Biologia

Quais seres vivos produzem seu próprio alimento? Descubra quem são e como fazem

quais seres vivos produzem seu próprio alimentoQuais seres vivos produzem seu próprio alimento?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você já percebeu que para podermos nos alimentar, precisamos de muitas tarefas? Plantar, colher, criar animais entre outras atividades são necessárias para termos comida. Mas você sabia que existem seres vivos que produzem o próprio alimento?

Eles são conhecidos como autótrofos e realizam alguns processos em que transformam substâncias inorgânicas em fontes de energia para se manterem vivos. Também têm uma função muito especial na cadeia alimentar, pois são a base da dieta de outros seres.

Graças a isso, aparecem com muita frequência no Enem. Continue lendo para descobrir quais seres vivos produzem seu próprio alimento e ficar preparado para responder às questões sobre eles.

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

Vamos te explicar quais seres vivos produzem o próprio alimento e tem bastante conteúdo. Se quiser ir diretamente para algum parte, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é fluxo de energia no ecossistema?

Antes de conhecermos quais seres vivos produzem seu próprio alimento, precisamos entender dois conceitos: ecossistema e fluxo de energia.

Um ecossistema basicamente é o conjunto de relações entre seres vivos e não vivos de um local. Os termos técnicos que você pode encontrar são seres bióticos (vivos) e abióticos (não vivos).

Ele possui três características:

  • Entrada e saída de energia;
  • Autossuficiência e;
  • Autorregulação.

Os seres vivos de um ecossistema precisam de energia para se manter, da mesma forma que um celular precisa da bateria carregada para funcionar. Mas de onde ela vem? Dos alimentos.

Cada ser vivo vai ter um tipo de dieta necessária para sua nutrição, que pode envolver outro ser vivo. E às vezes ele também vai compor a dieta de outro. Isso é o que a gente chama de cadeia alimentar, você lembra?

Caso não lembre, acesse nosso texto explicando o que é cadeia alimentar.

Com a cadeia alimentar, a energia de um ser flui para o outro, formando o fluxo de energia do ecossistema.

Mas existem alguns seres que não fazem isso. Eles pegam material inorgânico para produzir dentro deles mesmos a própria fonte de energia.

A seguir, vamos conhecer quais seres vivos produzem seu próprio alimento e como eles fazem isso.

Quais seres vivos produzem seu próprio alimento?

Os seres vivos que produzem o próprio alimento são os seres autótrofos. Eles são capazes de sintetizar seu próprio alimento usando material inorgânico, por exemplo, a luz do sol. Assim, os processos principais de produção são a fotossíntese e a quimiossíntese.

Os principais representantes desse grupo de seres vivos são as plantas e as cianobactérias. Elas realizam fotossíntese. No caso, capturam a energia solar e transformam em energia química, com a ajuda de água e gás carbônico.

Outras bactérias realizam a quimiossíntese. Nesse caso, elas fazem a oxidação do material inorgânico.

Conheça esses processos com mais detalhes com nossos artigos:

Na cadeia alimentar, os seres autótrofos são sempre encontrados na base e são conhecidos como organismos produtores. Eles estão no primeiro nível trófico, ou seja, no primeiro nível da cadeia alimentar.

Saiba o que são níveis tróficos e veja mais exemplos de seres vivos que produzem o próprio alimento. 

Quais seres vivos não produzem seu próprio alimento?

Os seres vivos que não produzem o próprio alimento recebem o nome de heterótrofos. Eles não são capazes de fazer a sintetização ou oxidação dos materiais inorgânicos, por isso precisam se alimentar de outros seres orgânicos para ter energia.

Entre eles estão:

  • os animais, 
  • os fungos, 
  • algumas bactérias e 
  • os protistas.

Eles estão espalhados pelos demais níveis tróficos, sendo classificados entre os muitos tipos de consumidores e os decompositores.

Agora que você já sabe quais seres vivos produzem seu próprio alimento, teste seus conhecimentos com alguns exercícios sobre eles.

Questões sobre quais seres vivos produzem seu próprio alimento

Questão 1 – (Fuvest) Qual das alternativas distingue organismos heterotróficos de organismos autotróficos?

a) Somente organismos heterotróficos necessitam de substâncias químicas do ambiente.

b) Somente organismos heterotróficos fazem respiração celular.

c) Somente organismos heterotróficos possuem mitocôndrias.

d) Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos.

e) Somente organismos autotróficos não requerem gás oxigênio.

Questão 2 – (FATEC-SP) O equilíbrio da vida no planeta é consequência das relações de interdependência entre seres autótrofos e heterótrofos. Assim, é correto afirmar que:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) os seres autótrofos produzem, por meio da fotossíntese, alimento e oxigênio que serão utilizados só pelos seres heterótrofos no processo de respiração.

b) os seres autótrofos produzem, por meio da fotossíntese, alimento e oxigênio que serão utilizados por eles e pelos seres heterótrofos no processo de respiração.

c) os seres autótrofos e heterótrofos trocam entre si o alimento e o oxigênio necessários para a realização do processo de respiração.

d)  os seres heterótrofos produzem, por meio da respiração, a energia necessária para a manutenção do processo de fotossíntese realizado pelos autótrofos.

e) os seres heterótrofos produzem, por meio da fotossíntese, o alimento necessário para a sobrevivência dos autótrofos.

Gabarito das questões sobre quais seres vivos produzem seu próprio alimento

Exercício resolvido questão 1 – 

d) Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos.

Como vimos, todos os seres heterótrofos precisam de seres orgânicos para se alimentar. Logo, somente os autotróficos podem viver com nutrição vinda de material inorgânico.

Exercício resolvido questão 2 – 

b) os seres autótrofos produzem, por meio da fotossíntese, alimento e oxigênio que serão utilizados por eles e pelos seres heterótrofos no processo de respiração.

Os seres autótrofos são capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Durante esse processo, eles também liberam oxigênio para a atmosfera. Esse alimento é utilizado tanto por eles mesmos quanto pelos seres heterótrofos, bem como o oxigênio liberado.

Você pode continuar testando seus conhecimentos sobre quais seres vivos produzem seu próprio alimento com o Simulado Enem do Beduka.

Ele é gratuito e te entrega a correção na hora! Além disso, utiliza o mesmo método de correção do Enem: o TRI. Assim você tem ideia de quanto seria sua nota caso sua prova fosse hoje.

Acesse o Simulado Enem Beduka e continue estudando.

Pela importância desse tema, ele é um dos que fizemos questão de colocar no nosso plano de estudos para o Enem.

Ele é tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem. Nele você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Acesse o link e adquira o seu:

O Plano de Estudos do Beduka

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais seres vivos produzem seu próprio alimento. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.