Geografia

Qual é o segundo maior bioma brasileiro? Descubra suas características e importância

Qual é o segundo maior bioma brasileiroQual é o segundo maior bioma brasileiro?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os Biomas são grandes áreas do planeta que possuem características vegetais, animais e geológicas semelhantes. Eles são determinados principalmente pelo clima, solo, altitude e disponibilidade de água.

Como tudo isso no Brasil é muito variado, existem muitos biomas diferentes no nosso país. O maior deles é o bioma amazônico, presente em diversos estados da Região Norte.

Nesse texto vamos responder qual é o segundo maior bioma brasileiro, que ocupa 22% do território nacional. Continue lendo e descubra, em seguida teste o que aprendeu com os exercícios que separamos.

Vamos te contar qual é o segundo maior bioma brasileiro, então tem muito conteúdo pela frente. Se quiser ir para alguma parte específica, clique em um dos tópicos abaixo:

Quais são os biomas brasileiros?

O Brasil é um país muito diverso em termos de biomas, abrangendo uma ampla variedade de ecossistemas. Os principais biomas brasileiros são:

  • Floresta Amazônica: Localizada na região Norte do país, é o maior bioma do Brasil e uma das maiores florestas tropicais do mundo. Possui uma rica biodiversidade, além de abrigar a maior bacia hidrográfica do mundo, o Rio Amazonas.
  • Cerrado: O Cerrado está localizado principalmente na região central do país. É uma região de transição entre a Floresta Amazônica, a Caatinga e a Mata Atlântica.
  • Mata Atlântica: A Mata Atlântica é um bioma costeiro que se estende ao longo da costa leste do Brasil, abrangendo também partes do Paraguai e da Argentina. É um dos biomas mais ameaçados do mundo devido à expansão urbana, agricultura e desmatamento.
  • Caatinga: A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, encontrado na região Nordeste. Caracteriza-se por uma vegetação xerófila adaptada às condições semiáridas, com árvores espinhosas, arbustos e plantas resistentes à seca.
  • Pantanal: O Pantanal é uma das maiores áreas alagadas do mundo, localizada no centro-oeste do Brasil e em partes do Paraguai e da Bolívia. É conhecido por sua biodiversidade abundante, incluindo uma variedade de aves, mamíferos, répteis e peixes.
  • Pampa: O Pampa é um bioma encontrado principalmente na região sul do Brasil e em regiões do Uruguai e da Argentina. É caracterizado por extensas planícies gramadas, com vegetação rasteira adaptada às condições de clima temperado.

Agora que você já conhece todos eles, saiba qual é o segundo maior bioma brasileiro.

Qual é o segundo maior bioma brasileiro?

O segundo maior bioma brasileiro é o cerrado. Ele se estende principalmente pela região central do Brasil, ocupando uma área de aproximadamente 2 milhões de quilômetros quadrados. Isso corresponde a 22% do território do país.

O Cerrado também está presente em outras regiões. Por exemplo, em partes dos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, e até mesmo pequenas porções nos estados de São Paulo e Paraná.

Esse bioma é conhecido por sua biodiversidade única, abrigando uma vasta quantidade de espécies endêmicas, ou seja, que são encontradas exclusivamente nele. Estima-se que mais de 5% de todas as espécies do planeta estejam presentes no Cerrado.

Temos um texto todinho só sobre o cerrado, no qual você encontra todas as suas características.

Saiba mais sobre o Cerrado.

Características do segundo maior bioma brasileiro

A seguir, vamos te adiantar um resumo com algumas características do Cerrado, para te ajudar a responder aos exercícios. 

