X

Principais artistas do Impressionismo: Desvende quem eram e como romperam com tradições ultrapassadas

Principais características do impressionismo

O impressionismo foi a primeira das 5 tendências cujos principais artistas fizeram parte das vanguardas europeias. Ele também se propôs a romper com padrões culturais e acadêmicos de criação, mas fez isso de um modo bem suave.

Os principais artistas do impressionismo deixaram de lado temas totalmente realistas e outros que já haviam sido muito explorados ao longo dos séculos, como os religiosos, históricos e mitológicos. Foi assim que eles saíram de seus ateliês e conseguiram perceber e captar a sutileza e importância dos pequenos momentos.

Dentre as vanguardas, o impressionismo foi a menos radical. Mas nem por isso menos importante. Assim como as demais, o impressionismo é bastante cobrado nos vestibulares. Por isso, continue lendo e descubra tudo que você precisa saber sobre ele e seus principais artistas para não errar nenhuma questão sobre o assunto no Enem!

O que foi o Impressionismo?

O Impressionismo foi uma das 5 tendências que fizeram parte do que chamamos de vanguardas europeias. Todas tinham como objetivo primário romper com tradições acadêmicas e culturais.

Mas o Impressionismo, por ter sido o primeiro dos cinco movimentos, fez essa ruptura de um modo bem mais sútil. Isso é bem perceptível se você comparar as obras impressionistas com as cubistas e expressionistas, por exemplo. 

Para que você entenda melhor, imagine-se como um artista do século XIX, cansado das telas totalmente realistas e com contornos perfeitos produzidas até então, ou dos temas religiosos e nobres de sempre . 

E, além disso, muito desanimado entre as 4 paredes de um estúdio. Então, você resolve esquecer todos os padrões, pegar suas telas e pincéis e sentar no meio de uma praça para pintar. 

À medida que os dias passam, sua visão fica mais aguçada e você começa a perceber as variações de tons do céu, o reflexo do luar na água, um raio de luz do sol que toca o rosto de uma criança.

Tudo isso em meio a momentos comuns, ao cotidiano repetitivo e esquecido. Mas você é um artista e resolve eternizar todos esses momentos considerados banais e de quebra romper com os padrões acadêmicos de pintura.

Resultado: obras que captam as variações de luz ao longo do dia e das estações, pinceladas rápidas que dão um aspecto levemente distorcido às pinturas e telas que retratam a importância de dias comuns. 

Uma curiosidade é que o nome dessa tendência surgiu da obra  “Impressão, nascer do sol”, de Monet, um dos principais nomes do Impressionismo.  E vale lembrar que esse movimento impactou a arte no mundo e abriu caminho para as correntes artísticas que viriam em seguida. 

Caso você queira aprender também sobre as principais tendências das vanguardas europeias além de conhecer os principais artistas do Impressionismo, temos vários artigos que podem te ajudar bastante:

Quais os 4 principais artistas do impressionismo?

Os artistas impressionistas não foram muito bem recebidos pela crítica do século XIX, na verdade, tudo levava a crer que o que estava sendo produzido seria um fracasso. Mas não demorou muito para que a história mudasse.

Até hoje eles são citados ao redor do mundo, cobrados em vestibulares e expostos em importantes museus. Por isso, é fundamental que você conheça detalhadamente alguns deles. Confira:

Claude Monet (1840-1926)

Claude Monet é um dos artistas mais conhecidos do impressionismo e um dos nomes mais importantes da história da arte. Ele nasceu na França, no dia 14 de novembro de 1840. 

Assim como os demais pintores impressionistas, Monet também retratou o cotidiano vivenciado ao ar livre (em jardins, quintais, praças ou à beira de rios). Ele foi mestre em criar imagens com as luzes e sombras geradas ao longo de um dia ou estações.  

Inclusive, assim como falamos lá no início deste artigo, o nome impressionismo surgiu justamente devido a uma das obras do pintor, a tela “Impressão, nascer do sol”. Abaixo, dê uma olhada nela!

Para analisá-la, lembre-se da sensação de acordar muito cedo, olhar pela janela e se deparar com os primeiros e fracos raios do sol. Não há iluminação suficiente e nossa vista ainda está embaçada devido às longas horas de sono.

Agora, olhe novamente para imagem e perceba como Monet retratou isso com maestria e perfeição. Cada pincelada vai moldando os tons de luz que se misturam e contrastam gerando a visão única do amanhecer.

Também há o detalhe da leve distorção que simbolizava um rompimento com as ideias acadêmicas de precisão estética e retrato fiel da realidade. 

Aposto que o pintor nunca imaginou o sucesso que se tornaria ao ter sua obra menosprezada pela crítica e esquecida em uma exposição mal sucedida. O mundo e as voltas que ele dá! 

Lembre-se que Monet não só está na lista dos principais artistas do impressionismo, como talvez seja o mais relevante dela. 

Pierre-August Renoir (1841-1919)

Pierre também é um dos principais artistas do impressionismo. Ele nasceu na França e  estudou na École des Beaux-Arts, em Paris, onde fez amizade com outros pintores impressionistas. Inclusive, com Monet. 

Assim como os demais, Renoir também retratou o cotidiano, mas não somente! Muitas de suas telas são imagens de pessoas que posavam pacientemente para que o artista as pintasse. Assim como você pode observar na tela abaixo:

Aline e Pierre

Também vale ressaltar que a beleza feminina e a burguesia francesa eram temas constantes em suas obras. Mas apesar de ter passado a vida apreciando e produzindo o que é belo, o artista viveu um lado bem obscuro. 

Presenciou as mãos dele atrofiarem lentamente por causa de um reumatismo. Imagina ver aquilo que te possibilita fazer o que ama ser destruído pouco a pouco? Contudo, Renoir continuou criando até o fim dos seus dias. 

Curiosidade: Pierre, diferente de muitos artistas, conseguiu ter noção da proporção que suas criações tomariam. Isso porque suas obras foram compradas pelo museu do Louvre, um dos mais importantes do mundo.

Edgar Degas (1834-1917)

Degas foi um pintor francês, filho de um alfaiate e uma costureira.  E assim como cada um dos principais artistas do impressionismo, teve algumas particularidades que o tornaram único

Uma delas foi o cotidiano retratado por ele, que era bem específico: o balé. Por isso, mesmo nas telas que aparentemente não possuem nenhuma relação com o tema, é possível encontrar um detalhe que crie um paralelo com ele. 

Assim como você pode ver na imagem abaixo:

Retrato da Família Bellelli

As mãos, os braços e um dos pés da garota que está ao centro estão visivelmente posicionados como em um passo de dança. Então, sempre que topar com uma obra de Degas, tente encontrar algum detalhe que te faça lembrar de uma espécie de ritmo coreográfico.

Mary Cassatt (1844-1926)

Mary Cassat foi uma das principais artistas do impressionismo. E, ao olhar para as obras dela, pode ser que muitos não a considerem um nome importante na luta pela igualdade da mulher na sociedade.

Mas pense comigo! Ela nem precisava pintar sobre o tema, porque ela o vivia. Em um contexto repleto de homens mesmo na arte, a artista conseguiu uma posição de destaque e tem seu nome estudado até hoje.

Nascida na França, Cassatt retratou o cotidiano da mulher com seus filhos, a amamentação, a criança jogada em um sofá em uma tarde livre. Confira abaixo em uma de suas obras:

Quais as principais características do impressionismo?

Além de conhecer os principais artistas impressionistas, é importante você ter em mente as principais características do movimento. Por isso, nós as listamos de forma bem fácil para você nunca mais esquecer. São elas:

  • Captura das variações de luz;
  • Pinceladas soltas, espontâneas e imprecisas;
  • Cores vibrantes;
  • Observação da natureza e do cotidiano;
  • Ausência de contornos definidos;
  • Enfoque nas sensações visuais;
  • Pintura ao ar livre;
  • Ênfase na percepção individual.

O Beduka te ajuda a passar no Enem (Simulado e Plano de Estudos)

Duas coisas inegavelmente transformam o mundo: a arte e a educação. Neste artigo, já te ajudamos com a primeira e agora queremos te ajudar com a segunda.

Afinal, não dá para se preparar para o Enem sem treinar e ter um plano!

Então, que tal praticar respondendo questões do próprio Enem? Você pode fazer isso com o Simulado Beduka. 

Ele utiliza o método TRI, o mesmo do Exame. Ou seja, a nota que você tirar no simulado será muito semelhante à que você tiraria na prova. 

E, se você ainda está perdido em relação ao que estudar, pode contar com o Plano de Estudos que fizemos exclusivamente para você! Nele, você encontra:

  • Tempo de estudo acessível;
  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

Além disso, os assuntos que você deve estudar no dia possuem um link que te direciona para um artigo exclusivo! Baixe já e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Categorias: Artes
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.