Vestibulares

Como se concentrar nos estudos? 15 dicas incríveis para desvendar esse mistério!

Como se concentrar nos estudos - 15 dicas incríveis!Como se concentrar nos estudos? 15 dicas incríveis!

A maior parte dos estudantes têm dificuldades em ter foco, por isso, separamos 15 dicas para saber como se concentrar nos estudos! É fato que cada pessoa tem um jeito de funcionar, portanto nem todas as dicas serão igualmente eficientes para todos; mas confira essa variedade de dicas e descubra quais são as melhores para você!

Neste artigo sobre como se concentrar nos estudos, você encontrará:

  1. Dicas comportamentais para se concentrar nos estudos
  2. Dicas de preparação do ambiente para se concentrar melhor
  3. Conselhos para se concentrar na sala de aula e fora dela
  4. Formas pouco conhecidas para ajudar na concentração!
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Conhece-te a ti mesmo!

A metacognição é o processo de saber identificar, analisar e controlar nossos próprios mecanismos. Traduzindo: temos de ser capazes de pensar sobre nossos pensamentos e entender como funcionamos.

Pare um momento, pense sobre sua vida escolar: relembre quais as coisas que mais prenderam sua atenção, as distrações que mais te afetaram e em qual momento você começa a se cansar.

A partir daí, trace um quadro com seus pontos fracos e fortes e trabalhe com base nisso!

Ter ritual e rotina, dupla inseparável

Quando nosso cérebro consolida hábitos, ele já começa a se preparar para aquilo antes que aconteça: se uma pessoa sedentária começar a correr todos os dias às 6:00 em ponto, terá muita dificuldade no início. Mas, se persistir por um longo tempo, o corpo começa a liberar hormônios e enzimas alguns minutos antes das seis e auxiliará na atividade!

Incrível, não é? O mesmo acontece com os estudos

Faça um ritual diário: em horas determinadas, tome um banho, escute uma música, faça um exercício… Seja criativo na escolha de uma atividade que te relaxe e esvazie a mente, mantenha-se firme nela e sempre estude logo após. Com o tempo o seu cérebro entenderá que logo depois é o estudo e se concentrará desde antes!

Ambientação adequada para o estudo

Cada pessoa se sente mais à vontade em tipo de local, mas seja o seu tipo ao ar livre ou entre paredes, casa ou biblioteca, nunca abra mão de um assento adequado, boa iluminação e organização!

Avalie todos os aspectos do local: tenho um assento adequado? Ele me causará desconforto ou me relaxará demais? Há luz suficiente para não forçar a visão e permanecer acordado? Como se concentrar nos estudos com uma mesa bagunçada, com objetos que distraem sendo que o essencial está longe e tenho que buscar toda hora?

Um local com muita informação, que gere desconforto ou que não tenha o necessário por perto irá te fazer desconcentrar sempre. Cuidado!

Estudar com música? Só com uma condição:

Até podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas isso é o oposto da concentração! Para ter eficiência, rapidez e qualidade máxima é preciso foco! Existem músicas que ajudam a produzir foco e outras não, seja esperto na escolha!

Quando você ouve uma música que entende ou sabe cantar a letra, várias partes do seu cérebro começam a se ativar: emoções, memórias, audição, fala … Essa turbulência faz com que você divida a atenção entre o estudo e a música, assim você perde eficiência!

Portanto, escolha músicas que sejam apenas o instrumental ou com letras de idiomas que você não sabe! Assim a música ficará de fundo, blindando seus ouvidos dos barulhos ao redor e criará um ambiente favorável à concentração!

Organize-se, trace um cronograma…

Plano-de-estudos-para-melhoras-a-organização-e-a-concentração

Você sabe que a ansiedade e o desespero podem bater quando olhar para a quantidade de matéria acumulada ou para tudo o que ainda precisa aprender, não é? Mas não se afobe não! Nós temos um plano de estudos do Enem para você ficar tranquilo! 

Pegue uma agenda, quadro ou folha impressa para organizar suas tarefas, use post-its, calendários e deixe bem visível no seu quarto. Tire um momento para contar as matérias e quantos dias você tem ao longo do prazo para cumprí-las. Calcule o que você precisa estudar por dia e anote tudo!

