Biologia

Entenda como acontece o Efeito Estufa e de que maneira ele afeta a sua vida!

Como acontece o Efeito Estufa?Como acontece o Efeito Estufa?
Instagram do Beduka

Apesar de ter  má fama, o efeito estufa é um fenômeno essencial para a manutenção da vida no planeta Terra. Neste artigo te contamos de forma completa como acontece o efeito estufa, quais gases participam do processo e quais são suas consequências ao meio ambiente, confira!

Se quiser ir diretamente ao assunto, clique em um dos tópicos abaixo:

Temas relacionados a ecologia e meio ambiente são figurinhas carimbadas quando o assunto é Enem. Que tal praticar questões de provas anteriores com o Simulado Enem do Beduka? Ele é totalmente gratuito!

O que é o Efeito Estufa?

Para compreender como acontece o efeito estufa, antes precisamos entender que ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não é um vilão.

Na realidade, esse é um fenômeno natural, responsável pelas condições adequadas ao desenvolvimento e à manutenção da vida na Terra.

Isso porque, por meio dele, a Terra consegue manter uma temperatura adequada, garantindo o calor necessário. Ou seja, se não fosse por ele, nosso planeta seria frio e certamente a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.

O grande problema é o excesso dos gases envolvidos neste processo e suas consequências.

Continue lendo este resumo para entender de maneira completa como acontece o efeito estufa e quais são suas causas e consequências.

Como acontece o Efeito Estufa?

Tudo começa quando a radiação solar atinge a atmosfera e esquenta a superfície do planeta, que por sua vez emite os raios infravermelhos.

Parte desses raios atravessa a atmosfera e vai para o espaço e a outra parte é absorvida por alguns gases presentes na atmosfera e irradiada de volta para a Terra.

Desse modo, a atmosfera mantém a temperatura do planeta nos níveis que conhecemos hoje.

Esse fenômeno é chamado de efeito estufa, justamente por funcionar de maneira análoga a uma estufa de plantas, onde a luz solar passa pelo vidro e é absorvida pelas plantas. Elas se aquecem e emitem os raios infravermelhos (radiação térmica).

Os raios infravermelhos não conseguem atravessar o vidro tão bem quanto faz a luz,. Por essa razão, o calor fica preso e mantém a estufa aquecida. Assim, ajudando na sobrevivência de algumas espécies de plantas sensíveis à variação de temperatura.

Contudo, a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, as emissões dos gases causadores do efeito estufa intensificaram-se e cada vez menos a radiação infravermelha tem escapado para o espaço. 

Dessa forma, o calor fica retido na atmosfera e causa um aumento significativo da temperatura média global.

Quais são os gases do Efeito Estufa?

Os gases do efeito estufa, também conhecidos como GEEs, são as substâncias que absorvem a radiação infravermelha refletida pelo planeta Terra após a absorção da luz solar.

A maior parte desses gases é liberada para a atmosfera a partir das ações humanas de degradação do meio ambiente, como o desmatamento, as queimadas, os depósitos de lixo e a queima de combustíveis fósseis.

A seguir listamos os principais gases envolvidos no efeito estufa e como eles são expelidos, confira:

Beduka Bolsas Direito
  • Monóxido de Carbono (CO): gás incolor, inflamável, inodoro e tóxico. É produzido na queima em condições de pouco oxigênio e pela alta temperatura do carvão.
  • Dióxido de Carbono (CO2): gás incolor, inodoro e denso. Em sua maior parte é  expelido na queima de combustíveis fósseis e carvão mineral. Além disso também é liberado na decomposição da matéria orgânica e nos processos respiratórios dos seres vivos. 
  • Clorofluorocarbonos (CFC): gás formado por carbono, cloro e flúor. É encontrado em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes.
  • Dióxido de Nitrogênio (NO2): gás tóxico, que apresenta cheiro forte e coloração castanha. É proveniente da combustão no motor de carros e fornos industriais.
  • Dióxido de Enxofre (SO2): gás denso, incolor, não-inflamável e tóxico. É empregado na indústria e também expelido pelos vulcões.
  • Metano (CH4): gás incolor, inodoro e tóxico. É liberado na digestão de animais herbívoros (em sua maior parte pelo gado), na decomposição de lixo orgânico e na extração de combustíveis.

Depois de compreender como acontece o efeito estufa, suas causas e os gases envolvidos nesse processo, entenda quais são suas consequências ao planeta Terra.

Quais são as consequências do Efeito Estufa?

Sem dúvidas, a maior consequência da intensificação do efeito estufa é o aquecimento global.

Essa alteração climática é catastrófica e pode acarretar em diversas outras consequências ao planeta, como:

  • Degelo de parte das calotas polares;
  • Derretimento do gelo das montanhas;
  • Aumento do nível do mar e enchentes;
  • Alteração no regime de chuvas;
  • Desertificação de grandes regiões.

Além disso, com as mudanças climáticas em grande escala, outras consequências surgem, como a perda da biodiversidade, a falta de água e problemas na agricultura.

Frente a isso, além de entender como acontece o efeito estufa, é preciso desenvolver medidas para frear o aquecimento do planeta Terra. Nisso entram as ações dos diversos governos ao redor do mundo, vamos conhecer uma delas.

O que é o Protocolo de Kyoto?

Para diminuir as emissões de gases-estufa e promover um desenvolvimento econômico responsável e comprometido com o meio ambiente, no ano de 2005 o Protocolo de Kyoto entrou em vigor. 

Neste acordo, 190 países comprometeram-se a reduzir as emissões de gases do efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2), que é o principal gás do efeito estufa, sendo responsável por cerca de 63% do efeito. 

Gostou do nosso resumo sobre como acontece o efeito estufa? Não deixe de conferir outros artigos igualmente interessantes aqui do blog.

Está estudando para entrar na faculdade? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode conquistar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em uma de nossas 8 universidades parceiras.

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler até o final!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador