O Efeito Doppler teve um papel crucial para o avanço da medicina e isso ocolocou entre os assuntos mais cobrados no Enem. É muito difícil passar sem saber sobre isso, então preparamos um resumo completo para que você entenda o que é Efeito Doppler e possa praticar com fórmulas e exemplos. Leia até o final.
Preparamos este resumo completo para você entender o que é efeito doppler. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:
- O que é Efeito Doppler?
- Como calcular velocidade de propagação?
- Fórmula geral do Efeito Doppler
- 3 aplicações do Efeito Doppler
- Nós conectamos você à faculdade!
Você sabia que ondulatória é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!
O que é Efeito Doppler?
O Efeito Doppler é um fenômeno ondulatório que descreve a mudança do comprimento de onda ou da frequência de uma onda emitida por uma fonte que se movimenta em relação ao observador.
Para que você entenda o que é efeito doppler de maneira prática, lembre-se das vezes em que ouviu a sirene de uma ambulância em movimento.
Quando você vê a ambulância aproximando-se, ouve um som de maior frequência e menor comprimento de onda, portanto, mais agudo.
Já quando você vê a ambulância afastando-se, ouve um som com maior comprimento de onda e menor frequência, portanto, mais grave.
Esse fenômeno acontece em decorrência da velocidade de propagação da onda.
Seja qual for a velocidade, ela depende exclusivamente do meio pelo qual a onda propaga-se. Desse modo, mesmo que a fonte das ondas ou o observador mova-se, a velocidade de propagação não é alterada.
- Para compreender o que são as ondas e outros fenômenos ondulatórios veja nosso resumo completo sobre o assunto
Continue lendo este artigo sobre o que é efeito Doppler para entender como calcular a velocidade de propagação.
Como calcular a velocidade de propagação?
A velocidade de propagação de uma onda, seja ela mecânica (sonora) ou eletromagnética (luz), apresenta uma proporcionalidade entre seu comprimento de onda e sua frequência de oscilação.
Dessa forma, podemos calcular a velocidade de propagação com a seguinte equação:
V = λ.f
V: velocidade de propagação da onda (m/s)
λ: comprimento de onda (m)
f: frequência de oscilação (Hz ou s-1)
Fórmula geral do Efeito Doppler
Além da velocidade de propagação, também é possível calcular a mudança de frequência no efeito Doppler.
Para isso, utiliza-se a fórmula abaixo:
f’ = f0.(v +v0/v – vF)
f’: frequência observada (Hz)
f0: frequência emitida (Hz)
v: velocidade da onda no meio (m/s)
v0: velocidade do observador (m/s)
vF: velocidade da fonte emissora das ondas (m/s)
Contudo, para empregá-la, é preciso saber se há afastamento ou aproximação entre a fonte emissora das ondas e o observador. Entenda:
- Quando fonte e observador se aproximam: + no numerador e – no denominador.
- Quando fonte e observador se afastam: – no numerador e + no denominador.
3 aplicações do Efeito Doppler
O efeito Doppler pode ser empregado em muitas áreas, a seguir vamos te mostrar o que é efeito doppler em diferentes situações, confira!
O que é Efeito Doppler na Medicina?
Na área médica, o efeito pode ser observado nos diversos exames de imagem, como o ecocardiograma, que fornece informações sobre o coração.
Através desse tipo de exame é possível determinar o fluxo sanguíneo, as condições dos músculos, possíveis más formações e funcionamento das válvulas.
Nesses exames, os pacientes entram em contato com uma fonte de ondas sonoras inaudíveis, a captação dessas ondas refletidas pelas hemácias auxilia na determinação da velocidade e no fluxo do sangue.
As informações obtidas são utilizadas no combate e prevenção de doenças cardiovasculares.
O que é Efeito Doppler na Astronomia?
Na astronomia, esse fenômeno é empregado na medição da velocidade relativa das estrelas e outros corpos celestes em relação ao planeta Terra.
Essas medições possibilitaram aos astrofísicos o entendimento de que o universo está em expansão, já que quanto maior a distância entre as galáxias, maior o comprimento de onda observado.
Outra aplicação do efeito doppler nesse meio são os satélites.
O que é Efeito Doppler no Radar de Trânsito?
E por fim, outra utilidade que podemos citar para que você compreenda o que é efeito doppler no seu dia a dia são os radares semafóricos, utilizados para medir a velocidade dos automóveis.
Esses radares emitem um feixe de luz com frequências na faixa do infravermelho. Assim, é medido o tempo necessário para o feixe retornar a fonte.
Como a velocidade da luz é constante, podemos medir a velocidade em que uma fonte refletora de luz secundária está se movendo a cada instante, mesmo a grandes distâncias.
Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo.
Agora teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre Ondulatória!
Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!
Nós conectamos você à faculdade!
Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular?
É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.
O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade.
São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.
Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!
Obrigada por ler até aqui!