Ao final, a tarefa fica bem diluída e dá uma sensação de segurança por ver que tudo terminará bem! As metas são verdadeiras formas de motivação! Não faça isso só com as matérias do Enem, use para outros vestibulares ou até com as matérias da sua escola!

Atenção: Respeite o cronograma! Não adianta ter a instrução e não colocar a mão na massa! Além disso, lembre-se de fazer programações realistas para que você não se frustre ao final! Esteja aberto para mudanças: podem aparecer imprevistos e a vida não é da forma como queremos! Saiba encarar as adversidades e se adaptar a elas! Viva a sua situação presente, seja ela qual for, dando o melhor de si!

Mas mude a rotina e os métodos para variar!

Uma dica bastante interessante: estude intercalando os métodos. Às vezes a rotina cai no tédio, não é? Mas ela é essencial e só podemos tentar retirar o tédio, pois com ele você acaba perdendo a concentração.

Comece sempre lendo os livros ou apostilas, eles foram feitos para introduzir mesmo. Para agregar conhecimento e fixar o conteúdo, tente resolver algumas questões fáceis da matéria logo depois. Quando tiver feito isso, assista uma vídeo aula, consulte outra apostila ou um resumo sobre o mesmo assunto.

Variando as plataformas você pode pegar detalhes que não tinha percebido antes, sanar uma dúvida que surgiu em um dos livros e não cai no tédio por ficar apenas nos livros. 

Use canetas coloridas e marca-texto para o que é importante mas não faça virar um carnaval! Ao invés de ajudar a manter o foco, fará efeito contrário. Mude o local de estudos e sempre tenha em mente as qualidades que ele deve ter. Troque os dias de suas matérias sem deixar a outra de lado. Se você estuda matemática na segunda e filosofia na sexta, use inverter na semana seguinte!

Faça intervalos, não insista se estiver exausto!

É isso mesmo que você leu, não insista exageradamente! Não estamos dizendo para estudar só quando “estiver a fim”, sabemos que essa é uma vontade raríssima! A nossa dica é aquilo que Aristóteles já sabia: o bom é ser equilibrado!

Imagine uma montanha … O pico é a sua produtividade máxima e tudo o que está à esquerda é o esforço que precisa ser aumentado. O que está à direita é o esforço além dos seus limites. Nele, o corpo se cansa tanto que você lê mas já não é capaz de absorver o conteúdo ou de se concentrar! 

Por isso é necessário fazer pausas de tamanho suficiente para te desestressar mas não te deixar perder o pique e parar! Saiba que não é recomendado estudar mais que 3 horas seguidas e você é livre para criar seu modelo: estuda 1:30h e folga 15 mnts ou estuda 2h e folga 20 mnts. Seja criativo e sábio!

Durma bem e lembre-se do equilíbrio!

Uma boa noite de sono equilibrado, em torno de 8 horas, e que respeite seu relógio biológico, fará com que esteja descansado o suficiente para manter o estudo em dia. Dormindo dessa forma, você está fisicamente apto para estudar todos os dias úteis e dar aquela sonequinha a mais no fim de semana!

Lembre-se de manter o equilíbrio! Sempre siga seu cronograma sem preguiça e lembre-se de descansar em um final de semana para recuperar as energias!

Uma pessoa que dorme demais vai perder tempo produtivo do dia e não necessariamente estará mais disposto fisicamente. Da mesma forma, uma que dorme pouco para ficar estudando de madrugada não conseguirá manter o ritmo com qualidade de estudo por muito tempo.

Para aprender mesmo, estude sozinho

Como-se-concentrar-nos-estudos-estude-sozinho-em-uma-mesa-organizada-e-local-adequado-menino-negro-na-biblioteca

A gente sabe que vocês amam estudar em grupo, mas calma lá! Estudar em um grupo de conhecidos é uma faca de dois gumes, pois é muito propenso a tirar sua concentração! A melhor maneira de manter o foco e a rapidez é estando só

Em grupo sempre surgem conversas paralelas, comentários desnecessários, cada um tem um ritmo diferente, etc. É válido ter grupos de estudos, mas faça isso apenas para resolução de exercícios que deixaram dúvidas ou para revisar a matérias de forma divertida: criar mini campeonatos de responder às perguntas!

Desconecte-te a ti mesmo!

