Cursos

Como é a faculdade de História? [Grade curricular e áreas de atuação]

como é a faculdade de historiaComo é a faculdade de História?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Todos nós temos contato com a história na escola desde cedo, não é verdade? E pela afinidade com a disciplina muita gente pretende se aprofundar e trabalhar nela. Este é o seu caso? Então saiba como é a faculdade de História, as formas de atuação do historiador e o que se aprende no curso.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

A falta de ordem nos estudos pode te prejudicar bastante. Baixe o Plano de Estudos Beduka e melhore seus resultados com o poder da organização.

Como é a faculdade de história?

Para responder como é a faculdade de história, é preciso entender antes que existem duas modalidades de curso na área: a licenciatura e o bacharelado.

Em ambas as modalidades, o estudante de história terá contato com tudo aquilo que forma um historiador. Ele irá aprender sobre os métodos de pesquisa, as teorias e terá contato com os conteúdos de história do Brasil e Geral que são necessários para sua formação.

Porém, o estudante que optar pela licenciatura terá um componente a mais no currículo. No caso, ele precisa estudar ainda as disciplinas da área de educação, pois esta modalidade tem o objetivo de formar professores.

Na licenciatura o estudante aprende sobre o ensino da história, as práticas pedagógicas, os motivos para ensinar, as operações intelectuais que fazemos para adquirir o conhecimento histórico. A lista de conteúdos é grande, e por isso a carga horária tende a ser maior

Isso faz com que os alunos de licenciatura em história fiquem pelo menos um semestre a mais no curso que seus colegas de bacharelado.

O bacharel em história se forma para pesquisar. Ele tem como responsabilidade aprender os procedimentos de investigação sobre o passado, portanto, sua graduação é feita com esse objetivo.

O que se aprende na faculdade de história?

Como dissemos acima, depende um pouco da modalidade de curso. Já que assim é como é a faculdade de história, saiba que licenciatura, você terá os conteúdos de educação, além dos já obrigatórios conteúdos históricos.

O Bacharel tem apenas as disciplinas de investigação.

Além do tipo de curso, o que se aprende na faculdade de história depende também de como é a faculdade de história em que você se matricular.

A universidade tem autonomia para determinar quais serão as disciplinas e os professores têm a liberdade de ensinar o que eles entendem como necessário. Claro, isso deve estar de acordo com as Diretrizes Curriculares, que dão essa margem de liberdade aos docentes.

Assim, é possível que dois estudantes de licenciatura, na mesma universidade, recebam conteúdos diferentes sobre o Império do Brasil, por exemplo. Pode ser que um professor de destaque à política, enquanto o outro à economia.

Como é a grade curricular da faculdade de história?

Apesar de algumas especificidades que surgem pela autonomia universitária e docente, existem períodos e temas que fazem parte de todo currículo de história. Vamos conhecê-los:

  • Teoria da História
  • Metodologia de pesquisa científica;
  • Oficina de pesquisa;
  • História Antiga
  • História Medieval;
  • História Moderna;
  • História Contemporânea;
  • História da América
  • História do Brasil (dividida em subperíodos);
  • Didática da história (para licenciatura);

Além dessas, existem disciplinas optativas e algumas com currículo totalmente aberto, que dependem do professor para defini-lo.

O que um historiador faz?

Bom, você já entendeu como é a faculdade de história, mas o que um historiador faz? A maior parte dos alunos de história optam pela licenciatura. Portanto, de modo geral, quem se forma em história se torna um professor do ensino básico.

Então a maioria dos historiadores estão dando aulas para os alunos do ensino fundamental e médio. Mas este não é o único caminho. Os graduados em história podem seguir carreira como:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Pesquisadores e trabalhar com publicação de livros;
  • Professores universitários (para isso é exigido pós-graduação na área);
  • Professor de cursinho;
  • Gestor de arquivos;
  • Guia turístico;
  • Curador de museus.

Existem outras opções. O mercado de trabalho não é tão pequeno como pode parecer e as possibilidades de trabalho vão depender também da oportunidade e do gosto individual.

  • Quer ver outras opções de curso? Descubra como são os cursos de Direito e Psicologia.

Quanto o profissional de história ganha?

Terminando de aprender como é a faculdade de história, vamos a um tema importante: o salário. A remuneração dos formados em história depende muito da atuação deles no mercado de trabalho. Como é possível realizar diversos tipos de serviços, fica complicado dar uma resposta específica para algo tão amplo.

Mas como a maioria dos alunos acabam indo para a licenciatura e o magistério, vamos ver como é a remuneração na docência.

No Brasil, o Ministério da Educação define um piso salarial para os professores da educação básica. No caso, os professores da rede pública não devem receber menos do que um valor estabelecido pelo governo.

Atualmente, o piso é de R$ 3.845,63, para os professores que trabalharem 40h semanais.

Na educação superior pública, os salários tendem a ser muito maiores. É possível retirar mais de R$ 10.000,00 por mês.

Nas escolas particulares existe uma variação de escola para escola. Em geral, os professores recebem por aula ministrada.

Onde estudar história com a ajuda do Beduka?

Agora que você já sabe como é a faculdade de história e o que se aprende lá, vamos te dizer onde estudar e te ajudar nisso.

A maior parte dos alunos procuram as universidades públicas para ingressar em um curso. Mas elas são muito concorridas, pois as vagas são poucas e tem muita gente querendo.

Mas isso não é motivo para desânimo. As faculdades particulares têm muitas vagas e não deixam a desejar em nada para as públicas. E nós queremos te ajudar a entrar nela.

Você pode cursar Ciências Econômicas em uma das mais importantes universidades do país: a Universidade da Amazônia (Unama) e com um desconto muito bom na mensalidade!

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.