Português

O que é função emotiva? Aprenda a dar vida aos seus textos com exemplos

o que é função emotivao que é função emotiva
Sala do Saber - melhor cursinho online

A função emotiva está ligada à subjetividade, ou seja, aquilo que é relacionado a cada indivíduo. São assuntos relacionados a emoções e costumam ser bastante cobrados nos vestibulares, inclusive no Enem. Neste artigo, você vai entender o que é função emotiva e como lidar com ela tanto nas provas quanto na escrita.

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que é função emotiva. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é função emotiva?
  2. Como identificar a função emotiva?
  3. Quais são as principais características da função emotiva?
  4. Em que textos a função emotiva é utilizada?
  5. 4 exemplos de função emotiva ou expressiva

Depois que você aprender sobre o que é função emotiva, que tal fazer exercícios de fixação que caem no Enem? Basta acessar o Simulado Beduka. Ele é 100% gratuito e vai te ajudar a se preparar e ganhar agilidade e confiança para qualquer vestibular.

O que é função emotiva?

Também chamada de função expressiva, a função emotiva é uma das funções da linguagem. Aquela na qual o emissor é a parte mais importante do processo comunicativo. Funciona assim:

Quando vamos escrever um texto, devemos levar em consideração uma série de questões. Entre elas estão: o tipo de mensagem, quem vai receber a mensagem, o meio de transmissão e o contexto.

A pessoa que escreve (o emissor) geralmente se colocará depois de todos esses personagens que formam uma interação textual, visual ou sonora, ou a mistura de todas elas.

É aí que entra o grande diferencial da função emotiva, nela, a pessoa que cria a mensagem assume o protagonismo, pois tudo está relacionado à subjetividade (ao indivíduo), em específico, as emoções e percepções do mesmo.

Simplificando! 

São textos que trazem o abstrato, o amor, o medo, a saudade, a agonia etc.

Como identificar a função emotiva?

É fácil identificar essa função. Como o próprio nome já nos diz, ela traz o lado emocional de quem escreve. Pode apresentar muitas interjeições, interrogações e reticências, recursos que permitem ativar diversos sentimentos de quem lê e de quem escreve. 

Veja no exemplo abaixo:

“Não permita Deus que eu morra

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.” (Trecho da Canção do Exílio, de Gonçalves Dias)

Perceba que no trecho acima o emissor (o poeta) nos revela uma “saudade” (emoção) relacionada a sua terra natal. Ao ler, o leitor entra na subjetividade do escritor para sentir o mesmo ou simplesmente não conseguirá se identificar. 

Ao estudar sobre o que é função emotiva, é muito importante ficar atento a outra função da linguagem que costuma ser bastante confundida com ela. Veja a seguir.

Não confunda função poética com função emotiva

Primeiro, é importante você entender que podemos encontrar mais de uma função da linguagem no mesmo texto. Logo, em poemas, é comum encontrarmos tanto a função poética quanto a emotiva.

Mas ambas não são a mesma coisa. Enquanto a função emotiva foca no emissor e é escrita em primeira pessoa, a função poética foca na mensagem e apresenta muitas figuras de linguagem.

A poética é muito mais trabalhada e elaborada, também não é tão simples de ser entendida. Uma boa dica para diferenciá-las é pensar no seguinte:

Teve facilidade de identificar a emoção de quem escreve expressa no texto? Função emotiva.

Teve mais facilidade de sentir o texto do que entendê-lo? Função Poética.

É muito comum encontrarmos a função emotiva em poemas líricos, pois eles são escritos em primeira pessoa e expressam o que o autor está sentindo no momento. É o caso da Canção do Exílio.

Atenção! A função emotiva se destacar nesse tipo de poema não descarta a possibilidade da presença da função poética (métricas, preocupação com a forma e figuras de linguagem). 

Em que textos a função emotiva pode ser encontrada?

Podemos encontrar a função emotiva em cartas, letras de músicas, depoimentos, poemas, entrevistas e narrativas. São textos que possibilitam a expressão de um sentimento, sensação ou ponto de vista (mais ligado ao emocional).

São textos que andam do lado oposto aos não literários, como notícias e dissertações. Pois esses últimos não abrem espaço para a exposição da subjetividade.

Entender o que é função emotiva fica muito mais simples quando você descobre em que textos pode encontrá-la, né? Então, já anote essas informações aí no seu caderno.

Quais são as principais características da função emotiva?

A função emotiva apresenta características bem marcantes, isso facilita demais a identificação do predomínio dessa função em algum texto. Abaixo, veja as principais, com elas você não irá mais se confundir.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • O emissor (quem escreve o texto) é o foco da mensagem;
  • O texto é escrito em primeira pessoa;
  • É marcado pela subjetividade (presença de emoções do autor);
  • Possui interjeições, exclamações e reticências. 

4 exemplos de função emotiva ou expressiva

Agora que você já sabe o que é função emotiva, veja 4 exemplos dela:

1 – Função emotiva em poema

Poética

“Estou farto do lirismo comedido

Do lirismo bem comportado

Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente

protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor.

Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário

o cunho vernáculo de um vocábulo”.

Trecho de Manuel Bandeira

No trecho acima, fica evidente a emoção do autor: uma sensação de esgotamento relacionado à valorização da aparência pela sociedade. Até mesmo na construção poética. 

2 – Função emotiva em crônica

“Sinto que viver é inevitável. Posso na primavera ficar horas sentada, apenas sendo. Ser às vezes sangra. Mas não há como não sangrar, pois é no sangue que sinto a primavera. Dói. A primavera me dá coisas. Dá do que viver. E sinto que um dia na primavera é que vou morrer”.

Trecho de uma crônica presente em “A descoberta do mundo”, de Clarice Lispector.

Acima, mais uma vez podemos identificar a emoção de quem escreve: uma angústia em relação à existência.

3 – Função emotiva em música

“Eu não gosto do bom gosto

Eu não gosto do bom senso

Eu não gosto dos bons modos

Não gosto”.

Trecho da música “Senhas”, de Adriana Calcanhoto. 

Nessa música, temos duas características fundamentais da função emotiva: utilização da primeira pessoa (com a presença marcada do eu) e a presença da subjetividade (a demonstração de uma sensação interna do letrista: o incômodo).

4 –  Função emotiva em carta  

“Que o ano novo lhe traga todas as felicidades, minha querida. Receba um abraço de muita saudade, de enorme saudade de sua irmã”.

Carta de Clarice Lispector enviada à irmã, presente em “Correspondências”, uma coletânea de cartas.

Nesse caso, nem preciso falar muito, né? As cartas são textos muito fáceis de se encontrar a função emotiva. Na de Clarice à irmã, notamos inevitavelmente a saudade. 

Por falar em escrever, a tipologia textual cobrada na redação do Enem não aceita essa função.

Ela está mais ligada ao racional e possui critérios bem específicos na hora de ser produzida: é a famosa dissertação argumentativa.

O Guia Completo de Redação do Beduka te ensina como produzir uma digna de 1000 pontos no Enem.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.