Química

Como calcular o número de nêutrons? Aprenda em 5 passos simples!

Como calcular o número de Nêutrons?Como calcular o número de Nêutrons?
Instagram do Beduka

Os nêutrons são uma das três principais partículas subatômicas e estão presentes no núcleo dos átomos juntamente com os prótons. Como o próprio nome sugere, essas partículas não apresentam carga elétrica e sua massa é igual à dos prótons. Aprenda neste artigo como calcular o número de nêutrons!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

A prática constante é o caminho para o sucesso. Treine questões de Química e outras matérias com o Simulado Enem do Beduka e aumente seus resultados na prova. Ele é 100% gratuito!

O que são os Nêutrons?

Antes de aprender como calcular o número de nêutrons, vamos retomar alguns conceitos básicos de Química para entender o assunto por completo.

Primeiro, precisamos compreender o que são os átomos e quais são suas estruturas básicas.

De maneira geral, o átomo é a menor fração da matéria e forma tudo o que conhecemos. O átomo apresenta um núcleo, formado por prótons e nêutrons e uma eletrosfera, composta por elétrons. 

Hoje, sabe-se que existem outras partículas ainda menores nos átomos, as chamadas partículas elementares, como os quarks e neutrinos. Porém, os prótons, nêutrons e elétrons são as principais partículas subatômicas.

Os elétrons fazem parte da eletrosfera e são partículas de carga negativa e com massa muito pequena em relação às demais partículas. 

Já os prótons, estão presentes no núcleo atômico e possuem carga positiva e massa maior do que os elétrons. 

E por sua vez, os nêutrons também encontram-se no núcleo, porém não apresentam carga elétrica e sua massa é equivalente à dos prótons.

Os átomos podem ser classificados de acordo com quantidade de prótons, elétrons e nêutrons presentes em cada um deles, veja essa classificação:

  • Isoeletrônicos: átomos que possuem a mesma quantidade de elétrons;
  • Isóbaros: átomos que possuem o mesmo número de massa;
  • Isótonos: átomos que possuem o mesmo número de nêutrons;
  • Isótopos: átomos que possuem o mesmo número de prótons, mas diferem na quantidade de nêutrons.

Em função disso, é importante saber como calcular o número de nêutrons em um átomo. Entenda o passo a passo a seguir.

Como calcular o número de Nêutrons?

1. Encontre o elemento na tabela periódica. Um elemento químico é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico.

2. Localize o número atômico do elemento. O número atômico corresponde à quantidade de prótons no núcleo de determinado elemento. Em geral, é o número que encontra-se acima do símbolo do elemento na tabela periódica.

3. Descubra o peso atômico do elemento. Esse número costuma estar abaixo do símbolo do elemento na tabela periódica.

4. Arredonde o peso atômico para o número inteiro mais próximo para calcular a massa atômica.

5. Subtraia o número atômico da massa atômica. A maioria da massa de um átomo está em seus prótons e nêutrons, dessa maneira, para encontrar o número de nêutrons de um elemento basta subtrair o número de prótons.

Para isso, utiliza-se a seguinte fórmula:

N = M – n

Beduka Bolsas Direito

N = número de Nêutrons.

M = Massa atômica.

n = número atômico.

Viu, como calcular o número de nêutrons é uma tarefa bastante simples? Fique agora com algumas curiosidades interessantes a respeito dessa partícula subatômica!

Conheça algumas curiosidades sobre os Nêutrons

Os Nêutrons foram descobertos em 1932, pelo físico inglês James Chadwick. O cientista realizava experimentos sobre radioatividade quando percebeu a presença de uma partícula que não possuia carga elétrica, batizando-a de nêutron (carga nula).

Como vimos, o nêutron não possui carga elétrica, mas é formado pelos quarks, partículas que não apresentam uma subestrutura. Na formação de um nêutron, há três quarks estáveis: dois do tipo down e um up.

E para finalizar, você sabia que há um elemento que não apresenta nêutrons? Estamos falando do Hidrogênio, que possui em seu núcleo atômico apenas um único próton.

Esperamos que este artigo sobre como calcular o número de nêutrons tenha contribuído com seus estudos em Química.

Seu objetivo é entrar na faculdade? Saiba que o Beduka pode te ajudar a realizar esse sonho!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

Entre elas estão o Raio-X do Beduka, onde você pode descobrir as profissões que mais combinam com o seu perfil e o Simulado Enem do Beduka, que é totalmente gratuito e personalizável. 

Mas sem dúvidas, a oportunidade que mais te aproxima do seu objetivo é o Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma completa onde você pode adquirir uma bolsa de estudos a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibulares.

Encontre a bolsa de estudos perfeita e garanta até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler até o final nosso artigo sobre como calcular o número de nêutrons!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador