Dicas

Aprenda como fazer um cronograma de estudos eficiente com 8 dicas simples e práticas!

Aprenda como fazer um cronograma de estudos eficienteAprenda como fazer um cronograma de estudos eficiente
Simulado Beduka

Você sabia que os maiores aliados de um bom resultado no Enem e demais vestibulares são a organização e a dedicação? Neste artigo, vamos te mostrar como fazer um cronograma de estudos simples e totalmente aplicável a sua rotina!

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você está estudando para o Enem? Baixe o Plano de Estudos Beduka, descubra o poder da organização e melhore seus resultados. É 100% gratuito!

O que é um cronograma de estudos?

O cronograma de estudos é uma ferramenta de organização e planejamento que auxilia os estudantes a estabelecerem uma rotina de estudos em busca de melhor desempenho nas provas escolares ou aprovação em vestibulares e concursos.

Ter um cronograma de estudos apresenta diversas vantagens em relação ao aumento da produtividade e motivação ao estudar.

Além disso, com uma gestão eficiente de tempo, o estudante consegue a concentração necessária para dedicar-se a conteúdos que têm mais dificuldade ou assuntos que são prioridade.

Outro ponto a se destacar é com relação ao autoconhecimento adquirido no processo. Ao criar um cronograma de estudos, você precisa ser realista e conhecer seus pontos fracos e fortes, não adianta criar um cronograma que não é aplicável em sua rotina.

Veja a seguir como fazer um cronograma de estudos em 8 passos simples, porém práticos!

Como fazer um cronograma de estudos?

1 – Estabeleça seu objetivo e trace suas metas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, objetivo e meta não são a mesma coisa. Objetivo é aquilo que você deseja alcançar, são seus sonhos a longo prazo.

  • Exemplo: obter uma nota alta no Enem para passar em Medicina em uma federal.

Já as metas, são o tempo e o meio que você utilizará para conquistar seus objetivos.

  • Exemplo: vou estudar X horas por dia, durante X meses para obter uma boa nota no Enem.

Assim, o primeiro passo de como fazer um cronograma de estudos é estabelecer o objetivo a ser conquistado e as metas a serem cumpridas diariamente e semanalmente.

2 – Conheça sua rotina e defina seus horários

Outro fator determinante no cronograma de estudos é como ele vai se encaixar em sua rotina. Para isso, você precisa listar todas as suas tarefas diárias e semanais (alimentação, descanso, trabalho, escola, cursinho, academia, etc). 

Os horários livres entre essas tarefas serão o seu tempo disponível para estudar. Estipule quantas horas de estudo você pretende realizar por dia e quais são os melhores horários para esse momento.

3 – Determine os conteúdos a serem estudados

Esse passo é fundamental, afinal, como você vai render em seus estudos sem, nem ao menos, saber a sequência do que será estudado?

Lembre-se que além de definir as matérias a serem estudadas (língua portuguesa, matemática, geografia, física), você precisa detalhar os assuntos para cada dia. 

E claro, eles precisam seguir uma sequência lógica dentro da disciplina. Por exemplo, não faz sentido começar a estudar matemática por equação do segundo grau, se você ainda tem dificuldade com expressões numéricas. 

Além disso, se você estiver estudando para o Enem ou outros vestibulares, vale a pena ler o edital do exame para saber exatamente o que vai cair na prova. Dessa forma, você consegue fazer um cronograma de estudos eficiente.

4 –  Estipule suas prioridades

Todos nós temos facilidade com determinadas matérias e dificuldade com outras. E levar esse fator em consideração é extremamente importante na hora de montar seu cronograma de estudos.

Não podemos esperar resultados fantásticos se estudamos somente o que gostamos. Precisamos nos desafiar e enfrentar nossos obstáculos.

Se você tem dificuldade com Redação e História, por exemplo, são esses conteúdos que deve priorizar

Em relação a História, resolver mais exercícios e aprofundar-se nos assuntos de diferentes maneiras (vídeo aulas, livros, podcasts, etc), podem ajudar.

No caso da Redação, além de praticar a escrita com mais frequência (ex: escrever uma redação por semana), você também pode aumentar seu repertório sociocultural (livros, filmes, notícias) para enriquecer sua redação de forma argumentativa.

5 – Escolha seus métodos de estudo

Outro item importante em relação a como fazer um cronograma de estudos, é escolher quais serão seus métodos de estudo.

Já ouviu falar nas Inteligências Múltiplas? Segundo a teoria do psicólogo cognitivo Howard Gardner, cada pessoa tem suas habilidades e formas de assimilar o conhecimento.

Logo, levando isso em consideração, devemos testar quais são os melhores métodos de estudo para nós e definir como aplicamos no dia a dia de cada matéria.

Beduka Bolsas Direito

Veja a seguir os principais métodos de estudo:

6 – Tenha momentos de descanso e lazer

Esse passo é essencial na hora de montar seu cronograma de estudos. É fundamental saber equilibrar o tempo de estudo com momentos para descansar.

Praticar atividades físicas, assistir a filmes e séries, passear ao ar livre, entre outras atividades, são maneiras de deixar sua rotina de estudos mais leve.

Podemos dizer que o descanso e o lazer tem o poder de recarregar nossas baterias, e com nossas energias renovadas nos sentimos mais motivados e dispostos em relação aos estudos.

7 – Defina suas ferramentas de organização

Agora que você já sabe como fazer um cronograma de estudos e todos os pontos a considerar, é hora de escolher onde irá montá-lo.

No formato digital, temos diversas opções de programas e aplicativos. As melhores opções são: Excel (Microsoft), Planilhas (Google) ou Google Agenda.

Se você prefere algo mais analógico, pode utilizar agenda, planner, bloco de notas, etc.

8 – Revise seu cronograma 

Por fim, mas não menos importante, revise seu cronograma de estudos semanalmente. Veja pontos que podem melhorar e retire o que não está funcionando.

Teve algum imprevisto? Procure maneiras de sair do atraso sem prejudicar o andamento do cronograma.

Um cronograma de estudos prático e eficiente deve ser moldado de acordo com as suas necessidades

DICA BÔNUS – Plano de Estudos do Beduka!

Achou esses passos de como fazer um cronograma de estudos trabalhosos? Não se preocupe, o Beduka tem a melhor solução!

Conheça o Plano de Estudos do Beduka para o Enem! 

Em nosso plano de estudos selecionamos os conteúdos que mais caíram no Enem de anos anteriores e organizamos as matérias para estudar a cada dia da semana durante o ano.  

Nele você também pode encontrar dicas de filmes, livros, datas importantes, temas, citações para utilizar na redação e muito mais! 

É o cronograma de estudos para o Enem mais completo da internet.

Esperamos ter ajudado você a entender como fazer um cronograma de estudos prático e eficiente! 

A seguir temos uma oportunidade incrível que pode mudar sua vida!

Entre na faculdade com o Beduka!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que disponibiliza bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 70% de desconto no valor da mensalidade. Você não pode perder essa oportunidade!

Gostou do nosso artigo sobre como fazer um cronograma de estudos? Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!

Obrigada por ler até o final.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador