X

Qual foi o principal objetivo do Pacto de Varsóvia? Entenda a história e o que estava por trás dessa aliança militar

Qual foi o principal objetivo do Pacto de Varsóvia

Por um período da nossa história, o mundo ficou dividido em dois blocos liderados cada um por uma superpotência: Estados Unidos ou União Soviética. Elas não entravam em conflitos diretos, por isso o período ficou conhecido como Guerra Fria.

Porém, a tensão existia entre ambas e o avanço de uma significava a perda de poder e influência da outra. Para evitar isso, elas procuraram firmar alianças com os países sob sua influência, sendo as uniões principais a Otan (EUA) e o Pacto de Varsóvia (União Soviética).

Neste artigo, vamos te explicar a história e qual foi o principal objetivo do Pacto de Varsóvia. Continue lendo e entenda tudo sobre esse assunto, que é um dos que mais caem no Enem. Depois, teste o que aprendeu com as questões no final do texto!

Qual foi o principal objetivo do Pacto de Varsóvia?

O Pacto de Varsóvia foi um acordo assinado entre os países do Leste Europeu, em 14 de maio de 1955. Seu objetivo principal oficial era o fortalecimento de laços militares entre estes países, mas ele acabou sendo utilizado para outros fins que até mesmo iam contra o motivo inicial.

Para entender melhor qual foi o principal objetivo do Pacto de Varsóvia e como ele foi utilizado, precisamos conhecer o contexto em que ele foi assinado: a Guerra Fria.

Temos um texto explicando tudo sobre ela, no qual você pode entender cada detalhe do período: veja aqui. Mas já fica também um resuminho para a gente entrar no assunto principal:

A Guerra Fria foi um período que durou quase metade do século XX, entre o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e a dissolução da União Soviética (1991). Ele foi marcado por uma tensão entre os Estados Unidos, que lideraram países capitalistas, e a URSS, que liderava países comunistas.

Estes dois países foram os grandes vencedores da Segunda Guerra Mundial e possuíam ideologias e modelos econômicos muito diferentes. Eles rivalizavam na busca pelo domínio sobre outros países, mas sem entrar em conflitos diretos entre si.

O método era mais sutil, consistia em influenciar as outras nações, que eram mais fracas, no meio político, econômico e cultural. Faziam isso através de ajuda econômica e em infraestrutura e acordos militares. Os americanos fizeram o Plano Marshall (1947) e a Otan (1949), enquanto os soviéticos criaram a Comecon (1949) e o Pacto de Varsóvia.

Com isso, eles tentavam barrar o avanço da influência do adversário, impedindo que a ideologia e o modelo econômico dele se impusessem. Porém, as características de cada um e a forma de atuação foram bem diferentes.

Saiba o que é Otan e seu principal objetivo.

Quais eram as características do Pacto de Varsóvia?

Conhecer as características do Pacto de Varsóvia e seus artigos vai nos ajudar a entender qual foi o seu principal objetivo.

Um dos pontos relevantes aqui é entender a estrutura que o pacto criava. Ela era dupla, então possuía um Comitê Consultivo Político (para assuntos políticos) e o Comando Combinado das Forças Armadas do Pacto (que controlava as forças multinacionais designadas).

Os dois órgãos eram dominados pela União Soviética, país mais forte entre os signatários do pacto. Os documentos avaliados pelo Comitê Consultivo Político precisavam ser aprovados pelo governo de Moscou antes de entrarem em pauta e os comandantes soviéticos ocuparam a chefia dos cargos militares.

Os artigos do Pacto de Varsóvia copiavam de certo modo os da Otan e estabeleciam:

  • A cooperação na manutenção da paz e a organização imediata em caso de ataque previsível;
  • Defesa mútua caso um membro fosse atacado;
  • O estabelecimento de uma pauta conjunta para coordenar os esforços de cada membro;
  • Relações de não-intervenção nos assuntos internos;
  • Respeito à soberania nacional;
  • Independência política.

Como o Pacto de Varsóvia funcionou?

Na prática, o Pacto de Varsóvia serviu para consolidar o poder russo sobre os outros países-membros, contrariando os seus artigos iniciais. As tropas soviéticas invadiram os outros países várias vezes, para mantê-los à força no pacto e firmar a ideologia comunista quando houve manifestações populares pedindo liberdade.

As decisões eram tomadas apenas pela União Soviética e ela também arcava com a maior parte dos custos. Cerca de 90% dos recursos para as forças armadas conjuntas tinham origem em Moscou.