A internet é uma fonte inesgotável de distrações, quem é que não fica curioso quando ouve um barulhinho de notificação ou vê o celular tremendo? Quem não fica ansioso para saber se o crush colocou um story? E aquela “olhadinha rápida” que acaba tomando 20 minutos do seu dia? 

Pois é, não confie muito em si. Você não vai dar conta de deixar o celular por perto sem querer olhar. Desligue a internet, mantenha o celular e o notebook mais longe possível, ponha no silencioso e, se não estiver esperando uma ligação, ponha logo no modo avião!

Se você usa as plataformas digitais para estudar, feche as guias que te distraem, desative as notificações e até os aplicativos. Boa sorte!

Como se concentrar nos estudos em sala de aula?

Talvez esta seja a dica mais difícil de todas… Não fique muito perto dos seus amigos na sala de aula! É duro, sabemos, mas tente. 

Durante a aula o seu amigo (ou você) vai querer querer mostrar algo, contar um caso, fazer um comentário, enfim, distrações e mais distrações! O intervalo serve para descanso e socialização, você pode esperar!

Além do mais, você nunca perderá o intervalo (a não ser que tome suspensão por não estar prestando atenção na aula) e, ao focar na aula, você pode ganhar tempo. Isso porque seu aprendizado será maior, você poderá tirar dúvidas diretamente com o professor e em casa terá que ralar menos do que se tivesse aprendendo uma matéria do zero!

Não se contente em ler, escreva, mas escreva à mão!

Quando escrevermos uma informação que acabamos de aprender ou que ainda não está automática no cérebro, o poder de fixação na memória aumenta. Isso acontece porque mais áreas do cérebro são ativados no processo de escrita do que no processo de leitura ou escuta.

Além disso, para escrever você precisa concentrar na ação e no conteúdo, principalmente na escrita à mão. Já ao escutar ou ler é mais fácil cair no automático e distrair! 

Cuide de seu interior, medite!

Quando fala em meditação você já pensa logo nos orientais, não é? Mas meditar é simplesmente pensar sobre coisas que trazem lições interiores. Você pode contemplar um pensamento, uma situação, texto verbal, um cenário, música, obra de arte, filme…

 Enfim, tenha momentos que te distraiam do estudo para descansar sua mente e fortalecer seu psicológico! 

Você deve entender que para saber como se concentrar nos estudos precisamos construir táticas não apenas na hora de estudar, mas também fora dela!

A alimentação interfere muito!

Como-os-alimentos-interferem-na-cocentração-melhores-alimentos-apra-estudar

Todo mundo está cansado desse papo de que é importante ter alimentação saudável. Mas você sabia que isso pode interferir MUITO na concentração do estudo?

Quando a gente começa a estudar pode bater aquela fome e sede. Ao invés de ficar levantando para pegar comida ou se entupindo de energéticos e doces, você pode matar sua vontade e ainda potencializar seu estudo!

A nutrição adequada fornece ao cérebro nutrientes para estabilidade do humor e raciocínio. Embora o açúcar seja essencial e não podemos cortar totalmente, ele em excesso te agita e tira a concentração!

Antes de estudar, deixe vasilhas, potinhos, copo e caneca próximos a você. Encha-os com alimentos que matam a fome e fornecem energia sem sobrecarregar: castanhas e amendoins, chás, água, vitamina, ovo cozido e frutas.

O chá contém doses de cafeínas mais sutis que o café, você pode beber 3 xícaras e ainda sim te relaxará fisicamente e manterá sua atividade cerebral alta. O abacate, que dá uma deliciosa vitamina, também é super nutritivo, saudável e sustenta, assim como o ovo!

Pratique exercícios físicos

Mais um assunto que sempre ouvimos, mas também é verdade, principalmente para aqueles que estão sob a pressão dos vestibulares e do ENEM e querem saber como se concentrar nos estudos !

A atividade física, além de te deixar com boa aparência física, tem ótimos benefícios mentais: relaxa os músculos e tensões, produz hormônios de felicidade e serve como uma válvula de escape para o estresse!

Assim, sua mente e o seu corpo estarão calmos na hora de estudar, permitindo maior concentração!

Gostou do nosso artigo sobre como se concentrar nos estudos? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora! 

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador