Biologia

O que são Pteridófitas? Resumo com principais características, estrutura, classificação e imagens!

Tudo sobre o resumo com as característcas das Pteridófitas!Tudo sobre o resumo com as características das Pteridófitas!
Sala do Saber - melhor cursinho online

As Pteridófitas são um grupo de plantas caracterizado por ter vasos condutores de seiva e não ter sementes. As samambaias são os principais representantes e elas são compostas de folhas, raiz e um caule que se modifica em rizoma. Para entender o que são Pteridófitas, atente-se para a reprodução com alternância de gerações e o ciclo haplodiplobionte!

Neste artigo sobre o que são Pteridófitas, você encontrará:

  1. O que são Pteridófitas? Exemplos
  2. Importância das Pteridófitas
  3. Estruturas das Pteridófitas
  4. Classificação das Pteridófitas
  5. Como é a reprodução das Pteridófitas
  6. Principais características das Pteridófitas – Resumo
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que são Pteridófitas? Exemplos

As Pteridófitas são um grupo de plantas identificadas por uma característica que é novidade: são as primeiras a apresentar vascularização, ou seja, vasos condutores de seiva. 

Também por isso, podem receber o nome de Traqueófitas. Nos próximos tópicos, iremos estudar como é a estrutura de condução da seiva e em que isso influencia!

Os exemplos mais conhecidos de Pteridófitas são plantas usadas na ornamentação, ou seja, enfeites de casas, ambientes e festas:

  • Samambaias
  • Avencas
  • Cavalinhas
  • Salvíneas
  • Selaginelas

Outro termo associados às Pteridófitas é “criptógama” e isso significa que elas não têm sementes.

Essas plantas costumam viver em ambientes úmidos, mas há espécimes de terra firme e seca ou em florestas densas.

Importância das Pteridófitas

vaso-de-xaxim-pteridófitas

As Pteridófitas têm importância econômica e também ecológica. Como todas as plantas, elas são produtoras e, portanto, a base da cadeia alimentar. 

Além disso, os ancestrais das pteridófitas atuais formaram as primeiras grandes florestas, que contribuíram para a redução dos níveis de gás carbônico na atmosfera. Tudo isso aconteceu no período geológico Carbonífero. 

Também elas foram as responsáveis por formar as primeiras reservas de carvão, quando morreram e foram fossilizadas.

Por fim, há uma espécie chamada samambaiaçu que era muito usada para fazer um tipo de vaso chamado xaxim. Hoje, ela se encontra ameaçada de extinção e não pode ser mais usada na fabricação.

Assim, essas plantas têm grande valor cultural e econômico!

Classificação das Pteridófitas

Classificação-das-pteridófitas-1

Na Taxonomia, tem-se o hábito de dividir grupos de seres cada vez menores e com características semelhantes, a fim de facilitar estudos, identificação e organização. 

Todas as plantas estão agrupadas no Reino Vegetal e ele é subdividido em 4 grupos principais:

  • Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas

Na linha evolutiva das plantas, as anteriores às pteridófitas eram avasculares. Porém, todas as que vêm depois delas mantém a nova característica adquirida e se diferenciam quanto às outras novidades que trazem.

Estruturas das Pteridófitas

Estrutura-das-Pteridófitas

A estrutura das Pteridófitas é formada, basicamente, por três partes:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Raízes: são responsáveis por fixar a planta no solo e absorver água e sais minerais. A maioria é subterrânea, mas existem algumas que crescem para fora do solo e são chamadas de aéreas. 
  • Caules: é a estrutura responsável por sustentar as folhas e fazer o transporte de seiva por toda a planta, ligando raízes às folhas. Em muitas samambaias ele cresce de forma subterrânea ou paralela à superfície do solo, nesse caso são chamados de rizoma.
  • Folhas: são estruturas com formato de lâmina, pendendo para fora da planta, na parte mais externa. São ricas em cloroplastos e, por isso, é onde a fotossíntese ocorre e seus produtos (os açúcares) são usados para elaboração de seiva.

Não possui sementes, flores ou frutos. 

Porém, elas possuem vasos condutores. Assim, a água absorvida somada aos açúcares são metabolizados e viram seiva. A seiva é distribuída pela planta e levada a todas as partes, dando boa nutrição. Por isso, a planta consegue crescer em tamanho.

