InglêsMatérias

5 questões de inglês do Enem respondidas e comentadas!

5 questões de inglês do Enem respondidas e comentadas5 questões de inglês do Enem respondidas e comentadas

Você sabia que a disciplina de inglês no Enem pode te tirar ou te colocar dentro da Universidade? A melhor forma de se preparar é analisar os exercícios que caíram nos anos anteriores. Pensando nisso, selecionamos 5 questões, respondemos, analisamos e explicamos os assuntos delas para você! Leia nosso artigo e aprenda na prática como gabaritar as questões de inglês do Enem!

Neste texto sobre questões de inglês do enem, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Por que se preparar para responder às questões de inglês do Enem?
  2. O que é e para que servem as técnicas de Skimming e de Scanning?
  3. Questão 1. Resolução e análise.
  4. Questão 2. Resolução e análise.
  5. Questão 3. Resolução e análise
  6. Questão 4. Resolução e análise.
  7. Questão 5. Resolução e análise.
  • Após estudar essas 5 questões de inglês do enem, você pode praticar com o Simulado Beduka! O melhor simulado enem do Brasil!

Por que se preparar para responder às questões de inglês do Enem?

Você já teve coragem de entrar em um ônibus faltando 5 centavos para inteirar a passagem?

Se a resposta foi sim! Parabéns! Você é muito corajoso! Mas olha que sufoco, você dependeu de várias situações, um tanto que, imprevisíveis e constrangedoras.

A boa vontade do cobrador. A generosidade de algum passageiro para inteirar a sua passagem. A sorte para não ter que descer do ônibus e perder o trabalho ou aquela aula importantíssima no cursinho preparatório, fora o constrangimento que ninguém deseja passar. 

Agora imagine que o número 5 pode definir os próximos anos da sua vida, e não apenas um dia!

Estamos falando do Enem e do seu acesso à universidade. São milhares de concorrentes em busca da preparação, assim como você.

Diante desse cenário, não há matéria menos importante, nem questão menos relevante. Nada deve ser chutado, ou respondido sem consciência prévia do assunto.

Nos últimos anos, as questões relacionadas à língua inglesa vêm sendo melhor elaboradas e exigindo um nível maior de conhecimento. Textos mais longos têm sido utilizados, e as questões interpretativas têm sido priorizadas.

Resolver as questões passadas e compreender os conteúdos que estão sendo abordados nelas é fundamental para sua preparação.

Pensando nisso! O Beduka selecionou e analisou cuidadosamente 5 questões de inglês do Enem para que você tenha êxito na sua jornada!

O que é e para que serve as técnicas de Skimming e de Scanning?

Eu não preciso nem te contar que o tempo é um bem abstrato e subjetivo, mas muito valioso no dia do Enem. São muitas questões, a maioria repleta de textos. As horas disponíveis são escassas.

E pode apostar! Vão parecer voar.

Mas o problema que você vai enfrentar no dia é uma adversidade já vivenciada por milhares de pessoas. Exatamente por isso, técnicas e soluções vêm sendo elaboradas no decorrer dos anos. 

Somando-se ao tempo, talvez você ainda vá enfrentar o dilema de não ser fluente no idioma, ou de conhecê-lo muito pouco. Sem problemas! Para isso há o Skimming e o Scanning.

Eles vão te auxiliar na resolução das questões de inglês do Enem!

O Skimming é utilizado na resolução de questões com textos relativamente longos, com o intuito de economizar tempo. Geralmente, o comando do enunciado já te leva para a metade do caminho na busca pela resposta certa.

Através dele, será necessário ler somente o primeiro parágrafo e o último, ou as primeiras linhas e as últimas. Na maioria das vezes, essas linhas já possuem a resposta necessária para a interpretação correta do que está sendo pedido.

Já o Scanning, é essencial para as pessoas que não têm pleno domínio da língua. Traduzir palavra por palavra é o pior e mais comum erro praticado.

Isso não é necessário para entender a que o texto se refere. 

É preciso apenas escanear palavras que você consiga, de alguma forma, compreender. Além disso te ajudar a descobrir sobre a que o texto se refere, ainda te dará pistas importantíssimas ao ler as alternativas contidas nas questões de inglês do Enem!

Vamos descobrir como?

