Literatura

Quais são os tipos de narrador? Descubra o poder de como contar uma história 

Quais são os tipos de narradorQuais são os tipos de narrador
Sala do Saber - melhor cursinho online

Há enredos que nos revelam apenas fatos, outros nos fazem mergulhar em segredos e pensamentos angustiantes. Toda história possui um caminho único e o modo como ela será traçada depende de quem a conta: do narrador.

Eles poderiam muito bem ser chamados de contadores de histórias, já que são os responsáveis por narrar todo o desenrolar dos acontecimentos. Mas assim como as pessoas da vida real, os narradores são diferentes e possuem poderes diferentes. É esse nível de poder que determina em qual tipo cada um se enquadra. 

A emoção passada com uma história não depende somente do próprio roteiro, mas também de como ele é contado. Quer entender quais são os tipos de narrador e descobrir como cada um influencia na sua experiência? Leia até o final para descobrir.

Já que estamos falando de escrita, sabe o que mais pode te ajudar muito? Conhecer a estrutura de uma redação dissertativa (a cobrada no Enem) e ter um passo a passo de como produzi-la. Para isso, é só baixar o nosso Guia de Redação. Ele fará toda diferença na sua preparação. 

Este artigo vai te contar quais são os tipos de narrador e te ajudar a entendê-los. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é foco narrativo?
  2. Quais são os tipos de narrador?
  3. Narrador personagem
  4. Narrador onisciente
  5. Narrador não confiável
  6. Narrador protagonista
  7. Narrador múltiplo
  8. Narrador autor

O que é foco narrativo?

Foco narrativo nada mais é que a posição que o narrador ocupa em relação a história e consequentemente a visão que ele consegue ter sobre ela. Então, é impossível falar quais são os tipos de narrador sem conhecer quais são os focos narrativos.

Aqui está uma lista resumida dos principais focos narrativos:

1 – Foco narrativo em primeira pessoa: 

É quando a história é contada por um personagem secundário ou pelo protagonista. Sendo assim, possui visão limitada, já que quem participa de uma história não tem como estar em mais de uma cena ou ambiente ao mesmo tempo. 

Além disso, a narração é feita por meio de uma perspectiva individual e subjetiva. Outra característica desse foco narrativo é a utilização de pronomes como “eu” e “meu” para relatar os acontecimentos.

2 – Foco narrativo em terceira pessoa limitado: 

É quando a história é contada por alguém que não faz parte dela, mas ao mesmo tempo possui alguns pontos cegos. Ou seja, o narrador consegue ver todos os fatos e acontecimentos, mas não tem acesso aos pensamentos e emoções dos personagens.

Geralmente, ele se concentra em um único personagem. Os pronomes que aparecem nesse tipo de foco são os em terceira pessoa: “ele”, “ela” e “eles”.

3 – Foco narrativo em terceira pessoa onisciente: 

Esse foco narrativo é o que tem o maior campo de visão, isto é, consegue ver tudo que acontece e ainda por cima saber o que todo mundo pensa ou sente a respeito. Essa narrativa permite ao narrador revelar até informações que os personagens desconhecem.

4 – Foco narrativo em terceira pessoa objetiva: 

É quando a história é narrada por um narrador externo e imparcial. Basicamente, ele apenas relata os fatos, sem momentos reflexivos, expressões de opiniões ou julgamentos.

Esses são os principais focos narrativos, mas geralmente costuma-se dividir o foco apenas em primeira e terceira pessoa. O que vale lembrar é que o foco tem muito a ver com campo de visão, pois é aquilo que é possível enxergar para depois contar.

E caso você queira se aprofundar ainda mais no estudo sobre narrativas e complementar o aprendizado sobre quais são os tipos de narrador, basta acessar os artigos abaixo. Eles vão te ajudar a entender de uma forma super fácil esse universo tão complexo!

Quais são os tipos de narrador?

Existem diferentes tipos de narrador e tudo vai depender da posição que eles ocupam na história, além do modo como eles vão narrá-la. A seguir, veja detalhadamente sobre cada tipo!

1 – Narrador personagem

É muito fácil identificar esse tipo de narrador só pelo nome, ou seja, pensando que narrador é aquele que conta uma história e o personagem aquele que participa dela. Logo, o narrador personagem  faz as duas coisas: conta a história da qual também é parte.

A narração dele é em primeira pessoa. Por isso, é comum encontrar os pronomes “eu” e “meu” já que a referência será muitas vezes a si mesmo. Vale lembrar que o narrador personagem não sabe de tudo e tem uma visão limitada dos acontecimentos.

É só pensar como seria se você fosse contar os últimos três meses da sua escola ou da sua família. Você não teve acesso a todas as conversas e nem esteve em cada cena. Sua visão é parcial e seu julgamento pode acabar falhando. 

Além disso, quando nos perguntamos quais são os tipos de narradores, devemos lembrar que o narrador personagem é um dos que não tem acesso aos pensamentos dos integrantes do enredo.

Ele participa ativamente dos eventos, mas tem uma abordagem íntima e subjetiva (ligada mais ao modo que ele mesmo enxerga). O lado bom é que isso permite que os leitores se conectem às emoções e experiências dele de forma mais profunda e significativa.

2 – Narrador onisciente

O narrador onisciente é aquele que tudo vê. Ele não participa da história, mas tem acesso a todos os ambientes e acontecimentos do enredo. Inclusive, aos pensamentos e sentimentos dos personagens.

Nesse caso, o foco narrativo é em terceira pessoa e a visão dos fatos não é parcial, mas sim ampla, direta e objetiva. Então, ninguém o engana e todas as faces da trama são reveladas por ele.

Vale ressaltar que esse tipo de narrador pode se posicionar tanto de forma neutra, como também imparcial, expressando opiniões e juízos de valor. Tudo vai depender do intuito do autor.