Lembre-se: as Briófitas são avasculares e são pequenas. As pteridófitas são vascularizadas e conseguem crescer. Aqui já observamos uma evolução se compararmos às Briófitas.

Traqueófitas: tipos de seiva e vasos condutores

Existem, ainda, dois tecidos diferentes que são responsáveis por conduzir as seivas:

  • Xilema: também chamado de vasos lenhosos, é responsável por transportar a seiva bruta: solução de água e sais minerais, das raízes às folhas. 
  • Floema: também chamado de vasos liberianos, é responsável por transportar a seiva elaborada: compostos orgânicos das folhas até as outras partes da planta.

Ao longo dos processos de reprodução e ciclo de vida, as Pteridófitas geram algumas estruturas próprias como gametófitos e esporófitos, mas algumas delas se degradam dependendo da fase de vida. Veremos a seguir!

Como é a reprodução das Pteridófitas?

Reprodução-das-Pteridófitas

Nas Pteridófitas pode ocorrer dois tipos de reprodução:

  • Assexuada por brotamento, quando o broto do rizoma origina um estolho. Nesse ponto, crescem novas folhas e raízes que depois se destacam da planta original.
  • Sexuada, ou seja, na qual há fecundação de gametas. Neste caso, dizemos que há alternância de gerações e o ciclo de vida é do tipo haplodiplobionte. Isso significa que elas têm duas formas de vida: a fase adulta predominante e outra que dura pouco.

Vamos entender o ciclo:

Ao observar as samambaias, vemos que em certas épocas formam-se pontinhos escuros chamados soros, eles indicam que as samambaias estão em época de reprodução

A samambaia adulta é o esporófito diplóide (2n), ou seja, aquela que produz esporos. Em cada soro são produzidos esporos haplóides (n) por meiose. Os soros se abrem quando os esporos estão maduros, e são levados pelo vento. 

Se caem em solo úmido, os esporos germinam originando um Prótalo. Eles são estruturas  “em forma de coração” e correspondem ao adulto gametófito haplóide (n). 

O Prótalo das samambaias é monóico, ou seja, contém estruturas masculinas (anterozóides) e femininas (oosferas). Devido ao seu formato, consegue acumular água em quantidade suficiente para que os gametas masculinos cheguem ao feminino e haja fecundação

Surge então o zigoto que se desenvolve por mitoses e forma o embrião de uma nova samambaia. O Prótalo serve de apoio para desenvolvimento do embrião, mas depois se degrada e some.

Resta, ao final, apenas o embrião que cresce até se tornar um esporófito adulto (2n), reiniciando o ciclo.

  • Aqui observamos outra diferença em relação às Briófitas. Nelas a fase duradoura é um gametófito (n), mas nas Pteridófitas o que dura é o esporófito (2n).

Principais características das Pteridófitas – Resumo

Resumindo tudo o que foi dito, podemos listar as principais características das pteridófitas:

  • São organismos eucariontes e pluricelulares
  • Está classificado no Reino Plantae e é o segundo na linha evolutiva dos 4 grupos
  • São criptógamas (sem sementes)
  • São vascularizadas: existem vasos para conduzir a seiva bruta (água e sais minerais) chamados de xilema (ou lenho). Existem vasos que conduzem a seiva elaborada ( matéria orgânica) chamado floema (ou líber)
  • O corpo já apresenta estruturas evoluídas como raiz, caule e folhas
  • A reprodução é predominantemente sexuada, mas pode ser assexuada
  • A maioria dos indivíduos são Monóicos, mas pode haver exemplares Dióicos
  • Preferem ambientes úmidos, mas podem viver em secos
  • Possui alternância de gerações: esporófito diplóide duradouro e gametófito haplóide não duradouro
  • Produz esporos (n)
  • A dependência de água para a reprodução é menor quando comparada com as Briófitas, porém ainda é necessária
  • Têm capacidade de se desenvolverem sobre outros troncos vegetais maiores, sem apresentar um prejuízo ou benefício para esse vegetal, relação ecológica chamada de epifitismo

Gostou do nosso artigo sobre o que são Pteridófitas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.