Questão 1

(ENEM, 2018) 1984 (excerpt)

‘Is it your opinion, Winston, that the past has real existence?’ […] O’Brien smiled faintly. ‘I will put it more precisely. Does the past exist concretely, in space? Is there somewhere or other a place, a world of solid objects, where the past is still happening?’

‘No.’

‘Then where does the past exist, is at all?’

‘In records. It is written down.’

‘In records. And _____?’

‘In the mind. In human memories.’

‘In memory. Very well, then. We, the Party, control all records, and we control all memories. Then we control the past, do we not?’

ORWELL, G. Nineteen Eighty-Four. New York: Signet Classics, 1977.

O romance 1984 descreve os perigos de um Estado totalitário. A ideia evidenciada nessa passagem é que o controle do Estado se dá por meio do(a)

a) boicote a ideais libertários.

b) veto ao culto das tradições.

c) poder sobre memórias e registros.

d) censura a produções orais e escritas.

e) manipulação de pensamentos individuais.

Análise:

O texto faz referência a obra do escritor britânico Orwell. Vale destacar que muitas das obras selecionadas para compor as questões do Enem, serão referentes a autores da língua inglesa. 

Então, pesquisar um pouco sobre alguns autores importantes deste idioma e suas respectivas obras é uma boa estratégia.  

Sabendo do contexto dessas obras e a que elas se referem, facilitará na hora da compreensão do texto. Mas entendemos que nem sempre há tempo disponível para isso!

Exatamente por isso, trouxemos o Skimming e o Scanning no início desse artigo. Sempre haverá essa saída para responder às questões de inglês do Enem.

Agora vamos observar a tradução do trecho da obra “1984”. 

‘Você acha, Winston, que o passado tem uma existência real? […] O’Brien sorriu levemente. ‘Vou ser mais preciso. O passado existe concretamente, no espaço? Existe algum lugar ou outro lugar, um mundo de objetos sólidos, onde o passado ainda está acontecendo?’

‘Não.’

‘Então onde o passado existe, afinal?’

‘Em registros. Ele está escrito.’

‘Em registros. E _____?’

‘Na mente. Em memórias humanas.’

‘Na memória. Muito bem então. Nós, o Partido, controlamos todos os registros, e controlamos todas as memórias. Portanto controlamos o passado, não controlamos?’.

O trecho refere-se a como sistemas totalitários manipulam as histórias e as informações para se perpetuar no poder. A obra é uma ferrenha crítica a esses sistemas. O enunciado em português já te leva a metade do caminho para a elucidação da questão.

Agora vamos ao scanning. Perceba que três palavras permeiam o texto: past, records e memories.

Past e memories são duas palavras que você irá conseguir transpor facilmente para o português, ou seja, passado e memórias. Já records (no plural), ou record (no singular) trata-se de um falso cognato. Então anote essa dica!

Estudar uma lista dos falsos cognatos mais comuns da língua inglesa!

Não cometa o erro de traduzir record para recordar, que em inglês é remember. Dependendo da sua idade, talvez nunca tenha ouvido falar em vídeo cassete, mas nele, havia a opção Rec, que quer dizer gravar. 

Ou seja, Rec. (abreviação de Record) quer dizer gravar, registrar.

Com essas três palavras e o enunciado, é possível “matar” a questão. O enunciado: “A ideia evidenciada nessa passagem é que o controle do Estado se dá por meio do(a)” é bem claro que refere-se a poder.

E quer saber como você enxerga o Estado exercendo esse poder. Procure nas alternativas as palavras que permeiam o texto: memories e records.

Resposta correta: c) poder sobre memórias e registros.

Questão 2

(ENEM, 2019) 5 Ways Pets Can Improve Your Health

A pet is certainly a great friend. After a difficult day, pet owners quite literally fell the love.

In fact, for nearly 25 years, research has shown that living with pets provides certain health benefits. Pets help lower blood pressure and lessen anxiety. They boost our immunity. They can even help you get dates.

Allergy Fighters: A growing number of studies have suggested that kids growing up in a home with “furred animals” will have less risk of allergies and asthma.

Date magnets: Dogs are great for making love connections. Forget Internet matchmaking — a dog is a natural conversation starter.

Dogs for the Aged: Walking a dog or just caring for a pet — for elderly people who are able — can provide exercise and companionship.

Good for Mind and Soul: Like any enjoyable activity, playing with a dog can elevate levels of serotonin and dopamine — nerve transmitters that are known to have pleasurable and calming properties.

