X

Qual a diferença entre briófitas e pteridófitas? Entenda de uma maneira fácil

Qual a diferença entre briófitas e pteridófitas?

Assim como os animais, as plantas são classificadas em diversos grupos, indo do mais geral ao mais específico. Nessa classificação existe o reino dos vegetais, que também possui divisões conhecidas como filos.

Entre eles estão os filos das briófitas e das pteridófitas. Eles agrupam plantas menos complexas, com modos diferentes de se comportar entre si e que caem bastante nas provas de vestibular.

Neste artigo, vamos desvendar qual a diferença entre briófitas e pteridófitas, te mostrando exatamente como cada tipo se desenvolve e os principais exemplos de plantas deste filo. Continue lendo e entenda tudo com este resumo completo!

O que são briófitas e pteridófitas?

Não tem como falar das diferenças entre briófitas e pteridófitas sem mencionar o que elas são e suas semelhanças.

Como vimos acima, as duas se referem a a grupos de plantas conhecidos como filos

Eles são uns dos mais gerais da classificação taxonômica. Você deve lembrar dela: , filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

Da esquerda para a direita, cada divisão vai do mais geral para o mais específico. 

Assim, briófitas e pteridófitas constituem um grupo grande, que pode chegar a milhares de famílias de plantas em cada um.

Cada uma dessas plantas tem em comum com as outras o fato de serem criptógamas. Ou seja, possuem os órgãos reprodutores escondidos (cripto = escondido, gamae = gametas). 

Mas a semelhança entre elas termina aí. Vamos conhecer suas diferenças.

Qual a diferença entre briófitas e pteridófitas?

Basicamente, existem 3 diferenças principais entre os dois filos

Elas estão relacionadas à fase do ciclo de vida dominante de cada um, ao tecido e à presença ou não de vasos condutores de seiva.

Diferença no ciclo de vida das briófitas e pteridófitas

No Reino Vegetal, algumas plantas têm um ciclo de vida diferente, com alternância de gerações. Ele é dividido em duas fases:

  • A fase em que a planta adulta produz esporos (fase esporofítica).
  • A fase em que a planta produz células sexuais (fase gametofítica).

As plantas de ambos os filos possuem as duas fases. A diferença é que, em cada um, existe uma fase que domina a outra.

Nas briófitas, a fase dominante é chamada de gametofítica (n), o que significa que a planta adulta é a forma de vida chamada gametófito. Os esporos germinam e crescem em uma estrutura chamada protonema, que se desenvolve em formas masculinas e femininas da planta.

Já nas pteridófitas, a fase dominante é chamada de esporofítica (2n), o que significa que a planta adulta é o esporófito. Os esporos germinam dentro de uma planta esporófita, que produz estruturas reprodutivas chamadas soros, onde os esporos são formados.

Esse tipo de reprodução é conhecido como esporulação. Saiba mais sobre ele e outros tipos de reprodução assexuada.

Diferença no sistema vascular entre briófitas e pteridófitas

As pteridófitas têm um sistema interno de transporte de água e nutrientes chamado sistema vascular, que inclui vasos condutores. Isso faz com que as pteridófitas sejam maiores e consigam transportar substâncias pelo corpo da planta de forma mais eficiente.

Ao contrário, as briófitas não possuem esse sistema vascular, o que significa que não têm vasos condutores de água e nutrientes. O transporte de seiva é realizado célula a célula, com muita lentidão

Isso limita o tamanho das briófitas e a eficiência na distribuição de substâncias. Se as briófitas fossem maiores, elas não conseguiriam realizar o transporte e acabariam morrendo.

Está entendendo qual a diferença entre briófitas e pteridófitas? Conheça também as plantas angiospermas.

Diferença de tecido briófitas e pteridófitas

O sistema vascular não é o único fator para a diferença de tamanho entre as plantas destes filos. O tecido delas também é importante!

E as briófitas não possuem tecidos verdadeiros. Ou seja, não possuem raízes, nem caules e folhas para ter sustentação. Em vez disso elas possuem:

  • Rizoides: São estruturas com a função de fixação e absorção de água e nutrientes do solo.
  • Cauloides: São estruturas semelhantes a caules, cuja função é a de sustentação e transporte limitado de água e nutrientes.
  • Filóides: São estruturas semelhantes a folhas que realizam a fotossíntese e ajudam na troca gasosa com o ambiente.

As pteridófitas, por outro lado, possuem dois tipos de tecidos verdadeiros: o xilema e o floema.

  • Xilema: responsável pelo transporte de água e nutrientes minerais do solo para outras partes da planta.
  • Floema: É responsável pelo transporte de nutrientes orgânicos, como açúcares, produzidos nas folhas e outras partes fotossintéticas para outras partes da planta. É composto por células especializadas chamadas células crivadas e elementos de tubo crivado.

Além de saber qual a diferença entre briófitas e pteridófitas, conheça também as plantas gimnospermas.

Exemplos de briófitas e pteridófitas para entender melhor a diferença

Um jeito bem simples de entender qual a diferença entre briófitas e pteridófitas é conhecer alguns exemplos de plantas que as compõem. Veja alguns a seguir.

Exemplos de briófitas:

As briófitas são plantas com poucos centímetros de altura e geralmente são encontradas em ambientes úmidos e com bastante sombra. Os representantes principais delas são os musgos. Por exemplo:

  • Musgo de turfa (Sphagnum): encontrado em pântanos. Ele forma extensos tapetes e desempenha um papel importante na formação de turfa.
  • Musgo-dourado (Polytrichum): possui caules altos e folhas rígidas em forma de lança. Pode ser encontrado em diversos habitats, como florestas e encostas.
  • Hepática comum (Marchantia polymorpha): possui uma aparência plana dividida em lóbulos, com estruturas reprodutivas chamadas esporófitos visíveis em sua superfície.

Exemplos de pteridófitas:

As pteridófitas têm altura variada e a depender da espécie pode chegar a 2 metros de altura. 

Elas também preferem ambientes com sombra e úmidos, mas podem crescer em árvores e arbustos em relação de comensalismo. Os principais exemplos de plantas deste filo são:

  • Samambaia (Filicopsida): são pteridófitas com frondes grandes e complexas, encontradas em diversos ambientes, desde florestas tropicais até áreas de clima temperado. Um exemplo comum é a samambaia verdadeira (Polypodium).
  • Cavalinha (Equisetum):apresentam caules ocos e articulados, com folhas reduzidas em forma de escamas. Podem ser encontradas em áreas úmidas e pantanosas.
  • Selaginela (Selaginella): possui caules ramificados e folhas em forma de escamas. Ela pode ser encontrada em diferentes habitats, desde florestas até regiões desérticas.

Continue estudando e entenda melhor qual a diferença entre briófitas e pteridófitas com nossos resumos sobre estes dois filos:

Com o plano de estudos do Beduka você descobre o que mais cai no Enem e quando estudar cada matéria. Adquira já o seu:

Desejo meu plano

Esperamos que tenha entendido bem qual a diferença entre briófitas e pteridófitas. Bons estudos!

Categorias: Biologia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.