Narrativas longas, como as presentes em romances, são as que mais utilizam o narrador onisciente, já que ele permite abordar a história de modo mais abrangente e complexo.

Falar em quais são os tipos de narrador também é aprender sobre os menos conhecidos, mas não menos importantes. Conheça um deles no próximo tópico.

3 – Narrador não confiável

Todo mundo já se deparou com a pergunta “Capitu traiu ou não Bentinho?”, mas essa não é a questão principal do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. 

O que realmente deveria ser discutido é se Bentinho é ou não um narrador confiável. Pois, ele conta uma história da qual também participa e é influenciado por seus próprios pensamentos e desconfianças.

A questão é: devemos confiar no que um homem que está cego de ciúmes nos fala? Deixo isso para você responder. 

Mas por que citei esse livro? Apenas para te dizer que o narrador não confiável é aquele que te conta uma história, mas você tem motivos para se reservar quanto aquilo que ele te diz.

Pode ser de caráter moral ou até mesmo psicológico. Algo interessante relacionado a isso é que muitos autores usam problemas psicológicos para fazer os leitores desconfiarem do narrador, mas no final descobrir que ele realmente estava certo.

Também vale dizer que dentre quais são os tipos de narrador, o não confiável é o mais intrigante pois ele tem o poder de te deixar tenso a história inteira.

Cuidado! Spoiler à frente.

É o que acontece em A Mulher na Janela. Por ter o lado psicológico comprometido, nenhum personagem acredita nela e às vezes até mesmo o leitor fica em dúvida, mas no fim… bom, agora você vai ter que ler pra descobrir o que acontece.

Caso queira, dê uma conferida no trailer e aproveite para relaxar no fim de semana!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4 – Narrador protagonista

Toda história tem um personagem principal, que pode ser contada por ele mesmo. Quando ele mesmo nos conta, dizemos que a obra possui um narrador protagonista. 

A perspectiva é exclusivamente dele. Então, o leitor será levado por emoções, sentimentos, experiências, pensamentos e acontecimentos de uma forma muito particular e pessoal nesse tipo de narração.

Por isso, a conexão estabelecida entre quem conta (e vive) e quem lê é muito intensa. Você acaba tendo acesso ao íntimo desse protagonista que ao mesmo tempo é narrador. 

A narrativa é em primeira pessoa, com o uso dos pronomes “eu” e “meu”, e a visão relacionada aos aspectos gerais (fatos e mente dos demais personagens) é limitada. 

Exemplos famosos de narradores protagonistas são Holden Caulfield em “O Apanhador no Campo de Centeio” e Humbert Humbert em “Lolita”.

Já que estamos falando de quais são os tipos de narrador, perceba que o protagonista é uma variação do narrador personagem. 

E uma curiosidade sobre Humbert, é que em Lolita, além de ser um narrador protagonista, é que ele também não é confiável. Então dá pra mesclar vários tipos de narrador em uma mesma história.

5 – Narrador múltiplo

Esse é o campeão das obras mais recentes que viraram best sellers, como a série de livros distópicos que inicia com o intitulado “Divergente”

Esses livros dão voz a vários personagens e cada um fica com uma parte do livro para contar a história do seu jeito e do ponto de vista que quiser.  Ou seja, possui narrador múltiplo.

Quando pensamos em quais os tipos de narradores, devemos ter em mente que eles ajudam a história a alcançar objetivos específicos. 

Logo, deixar que vários integrantes do enredo falem sobre os acontecimentos dá fluidez à leitura e faz com que o leitor tenha uma identificação mais profunda com vários personagens.

Mas isso tem que ser muito bem feito, porque se não você só vai jogar o seu leitor de um lado para o outro e ele vai se perder.

6 – Narrador autor 

É quase uma metalinguagem, tipo uma fotografia de alguém tirando foto, uma pintura de alguém pintando e assim por diante.

O mesmo acontece quando temos um narrador autor, ou seja, quando ele escreve a história que vai contar. Um exemplo disso é o personagem “Autor” do livro Um Sopro de Vida, de Clarice Lispector.

Ele é um escritor que cria uma personagem chamada Ângela e, ao mesmo tempo, revela-nos informações sobre ela à medida que escreve.

É um tipo de abordagem que nos faz refletir sobre o processo de criação literária. Isso acaba gerando aproximação entre o autor, a obra e o leitor.

Para saber mais sobre esse livro e outros de uma das autoras que mais cobradas no Enem, basta acessar os artigos abaixo:

Saber quais são os tipos de narrador pode te dar vários insights na hora de escrever, mas para a Redação do Enem tem muita coisa específica que você precisa aprender. Por isso, criamos um Curso de Redação para você.

Ele te dá duas coisas importantíssimas:

  • Entendimento sobre as 5 competências usadas pelo Enem para avaliar sua redação;
  • Domínio da estrutura de uma redação dissertativa argumentativa (o tipo cobrado pelo Enem);
  • Passo a passo para produzir uma redação digna de 1000 pontos.

E quanto às questões objetivas, é importante que você se prepare de forma eficiente. Para isso, não adianta ficar estudando de forma aleatória. É preciso auxílio!

O Plano de Estudos do Beduka te dá esse suporte. Com ele, você:

  • Sabe o que, como e por quanto tempo estudar;
  • Tem dicas de filmes úteis para usar na prova;
  • Tem dicas de temas de redação para treinar;
  • Links de artigos exclusivos sobre o conteúdo de estudo de cada dia;

E muito mais! Não perca mais tempo e experimente ainda esse ano a magia de ser aprovado.

No mais, desejamos sucesso na sua nova jornada. Qualquer coisa, mande-nos um direct no Instagram.

Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.