Literatura

Qual a função da literatura? Descubra porque a arte é capaz de marcar gerações

Qual a função da literaturaQual a função da literatura
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você já deve ter ouvido falar que a arte imita a vida, ou seria a vida que imita a arte? Difícil responder, pois elas estão tão interligadas de forma que parece que uma não vive sem a outra. Na verdade, nós é que precisamos muito de recursos artísticos para dar um sentido à vida. 

A literatura é uma forma de arte escrita e muito antiga que ao longo dos séculos vem ajudando o ser humano a expressar emoções e até mesmo a fazer denúncias e registros sociais. Dela, originaram-se outras formas de contar histórias: como o cinema.

Logo, existem muitas respostas possíveis  ao se pensar em qual a função da literatura! Vamos te contar as 5 principais para que você chegue na prova do Enem com uma visão mais ampla sobre ela e consiga responder de forma mais certeira as questões.

Ler nos ajuda a escrever melhor, mas a redação do Enem exige algo a mais: dominar a estrutura de uma dissertação e as 5 competências que envolvem o processo de correção. 

Você consegue tudo isso com o Curso de Redação nota 1000 do Beduka! Não deixe para amanhã! Acesse já e melhore sua escrita até o dia da prova!!!

Este artigo vai te ajudar a entender qual a função da literatura. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. Qual a importância da literatura?
  2. Quais as funções da literatura?
  3. Função lúdica
  4. Função catártica
  5. Função pragmática
  6. Função cognitiva
  7. Função estética.
  8. Mude de vida com o Beduka!

Qual a importância da literatura?

Antes de responder essa pergunta, preciso te fazer uma outra pergunta. Sabia que a maioria dos filmes e séries foram originados a partir de um romance? Foi assim com:

Agora, traga à memória o momento que o mundo inteiro parou. Sim! Estou falando da pandemia do Coronavírus, quando estávamos todos com medo e até ir ao supermercado era perigoso. O que nos ajudou? A arte, o cinema, a literatura.

E mesmo que você não tenha lido um livro sequer, a literatura te confortou, te distraiu, te fez ir a outros lugares, conhecer outras culturas sem sair de casa; ainda que tenha sido por meio de alguma adaptação cinematográfica.

Logo, antes de qualquer coisa, a literatura é muito importante para o nosso interior! Mas não se resume a isso, ela te ensina sobre lugares que você nunca pisou, sobre contextos históricos nos quais você nunca estará, te ajuda a ter empatia e muito mais.

Passaríamos horas falando sobre a importância dela e ainda assim faltaria algo. Por isso, houve um estudo sobre qual a função da literatura e foram registradas as 5 principais. Confira cada uma delas detalhadamente no próximo tópico.

Também temos outros artigos exclusivos e gratuitos que podem te ajudar a entender melhor sobre literatura e chegar no dia da prova do Enem pronto para gabaritar! Confira:

Qual a função da literatura?

As 5 principais funções da literatura são lúdica, catártica, pragmática, cognitiva e estética. A seguir, veja o que cada uma é e envolve.

1 – Função lúdica ou de entretenimento

Lúdico tem a ver com prazer, ou seja, dar ludicidade a uma atividade é transformá-la em algo prazeroso. E talvez essa seja uma das principais funções da literatura.

Quando lemos, somos transportados a outro universo, esquecemos os problemas do dia a dia e nos distraímos. Logo, ler é um entretenimento (uma diversão) quando você descobre que histórias diferentes são capazes de nos distrair e passar o tempo.

Entretenimento também é acolhedor. Portanto, é preciso esquecer aquela ideia de que leitura é algo única e exclusivamente intelectual e deixar que ela cumpra seu papel principal: o de companhia. 

É como ouvir um amigo que vai te contar histórias envolventes, fazer você mergulhar em figuras de linguagem, falar coisas engraçadas e despertar seu lado criativo. 

Esse é o principal objetivo da função lúdica: proporcionar momentos de entretenimento e divertir o leitor por meio da diversão.

2 – Função catártica

“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.” Clarice Lispector

Qual a função da literatura no trecho acima? Ele é uma explosão catártica e foi feito apenas para ser sentido. 

Ou seja, é uma expressão emocional, um desabafo, um elo criado entre autor e leitor que ultrapassa os domínios da inteligência, havendo apenas uma identificação de sensações.

