X

As 4 melhores questões sobre impressionismo + resumo completo

O impressionismo surgiu no século XIX como parte das Vanguardas Europeias, movimentos artísticos que buscavam romper com as tradições culturais. Diferentemente dos demais movimentos, ele foi menos radical em suas inovações.

No entanto, revolucionou ao retratar cenas do cotidiano em vez de temas históricos, mitológicos e religiosos. O impressionismo é conhecido por seus detalhes sutis que capturam a luz e as impressões momentâneas da realidade.

Justamente por essas sutilezas, é  preciso ficar bem atento na hora de responder questões sobre impressionismo no Enem ou em outros vestibulares. Para acabar com todas as dúvidas, leia nosso resumo e depois treine resolvendo os exercícios. No final, confira o gabarito comentado.

O que foi o Impressionismo?

O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX, como precursor das famosas vanguardas europeias (conjunto de tendências que tinham como objetivo romper com regras acadêmicas e padrões culturais em vigor na época).

Ele desafiou as técnicas tradicionais de pintura e representação visual de forma bem sutil: utilizando pinceladas levemente imprecisas. Os artistas dessa tendência também inovaram ao sair de seus ateliês e produzirem suas telas ao ar livre.

Isso possibilitou que eles entendessem a simplicidade do momento e as mudanças graduais de iluminação ao longo do dia. Resultando em retratos do que temos de mais real e constante na vida: a calmaria dos pequenos momentos.

Se você quiser entender de forma super simples, definitiva e acertar todas as questões sobre impressionismo, pense no seguinte: uma viagem dos seus sonhos, os dias mais difíceis de sua vida e todos os dias restantes e aparentemente banais da sua existência.

Agora, imagine que um artista resolveu nem ligar para sua viagem super badalada, ou ainda para seus dias de sofrimento, e optou apenas por pintar um dos seus dias comuns e sem emoções impactantes…

Ou seja, ele escolheu retratar você passeando com seu cachorro sob a leve luz das sete da manhã. O que temos? Um momento que passa rapidamente, que pode se repetir muitas vezes e que é aparentemente comum e sem tanta importância.

Somado a isso, a leveza das luzes de um início de manhã dão um toque levemente mágico e o que é efêmero (passa velozmente) acaba sendo eternizado. Eis a missão dos artistas impressionistas: olhar para aquilo que não damos valor.

Assim como você pode ver na tela abaixo: 

Há algo mais cotidiano e prazeroso do que sentir o cheiro de roupas limpas sendo secas no varal? Sempre que se confundir em relação às características do impressionismo, pense na pintura Roupa estendida (1944), de Eliseu Visconti.

Resumindo: os impressionistas tinham como tema central o cotidiano e o retratavam sem muitos detalhes, expressando a sensação geral de uma cena

Para isso, utilizavam pinceladas rápidas e soltas, cores vivas e brilhantes. Além de representar as variações de luzes ao longo do dia.  

Alguns dos principais nomes dessa tendência são Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Edgar Degas, Édouard Manet, Camille Pissarro e Mary Cassatt. 

Vale lembrar que esse movimento impactou a arte no mundo e abriu caminho para as correntes artísticas que viriam em seguida. 

Caso você queira aprender também sobre as demais tendências das vanguardas europeias, temos vários artigos que podem te ajudar bastante:

Quais as principais características do impressionismo?

Na hora de responder às questões sobre impressionismo do Enem e de outros vestibulares, é importante que você tenha em mente de forma bem definida as características dessa tendência. Por isso, listamos as principais para você. Confira:

  • Captura das variações de luz;
  • Pinceladas soltas, espontâneas e imprecisas;
  • Cores vibrantes;
  • Observação da natureza e do cotidiano;
  • Ausência de contornos definidos;
  • Enfoque nas sensações visuai;
  • Pintura ao ar livre;
  • Ênfase na percepção individual.

Quais os principais artistas do impressionismo?

Os nomes mais conhecidos do impressionismo sem dúvida são os de Renoir e Monet, mas outros artistas importantes que marcaram esse movimento. Confira cada um deles:

  • Édouard Manet (1832-1883)
  • Alfred Sisley (1839-1899)
  • Camille Pissarro (1830-1903)
  • Edgar Degas (1834-1917)
  • Auguste Renoir (1841-1919)
  • Claude Monet (1840-1926)

Quais as principais obras impressionistas?

