Biologia

Qual a Diferença entre Habitat e Nicho Ecológico? Descubra o detalhe que os separa

qual a diferença entre habitat e nicho ecológicoQual a diferença entre habitat e nicho ecológico?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você já reparou que os animais vivem em lugares bem variados, como florestas, oceanos e desertos? É que cada um deles precisa de um habitat e um nicho ecológicos para sobreviver.

Esses dois conceitos são básicos para quem está estudando Ecologia; um dos temas mais importantes para o Enem. Mas muitos acabam confundindo os dois e errando as questões referentes a eles na prova.

Continue a leitura para descobrir mais sobre qual a diferença entre habitat e nicho ecológico e a importância deles no Enem. Em seguida, teste seus conhecimentos sobre o que aprendeu com os exercícios que separamos.

Descubra outros assuntos que caem no Enem com o Plano de Estudos do Beduka e conte com dicas de como e onde estudar para o exame. 

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é um habitat natural?

Os habitats são os ambientes físicos onde uma espécie animal vive e encontra as condições para sua sobrevivência. É onde elas conseguem suprir suas próprias exigências, incluindo suas necessidades de recursos, como água, alimento, abrigo e espaço.

Os habitats podem ser muito diversos e variar em termos de características físicas, como clima, solo, disponibilidade de água e vegetação. Alguns exemplos de habitats incluem:

  • florestas, 
  • oceanos, 
  • desertos e
  • pradarias.

Por exemplo, o habitat do tubarão é principalmente o oceano. Um local com água salgada, correntes marítimas e diferentes profundidades. É nele que os tubarões encontram alimentos, água com temperatura ideal e abrigo.

O habitat não pode ser confundido com o nicho ecológico, apesar disso acontecer bastante. Vamos ver o que é nicho ecológico para descobrir qual a diferença entre eles.

Descubra o que é Ecologia e entenda a diferença entre habitat e nicho ecológico.

O que é nicho ecológico?

O nicho ecológico de uma espécie refere-se ao papel e à função que ela desempenha dentro do seu habitat. É como o “trabalho” que a espécie realiza para sobreviver e se reproduzir, incluindo suas interações com os recursos disponíveis e com outras espécies.

No caso do tubarão, seu nicho ecológico está relacionado ao seu papel como predador marinho. Ele ocupa uma posição de topo na cadeia alimentar dos oceanos, desempenhando um importante papel no controle populacional de suas presas e no equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Ecologia está entre os 10 temas principais de Biologia do Enem, descubra quais são os outros.

Qual a diferença entre habitat e nicho ecológico?

Aposto que você já entendeu qual a diferença entre habitat e nicho ecológico. Mas não custa nada deixar mais desenhado, né?

O habitat refere-se ao ambiente físico onde uma espécie vive. É o local onde os organismos encontram as condições adequadas para sua sobrevivência, como disponibilidade de água, abrigo, alimento e espaço. 

O habitat é determinado pelos fatores abióticos, como clima, relevo, tipo de solo e disponibilidade de recursos. Por exemplo, um habitat pode ser uma floresta tropical, um oceano, um deserto ou um recife de coral.

Por outro lado, o nicho ecológico descreve o papel e a função de uma espécie dentro do seu habitat. É a “profissão” da espécie, de certa forma. Aquilo que ela realiza para sobreviver e se reproduzir, incluindo suas interações com os recursos disponíveis e com outras espécies. 

O nicho ecológico envolve as necessidades específicas da espécie, sua preferência por determinados tipos de alimentos, sua tolerância a condições ambientais particulares e sua contribuição para o ecossistema. Por exemplo, o nicho ecológico de um tubarão pode ser o de um predador marinho que se alimenta de peixes e controla a população de suas presas.

Assim, o habitat é o lugar onde uma espécie vive, enquanto o nicho é o que ela faz nele.

Saiba mais sobre qual a diferença entre habitat e nicho ecológico. Acesse nosso texto sobre ecologia e meio ambiente.

Exercícios sobre habitat e nicho ecológico

Agora que você já está por dentro de qual a diferença entre habitat e nicho ecológico, teste seus conhecimentos com as questões a seguir.

Questão 1 (UFC-CE) Uma espécie de anfíbio apresenta fase larval aquática e onívora e fase adulta terrestre e carnívora. Nessa frase, encontramos os conceitos de:

a) teia alimentar e habitat.

b) biocenose e pirâmide de energia.

c) teia alimentar e nicho ecológico.

d) ecossistema e biocenose.

e) habitat e nicho ecológico.

Questão 2 – (Enem) No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.

PETESSE, M. L.: PETRERE JR., M. Ciência Hoje. São Paulo, n. 293, v. 49. jun, 2012 (adaptado).

Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)

a) redução do fluxo gênico da espécie nativa.

b) diminuição da competição intraespecífica.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) aumento da competição interespecífica.

d) isolamento geográfico dos peixes.

e) extinção de nichos ecológicos.

Gabarito das questões sobre habitat e nicho ecológico

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) habitat e nicho ecológico.

A questão se refere ao local em que a espécie vive e como ela se  alimenta, ou seja, sua função. Por tanto, habitat e nicho ecológico.

Exercício resolvido da questão 2 – 

Alternativa correta: c) aumento da competição interespecífica.

Como os peixes se alimentam dos mesmos recursos, isso gera a competição entre as espécies.

Saiba quais são as melhores faculdades de biomedicina em São Paulo.

Você pode continuar testando seus conhecimentos sobre Biologia com o nosso Simulado do Enem. 

As questões são de edições passadas do Enem e ele utiliza o método TRI para a correção, o mesmo do Enem. Ou seja, a nota que você tirar no simulado seria a que você tiraria na prova, caso ela fosse hoje. 

Simulado Beduka

Para saber quais conteúdos mais caem no Enem cobra e ser direcionado para artigos exclusivos sobre esses assuntos, conte com nosso Plano de Estudos para o Enem

Ele também é atualizado mensalmente! Então, tem um cronograma especial para você que quer começar a estudar esse mês. 

Obrigado por ler até o fim nosso artigo sobre qual a diferença entre habitat e nicho ecológico. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.