X

O que é Oxidação e Redução? Aprenda tudo sobre a oxirredução com exemplos do dia a dia

O que é Oxidação e Redução?

A oxidação é um processo bem comum em nosso dia a dia. Já reparou em um pó marrom-avermelhado que se forma sobre uma esponja de aço após um tempo de uso? Ou já ouviu falar que em cidades litorâneas o processo de corrosão é mais acelerado?

Pois é, tudo isso tem a ver com as reações de oxirredução. Neste resumo completo sobre o assunto, você vai entender o que é oxidação e redução, como essas reações acontecem e porque uma ocorre em paralelo a outra. 

Além disso, também vamos destrinchar outros conceitos importantes da eletroquímica, como o número de oxidação (o famoso nox), agente oxidante e agente redutor. Leia o texto até o fim e prepare-se para o Enem da melhor forma! 

A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que é oxidação e redução. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:

Estudando Química para o Enem? Pratique com as questões do Simulado Enem do Beduka! Ele é 100% gratuito e personalizável.

O que é oxidação e redução?

Compreender o que é oxidação e redução é importante não apenas para passar no vestibular, mas também porque essas reações estão presentes em nosso dia a dia de diversas formas. 

Elas ajudam, por exemplo, a explicar alguns fenômenos bem conhecidos como a combustão, a corrosão de metais, o metabolismo na alimentação, a fotossíntese, a obtenção de metais a partir de seus minérios, entre outros. 

E o que esses processos têm em comum? 

Essas transformações envolvem a transferência de elétrons entre as espécies químicas. 

Chamamos de oxidação a liberação (perda) de elétrons por uma substância. E de redução, o recebimento (ganho) de elétrons por outra substância. 

Como essas transformações ocorrem de forma paralela e interdependente, em geral, nós as chamamos de reações de oxirredução ou simplesmente redox

Veja um resumo completo sobre Corrosão e teste seus conhecimentos com as melhores questões sobre o assunto!

Para que você entenda tudo sobre o que é oxidação e redução, a seguir vamos detalhar todos os conceitos importantes, além de apresentar exemplos de aplicações no cotidiano. Vamos lá?  

O que é número de oxidação?

Quando estudamos o que é oxidação e redução, nos deparamos com o número de oxidação, também chamado de Nox.

O número de oxidação é um número associado aos átomos de um determinado elemento, presente em uma determinada substância, que está relacionado à carga elétrica que esses átomos apresentam nessa substância.

A identificação do Nox dos átomos ou íons nas reações de oxirredução é fundamental, pois 

sua análise permite as seguintes aplicações:

  • Conhecer a quantidade de elétrons que foi transferida em uma reação;
  • Identificar qual espécie oxidou e qual reduziu;
  • Fazer o balanceamento da reação.

Aprenda 3 formas de como fazer um balanceamento químico!

Como ocorrem as reações de oxirredução?

Entender o conceito do número de oxidação facilita a identificação da ocorrência de oxidação/redução.

Isso porque, quando uma reação química apresenta um aumento no número de oxidação de certo elemento, há o indicativo de que houve o aumento de sua carga elétrica, o que equivale à perda de elétrons, ou seja, oxidação.

Por outro lado, a diminuição no número de oxidação é um indicativo de que ocorreu a diminuição da carga elétrica, o que equivale dizer que houve ganho de elétrons, isto é, redução.

Dessa forma, podemos generalizar: 

Aumento do número de oxidação → oxidação

Diminuição do número de oxidação → redução

Além disso, vale ressaltar que a oxidação e a redução ocorrem sempre de maneira simultânea, já que os elétrons se conservam (não “aparecem” nem “desaparecem”).

Em outras palavras, se uma espécie química recebe elétrons é porque alguma espécie química os perdeu. Desse modo, numa reação de oxirredução sempre haverá o aumento e a diminuição do número de oxidação dos elementos químicos envolvidos. 

Veja este exemplo da corrosão do zinco pelo ácido clorídrico em solução aquosa:

Zn (s) + 2 H+ (aq) → H2 (g) + Zn2+ (aq)

Nessa reação, o número de oxidação do zinco vai de 0 para +2 e o íon H+ vai de +1 para 0.

Assim, podemos dizer que o zinco sofreu oxidação porque perdeu elétrons (e por isso seu número de oxidação aumentou) e o íon H+ sofreu redução pois recebeu um elétron (seu número de oxidação diminuiu). 

O que é agente oxidante e agente redutor?

Outros conceitos importantes para compreender o que é oxidação e redução são: agente redutor e agente oxidante. Acompanhe o que cada um representa:

O agente redutor, ou simplesmente redutor, é a espécie química que age causando a redução de algum elemento presente nos reagentes.

O redutor é, portanto, a espécie que contém o elemento que perde elétrons, ou seja, que sofre oxidação.

Já o agente oxidante, ou simplesmente oxidante, é a espécie química que causa a oxidação de um elemento presente nos reagentes.

Dessa forma, o oxidante é a espécie que contém o elemento que recebe elétrons, ou seja, que sofre redução.

No exemplo dado anteriormente, da reação entre o zinco e o ácido clorídrico, o zinco é o agente redutor e o íon H+ é o agente oxidante.  

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre o que é oxidação e redução. 

Como a oxirredução cai no Enem?

Sem dúvidas, a eletroquímica é um dos temas que mais aparecem na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Toda edição conta com pelo menos uma questão abordando o assunto. 

Entre as temáticas mais recorrentes estão: pilhas e eletrólise, reações de oxirredução, potenciais de padrão de redução e leis de Faraday. Por essa razão, resolver exercícios de prova anteriores é essencial.

Então pega essa dica: pratique com o Simulado Enem do Beduka! 

O Simulado Enem Beduka é a melhor maneira de se preparar para a prova. 

Nele você aprende praticando com questões de edições anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

Siga o Beduka nas redes sociais: 

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que é oxidação e redução.

Categorias: Química
Redação Beduka: