X

Qual o papel da fotossíntese no ciclo do carbono? Você não vai acreditar, mas tem a ver com o clima!

Qual o papel da fotossíntese no ciclo do carbono?

Com certeza você já ouviu falar sobre a importância da fotossíntese para a vida na Terra por causa do oxigênio e do alimento das plantas. Mas você sabia que isso está diretamente ligado à existência de carbono no planeta?

A fotossíntese é o recurso de alimentação dos seres autótrofos, ou seja, aqueles que fazem o próprio alimento de maneira interna, com processos químicos. E ela possui um papel importante no ciclo biogeoquímico do carbono e sua presença na atmosfera.

Vamos desvendar como isso acontece e entender melhor qual o papel da fotossíntese no ciclo do carbono? Então continue lendo e descubra isso e muito mais.

Qual o papel da fotossíntese no ciclo do carbono?

Para responder a isso precisamos antes de duas coisas: lembrar o que é fotossíntese e também o que é o ciclo do carbono.

O que é fotossíntese?

A fotossíntese é um jeito de as plantas, algas e algumas bactérias usarem a luz do sol para fazer comida. Elas transformam essa luz em energia química, que serve para nutrir seus corpos e se manterem vivas.

Quando a luz do sol atinge esses seres, ela é capturada por pigmentos especiais como a clorofila nos vegetais. Essa energia luminosa é usada para transformar dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) em glicose (C6H12O6) e oxigênio (O2).

Desta forma, a fotossíntese atua retirando o carbono da atmosfera e diminuindo sua presença no ambiente.

Descubra fórmula da fotossíntese e seu papel no ciclo do carbono.

O que é o ciclo do carbono?

O ciclo do carbono é um processo natural em que o carbono é usado e trocado entre diferentes partes da natureza, como seres vivos, atmosfera, rochas e água. 

Por isso, o carbono pode ser encontrado em várias formas, como dióxido de carbono na atmosfera, compostos orgânicos em organismos vivos e carbonatos em rochas e sedimentos.

Em resumo, o ciclo do carbono envolve processos como fotossíntese, respiração, decomposição, combustão e sedimentação.

Ele nunca acaba, se destrói ou surge, ele se transforma. Ou seja, ele vai passando de uma parte para outra e se renova no ambiente

E esse ciclo desempenha um papel importante no clima e na vida na Terra! Sem ele não teríamos nutrientes suficientes no solo, nem mesmo uma temperatura favorável para a nossa existência.

Conheça também o ciclo da água.

Qual a relação entre fotossíntese e ciclo biogeoquímico do carbono?

Agora que já lembramos o que são esses dois processos, vamos conhecer qual o papel da fotossíntese no ciclo do carbono.

Como vimos, os organismos fotossintéticos, principalmente as plantas, têm a capacidade única de absorver o dióxido de carbono da atmosfera e convertê-lo em compostos orgânicos.

Assim, elas retiram esse gás da atmosfera e o armazenam em seus tecidos. Isso é importantíssimo para regular o ciclo do carbono de maneira rápida e tem consequências diretas no efeito estufa e no clima do planeta.

O efeito estufa é um mecanismo natural, em que gases presentes na atmosfera retêm o calor da energia solar sobre a superfície da Terra. Ele é responsável por manter um clima que permite a existência de vida nela.

Porém, caso os gases se encontrem em quantidade muito acima do ideal, podem elevar a temperatura, com graves implicações. Por isso a fotossíntese é importante, pois retira o gás carbônico do ambiente.

Descubra como acontece o efeito estufa e sua relação com o aquecimento global.

O processo de fotossíntese também contribui para a formação de biomassa, como a matéria orgânica encontrada em plantas e outros organismos fotossintéticos. Essa biomassa armazena o carbono fixado durante a fotossíntese.

Pronto! Agora você já sabe qual o papel da fotossíntese no ciclo do carbono. Vamos conhecer quais são as etapas do ciclo.

Quais são as etapas do ciclo do carbono?

O ciclo do carbono possui duas etapas: biológica e geológica.

