O metabolismo energético é o conjunto de reações químicas que produzem a energia necessária para a realização das funções vitais dos organismos. Neste resumo você vai conferir o que é metabolismo energético em detalhes e descobrir a diferença entre anabolismo e catabolismo!
A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que é metabolismo energético. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto que quiser clicando em um desses tópicos:
- O que é metabolismo energético?
- O que é anabolismo?
- O que é catabolismo?
- Seu metabolismo é lento ou rápido?!
Bioquímica é um dos temas que caem em praticamente todas as edições do Enem. Que tal praticar questões de provas anteriores com o Simulado Enem do Beduka? Ele é totalmente gratuito e utiliza o método TRI de correção!
O que é metabolismo energético?
Antes de responder sua pergunta sobre o que é metabolismo energético, precisamos compreender quais são as reações químicas que ocorrem nos seres vivos e como elas funcionam.
Chamamos o processo de retirada das substâncias do ambiente e sua transformação em outras substâncias pelo organismo de nutrição.
A nutrição é o fenômeno que garante ao ser vivo a multiplicação de células no interior do corpo durante o período de crescimento e também de reconstrução das partes desgastadas.
Além da matéria, a nutrição também fornece a energia necessária para a realização de nossas atividades diárias.
Diversas moléculas orgânicas podem ser utilizadas como fonte de energia, mas a principal delas é a glicose.
Grande parte dos seres vivos obtém energia por meio de uma reação química entre a glicose (C6H12O6) e o gás oxigênio presente no ar (O2). O produto dessa reação é gás carbônico (CO2 e água).
Esse processo que decompõe a glicose e libera energia é chamado de respiração celular aeróbia. A energia proveniente dessa reação é empregada em todas as atividades do organismo, as principais são:
- Movimento;
- Construção de grandes moléculas orgânicas durante o processo de crescimento ou de reconstrução do corpo;
- Transmissão de impulsos nervosos.
Basicamente, a todo momento dois processos ocorrem nos organismos: a construção de moléculas (anabolismo) e a degradação de substâncias complexas em outras mais simples (catabolismo).
E todo esse conjunto de transformações químicas que acontecem com o organismo é chamado de metabolismo. A palavra metabolismo vem do grego “metabolé” e significa transformar.
Agora que você entendeu o que é metabolismo energético, continue acompanhando o resumo para aprender com detalhes a respeito dos processos de anabolismo e catabolismo.
O que é anabolismo?
O processo de construção de moléculas complexas a partir de substâncias mais simples é chamado anabolismo.
Assim, todas as transformações de síntese ou construção, que consomem energia, podem ser classificadas como reações anabólicas.
Como exemplo de anabolismo, podemos citar a produção de proteínas a partir dos aminoácidos.
Pessoas que querem ganhar peso ou massa muscular devem estimular o anabolismo. E isso pode ser feito com a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos energéticos.
Pois dessa maneira, o organismo recebe uma boa quantidade de energia para realizar processos anabólicos, como o aumento dos músculos. Já quando o suprimento de energia é pouco, o organismo realiza o catabolismo.
Curtiu este artigo sobre o que é metabolismo energético? Leia também nosso resumo sobre Bioquímica!
Outro exemplo importante de anabolismo é a fotossíntese que ocorre nas plantas. Nesse processo, os vegetais obtêm glicose a partir de CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água).
O que é catabolismo?
A degradação ou a quebra de substâncias mais complexas em outras mais simples, com liberação de energia é o processo denominado catabolismo.
A digestão, mecanismo onde os alimentos que foram consumidos são quebrados e transformados em substâncias mais simples, é um exemplo de reação catabólica.
Além disso, ao contrário do anabolismo, no catabolismo há produção de energia. Pois ao consumir amido, um polissacarídeo, ele é quebrado até sua transformação em glicose, uma molécula mais simples e energética.
Enquanto isso, as proteínas são degradadas em aminoácidos, que serão utilizados em processos anabólicos no organismo.
A respiração celular também é um processo catabólico, já que durante as reações, as ligações entre as moléculas são quebradas, liberando energia.
Seu metabolismo é lento ou rápido?!
Muitas pessoas utilizam a expressão metabolismo lento ou metabolismo rápido. Elas estão se referindo ao tempo que elas levam para construir ou destruir moléculas no organismo.
No caso, o metabolismo rápido realiza os processos com mais velocidade, enquanto o metabolismo lento leva um pouco mais de tempo.
Isso se deve a diversos fatores, desde genéticos até a falta de vitaminas e minerais no corpo, além de questões hormonais e de idade.
Você já sabe qual é o seu?
Bom, você pode testar todo o seu conhecimento sobre metabolismo energético com o Simulado Enem do Beduka. Existem muitas questões sobre este assunto e responder algumas das edições anteriores vai te ajudar a ficar craque nele.
- Treine agora mesmo com o Simulado ENEM do Beduka!
Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre o que é metabolismo energético.
Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.
Obrigada por ler nosso texto sobre o que é metabolismo energético.