O termo “catarse” vem da filosofia de Aristóteles e refere-se a experiências emocionais intensas, através das quais o leitor consegue se identificar com as histórias, os personagens e aquilo que eles vivenciam. 

Tristeza, alegria, medo, compaixão… Tudo isso poderá ser vivido sem riscos por quem lê uma obra e essa catarse acaba levando a uma sensação de alívio emocional e reflexão.

3 – Função pragmática

Escrever melhor, obter informações históricas e sociais, adquirir conhecimento para o vestibular etc. Tudo isso está ligado a função pragmática, que nada mais é que os aspectos práticos e funcionais da literatura.

Nesse caso, o prazer é deixado de lado, mas qual a função da literatura nesse caso? O intuito é direcionado ao conhecimento e utilidades para a vida cotidiana. Também entra nesse aspecto o poder literário de influenciar pensamentos e comportamentos, transmitir mensagens e provocar insights.

Livros de autoajuda tem função pragmática?

Sim! A principal função deles é essa, já que basicamente eles são feitos para dar uma série de informações e orientações para melhorar a vida de alguém.

4 – Função cognitiva

A cognição nada mais é que os mecanismos que nossa mente usa para assimilar conhecimentos e transformá-los em habilidades. É um processo que dura até o último dia da nossa vida e que deve ser sempre estimulado.

E como fazemos isso? Estimulando nossa mente através do estudo, da dança, das brincadeiras e até mesmo das relações. E qual a função da literatura nesse contexto? 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Ela expõe o leitor a diversos e complexos contextos, pessoas (personagens) e fatos. É por isso que é inevitável, ao  mergulhar em uma história, tentar compreender diferentes pontos de vista, seja de forma literal (fatos) ou abstrata (emoções e sentimentos).

Ela também ajuda a melhorar o vocabulário e as habilidades comunicativas. Além de estabelecer uma relação com outras culturas, épocas e classes sociais.

5 – Função estética

Muitas vezes a beleza impressiona antes, e só depois entramos em um estado de reflexão. Por isso, a literatura também tem função estética e se preocupa bastante com ela. Observe:

…Mas, oh, não se esqueçam da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa…”

Trecho de Vinícius de Moraes

Acima, você pode notar como a estética foi colocada em papel de destaque e qual a função da literatura no poema. Primeiro, você admira o poema para só depois entendê-lo. 

Metáfora, ritmo e sonoridade foram alguns recursos que o autor usou para dar essa sensação de beleza a algo tão dolorido: uma bomba (a rosa) que destruiu a cidade de Hiroshima e dizimou cerca de 70.000 pessoas só na hora da explosão.  

Logo, a função estética é isso, estimular o prazer através da beleza. E isso é feito empregando diversos recursos linguísticos, como os utilizados por Vinicius de Moraes.

Mude de vida com o Beduka (Curso de Redação e Plano de Estudos 2023)

Entender qual a função da literatura também pode te ajudar no Enem, mas tem algumas coisas bem específicas que você precisa saber para fazer uma boa redação. Por isso, criamos um Curso de Redação para você.

Com ela, você vai conseguir:

  • Entender  as 5 competências usadas pelo Enem para avaliar sua redação;
  • Dominar toda a estrutura de uma redação dissertativa argumentativa (o tipo cobrado pelo Enem);
  • Conhecer o passo a passo para produzir uma redação digna de 1000 pontos.

Em relação às questões objetivas, tem uma série de assuntos de áreas bem diferentes entre si para aprender: linguagens, ciências da natureza,ciências exatas e ciências humanas. É muita coisa para estudar de forma aleatória, você precisa de auxílio!

O Plano de Estudos do Beduka te dá esse suporte. Com ele, você:

  • Sabe o que, como e por quanto tempo estudar;
  • Tem dicas de filmes úteis para usar na prova;
  • Tem dicas de temas de redação para treinar;
  • Links de artigos exclusivos sobre o conteúdo de estudo de cada dia;

E muito mais! Não perca mais tempo e experimente ainda esse ano a magia de ser aprovado.

No mais, desejamos sucesso na sua nova jornada. Qualquer coisa, mande-nos um direct no Instagram.

Bons estudos e obrigado por ler nosso artigo sobre qual a função da literatura até o fim!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.