ter escrito alguma coisa nos últimos 30 segundos”.

Resta assim a letra “e”, “could have written” significa “pode ter escrito”. Veja como o sentido fica completo e depois verifique na tabela como o verbo irregular também está escrito corretamente no particípio.

 “Let me check Facebook again. Someone could have written something in the last 30 seconds. (Deixa eu verificar o Facebook de novo. Alguém pode ter escrito alguma coisa nos últimos 30 segundos.)”

Exercício resolvido da questão  2 – c) sent

Observe que a frase apresentada pela questão para ser completada apresenta as palavras “last week” (semana passada), ou seja, é preciso achar a alternativa que o verbo esteja nesse tempo verbal. 

To send (enviar) é um verbo irregular e a alternativa apresenta um passado simples. Logo, basta você consultar a tabela de verbos irregulares na coluna referente ao Simple Past. Assim, chegará a alternativa correta (letra c), sent. 

As demais alternativas não possuem o verbo no passado, por isso, não completariam corretamente o sentido da oração. 

Mude de vida com o Beduka (bolsas de até 65%)

O que são verbos irregulares em inglês é um assunto que serve até para o nosso dia a dia, já que saber outro idioma pode proporcionar novas oportunidades.

Na faculdade, também será muito útil, além de te ajudar na hora de conseguir um estágio ou emprego. 

Caso você ainda não esteja em uma, sabia que pode entrar sem fazer uma prova e sem ter que se enquadrar em uma série de exigências?

O Beduka Bolsas te dá uma bolsa de até  65% para você começar o curso dos seus sonhos.

O início é imediatamente no semestre seguinte!!

Obrigada por ter lido nosso artigo sobre o que são verbos irregulares em inglês até o final. Continuaremos aqui, criando conteúdos exclusivos e te ajudando a realizar o sonho de se tornar um universitário.

Categorias: Inglês
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.