Química

Descubra quantos elementos tem a Tabela Periódica e outras curiosidades!

Descubra quantos elementos tem a Tabela PeriódicaDescubra quantos elementos tem a Tabela Periódica
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Tabela Periódica é uma das invenções humanas mais importantes e geniais da história! Isso porque, ela organiza todos os elementos químicos de forma sistematizada de acordo com suas propriedades periódicas. Aprenda aqui quantos elementos tem a Tabela Periódica e muito mais!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando Química para o Enem? Baixe o Plano de Estudos do Beduka e descubra o poder da organização!

O que é a Tabela Periódica?

A Tabela Periódica é uma ferramenta que organiza e apresenta informações sobre todos os elementos químicos existentes!

Os elementos químicos são um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, a mesma quantidade de prótons em seu núcleo.

Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão organizados em ordem crescente, de acordo com seus números atômicos.

Além disso, a Tabela Periódica leva este nome, em função das propriedades periódicas, que são as características ou tendências que os elementos químicos apresentam, baseadas em suas posições na tabela.  

As principais propriedades periódicas químicas da Tabela Periódica são:

  • Raio atômico;
  • Energia ou potencial de ionização;
  • Eletronegatividade;
  • Eletropositividade;
  • Afinidade eletrônica.

E as propriedades periódicas físicas da Tabela Periódica são:

  • Ponto de fusão;
  • Ponto de ebulição;
  • Densidade;
  • Volume Atômico.

Continue lendo para descobrir quantos elementos tem a Tabela Periódica!

Quantos elementos tem a Tabela Periódica?

De acordo com a última atualização da Tabela Periódica em 2016, depois da adição de mais quatro novos elementos, a tabela possui 118 elementos.

De todos os elementos, 92 podem ser encontrados na natureza e 26 são artificiais. O Urânio (U) é o elemento encontrado na natureza que possui maior número atômico (92).

Os elementos artificiais são aqueles sintetizados em laboratório e podem ser divididos em duas categorias:

  1. Cisurânicos: elementos sintéticos que apresentam número atômico inferior a 92. Ex: Promécio (Pm), Frâncio (Fr);
  2. Transurânicos: elementos com número atômico superior a 92. Ex: Plutônio (Pu), Mendelévio (Md).

Além disso, outra forma de organização da Tabela Periódica é em períodos e famílias (ou grupos).

Os períodos são as linhas horizontais da Tabela Periódica e representam os elementos com o mesmo número de camadas eletrônicas, totalizando sete períodos:

  • 1º Período: 2 elementos
  • 2º Período: 8 elementos
  • 3º Período: 8 elementos
  • 4º Período: 18 elementos
  • 5º Período: 18 elementos
  • 6º Período: 32 elementos
  • 7º Período: 32 elementos

É comum que a série dos lantanídeos e a série dos actinídeos seja representada à parte (abaixo, fora da tabela), pois com a organização dos períodos da tabela, algumas linhas horizontais se tornariam extensas.

Agora que você sabe quantos elementos tem a Tabela Periódica e o que são seus períodos, veja a seguir quantas famílias têm a Tabela Periódica!

Quantas famílias têm a Tabela Periódica?

As famílias da Tabela Periódica, atualmente são chamadas de grupos. Ao contrário dos períodos, os grupos são as colunas verticais da tabela, onde os elementos agrupados apresentam o mesmo número de elétrons na camada de valência.

Ao todo, a Tabela Periódica é constituída por 18 grupos. Os elementos de cada grupo estão relacionados entre si, de acordo com suas propriedades químicas, podendo ser categorizados em dois grandes grupos: elementos representativos ou elementos de transição.

Os elementos representativos são formados por 8 famílias e são caracterizados por apresentarem comportamento químico menos complexo que os elementos de transição. Além disso, esses elementos formam a maior parte das substâncias que conhecemos.

Já os elementos de transição, são formados pelas 10 famílias restantes. Estes elementos ocupam a parte central da tabela e recebem este nome por apresentarem características intermediárias entre os grupos 1 e 2, e os elementos representativos não metálicos.

Gostou de saber quantas famílias têm a Tabela Periódica? Então você não pode deixar de conhecer essas 5 curiosidades interessantes sobre ela!

5 Curiosidades sobre a Tabela Periódica!

1 – Quem inventou a Tabela Periódica?

O modelo de Tabela Periódica que utilizamos atualmente foi criado pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834 – 1907), no ano de 1869.

Na época, outros estudiosos já haviam proposto formas de organizar os quantos elementos têm a tabela periódica, mas foi Mendeleiev que conseguiu sistematizar um quadro periódico, onde os 63 elementos conhecidos na época estavam dispostos em colunas com base em suas massas atômicas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Pode-se dizer que só estamos aqui contando quantas famílias têm a tabela periódica por causa dele. 

2 – Qual é o primeiro elemento da Tabela Periódica?

O Hidrogênio (H) é o primeiro elemento da Tabela Periódica e é considerado um dos elementos mais abundantes e simples de todo o universo, representando ¾ de toda a matéria!

De acordo com astrofísicos, ele surgiu durante o Big Bang e é o principal elemento na formação de novas estrelas.

3 – Qual foi o primeiro elemento químico descoberto?

No ano de 1669, o alquimista alemão Henning Brand, descobriu o elemento químico Fósforo (P).

Na expectativa de encontrar ouro, Brand aqueceu a própria urina em alta temperatura. Como resultado da experiência, o material queimou sob uma chama branca e brilhante, ao qual ele nomeou de “Phosphorus”, do latim: que dá a luz. 

Um após o outro, vários elementos foram descobertos desde então. Hoje, aqui estamos nós contando quantos elementos têm a tabela periódica.

4 – Porque todos os elementos que possuem número atômico maior que 84 são radioativos?

Todos os elementos que possuem número atômico igual ou maior que 84 são radioativos, sejam eles naturais ou artificiais.

Isso acontece porque quanto maior o número de prótons e a massa do núcleo, maior é a capacidade de emissão de radiação (energia alfa, beta ou gama) de maneira espontânea.

5 – A Tabela Periódica é infinita?

A criação de novos elementos em laboratório acontece desde 1940. De lá para cá, 26 elementos novos foram sintetizados.

O último elemento da tabela é o Ununóctio (Uuo), de número atômico 118. De acordo com alguns teóricos, com a tecnologia atual, é possível sintetizar até o número atômico 121, outros dizem que podemos chegar ao número 137.

O mais interessante disso tudo, é pensar que os seres humanos estão expandindo a Tabela Periódica para elementos que nem o próprio universo foi capaz de criar!

Esperamos que este artigo sobre quantos elementos tem a Tabela Periódica tenha despertado em você a vontade de estudar mais sobre o incrível mundo da Química!

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Entre na faculdade com o Beduka!

Seu sonho é entrar na faculdade? O que você está fazendo para alcançar esse objetivo?

Tenho duas coisas para te contar! A primeira delas é que só de você estar aqui lendo este artigo, boa parte do caminho até a faculdade está traçado. E a segunda é que o Beduka tem a oportunidade perfeita para você!

Essa oportunidade se chama Beduka Bolsas! 

O Beduka Bolsas é uma plataforma criada pelo Beduka, onde você pode encontrar bolsas de estudos de até 65% de desconto na mensalidade!

É isso mesmo! São mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. Temos Direito, Engenharia, Odontologia e muito mais!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.