As questões sobre impressionismo sempre acabam abordando as obras do movimento. Por isso, é importante você ter em mente as principais. Caso queira visualizá-las, basta clicar em cima. Confira: 

  • “Impressão, nascer do sol” (1872) – Claude Monet
  • “Almoço na Relva” (1863) – Édouard Manet
  • “A Mulher com o Guarda-Sol” (1886) – Claude Monet
  • “Bailarinas no Estúdio” (1874) – Edgar Degas
  • “Nenúfares” (1914-1926) – Claude Monet
  • “A Ponte Japonesa” (1899) – Claude Monet
  • “Dança no Moulin de la Galette” (1876) – Pierre-Auguste Renoir
  • “Um Barco de Rosas” (1877) – Pierre-Auguste Renoir
  • “O Bebedor de Absinto” (1876) – Édouard Manet
  • “Os Guarda-Chuvas” (1886-1898) – Pierre-Auguste Renoir
  • “As Cegonhas” (1871) – Camille Pissarro
  • “As Papoulas” (1873) – Claude Monet
  • “Passeio ao longo do Sena” (1878) – Gustave Caillebotte
  • “Banhistas” (1870-1873) – Auguste Renoir
  • “A Ópera de Paris, o Palco” (1874) – Edgar Degas

Questões sobre impressionismo (com gabarito comentado)

Arte é algo maravilhoso, mas no fim algumas ideias acabam se misturando e nos confundido. Por isso, é na hora de colocar a mão na massa e resolver exercícios que surgem as dúvidas. 

Para te ajudar em relação a isso, selecionamos algumas questões sobre impressionismo e explicamos cada uma das alternativas para você. Confira:

Questão 1 –  (Fuvest /2019

Esta imagem é a reprodução de:

a) uma pintura impressionista, marcada por pinceladas soltas e pela temática da emigração americana para o continente europeu.

b) um mosaico cubista, caracterizado pelas formas geométricas que procuram salientar a esperança daqueles que se dirigem para terras estrangeiras.

c) uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.

d) um painel surrealista, que procurava destacar o subconsciente atormentado daqueles que deixavam seus locais de origem.

e) uma pintura futurista, influenciada pelas referências de modernização tecnológica características da primeira metade do século XX.Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.

Questão 2 –  (UFPE/2008)

As artes, com suas vanguardas e seus desafios estatísticos, ganharam espaços históricos no mundo capitalista. Picasso, Van Gogh, Salvador Dali, Miró e tantos outros pertencentes a essas vanguardas:

a) mantiveram as tradições culturais do Ocidente, reafirmando o valor da estética do classicismo.

b) romperam com modelos acadêmicos da época, mudando as regras no mercado das artes.

c) foram muito bem aceitos pelos críticos europeus da época, sendo exaltados pelas suas ousadias.

d) conseguiram espaço imediato nos grandes museus, tendo uma aceitação popular indiscutível e surpreendente.

e) renovaram a forma de fazer arte no Ocidente, mas ficaram restritos ao mundo acadêmico e intelectual do século XX.

Questão 3 – (Unichristus) Nikolai Kasatkin era conhecido por suas pinturas de trabalhadores e de mineiros na bacia Donbas, na Ucrânia. Uma dessas obras é Pobres recolhendo carvão de uma mina exaurida. A mulher em pé olhando diretamente para o espectador chama a atenção para a vida sem esperanças e para a luta diária dos pobres.

Essa obra está vinculada à pintura

a) Surrealista, pois evidencia uma temática de forte caráter social e reflete a liberação do inconsciente do pintor, retratando o mundo dos sonhos.

b) Expressionista, pois segue todos os padrões da arte acadêmica, idealizando uma cena cotidiana desprovida de crítica social e de viés político.

c) Realista, pois despreza a pintura romântica e busca retratar pessoas e acontecimentos comuns em um estilo de pintura naturalístico, quase fotográfico, baseado na observação cuidadosa.

d) Impressionista, pois nega o compromisso social da arte, idealizando uma cena do cotidiano fortemente marcada por sombras pretas e cinzas.

e) Romântica, pois ressalta aspectos de um dado momento histórico por meio de uma cena comovente que busca idealizar o mundo e o ser humano.

Questão 4 –  (ESPM) Centrando-se, assim, no moderno, […] faziam apologia da velocidade, da máquina, do automóvel (“um automóvel é mais belo que a Vitória de Samotrácia”, dizia Marinetti no seu primeiro manifesto), da agressividade, do esporte, da guerra, do patriotismo, do militarismo, das fábricas, das estações ferroviárias, das multidões, das locomotivas, dos aviões, enfim, de tudo quanto exprimisse o moderno nas suas formas avançadas e imprevistas.

(Massaud Moisés, Dicionário de Termos Literários, Cultrix, p.234)

O texto acima define um dos primeiros “ismos” das vanguardas artísticas europeias que sacudiram o século XX. Trata-se do:

 a) Cubismo

 b) Futurismo

 c) Surrealismo

 d) Dadaísmo

 e) Impressionismo

Gabarito comentado das questões sobre impressionismo

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.

Lembra que nós falamos sobre o fato de que o impressionismo não foi uma ruptura tão drástica em relação ao que estava sendo produzido em meados do século XIX? Pois bem, a imagem da questão parece sútil? Não!

