Literatura

5 livros de Clarice Lispector que você já deveria ter começado a ler

5 livros de Clarice Lispector que você já deveria ter começado a ler5 livros de Clarice Lispector que você já deveria ter começado a ler
Sala do Saber - melhor cursinho online

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, mas chegou ainda bebê ao Brasil. Pernambucana naturalizada e de coração, é um dos nomes mais importantes e famosos da literatura brasileira. Tudo isso, internacionalmente. Logo, não poderíamos deixar de te contar tudo sobre os 5 melhores livros de Clarice Lispector. Eles caem no vestibular!

Neste texto, você terá acesso aos 5 melhores livros de Clarice Lispector. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Quem foi Clarice Lispector?
  2. Principais livros de Clarice Lispector: Perto do Coração Selvagem
  3. Principais livros de Clarice Lispector: Laços de Família 
  4. Principais livros de Clarice Lispector: A Maçã no Escuro
  5. Principais livros de Clarice Lispector: A Paixão Segundo G.H
  6. Principais livros de Clarice Lispector: A Hora da Estrela
  7. Faça faculdade com o Beduka

Você está se preparando para o Enem? Saiba que acabamos de lançar  o Plano de Estudo Beduka. Ele está maravilhoso e vai te ajudar demais nessa jornada! 

Quem foi Clarice Lispector?

Clarice Lispector não só foi, como ainda é uma das mais importantes escritoras brasileiras. A autora nasceu na Ucrânia, em dezembro de 1920. 

Na época, assim como hoje, um cenário de insegurança e conflito rondava o país. Nesse caso, era um período de pós-guerra civil. Por isso, sua família veio para o Brasil.

Inicialmente, chegou a Maceió, mas foi no Recife que passou os primeiros anos de sua vida. Por sinal, o estado de Pernambuco foi tão significativo para a autora que ela se naturalizou e sempre se considerou pernambucana. 

Fez parte da terceira geração modernista, mas sua escrita de caráter intimista conseguiu ultrapassar as paredes de uma escola literária. Vamos entender melhor o tipo de escrita que marcou os livros de Clarice Lispector?

Características das obras de Clarice Lispector

Você já viu que a Clarice ultrapassou os aspectos que definiam o período literário no qual viveu. A autora até hoje é reconhecida como um dos mais importantes nomes da literatura introspectiva.

Certo, mas o que é literatura intimista ou, ainda, introspectiva?  É aquela que volta-se ao interior. A preocupação e o foco da narrativa são os conflitos internos, deixando os externos como pano de fundo para discussões muito mais complexas. 

Os livros de Clarice Lispector apresentam isso com maestria! Alternando entre duas formas de escrita: 

Fluxo de pensamento: é idêntico ao processo mental, ou seja, ocorre de modo totalmente inesperado, transitório e não linear. De um instante para outro, o leitor é surpreendido por algo que diverge (escapa) do curso que estava sendo traçado. 

Monólogo interior: é possível identificar nele uma certa linearidade, ainda que de caráter interno. Além disso, nesse caso, o personagem conversa consigo mesmo

Ambos têm o intuito de retratar situações que se passam na mente dos personagens.

Em comparação com o fluxo de pensamento, o monólogo pode aparentar ser um pouco mais organizado.

Esses são alguns aspectos, que apesar de complicados, precisam ser expostos  ao aluno! Afinal, podem cair no vestibular. Principalmente, naqueles que pegam mais pesado com você, como o da Fuvest.

A dificuldade e a simplicidade se fundem em todos os enredos de Clarice e ninguém explicaria isso melhor que a própria autora:

“Suponho que não entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato. Tanto que o professor de português e literatura, que deveria ser o mais apto a me entender, não me entendia. E a moça de 17 anos lia e relia o livro, não é? O que é um alívio.“

Principais livros de Clarice Lispector: Perto do Coração Selvagem

Perto do Coração Selvagem é o primeiro romance publicado por Clarice. Nele, a autora traz, por meio do enredo e dos personagens, o existencialismo (questionamento sobre a existência e tudo que é relativo a ela). 

Protagonizado por Joana, temos a história da personagem narrada desde a infância até a vida adulta. Porém, quando se fala sobre qualquer um dos livros de Clarice Lispector, o que entra em foco não são os fatos.

Os acontecimentos são apenas “desculpas” para tratar do que realmente importa: o anseio de entender sobre aquilo que se é e sobre aquilo que se sente. Logo, o livro é mais sobre “o que foi pensado”, “o que foi questionado”, “o que foi experimentado”, do que sobre “o que ocorreu”.

É nesse cenário que nos deparamos com todos os conflitos e angústias de Joana, de forma abrupta e intensa. É um livro, assim como a vida da protagonista, sobre muitas perguntas, poucas respostas e nenhuma certeza.  

Principais livros de Clarice Lispector: Laços de Família 

Clarice Lispector foi uma escritora de várias vertentes, no que se refere a gêneros textuais. Escreveu romances, contos e crônicas. Laços de Família é uma das suas mais importantes publicações, um livro composto por 11 contos.