  • Vegetação: o Cerrado é composto por uma mistura de gramíneas, árvores baixas, arbustos retorcidos e matas de galeria ao longo dos cursos d’água. Uma das características marcantes do Cerrado são as árvores de troncos retorcidos e raízes profundas, que ajudam a enfrentar os períodos de seca.
  • Clima: O Cerrado possui um clima sazonal, com uma estação chuvosa e uma estação seca bem definidas. No período chuvoso as chuvas são abundantes e a vegetação fica verde e exuberante. Já no período seco as temperaturas são mais altas e a umidade é reduzida.
  • Biodiversidade: O Cerrado é conhecido por sua rica biodiversidade, com uma grande variedade de espécies vegetais e animais. Existem várias espécies ameaçadas de extinção que são encontradas apenas no Cerrado, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada.
  • Solos: Os solos do Cerrado são geralmente ácidos e pobres em nutrientes. No entanto, eles são altamente biodiversos, com diferentes tipos de solos presentes na região, como os solos arenosos, argilosos e lateríticos.
  • Recursos hídricos: O Cerrado abriga nascentes e cursos d’água importantes, sendo considerado uma das principais áreas de recarga de água do Brasil. 

Agora que você já conhece qual é o segundo maior bioma brasileiro, responda os exercícios abaixo e teste o que aprendeu!

Descubra a importância dos biomas brasileiros.

Exercícios sobre qual é o segundo maior bioma brasileiro

Questão 1 – (Uece) – O cerrado brasileiro é um hotspot para a conservação da biodiversidade mundial. No entanto, nas últimas décadas, vem sofrendo um acelerado processo de degradação associado, principalmente, às atividades de

a) mineração de ouro e outros metais como o minério de ferro.

b) exploração da água subterrânea de forma indiscriminada.

c) expansão do ecoturismo nos rios da região.

d) desmatamento para expansão do agronegócio.

Questão 2 – (Urca 2012) Conforme proposta do geógrafo Aziz Ab’Saber, existem, no Brasil, seis domínios morfoclimáticos. Assinale a alternativa correta sobre o domínio morfoclimático do Cerrado:

a) Caracterizado pela baixa diversidade biológica, experimenta grandes impactos ambientais, constituídos pela extinção da diversidade genética, desperdício dos recursos florestais, modificações microclimáticas e aumento do efeito estufa provocado pelas queimadas.

b) Cobertura primária reduzida a 4% ocorre atualmente, sobretudo nas serras costeiras e nas altas altitudes. Essa devastação é resultante de quase cinco séculos de colonização, expansão da agricultura de subsistência e da industrialização.

c) Possui como principais características geoecológicas a presença de extensas “chapadas e chapadões”, modelados em rochas sedimentares; clima tropical típico ou semiúmido; solos em geral pobres e ácidos, revestidos por uma vegetação semelhante às savanas, de porte variável, de campo a floresta arbórea.

d) Devastação da vegetação da mata ocorreu a partir da década de 1990, com a utilização da área para pastoreio e posteriormente a construção de Brasília.

e) Considerado uma área de transição, onde as atividades implantadas intensivamente nas planícies são consideradas fontes de impactos positivos, como, por exemplo, o desmatamento, a intensificação da salinização, a aceleração dos processos erosivos e a contaminação das águas fluviais.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Gabarito dos exercícios sobre qual é o segundo maior bioma brasileiro

Exercício resolvido questão 1 –

d) desmatamento para expansão do agronegócio.

Grandes áreas de vegetação nativa do Cerrado têm sido convertidas em pastagens e plantações de grãos, como soja e milho, para atender à demanda crescente por alimentos, biocombustíveis e outras commodities.

Exercício resolvido questão 2 – 

c) Possui como principais características geoecológicas a presença de extensas “chapadas e chapadões”, modelados em rochas sedimentares; clima tropical típico ou semi úmido; solos em geral pobres e ácidos, revestidos por uma vegetação semelhante às savanas, de porte variável, de campo a floresta arbórea.

Você pode continuar testando seus conhecimentos sobre qual é o segundo maior bioma brasileiro com o Simulado Enem do Beduka.

Ele é gratuito e te entrega a correção na hora! Além disso, utiliza o mesmo método de correção do Enem: o TRI. Assim você tem ideia de quanto seria sua nota caso sua prova fosse hoje.

Acesse o Simulado Beduka e continue estudando.

Pela importância desse tema, ele é um dos que fizemos questão de colocar no nosso plano de estudos para o Enem.

Ele é tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem.

Acesse o link e adquira o seu:

O Plano de Estudos do Beduka

Obrigado por ter lido nosso texto sobre qual é o segundo maior bioma brasileiro. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.