Ela também não retrata um cotidiano pacato (tranquilo e comum). Por isso, você pode descartar a letra A.

Já o cubismo possuía formas geométricas bem marcadas, com a utilização de cones, cilindros, esferas, círculos e triângulos, algo que não vemos na tela em questão. 

Também podemos descartar o surrealismo e o futurismo O primeiro porque levava em consideração apenas o subconsciente e o segundo porque tinha como principal preocupação a tecnologia e a sensação de velocidade. 

As imagens mais impactantes ficaram a cargo do expressionismo. Pois os artistas dessa tendência usavam a realidade e davam a ela uma imagem onírica (como um sonho distorcido) e extremamente impactante. Assim como podemos ver na obra “Navio de Emigrantes”.

Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Exercício resolvido da questão 2 – 

Alternativa correta: b) romperam com modelos acadêmicos da época, mudando as regras no mercado das artes.

O impressionismo e as demais tendências que fizeram parte das vanguardas europeias tinham como principal objetivo romper com modelos e regras acadêmicas de arte. Eles desejavam ser livres para criar, inovar e utilizar recursos ainda não explorados.

Tenha atenção a isto pois é uma das características do movimento que mais caem nas questões sobre impressionismo.

Os impressionistas fizeram isso saindo dos estúdios e iniciando pinturas ao ar livre. Além de realocar o foco das produções, que passaram a ser retratos de pessoas comuns.

Também vale lembrar que eles romperam com as técnicas acadêmicas ao utilizarem “contornos imprecisos”.

Todos esses fatores fizeram com que eles não fossem bem aceitos pelos críticos e não recebessem espaço e reconhecimento imediato. Portanto, você pode descartar as alternativas A, C, D e E. Sendo a correta a letra B.

Exercício resolvido da questão 3 – 

Alternativa correta: c) Realista, pois despreza a pintura romântica e busca retratar pessoas e acontecimentos comuns em um estilo de pintura naturalístico, quase fotográfico, baseado na observação cuidadosa.

Vamos começar descartando as alternativas que são, digamos que, mais absurdas: a B, D e E. 

Na alternativa B, é dito que o expressionismo segue padrões acadêmicos, mas ele faz parte do que chamamos de vanguardas europeias (conjunto de tendências que buscam exatamente o contrário: romper com essas regras de criação).

Na D, afirma-se que o impressionismo nega o compromisso social da arte. Bom, vamos lá: as pinturas impressionistas apesar de não demonstrar forte caráter social, nunca tiveram como missão negá-la. Além disso, as pinceladas impressionistas são claras e tentam refletir a luz solar.

Já a E está em parte certa, porque o romantismo realmente idealizava a vida e as pessoas, mas não é isso que a tela mencionada na questão retrata.

Resta-nos a A e C. E com certeza não é a A, mas por quê? O surrealismo foi uma tendência totalmente ligada ao subconsciente, como aqueles sonhos dos quais acordamos e perguntamos “Mas que diabos isso quis dizer?”. Ele exige que nos distanciemos da realidade para entender.

Mas, ao olhar para a obra, temos exatamente o contrário: um choque de realidade! Portanto, a alternativa correta é a letra C. 

Exercício resolvido da questão 4 – 

Alternativa correta:  b) Futurismo

Já que nosso foco são questões sobre impressionismo, é bom termos aquelas que o mencionam, mas que não tem nada a ver com ele. Afinal, entender sobre algo é também entender sobre o que esse algo não é!

O impressionismo foi uma tendência que buscou retratar o cotidiano e utilizou pinceladas claras e levemente imprecisas. Ele não teve nada a ver com máquinas, avanços tecnológicos ou velocidade. Pelo contrário, as telas impressionistas exalam calmaria.

A tendência que possuía todas essas ideias e que as empregava em suas criações foi o futurismo. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

O Beduka te ajuda a passar no Enem (Simulado e Plano de Estudos)

Sabemos do poder de transformação da educação! Por isso,  nosso objetivo sempre é ajudar você através dela, não só com resumos completos e super fáceis de entender. Tem muito mais!

Que tal treinar respondendo questões do próprio Enem? Você pode fazer isso com o Simulado Beduka. 

Ele utiliza o método TRI, o mesmo do Exame. Ou seja, a nota que você tirar no simulado será muito semelhante à que você tiraria na prova. 

E ainda não acabou. Sabemos que a maioria dos estudantes fica estudando de um modo muito aleatório, pensando em um assunto e simplesmente jogando no Google. Por isso, criamos um Plano de Estudos exclusivo para você! Nele, você encontra:

  • Tempo de estudo acessível;
  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

Além disso, os assuntos que você deve estudar em dia sempre têm um link que te direciona para um artigo exclusivo! Baixe já e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Obrigado por ler até o fim nosso texto com questões sobre o impressionismo. Sucesso e bons estudos!

Categorias: Artes
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.