Good for the Heart: Heart attack patients who have pets survive longer than those without, according to several studies.

DAVIS, J. L. Disponível em: www.webmd.com. Acesso em: 21 abr. 2013 (adaptado).

Ao discutir sobre a influência de animais de estimação no bem-estar do ser humano, a autora, a fim de fortalecer seus argumentos, utiliza palavras e expressões como research, a growing number of research e several studies com o objetivo de

a) mostrar que animais de estimação ajudam na cura de doenças como alergias e asma.

b) convencer sobre os benefícios da adoção de animais de estimação para a saúde.

c) fornecer dados sobre os impactos de animais de estimação nas relações amorosas.

d) explicar como o contato com animais de estimação pode prevenir ataques cardíacos

e) esclarecer sobre o modo como idosos devem se relacionar com animais de estimação.

Primeiro, é importante destacar o título 5 Ways Pets Can Improve Your Health , ou seja,  5 maneiras pelas quais os animais de estimação podem melhorar sua saúde. Após isso, é preciso dar atenção especial às palavras referentes ao comando do enunciado.

Research, a growing number of research e several studies, todas se referem a estudos e pesquisas. Aqui, percebemos que a análise da parte inicial, nesse caso correspondendo ao título e ao final do texto, é essencial.

Suponhamos que você não tenha conseguido traduzir a maior parte do texto. A questão está perdida? A resposta é não. Há várias palavras no texto que são super simples de traduzir. Elas vão te auxiliar na hora de responder.

Trata-se da técnica de Scanning. Não se esqueça dela na hora de responder às questões de inglês do Enem.

Observe que no texto há algumas palavras destacadas em negrito. Elas não estavam assim na hora da prova. Fazer isso nas questões de inglês do Enem é o seu papel! Faça isso por meio das técnicas já mencionadas.

Pet, friend, benefits, help,  anxiety, immunity, allergies and asthma, making love connections, dogs for the aged, heart attack,  several studies. 

Significando respectivamente, animais de estimação, benefícios, socorro, ansiedade, imunidade, alergias e asma, fazendo conexões amorosas, cães para idosos, ataque cardíaco, vários estudos. 

O enunciado deixa bem claro que há uma discussão sobre a influência de animais de estimação no bem-estar do ser humano. Se você não sabe que a palavra Health significa saúde, tudo bem!

É só lembrar que inevitavelmente o bem-estar e a saúde estão interligados. Agora olhe as palavras destacadas e as analise de acordo com as alternativas.

Olhou? Então você já sabe que todas estão de alguma forma comentadas no texto.

Agora reflita comigo, você pode englobar todos os benefícios mencionados tendo um animal de estimação, ou seja, adotando um. Isso melhora seu bem estar em diversos aspectos humanos e sociais, o que impactará na sua saúde.

Portanto, a resposta correta é a letra b) convencer sobre os benefícios da adoção de animais de estimação para a saúde.

As outras alternativas são referentes a tópicos específicos e não ao objetivo central. Servem portanto como bases argumentativas.

Se você dominar essas técnicas, se tornará possível gabaritar as questões de inglês do Enem!

Questão 3 

(ENEM, 2020) Os recursos usados neste pôster de divulgação de uma campanha levam o leitor a refletir sobre a necessidade de:

a) criticar o tipo de tratamento dado à mulher.

b) rever o desempenho da mulher no trabalho.

c) questionar a sobrecarga de atribuições da mulher.

d) analisar as pesquisas acerca dos direitos da mulher;

e) censurar a mulher pelo uso de determinadas palavras.

Uma palavra bem evidente na imagem é “discrimination”. Impossível de não saber o significado, não é mesmo? Quando você discrimina, você trata alguém segundo seus preceitos e preconceitos.

Talvez você não saiba o que significa a palavra woman, mas através da leitura imagética, ou seja, da imagem, fica evidente que o assunto abordado é sobre a mulher. O verbo “shouldn’t” está na forma negativa e significa “não deveria”.

Fora isso, temos os verbos “ter direitos”, “votar”, “trabalhar”, “boxear”. Mas somente com as duas primeiras informações explicadas sobre essa questão, já é possível respondê-la de forma consciente. 

A discriminação é um meio de tratar indevidamente o outro, no caso, a mulher. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Trata-se de uma crítica ao tipo de tratamento dado à mulher.

