Biologia

O que é Nível Trófico? Descubra o papel de cada organismo na cadeia alimentar!

o que é nível tróficoo que é nível trófico
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os níveis tróficos representam os grupos de seres vivos que possuem hábitos alimentares semelhantes em uma cadeia alimentar. Neste resumo sobre o que é nível trófico você vai aprender tudo a respeito de conceitos importantes da Ecologia que são frequentemente cobrados no Enem!

A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que é nível trófico. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:

Temas relacionados à ecologia são figurinhas carimbadas quando o assunto é Enem. Que tal praticar questões de provas anteriores com o Simulado Enem do Beduka? Ele é 100% gratuito!

O que é cadeia alimentar?

Para que você compreenda o que é nível trófico em sua totalidade, vamos primeiro definir o processo do qual este conceito faz parte: a cadeia alimentar.

Em um ecossistema, os seres vivos mantêm diversos tipos de relações quanto à alimentação. 

Certos tipos de plantas servem de alimento para certas espécies de animais; determinada espécie de pássaro alimenta-se de insetos, vermes e aranhas; outra espécie só come sementes, e assim por diante.

Essa diversidade de relações alimentares compõem o que chamamos de teia alimentar. 

Para facilitar o entendimento, costuma-se destacar, nas teias alimentares, algumas sequências lineares de organismos, as chamadas cadeias tróficas ou cadeias alimentares

Dessa forma, a cadeia alimentar pode ser definida como uma sequência em que cada ser vivo serve de alimento para o outro. 

Observe este exemplo de cadeia alimentar: 

capim → gafanhoto → sapo → cobra

Continue acompanhando o resumo para compreender o que é nível trófico e o papel de cada organismo na cadeia alimentar.

Veja o resumo completo sobre Cadeia Alimentar aqui!

O que é nível trófico?

Cada etapa da cadeia alimentar é chamada de nível trófico. 

As plantas ocupam o nível trófico dos produtores, os animais herbívoros ocupam o nível trófico dos consumidores primários, os animais carnívoros ocupam o nível dos consumidores secundários, e assim por diante.  

Além disso, o nível trófico também representa o conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição.

Confira a seguir quais são os níveis tróficos e por quais tipos de seres vivos cada um é composto. 

Quais são os níveis tróficos?

Agora que você sabe o que é nível trófico, fica mais fácil entender o papel de cada ser vivo na cadeia alimentar. Veja só:

  • Produtores: os primeiros componentes da cadeia alimentar são os organismos autotróficos fotossintetizantes ou quimiossintetizantes que produzem, a partir de substâncias inorgânicas, a biomassa que alimenta os demais componentes da cadeia. 
  • Consumidores: são os organismos heterotróficos, isto é, que se alimentam de outros seres vivos. Os que se alimentam diretamente dos produtores são os consumidores primários, os que se alimentam dos consumidores primários são os consumidores secundários, e assim sucessivamente. 

Desse modo, podemos reescrever a cadeia alimentar, identificando seus níveis tróficos da seguinte maneira: 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

capim (produtor) → gafanhoto (consumidor primário) → sapo (consumidor secundário) → cobra (consumidor terciário)

Há ainda um outro nível trófico, o nível dos decompositores:

Após a morte, a biomassa dos produtores e dos diversos níveis de consumidores servem de alimento para fungos e bactérias que realizam a reciclagem dos nutrientes na natureza. 

A reciclagem de matéria orgânica é fundamental, pois através dela as substâncias minerais produzidas pela decomposição podem ser utilizadas novamente pelos outros seres vivos.  

Esperamos que com esse resumo completo, sua dúvida sobre o que é nível trófico tenha sido respondida. 

Agora resolva nossa lista com os melhores exercícios sobre Cadeia Alimentar!

Como o nível trófico cai no Enem?

A Ecologia é o assunto de Biologia que conta com mais questões na prova de Ciências da Natureza. Só para ter uma ideia, cada edição tem pelo menos 3 questões envolvendo conceitos ecológicos. 

Como é de se esperar, o tema da cadeia alimentar e níveis tróficos já apareceu em diversas edições. Um bom exemplo foi em 2021, quando as 3 provas (Enem impresso, Enem digital e Enem PPL) abordaram a temática em questões diferentes. 

Além disso, vale ressaltar que esse assunto vez ou outra aparece associado ao conceito de bioacumulação, fenômeno em que há a absorção e o acúmulo de substâncias no corpo de um organismo. 

Então já fique esperto: pratique com o Simulado Enem do Beduka! 

O Simulado Enem Beduka é a melhor maneira de se preparar para a prova. 

Nele você aprende praticando com questões de edições anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

Siga o Beduka nas redes sociais: 

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que é nível trófico.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.