Cada um desses contos nos apresenta ao cotidiano e a pessoas comuns. Ao mesmo tempo, nos revela a complexidade existente em cada uma delas. 

O nome que intitula a obra, Laços de Família, não foi escolhido ao acaso. Ele representa a temática comum a esses 11 enredos, o círculo familiar. 

Os contos são protagonizados por mulheres, que mergulham em reflexões durante os afazeres diários. Elas são marcadas por uma epifania (um súbito momento de revelação) sobre o papel que exercem na sociedade e a posição na qual realmente deveriam ou gostariam de estar. 

Principais livros de Clarice Lispector: A Maçã no Escuro

A Maçã no Escuro é um romance que utiliza uma fuga como ponto de partida para questionamentos existenciais. No enredo, somos apresentados a Martim.

Trata-se de um dos mais importantes livros de Clarice Lispector. Ele foi dividido em três partes: “Como se faz um homem”, “Nascimento de um herói” e “A maçã no escuro”. Cada uma referente ao diferente estado de consciência presenciado pelo personagem.

Spoiler à frente!

Inicialmente, a fuga angustiante do protagonista não nos revela o “ato”. “Ato” é o modo como Martim se refere a seu crime. Apenas no fim, descobrimos o possível mal sucedido assassinato de sua esposa.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Uma das principais características dessa narrativa é a presença de um interdiscurso (conversa entre ideias). Assim, temos uma mistura de assuntos  literários, bíblicos e filosóficos.  Sendo a filosofia representada pelos pensamentos, e a teologia pela maçã.

Por que a maçã? É consenso que a maçã simboliza o pecado inicial (o ato) e a busca pelo conhecimento, ainda que o fruto não seja especificado na bíblia.

Mais uma vez, temos um dos livros de Clarice Lispector no qual o importante não é o desfecho dos fatos! Pois, assim como não se pode ver e apontar com exatidão uma maçã no escuro, também não se pode tornar a consciência exata.

Principais livros de Clarice Lispector: A Paixão Segundo G.H

Se você chegou até aqui, já percebeu que os livros de Clarice Lispector começam com acontecimentos aparentemente banais. Tudo isso, só para iniciar um processo arrebatador a respeito das emoções, dos pensamentos e da existência.

O romance “A Paixão Segundo G.H” não é diferente dos demais. Nele, uma mulher revelada ao leitor apenas com essas iniciais (G.H) demite a empregada e resolve fazer uma limpeza no quarto em que ela ficava.

Mas o que ela encontra? Um ambiente super limpo e organizado! Diante disso, tem a sua expectativa frustrada e se depara com o vazio presente no fato de que não há mais nada a ser feito.

Está confuso?  Então, vamos simplificar. Hoje em dia, é muito comum  as pessoas falarem em “gatilho” para se referir a algo que acaba desencadeando nelas um processo psíquico de medo, desespero, e por aí vai.

É exatamente desse jeito que os acontecimentos cotidianos funcionam nos livros de Clarice Lispector. Eles promovem o real objetivo da autora: o fluxo mental sobre as mais diversas questões da existência humana.

Voltando aos fatos, não conformada, a protagonista procura o algo que precisa até encontrar. Nessa hora, somos apresentados a uma personagem bastante significativa da obra: uma barata.

Ao esmagá-la, G.H acaba se enxergando na mesma situação: impotente e encurralada. Assim como podemos observar no trecho a seguir:

“Diante de meus olhos enojados e seduzidos, lentamente a forma da barata ia se modificando à medida que ela engrossava para fora. A matéria branca brotava lenta para cima de suas costas como uma carga. Imobilizada, ela sustentava por cima do flanco empoeirado a carga do próprio corpo.”

Principais livros de Clarice Lispector: A Hora da Estrela

A Hora da Estrela foi a última publicação de Clarice em vida. É um romance que narra a história de uma moça extremamente ingênua: Macabéa. 

A jovem, assim como muitos brasileiros, sai de sua cidade alagoana em direção ao Rio de Janeiro. Lá, segue seus dias mergulhada em uma vida de sofrimento. Contudo, sem se dar conta disso. 

Em Hora da Estrela, também merece destaque a narração, especialmente na primeira parte. Nela, o narrador nos leva (mais uma vez) a uma série de questionamentos sobre a existência, o processo de escrita e o porquê de contar a história de Macabéa.

Assim como você pode observar no trecho abaixo:

“Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos — sou eu que escrevo o que estou escrevendo. Deus é o mundo. A verdade é sempre um contato interior e inexplicável…” 

Quer saber todos os detalhes desse que é considerado um dos melhores livros de Clarice Lispector? Pois bem, temos um artigo com resumo e análise, ambos super detalhados:

Faça faculdade com o Beduka

Se você está aqui é porque os principais livros de Clarice Lispector caem no vestibular, vou te dizer uma coisa:

Não é preciso se preocupar tanto! 

O Beduka tem um jeito muito mais fácil de entrar em uma universidade, sem provas e totalmente desvinculado do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui! Espero que nosso artigo, sobre os principais livros de Clarice de Lispector, tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.