Etapa biológica do ciclo do carbono

Como o nome já diz, a etapa biológica do ciclo tem a interação entre os seres bióticos e os elementos da natureza. No caso, o carbono é trocado entre eles.

É nela que a fotossíntese tem o seu papel dentro do ciclo do carbono. Mas existem outros processos envolvidos, como:

  • Respiração: é o processo em que organismos vivos liberam dióxido de carbono na atmosfera como subproduto do metabolismo celular. Tanto plantas quanto animais realizam a respiração.
  • Decomposição: durante esse processo, o carbono contido na matéria orgânica é liberado como dióxido de carbono, juntamente com outros nutrientes.
  • Transferência na cadeia alimentar: o carbono é transferido de organismos produtores (como plantas) para consumidores (animais herbívoros) e, em seguida, para consumidores secundários e terciários (animais carnívoros). Os consumidores obtêm o carbono dos alimentos que consomem, transferindo-o através da cadeia alimentar.

Teste seus conhecimentos sobre o ciclo do carbono.

Etapa geológica do ciclo do carbono

Na etapa geológica, não temos a presença de seres vivos, apenas de elementos abióticos.

O carbono está presente em diversos reservatórios, como a atmosfera, as rochas e os solos. Ele circula constantemente entre esses ambientes, passando de um para outro. 

Essas trocas são realizadas de maneira bastante lenta quando comparadas com as trocas envolvidas na etapa biológica. Por isso, a fotossíntese tem um papel tão importante no ciclo do carbono.

Alguns processos presentes no percurso geológico do carbono são:

  • Sedimentação e fossilização: parte do carbono pode ser depositada em sedimentos e incorporada a rochas sedimentares, como o calcário.
  • Metamorfismo: com o tempo, as rochas sedimentares podem ser submetidas a altas pressões e temperaturas, passando por processos de metamorfismo. Durante esse processo, o carbono pode ser liberado na forma de dióxido de carbono através de vulcões e outras atividades geológicas.
  • Atividade vulcânica e de processos tectônicos: o carbono armazenado nas rochas e sedimentos pode ser liberado na atmosfera na forma de gás durante esses eventos.
  • Solução em água: o carbono presente na atmosfera é solúvel em água, podendo se misturar tanto nos oceanos quanto na chuva. Isso resulta no ácido carbônico, que diminui o PH da água e pode trazer alguns impactos negativos, se a concentração for muito grande.

Por isso também a fotossíntese possui um papel muito importante no ciclo do carbono. Ao diminuir sua presença na atmosfera, impede que ele se concentre nos oceanos e na chuva.

Saiba quais são os outros ciclos biogeoquímicos.

Será que o carbono é importante mesmo?

Quando iniciamos este artigo sobre qual o papel da fotossíntese no ciclo do carbono, falamos da importância deste elemento. E, sim, ele é muito importante.

Sem ele não haveria a fotossíntese, cujo resultado é a produção de massa orgânica e liberação de oxigênio para a atmosfera. É através dela que é possível existir vida complexa na Terra, que absorve o oxigênio na respiração e se alimenta da massa.

Além disso, apesar de o efeito estufa ser visto como um vilão por muita gente, ele é um mecanismo natural que preserva a vida no planeta. Caso não existisse, a temperatura dele seria muito baixa, impossibilitando a presença de seres vivos. E o carbono é essencial para este processo.

Não é à toa que o carbono, seu ciclo e tudo que se relaciona com ele é figurinha carimbada no Enem. O que me lembra de perguntar: como está sua preparação para essa prova?

A gente sabe que mais do que qualquer coisa, saber como e o que estudar é fundamental nisso. E você pode contar com a ajuda do Beduka. Traçamos um plano de estudos que vai te levar daqui para a aprovação do Enem. Clique abaixo e adquira o seu:

Desejo meu plano de estudos.

Obrigado por ler nosso artigo sobre qual o papel da fotossíntese no ciclo do carbono. Bons estudos!

Categorias: Biologia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.