X

Quais são as Propriedades da Matéria? Leia este resumo cheio de detalhes e exemplos fáceis!

Se você está curioso para descobrir quais são as propriedades da matéria, saiba que há 10 propriedades gerais, ou seja, estão presentes em tudo o que é matéria. Por outro lado, existem também as propriedades específicas, que estão dividas em 4 grupos: físicas, químicas, organolépticas e funcionais.

Mas antes de você descobrir quais são todas elas e ver exemplos fáceis do dia a dia, vamos começar lembrando o que é a matéria. Assim, você poderá aprender esse assunto do zero até dominar os conceitos mais importantes para as provas e o Enem.

E para te ajudar mais ainda, saiba que você está a poucos cliques de baixar o nosso Plano de Estudos Mágico. Ele te guiará na jornada rumo à aprovação no Enem. Não deixe a oportunidade passar, adquira o seu agora!

O que significa matéria em química?

Quando estamos falando dentro de um contexto da física ou da química, matéria é tudo aquilo que é formado de átomos. Em outras palavras, é tudo aquilo que podemos encostar ou sentir através dos sentidos. 

Todas as coisas que estão ao nosso redor são matéria, desde uma flor até o seu cabelo, dos metais até o pedaço de bolo! Já os pensamentos, as emoções e a fé são imateriais.

Quais são as propriedades da matéria?

As propriedades da matéria são as características dela que podemos observar. Elas podem ser de diferentes tipos, conforme os contextos que analisamos:

  • Propriedades gerais (todas possuem)
  • Propriedades específicas (químicas, físicas, organolépticas ou funcionais).

Vamos descobrir quais são cada uma delas, com exemplos fáceis do dia a dia:

Quais são as 10 propriedades gerais da matéria?

Existem muitas coisas que são materiais e são bastante diferentes entre si. Algumas são seres vivos, outras não. Apesar das diferenças, existem fenômenos e características que todas as matérias possuem.

Veja uma lista de quais são as propriedades gerais da matéria:

  • Inércia
  • Massa
  • Volume
  • Extensão
  • Impenetrabilidade
  • Compressibilidade
  • Elasticidade
  • Divisibilidade
  • Descontinuidade
  • Indestrutibilidade

Agora que você já sabe quais são as 10 propriedades gerais da matéria, vamos entender como funciona cada uma:

Inércia

A Inércia é um fenômeno tão importante de ser estudado que faz parte até mesmo de uma das Leis de Newton. Mas o que ela significa?

Significa que toda matéria tem uma tendência de permanecer do jeito que está: em repouso ou em movimento. A menos que alguma força aja sobre ela.

Pense no dia a dia: você está sentado e permanece assim até que faça uma força para levantar. Mas se você não fizer, permanecerá parado para sempre. Um carro em movimento também é assim, ele só para porque alguém freia ou porque o atrito com o chão vai diminuindo sua velocidade aos poucos.

Massa

A massa é a propriedade que nos permite medir quanta matéria aquele corpo possui. Nós costumamos medir em quilogramas (Kg), embora possam existir outras unidades de medida.

E tudo está ligado: quanto maior a massa, maior a inércia também! Por isso é mais fácil mover coisas leves e mais difícil mudar coisas pesadas de lugar.

Está curtindo o resumo sobre quais são as propriedades da matéria? Não deixe de conferir o que fizemos sobre as unidades de medida de massa.

Volume

Já o Volume tem a ver com medir o espaço que a matéria ocupa. Também pode ser chamado de capacidade. E aqui você precisa ter uma visão 3D para entender.

É como quando você pega água e coloca dentro de um recipiente. No fundo, você está medindo o espaço que ela ocupa em litros (l), mas também há outras formas de medir!

Extensão

A extensão é a capacidade que a matéria tem de ocupar um espaço. Pode parecer um pouco óbvio ou até confuso, já que parece com o Volume. Mas a Extensão é dizer que matérias ocupam espaço e o volume é medir esse espaço!

Lembre-se que é muito importante estudar praticando exercícios. Por isso, não deixe de usar o Simulado Enem Gratuito e Online que o Beduka preparou para você!

Impenetrabilidade

Você já deve ter notado que dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, ou seja, não tem como atravessar uma parede porque você não pode estar no mesmo lugar que ela. 

Por isso também, quando você enche um copo de água até a borda e depois coloca o dedo, a água transborda. E o volume de água que saiu é o mesmo volume do seu dedo!

Descontinuidade

Essa palavra significa que a matéria não é contínua e maciça, ou seja, existem espaços entre os átomos, mesmo que nós não vejamos a olho nu. Isso só é possível ver em microscópios ultra tecnológicos.

Calma, estamos quase lá! Se você ainda está se perguntando quais são as propriedades da matéria de modo geral, saiba que já foram 6, só faltam mais 4:

Divisibilidade

Esta propriedade reconhece que tudo o que é matéria pode ser fragmentado em pedaços menores. 

É verdade que algumas coisas são mais fáceis de partir do que outras, mas sempre podem se partir.

Compressibilidade

Sabe quando você aperta suas roupas na mala para caber mais? Você está comprimindo o tecido usando a força da sua mão. 