Questão 4

(ENEM/2018)

Don’t write in English, they said,

English is not your mother tongue…

…The language I speak

Becomes mine, its distortions, its queerness

All mine, mine alone, it is half English, half

Indian, funny perhaps, but it is honest,

It is as human as I am human…

…It voices my joys, my longings my

Hopes…

(Kamala Das, 1965:10)

GARGESH, R. South Asian Englishes. In: KACHRU, B.B.; KACHRU, Y.; NELSON, C.L. (Eds.). The Handbook of World English. Singapore: Blackwell, 2006

A poetisa Kamala Das, como muitos escritores indianos, escreve suas obras em inglês, apesar de essa não ser sua primeira língua. Nesses versos, ela

a) usa a língua inglesa como efeito humorístico.

b) recorre a vozes de vários escritores ingleses.

c) adverte sobre o uso distorcido da língua inglesa.

d) demonstra consciência de sua identidade linguística.

e) reconhece a incompreensão na sua maneira de falar inglês.

Como a maioria dos enunciados das questões de inglês do Enem, nessa também é possível extrair uma informação importante. Kamala é uma escritora indiana que escreve suas obras em língua inglesa. 

Na segunda linha do texto de apoio, há a palavra mother (mãe em inglês). Ela refere-se à língua materna, ou seja, a autora tem consciência que o inglês não é sua língua materna. 

Trata-se de um tipo de questão perfeita para se escolher a técnica Skimming, pois ao analisar as duas primeiras linhas você é capaz de identificar a que se refere a consciência da autora.

Don’t write in English, they said,

English is not your mother tongue…

Tradução:

Não escreva em inglês, eles disseram,

Inglês não é sua língua materna …

E ao analisar as duas últimas, é possível compreender que opiniões divergentes não a farão deixar de escrever no idioma que escolheu. Por meio do qual semeia suas emoções.

It voices my joys, my longings my

Hopes…

Tradução:

Expressa minhas alegrias, meus anseios,

Esperanças …

Portanto, a  alternativa correta é a letra: 

d) demonstra consciência de sua identidade linguística.

Questão 5

(ENEM/2017)

Israel Travel Guide

Israel has always been a standout destination. From the days of prophets to the modern day nomad this tiny slice of land on the eastern Mediteranean has long attracted visitors. While some arrive in the ‘Holy Land’ on a spiritual quest, many others are on cultural tours, beach holidays and eco-tourism trips. Weeding through Israel’s convoluted history is both exhilarating and exhausting. There are crumbling temples, ruined cities, abandoned forts and hundreds of places associated with the Bible. And while a sense of adventure is required, most sites are safe and easily accessible. Most of all, Israel is about its incredibly diverse population. Jews come from all over the world to live here, while about 20% of the population is Muslim. Politics are hard to get away from in Israel as everyone has na opinion on how to move the country forward — with a ready ear you’re sure to hear opinions from every side of the political spectrum.

Disponível em: www.worldtravelguide.net. Acesso em: 15 jun. 2012.

Antes de viajar, turistas geralmente buscam informações sobre o local para onde pretendem ir. O trecho do guia de viagens de Israel

a) descreve a história desse local para que turistas valorizem seus costumes milenares.

b) informa hábitos religiosos para auxiliar turistas a entenderem as diferenças culturais.

c) divulga os principais pontos turísticos para ajudar turistas a planejarem sua viagem.

d) recomenda medidas de segurança para alertar turistas sobre possíveis riscos locais.

e) apresenta aspectos gerais da cultura do país para continuar a atrair turistas estrangeiros.

Mais uma vez, o enunciado nos dá informações valiosíssimas! Trata-se de um guia de viagem de Israel. E o que os turistas buscam através dele? Informações turísticas do lugar.

É bem óbvio, não?

Portanto, a resposta correta é a letra e) apresenta aspectos gerais da cultura do país para continuar a atrair turistas estrangeiros.

Todas as outras alternativas são mencionadas no decorrer do texto, e juntas caminham em direção ao tema central.

Agora será bem mais simples resolver as questões de inglês do Enem!

No mais, boa prova e bem vindo ao futuro educacional! Foi um prazer ajudar você! Além do Enem, você pode participar do Vale Bolsa do Beduka, São bolsas em importantes universidades brasileiras com até 100% de desconto. Até lá!

Conheça o nosso Guia da Redação para se sair bem nas provas!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador