Biologia

O que é metabolismo energético? Aprenda a diferença entre anabolismo e catabolismo!

o que é metabolismo energéticoo que é metabolismo energético
Sala do Saber - melhor cursinho online

O metabolismo energético é o conjunto de reações químicas que produzem a energia necessária para a realização das funções vitais dos organismos. Neste resumo você vai conferir o que é metabolismo energético em detalhes e descobrir a diferença entre anabolismo e catabolismo!

A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que é metabolismo energético. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto que quiser clicando em um desses tópicos:

Bioquímica é um dos temas que caem em praticamente todas as edições do Enem. Que tal praticar questões de provas anteriores com o Simulado Enem do Beduka? Ele é totalmente gratuito e utiliza o método TRI de correção!

O que é metabolismo energético?

Antes de responder sua pergunta sobre o que é metabolismo energético, precisamos compreender quais são as reações químicas que ocorrem nos seres vivos e como elas funcionam.

Chamamos o processo de retirada das substâncias do ambiente e sua transformação em outras substâncias pelo organismo de nutrição

A nutrição é o fenômeno que garante ao ser vivo a multiplicação de células no interior do corpo durante o período de crescimento e também de reconstrução das partes desgastadas. 

Além da matéria, a nutrição também fornece a energia necessária para a realização de nossas atividades diárias.

Diversas moléculas orgânicas podem ser utilizadas como fonte de energia, mas a principal delas é a glicose

Grande parte dos seres vivos obtém energia por meio de uma reação química entre a glicose (C6H12O6) e o gás oxigênio presente no ar (O2). O produto dessa reação é gás carbônico (CO2 e água). 

Esse processo que decompõe a glicose e libera energia é chamado de respiração celular aeróbia. A energia proveniente dessa reação é empregada em todas as atividades do organismo, as principais são:

  •  Movimento;
  • Construção de grandes moléculas orgânicas durante o processo de crescimento ou de reconstrução do corpo;
  • Transmissão de impulsos nervosos.

Basicamente, a todo momento dois processos ocorrem nos organismos: a construção de moléculas (anabolismo) e a degradação de substâncias complexas em outras mais simples (catabolismo). 

E todo esse conjunto de transformações químicas que acontecem com o organismo é chamado de metabolismo. A palavra metabolismo vem do grego “metabolé” e significa transformar.

Agora que você entendeu o que é metabolismo energético, continue acompanhando o resumo para aprender com detalhes a respeito dos processos de anabolismo e catabolismo.

O que é anabolismo?

O processo de construção de moléculas complexas a partir de substâncias mais simples é chamado anabolismo. 

Assim, todas as transformações de síntese ou construção, que consomem energia, podem ser classificadas como reações anabólicas. 

Como exemplo de anabolismo, podemos citar a produção de proteínas a partir dos aminoácidos.

Pessoas que querem ganhar peso ou massa muscular devem estimular o anabolismo. E isso pode ser feito com a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos energéticos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Pois dessa maneira, o organismo recebe uma boa quantidade de energia para realizar processos anabólicos, como o aumento dos músculos. Já quando o suprimento de energia é pouco, o organismo realiza o catabolismo.

Curtiu este artigo sobre  o que é metabolismo energético? Leia também nosso resumo sobre Bioquímica!

Outro exemplo importante de anabolismo é a fotossíntese que ocorre nas plantas. Nesse processo, os vegetais obtêm glicose a partir de CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água).

O que é catabolismo?

A degradação ou a quebra de substâncias mais complexas em outras mais simples, com liberação de energia é o processo denominado catabolismo.

A digestão, mecanismo onde os alimentos que foram consumidos são quebrados e transformados em substâncias mais simples, é um exemplo de reação catabólica. 

Além disso, ao contrário do anabolismo, no catabolismo há produção de energia. Pois ao consumir amido, um polissacarídeo, ele é quebrado até sua transformação em glicose, uma molécula mais simples e energética.

Enquanto isso, as proteínas são degradadas em aminoácidos, que serão utilizados em processos anabólicos no organismo.

A respiração celular também é um processo catabólico, já que durante as reações, as ligações entre as moléculas são quebradas, liberando energia.

Seu metabolismo é lento ou rápido?!

Muitas pessoas utilizam a expressão metabolismo lento ou metabolismo rápido. Elas estão se referindo ao tempo que elas levam para construir ou destruir moléculas no organismo.

No caso, o metabolismo rápido realiza os processos com mais velocidade, enquanto o metabolismo lento leva um pouco mais de tempo.

Isso se deve a diversos fatores, desde genéticos até a falta de vitaminas e minerais no corpo, além de questões hormonais e de idade.

Você já sabe qual é o seu?

Bom, você pode testar todo o seu conhecimento sobre metabolismo energético com o Simulado Enem do Beduka. Existem muitas questões sobre este assunto e responder algumas das edições anteriores vai te ajudar a ficar craque nele.

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre o que é metabolismo energético. 

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler nosso texto sobre o que é metabolismo energético.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.