Por isso, tudo que é matéria tem a capacidade de diminuir seu volume quando uma força é exercida sobre ela.

Elasticidade

Já a Elasticidade tem a ver com a capacidade de voltar à sua forma inicial depois de ser esticado ou comprimido.

Quando você aperta sua roupa para caber mais e depois tira da mochila, ela volta para o tamanho original. Quando você estica um elástico e solta, ele volta também. Novamente, alguns materiais são mais elásticos que outros, mas todos são em algum grau.

Indestrutibilidade

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no ciclo da natureza ou ouvido a frase de Lavoisier: “na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se tranforma”.

Isso está diretamente ligado com a Indestrutibilidade. Estamos querendo dizer que nenhuma matéria é destruída. Os átomos daquele corpo sempre se transformam em outra coisa.

Fica muito fácil de enxergar isso quando estudamos os ciclos biogeoquímicos do oxigênio, da água, do carbono, etc.

Agora que você já sabe quais são as propriedades da matéria no sentido geral, temos que aprender as específicas! Vamos lá:

Quais são as propriedades específicas da matéria?

Ufa! Você já estudou a maior parte. Agora que você já sabe quais são as propriedades gerais da matéria, podemos partir para as específicas. Ao contrário das gerais, elas são características exclusivas de cada tipo de matéria.

Isso nos ajuda a diferenciar as coisas, vamos conhecê-las:

Propriedades Químicas da matéria

As propriedade químicas da matéria são aquelas que observamos ao transformar quimicamente a matéria, são elas:

  • Combustão: capacidade de reagir com oxigênio e liberar energia. (a gasolina)
  • Oxidação: capacidade de retirar elétrons de uma substância. (ferrugem)
  • Corrosão: capacidade de danificar ou desgastar um material. (os ácidos)
  • Explosão: capacidade de expandir e liberar ondas de pressão, gases e calor. (dinamite)
  • Efervescência: capacidade de produzir gás e liberá-lo em meio líquido. (comprimidos)
  • Fermentação: capacidade de transformar a matéria orgânica e produzir energia. (fermento culinário)

Propriedades Físicas da matéria

Já quando falamos de propriedades físicas da matéria, estamos falando de coisas que fazem parte da natureza daquela matéria, não envolve transformação química:

  • Ponto de fusão: temperatura que muda do estado sólido para o líquido. (gelo derretendo)
  • Ponto de ebulição: temperatura que muda do estado líquido para o gasoso. (chá fervendo)
  • Densidade: concentração de matéria em um determinado volume.
  • Solubilidade: capacidade de se dissolver ou não em um determinado líquido. (sabão na água)
  • Condutividade elétrica: capacidade de conduzir ou não elétrons. (fios e cabos)
  • Maleabilidade: capacidade de se deformar sem quebrar.
  • Magnetismo: o quanto atrai ou repele certos metais. (ímãs)
  • Ductibilidade: capacidade de se tornar finas lâminas ou fios.
  • Dureza: resistência de um material à aplicação de uma força. (diamante riscando metal)
  • Viscosidade: capacidade de um líquido escoar mais rápido ou mais devagar. (mel é mais viscoso que água)

Estamos quase terminando nosso resumo sobre quais são as propriedades da matéria. Você está a um passo de dominar esse assunto!

Propriedades Organolépticas

As propriedades organolépticas da matéria são aquelas que percebemos por meio dos nossos sentidos, usando nossos órgãos sensoriais:

  • Odor: o cheiro vem de substâncias odorantes, enquanto o que não tem cheiro é inodoro. (O perfume doce de uma flor é um odor.)
  • Sabor: vem das percepções da língua, podem ser: doces, amargas, azedas ou salgadas. (O mel é doce.)
  • Cor: a cor depende da frequência de onda luminosa que é refletida pelo objeto e percebida pela visão. (Rosas são vermelhas.)
  • Brilho: capacidade de refletir ou absorver luz que incide sobre ele. (Um diamante brilha muito.)
  • Textura: tem a ver com o formato e o tato da superfície de um material, que pode ser liso, rugoso, áspero ou macio. (Uma lixa é áspera.)
  • Som: são as ondas acústicas, as vibrações que ao penetrarem no nosso ouvido produzem sensações auditivas. (Nossa voz.)

Propriedades Funcionais da matéria

Para encerrar esse assunto de propriedades da matéria, vamos falar das funcionais! Elas são características constantes de acordo com um grupo funcional químico:

  • Ácidos: ionizam em solução aquosa, liberam íons H+ e têm sabor azedo.
  • Bases: dissociam em solução aquosa, libera íons OH- e causam adstringência.
  • Sais: compostos iônicos com, no mínimo, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
  • Óxidos: compostos binários (dois elementos), sendo um deles o oxigênio.

Que tal ler um pouco sobre PH  químico para entender esse assunto a fundo?

Obrigado por ter lido esse resumo até aqui! Esperamos que você tenha tirado sua dúvida sobre quais são as propriedades da matéria.

Nós também queremos te conectar à faculdade! Experimente fazer o Teste vocacional ou procurar uma bolsa de estudos para o curso dos sonhos no Beduka Bolsas.

Categorias: Química
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.