O pacto nunca foi usado contra seu principal rival, a Otan. Pelo contrário, quase nenhuma ameaça externa foi repelida, apenas problemas internos. Houve até mesmo a Primavera de Praga, de 1968, em que a população checoslovaca se rebelou contra o governo e sofreu sanções com os tanques russos.

Teste seus conhecimentos de Humanas no Enem com nosso Simulado. É gratuito e você recebe o resultado na hora!

Quais eram os membros do Pacto de Varsóvia?

Já vimos qual foi o principal objetivo do Pacto de Varsóvia. Mas por quem ele foi assinado? Ele foi liderado pela União Soviética e compreendia um grupo de países socialistas da Europa Oriental. Os membros originais do Pacto de Varsóvia eram:

  • União Soviética
  • Albânia (retirou-se em 1968)
  • Bulgária
  • Tchecoslováquia (atualmente, República Tcheca e Eslováquia)
  • Alemanha Oriental
  • Hungria
  • Polônia
  • Romênia

Outros países não membros do bloco soviético, como Mongólia e Cuba, também tiveram algum tipo de associação ou status de observador com o Pacto de Varsóvia.

Saiba também quais países fizeram parte da União Soviética.

Qual acontecimento marcou o fim do Pacto de Varsóvia?

Com o passar do tempo, os países sob influência soviética foram deixando o Pacto de Varsóvia, pois ele não cumpria seu principal objetivo. Pelo contrário, apenas era um meio de mantê-los presos ao poder soviético.

As campanhas de independência nos anos 1980 de países como Romênia, Tchecoslováquia e Polônia levaram ao enfraquecimento do tratado. Contudo, o fim do Pacto de Varsóvia aconteceu de fato quando houve a dissolução da União Soviética, em 1991.

Entenda como União Soviética chegou ao fim.

Questões sobre o Pacto de Varsóvia

Agora que já sabemos qual foi o principal objetivo do Pacto de Varsóvia, teste o que aprendeu com os exercícios a seguir.

Questão 1 – (UFMG 2009) Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais. Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afirmar que:

a) a OTAN visava a apaziguar os conflitos relacionados à divisão da cidade de Berlim, bem como a proteger os países sob sua influência econômica das ameaças de invasão externa e de conflitos militares.

b) ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada corrida armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear.

c) ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos países que disputavam, após a Segunda Guerra, uma reordenação dos espaços europeu e americano.

d) os países signatários do Pacto de Varsóvia se aliaram e, para defender seus interesses financeiros, formaram um bloco econômico, a fim de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.

Questão 2 – (IDHTEC) No que concerne ao período da Guerra Fria, julgue as afirmativas a seguir:

I. O Pacto de Varsóvia nasceu em 1955, com o objetivo de fazer frente à OTAN, contando com a URSS e os países do leste europeu (com exceção da Iugoslávia).

II. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar. 

III. A Europa foi o primeiro continente a sentir os efeitos da Guerra Fria ao ser dividida em dois blocos distintos. 

IV. Em 1970, no âmbito da corrida espacial, os soviéticos lançaram o Projeto Salyut, que previa a construção de uma estação espacial.

Estão corretas:

a) I e II apenas.

b) III e IV apenas.

c) I, II, III e IV.

d) I, II e IV apenas.

e) I, II e III apenas.

Gabarito das questões sobre o Pacto de Varsóvia

Agora confira as respostas das questões

Questão 1:

Letra B)

Uma das características da Guerra Fria foi a chamada corrida armamentista. Ela consistia em produzir cada vez mais armas, com alto grau de tecnologia. Entre elas estava a bomba atômica.

Os tratados serviram também para demonstrar poder nesse sentido. A competição entre a OTAN e o Pacto de Varsóvia levou ao aumento maciço dos gastos militares e ao desenvolvimento de armas nucleares, colocando o mundo em um estado de tensão e ameaça constante de guerra nuclear.

Questão 2:

Letra E)

O Plano Salyut não foi lançado em 1970, mas em 1971. Portanto, a afirmativa IV é a única errada e a alternativa correta é a letra e).

Continue respondendo questões sobre a Guerra Fria, acesse nossa lista de exercícios:

Além disso, não há um modo de se preparar para as provas do que traçar um plano para chegar até elas. Nós podemos te ajudar nisso.

Adquira nosso Plano de Estudos para o Enem

Ele também é atualizado mensalmente! Então, tem um cronograma especial para você que quer começar a estudar esse mês. 

Obrigado por ler até o fim nosso artigo sobre qual o principal objetivo do Pacto de Varsóvia. Bons estudos!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.